6 LIVROS QUE INSPIRARAM CRIMES REAIS

Foto: Larissa - @paragrafocult
Todos sabemos o poder que a leitura tem e toda a sua capacidade de impacto. Ler nos muda e nos molda, muitas vezes sem que a gente nem ao menos perceba. Algumas pessoas absorvem tudo o que leem nos livros de uma forma positiva, entendendo a mensagem que o autor quis passar com sua obra. Porém, infelizmente alguns acabam por tirar algo de negativo dali, utilizando o comportamento doentio de alguns personagens como inspirações para crueldades ou interpretando de forma totalmente preciptada algumas mensagens. Por conta disso, muitos livros infelizmente acabaram por inspirar criminosos a cometerem vários crimes terríveis. Nesse post de hoje, eu trouxe alguns poucos livros que inspiraram eventro trágicos. 

1. O APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO
 Autor: J. D. Salinger

É um livro simples e parado sobre um fim de semana na vida de um adolescente que acabara de ser expulso da escola. Eu, sinceramente, não vi nada demais no livro. A obra já era considerada polêmica por ter supostamente desencadeado uma série de mortes mas se tornou ainda mais conhecida por ter inspirado o assassino Mark Chapman a assassinar o ex-Beatle, John Lennon. Outro que tinha um exemplar da obra foi o homem que atirou no presidente Ronald Reagan.


2. LARANJA MECÂNICA
Autor: Anthony Burgess

Quem leu o livro ou viu ao filme dirigido por Kubrick lançado em 1972 sabe o quanto a obra é carregada de "ultraviolência". Alex DeLarge é um adolescente inteligente que gosta de passar suas noites realizando crimes violentos como agressão, uso de drogas, estupro e por aí vai. Foi principalmente após o lançamento do filme que as ondas de crimes inspirados na obra começou. Parece que Kubrick ficou tão irritado com as acusações que sofreu por supostamente promover a violência, que resolveu proibir a exibição do filme até 1999, o ano de sua morte.


3. FÚRIA
Autor: Stephen King

Os leitores já acostumados com King, sabem bem o quão pesadas algumas de suas obras são. Stephen King possuiu por alguns anos um pseudônimo chamado de Richard Bachman sob o qual costumava escrevfer histórias mais cruas e menos otimistas dos que já escrevia. No ano de 1977, sob o nome de Bachman, ele lançou o livro Fúria que conta sobre um massacre em uma escola dos EUA. O livro tinha uma conexão tão grande com vários massacres reais. A história está em uma obra chamada de Os Livros de Bachman (que inclusive eu queria comprar mas você não encontra ele por menos de 500 reais pela internet), que foi banido por King.

4. O COLECIONADOR
Autor: John Fowles

Não gostei tanto desse livro quanto achei que iria mas sua história inspirou um homem chamado de Leonard Lake e seu amigo Charles Ng a sequestrar, torturar e estuprar duas adolescentes no que chamava de "Operação Miranda", o mesmo nome da personagem que na obra é sequestrada por Frederick Clegg. Mas a história inspirou muitos outros crimes além desse.

5. Série "FUNDAÇÃO"
Autor: Isaac Asimov

Dizem que a trilogia teria inspirado a seita apocalíptica Aum Shinrikyo, que foi responsável pelo atentado com gás sarin em Tóquio no ano de 1995. O resultado disso foram 13 mortes, 54 gravemente feridos e e 980 pessoas afetadas. A história de queda de um império em colapso e renovação teria inspirado os membros da seita. 

6. A RAINHA DOS CONDENADOS
Autora: Anne Rice

Um homem chamado Allan Menzies assassinou o amigo Thomas Mackendrick. Ele esfaqueou o rapaz até a morte, depois disso, bebeu seu sangue e comeu parte do seu cérebro sob a alegação de que Akasha, a rainha dos condenados e personagem do livro de Anne Rice, havia lhe prometido transformá-lo em um vampiro.

Fontes: Listas LiteráriasBol - Hypeness
Adoro ler sobre 'teorias da conspiração' e curiosidades desse tipo, por isso adoro posts nesse estilo então resolvi trazer para vocês. Já li vários desses livros que citei e todos são muito bons. É uma pena que algumas pessoas acabem por ter uma visão tão deturpada de obras tão maravilhosas. 

Ah, algumas pessoas aqui no blog e no insta me perguntaram sobre os desenhos no post Bukowski e o Pássaro Azul em seu peito e no post com a resenha do livro A Profecia. Então, fui eu quem fiz sim. Já que muita gente elogiou, sempre que eu puder, farei algo do tipo para colocar nas fotos. Muito obrigada!

Postar um comentário

18 Comentários

  1. Nossa tô passada, imagina um livro seu inspirar algo assim, é assustador.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  2. Deus do céu! Alguns desses eu nunca ia desconfiar, mas lendo o enredo até deixa a gente abalado mesmo kk. Eu sabia somente de Apanhador no Campo de Centeio e Laranja Mecânica, mas foram informações bem vagas. Nem preciso dizer que amei o post né? Achei mega criativo e me deu até uns arrepios aqui kkkk.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Oi Larissa, tudo bem?

    Estou acostumada a ver filmes e livros baseados em fatos reais, não o inverso (rs...). Mas fiquei bem surpresa com o fatos que você trouxe. Jamais imaginar em especialmente a morte do Lennon.

    Também adoro teorias da conspiração, mas tenho preferência pelas que envolvem ETs.

    Beijos e um ótimo final de semana;*
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  4. O Apanhador no Campo de Centeio é um clássico que inspirou e foi citado em vários filmes. Recentemente eu vi o bom drama chamado "Uma Jornada Inesquecível" (Coming Through the Rye) que inspirado na história de um jovem que encontrou o escrito J.D. Salinger e também "Capítulo 27" sobre o final de semana em que o maluco Mark David Chapman se preparou para encontrar John Lennon e no final terminou assassinado o cantor.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Eu sabia de algumas das histórias por cima, adorei o post.
    É bem louco pensar em como algumas pessoas se deixam levar por obras
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Larissa como vai? Legal este post, bastante informativo. Eu li alguns da lista e gostei bastante. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente algumas pessoas não entendem que obras literárias tem o objetivo inicial de ser um entretenimento, e as vezes pode até ser que usem livros como desculpa para ações erradas, como é o caso da igreja, que em certo momento da história fazia tudo com base no que acreditavam ser o certo ao ler a Bíblia, mas no geral foi uma grande chacina contra as bruxas e hereges...
    Nunca consegui ler Laranja Mecânica, já abondenei o livro umas três vezes. Essa ação coletiva de violência que o filme/livro gerou me lembrou o livro Os Sofrimentos do Jovem Werther, de 1774. O protagonista sofre por amor e se mata no fim do livro, depois do lançamento houve um enorme aumento de suicídios entre jovens e adolescentes por causa do livro.
    Também gosto de teorias de conspiração e curiosidades que envolvem investigação policial. Traga mais posts assim!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  8. Oi, Larissa. Tudo bem?
    Ok. Eu sabia de todos, menos o da Anne Rice e foi o mais chocante. Também não conheço as obras dela.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lari

    Que postagem interessante! Realmente as histórias como um todo têm um impacto em quem as consome, mas esses aí extrapolaram. O sexto é terrível, o cara também não deveria ser muito são, né?

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Lari, tudo bem?
    Adoro teorias da conspiração também e essa temática criminal. Então já deu pra imaginar que adorei o post, né? Só fico pensando "coitados dos autores", deve bater um sentimento de culpa. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente existem pessoas que utilizam de obras para trazer para a realidade é macabro demais, porém achei bem interessante esse post

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  12. Eu sempreee fiquei curiosa em ler O Apanhador no Campo de Centeio, até o Green Day tem uma música sobre esse livro e caramba e não sabia dessa parte do crime, fiquei chocada!!
    Laranja Mecânica é doido, mas se eu fosse o autor também ficaria irritada por falar que a obra estava influenciando crimes etc.
    Eu acho esse tipo de assunto super curioso, então adorei o post.
    Mas realmente é uma pena que certas pessoas com "cabeça fraca" não entendam as obras e que isso acebe influenciando de forma negativa...

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adorei o seu post!! Nunca li nenhum dos livros citados.

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá, garota. O caso de Mark Chapman é célebre. Sobre as ondas de violência após o filme de Kubrick, eu conhecia porque adoro tanto o romance quando sua adaptação. Os demais casos são novidades para mim. Ótima postagem. Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Mano como assim velho KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK EU TO MUITO CHOCADO COM ESSE CRIME AI DO LARANJA MECANICA. É a pessoa ser muito, mas muito perturbador. Deus é mais na vida dessa galera velho.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Já ouvimos falar na rainha dos condenados e ficamos curiosas com a leitura desse livro!

    Beijinhos,
    Damsel.me-Clique Aqui

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Estou chocada, adorei seu post. Não sabia sobre esses crimes mas também sou curiosa nesse nível, de gostar de ler sobre esse tipo de caso, e não conhecia nenhum deles, mas confesso que fiquei instigada a ler alguns desses livros.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  18. sos eu não sabiaaaa
    muito curioso, tb gosto dessas teorias rsrs pode trazer sempre que quiser!
    acho que ainda não te sigo no insta... vou conferir!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir