5 DISTOPIAS PARA LER NESSA QUARENTENA

Foto: Larissa - @paragrafocult
Gostaram desse top-modelo canino para a foto? Meu Madruguinha Mick mandou beijos. <3

As distopias se tornaram um gênero que comecei a ler recentemente mas que admito que me tornei completamente viciada. Para quem não sabe, a distopia no dicionário é um lugar ou estado imaginário onde se vive em extrema opressão, desespero ou privação. Na literatura, muitas vezes também é caracterizada como um regime que tecnicamente é perfeito porém que quando posto em prática, foge totalmente da sua proposta original. 

Falei ali em cima que comecei a ler distopias há pouco tempo mas para ser sincera, eu já vinha lendo há anos algumas poucas porém só fui tomar conhecimento de que eram distopias recentemente e não sei se é porque amadureci com os anos mas me tornei viciada nelas. Algumas se encaixam perfeitamente nesse momento político e muitas também nos fazem refletir sobre o nosso futuro.

Tendo isso em mente, vim deixar a minha listinha de 5 distopias muito boas para quem gosta do gênero e nunca o leu. A maioria delas são obras famosas:


1. FAHRENHEIT 451
Autor: Ray Bradbury

Esse livro me fez refletir muito durante e depois a sua leitura. Uma sociedade onde livros são proibidos e os bombeiros agora trabalham apenas com o fim de queimá-los, são responsáveis por iniciarem incêndios e não para acabar com eles. Um futuro onde os livros são considerados perigosos e as pessoas vivem em constante alienação? Vale mais do que a pena a leitura, que é bem rápida, por sinal, já que é um livro pequeno. Tem resenha dele aqui no blog.

2. A REVOLUÇÃO DOS BICHOS
Autor: George Orwell

Aqui o sarcasmo parece pingar das páginas. Animais de uma granja que desenvolvem uma sociedade  da qual aos poucos é tomada pela tirania e abuso de poder. Apesar dos personagens principais serem animais, podemos ligar facilmente a história e seus personagens com governos e por aí vai. Em breve resenha por aqui.

3. JOGOS VORAZES
Autora: Suzanne Collins

Uma aventura onde um governo abusivo e autoritário chamado de Capital toma conta de tudo e realiza anualmente um evento chamado de Jogos Vorazes, um evento que é mostrado como um reality para todos os distritos mas que não passa de um meio de a Capital mostrar para os outros distritos o seu poder para continuar os mantendo sob controle.

4. LARANJA MECÂNICA
Autor: Anthony Burgess

Amo esse livro demais assim como amo o filme de Kubrick. Sei que aos olhos de muitos, o futuro distópico da obra não pareça tão assustador. Mas aqui as pessoas estão cada vez mais inclinadas à violência, vemos em Alex, o narrador do livro e um jovem de classe média, o quanto isso é impactante. Principalmente porque os pais transferiram muito a responsabilidade de educar seus filhos ao Estado. Tem resenha aqui no blog.

5. ADMIRÁVEL MUNDO NOVO
Autor: Aldous Huxley

Ainda estou lendo esse livro mas ele desde o início já me apresentou um futuro problemático onde pessoas são fabricadas em laboratórios. Ali no laboratório são definidas as suas características de acordo com o que lhes é designado para o seu futuro antes mesmo de nascer. Em breve eu trago a resenha para vocês.

Me indiquem mais algumas distopias. Estou amando ler mais e mais do gênero. 

Postar um comentário

22 Comentários

  1. Eu não li nenhuma dessas, mas já tinha ouvido falar. Gostei das dicas. Uma que eu li e gostei foi a série Feios, O Conto da Aia. Não li muitas.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  2. Eu vi o filme Laranja Mecânica. É incrível.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. Oi, Larissa tudo bem? Distopias são sempre interessante de serem lidas não é mesmo! Eu ja li quase todos de sua lista, exceto "Admirável Mundo Novo" que parece uma leitura incrível de ser realizada. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Larissa

    De distopia basta o mundo real no momento. Hahahahahaha
    Dos listados li apenas A Revolução dos Bichos, que amei, um baita livro! E Jogos Vorazes.
    Fahrenheit 451 está na minha lista, assim como Admirável Mundo Novo.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Gostei da sua seleção! Desses eu já li o Admirável mundo novo e Jogos Vorazes, os outros estão na fila de leitura ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir
  6. Oi Larissa,
    Confesso que meu emocional não aguenta uma distopia por agora não, kkkkkk.
    Mas das citadas por você, confesso que até bate uma vontade de reler Jogos Vorazes e quem sabe não emendo com o livro novo que lançaram? Ai Ai Ai, vou sofrer demais! kkkk
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Como meu foco é cinema, lembro de alguns filmes que foram adaptados de obras com este tema.

    Blade Runner, A Máquina do Tempo (versão de 1960 é a melhor), o japonês Battle Royale e até mesmo a recente trilogia Maze Runner.

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Fabiano, a esta lista seria interessante incluir O Presidente Negro de Monteiro Lobato, pois é um romance distópico. Pensei em vc assim que li este post de sugestões.

    ResponderExcluir
  9. Opa, não conhecia esse livro. É bom?

    ResponderExcluir
  10. Oi
    desses ai eu só li Jogos Vorazes e gosto muito, tenho vontade de ler A Revolução dos Bichos.
    Apesar de só ter lido um já vi falarem de todos essas histórias.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Hey Larissa! Tudo bem?
    Já li Fahrenheit e Jogos Vorazes e AMO! Adorei as dicas!
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
  12. Oi Lari, tudo bem?
    Eu incluiria 1984 na sua lista, é simplesmente imperdível. ♥
    Tenho Admirável Mundo Novo, mas ainda não li. Preciso tirar o atraso!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  13. Eu li Fahrenheit 451 e também fiquei pensando bastante depois da leitura. E é um mundo que é bem fácil de imaginar, se olharmos como andam as coisas acontecendo. Já Revolução dos bichos eu comecei a ler e abandonei, pois confesso que não entendi a mensagem que o autor queria passar. Mas pretendo dar uma segunda chance ao livro um dia. De distopia também eu te indico a trilogia Silo, é uma trilogia que mexeu bastante comigo e acho que você vai gostar também.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito das dicas,principalmente o último.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  15. Oi, Larissa. Tudo bem?
    Excelentes distopias você escolheu, eu li todos já e gosto muito. De recomendação 1984, O Conto da Aia, O Homem do Castelo Alto e Neuromancer.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  16. Estava precisando de um post assim! Preciso ler todos esses listados menos Jogos Vorazes que já li hahaha inclusive também preciso ler o 4° livro que a Suzanne lançou também sobre o universo dos jogos <3 Admirável mundo novo está na minha lista e também vou ler em breve!!
    Beijoss, Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  17. De todos só li jogos vorazes e amei. Leia depois Divergente, é bem bom.
    Admirável mundo novo tem uma série que lançou recentemente,estou super animada para ler o livro.
    Beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá...
    Amei demais o post!
    Confesso que não sou muito de ler distopias, mas, amei suas dicas e vou anotá-las nos desejados ;)
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Olá! Quero muito ler jogos vorazes mas, não tenho os livros então sei que vai demorar para eu conseguir ler.
    E A revolução dos bichos está na meta literária do ano, li e falta resenhar rs
    Beijocas.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Bom fim de semana!

    OBS.: O JOVEM JORNALISTA está em quarentena de 22 de julho à 31 de agosto, mas comentarei nos blogs amigos nesse período.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    E eu que amo todos os livros que você citou? A Revolução dos Bichos é a minha preferida de todas.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
  22. Dessa lista eu só não li a revolução dos bichos, todas as outras li nos ultimos 2 anos e uau, são bem impactantes
    A mais dificil pra mim foi Laranja Mecanica, não consegui ir até o fim pq é bem ruim, me fazia mal mesmo rsrs mas admiro o teor da obra e reconheço sua impostância, e claro, recomendo!
    Minha favorita é Fahrenheit!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir