O que é um narrador "não confiável"?

Foto: Acervo Pessoal | @paragrafocult
 

Não sei se já aconteceu com vocês mas já leram um livro ou assistiram a um filme narrado por alguém que te enganou completamente? Do tipo que você passou a maior parte da trama acreditando em algo e de repente percebeu que foi completamente enganado pelo narrador de forma intencional ou não? 

Pois bem, esse é um narrador não confiável.

Geralmente eles são narradores em primeira pessoa (não é uma regra). Às vezes conseguimos perceber de primeira que o narrador não inspira confiança, em outras, ele nos engana direitinho. Essa confiabilidade pode ser questionada quando o narrador mente ou quando é claro que a sanidade mental dele é duvidosa.

Para reconhecer um narrador não confiável, é relativamente fácil.


Ele geralmente:

  • contradiz a si mesmo;
  • mente na sua narrativa;
  • a narração de um ocorrido é em primeira pessoa.


São diversas as formas de reconhecer um narrador não confiável. Eles são mais comuns no gênero de suspense mas estão presentes em muitos outros também, tanto em livros quando em filmes etc.


Livros e filmes com narradores não confiáveis:

    - Memento, Os Outros, Forrest Gump, As Aventuras de Pi, O Centauro no Jardim, Lolita...


Ao consumirmos uma obra com um narrador não confiável, acabamos nos tornando mais próximos dele, assim ele cria uma proximidade com os personagens da obra, instigando a curiosidade do leitor/espectador. Um narrador desse tipo geralmente é utilizado como uma estratégia para imergir o leitor na trama, o que causa certo choque quando se descobre algo que a narrativa não confiável nos escondia (intencionalmente ou não). 

Por exemplo, me lembro de ficar chocadíssima ao assistir Os Outros e me deparar com AQUELE plot twist, assim como em Clube da Luta. Já com o filme da obra Forrest Gump, suas participações em acontecimentos históricos são geniais e conferem um toque cômico na trama. 

Esse é um dos meus recursos narrativos favoritos na leitura e em obras cinematográficas também, acho sempre instigante. 

Fonte

Mas e vocês, gostam já leram/assistiram alguma obra com narrador não confiável? O que achou? 

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Forrest Gump é um caso emblemático, pois o filme é excepcional e consegue até nos convencer. Mas o romance é um dos piores livros que já li, com direito ao Forrest como astronauta junto a um orangotango (ou gorila, não recordo).
    Eu destaco o Dom Casmurro: pq aquele homem quer tantos nos convencer que foi corno?
    Belo post. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Larissa, tudo bem?
    Eu gosto mais do narrador não confiável em filmes, porque em livros fico com muita raiva de dedicar muito tempo para ser enganada...hahahaha..
    Nossa, eu queria muito ver 'Os Outros' pelo outro ponto de vista. Adoro o plot twist desse filme.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
  3. Oi! Este é o tipo de narrador que mais aprecio. Adoro ser enganada no final. Bjos!!
    Moonlight Books
    @moonlightbooks

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Por não ler muitos suspenses não encontro muitos narradores não confiáveis, mas adoro quando encontro narradores assim em fantasias urbanas no primeiro volume das séries, que eles se apresentam como personagens comuns e são totalmente incríveis.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Larissa! Particularmente eu adoro livros com narradores não confiáveis, além da trama ainda temos questões geradas por esses personagens, o maioral de todos no Brasil com certeza é o Bentinho que conseguiu deixar todos nós vivendo com a grande dúvida da traição.

    Garota do 330

    ResponderExcluir