RESENHA | "EU SOU A LENDA" de Richard Matheson

Foto: Larissa | Parágrafo Cult
Editora: Aleph | Páginas: 384 | Ano: 2015 | Gênero: Ficção-científica, terror, distopia.

Sinopse: A história se passa em um futuro não muito distante, quando todo o mundo é assolado por uma impiedosa praga. Homens, mulheres e até crianças são transformados em monstros carnívoros, e é nesse cenário pós-apocalíptico, tomado por criaturas da noite sedentas de sangue, que Robert Neville se torna o último homem na Terra e passa o dia em busca de comida e suprimentos, lutando para manter-se vivo e são. Mas os infectados espreitam pelas sombras, prontos para acabar com o último bastião da humanidade. 

Há muito tempo eu estava louca para ler esse livro. Fiquei sabendo que a história tinha um final surpreendente, além de ser bem diferente da que nos é apresentada no filme. Sem contar que é um livro muito elogiado então a minha curiosidade para a leitura estava enorme. Falei na resenha de Guerra sem Fim que ganhei muitos livros de aniversário. Esse aqui, eu ganhei da minha cunhada e o devorei em uma noite. 

Robert Neville está dia-após-dia sendo engolido pela sua rotina cansativa e repetitiva em uma cidade onde é o único homem. Vivendo uma vida agora solitária, sua existência têm se resumido em procurar suprimentos, manter sua casa inteira e protegida, se afogar no álcool e preparar estacas e colares de alho para se proteger.

"Então, antes de a ciência ser arrebatada pela lenda, a lenda engoliu a ciência e todo o resto."

A solidão é tão grande que para o homem, o álcool se tornara uma válvula de escape para manter as memórias afastadas, a depressão sendo a sua maior companheira naquele mundo vazio. Ele se tornara um homem repleto de amargura e fechado, o que é completamente compreensível, visto que ele está há meses vivendo um inferno. Perdera sua filha e esposa para a praga que dizimara todos ao seu redor, não tem mais nenhum contato humano, vive uma rotina sufocante e todas as noites é atormentado por vampiros ao redor de sua casa esperando que ele se entregue, virando um banquete para eles. Um dos vampiros que rondam sua casa é Ben Cortman, seu antigo amigo que agora todas as noites o chama para a morte. 

"Ignorou isso, começando a suspeitar de que sua cabeça estaria abrigando um estranho. Antigamente, poderia ter chamado aquilo de consciência. Agora, era apenas um incômodo. Afinal, a moralidade tinha ruído junto com a sociedade. Ele tinha sua própria ética."

Durante toda a leitura, você pode sentir a solidão de Neville. O autor conseguiu trazer para as páginas a depressão sentida por Robert de forma majestosa. Você consegue sentir e viver aquele inferno junto do protagonista. A escrita de Richard é bem simples. Ele não é do tipo que fica enrolando e dando voltas em um tópico para explicar algo ou deixar tudo bonitinho. Sua leitura é do tipo que vai direto ao ponto e isso se encaixa perfeitamente aqui. Acho que uma narrativa que dá muitas voltas teria deixado a leitura muito maçante.

"O mundo ficou louco, pensou. Os mortos andam por aí e eu acho isso normal."

As criaturas do livro em tudo se assemelham aos vampiros: aversão ao sol, alho e crucifixos. Porém Robert sabe que vai muito além disso e resolve estudar e entender melhor os monstros de forma biológica, focando completamente em aumentar seu conhecimento para acabar com eles de forma definitiva, já que muitos dos vampiros - apesar de não serem todos - acabam retornando após tentativas e mais tentativas de Neville de matá-los. 

"Neville começou a pensar em outra coisa: era perigoso ter esperança. Esse era um clichê que ele já havia aceitado há tempos."

Neville criou uma muralha ao redor de si para ajudar na sua sobrevivência durante o período em que esteve sozinho, portanto nos dois momentos em que teve contato com algo vivo, gostei de ver a mudança do personagem e suas reações, como quando encontrou o cachorro e quando conheceu Ruth, uma sobrevivente que faz com que Robert passe a enxergar muitas coisas sob uma nova perspectiva. 

Quanto a obra cinematográfica, posso dizer que o filme consegue se parecer muito com o livro e ser ao mesmo tempo completamente diferente. A solidão de Robert nos dois é bem similar, apesar de que na minha opinião, no livro ele consegue ser ainda mais solitário, visto que não tem a companhia do cachorro como no filme. 

"Naquele momento, pensou: eu sou o anormal aqui. Normalidade era um conceito de maioria, um padrão de muitos e não um padrão de apenas um homem."

A única coisa da qual não me agradou muito foi que no livro os vampiros não tem uma explicação para seu surgimento, ao menos não nada certo enquanto no filme temos uma explicação melhor para a praga que se alastrou. No livro é dado a entender que foi algo relacionado com a Guerra Fria e insetos alterados mas não temos uma explicação concreta. Sem contar que no filme as criaturas mais se assemelham a zumbis do que a vampiros, na minha opinião.

Em alguns momentos eu senti que os vampiros não se encaixavam tão bem na trama distópica mas não é nada que tenha durado muito. Acho que com o tempo o estranhamento foi passando. No livro  Robert Neville não é um herói. Ele apenas luta para sobreviver e em muitos momentos não somos capazes de sentir muita empatia pelo personagem. O livro trabalhou muito bem com elementos psicológicos, tanto no próprio Robert como também nos vampiros, ligando uma explicação lógica aos mitos como alho e crucifixos. 

"Com que rapidez se aceita o inacreditável, depois que se vê o suficiente!"

Deu para entender completamente a razão pela qual a obra é até hoje considerada um clássico. O autor pegou um tema batido como vampiros e criou uma história envolvente. A edição da Aleph de capa dura é muito bonita, com algumas ilustrações no início. A introdução da obra foi feita pelo Stephen King, onde ele diz sobre a influência do livro de Matheson em sua vida e ao final temos alguns extras, como uma entrevista com o autor.

Tenho gostado muito de ler distopias e essa foi uma das que mais me agradou a leitura. O final é surpreendente e até mesmo realista dentro do contexto da história, onde finalmente entendemos o sobre A Lenda citada no título. 

Nota: 4,5 / 5,0

Ah, postei a resenha do livro "O Planeta dos Macacos" no blog Imersão Literária. Também posto algumas coisas por lá. O link da resenha tá AQUI.

Postar um comentário

27 Comentários

  1. Oi, Larissa como vai? Este livro é fantástico, muito agradável de ser lido. O li já tem um tempinho e com sua resenha maravilhosamente bem feita fiquei com vontade de relê-lo. Que bom que a leitura tenha lhe agradado. A escrita do autor é muito boa, casou-se perfeitamente neste livro. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia, mas vou tomar nota. Bom fim de semana!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  3. Oi Larissa,
    Eu não sou uma pessoa tão fã de vampiros, então nunca me animei a ler a obra.
    A edição realmente está linda, mas não é para mim não, infelizmente.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    Eu não conhecia o livroo. Já ouvi falar muito o filme, mas também não assistir, agora deu vontade.
    Achei a história bem interessante, mas se ele for tão solitário quanto você fez parecer, é certeza que eu vou ficar angustiada.
    Já adoro King então gostei de saber que ele fez a introdução.
    A capa é linda.
    Beeijo!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Quando eu assisti o filme eu fiquei muito intrigada pelo livro, principalmente porque tinha várias perguntas que eu queria responder durante a leitura, mas o tempo foi passando e eu acabei não lendo hahaha hoje em dia não tenho mais interesse, mais porque meu gosto literário mudou e fez com que esse tipo de livro não me agradasse mais.
    Beijo!
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu já assisti o filme a muito tempo atrás, mas não sabia que era baseado em um livro. Achei legal e já fiquei curiosa para ler também. Adorei a resenha :)

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  7. Oi Larissa, tudo bem? Eu gostei bastante do filme e do livro, embora sejam diferentes. A depressão do protagonista é mesmo palpável, bem como a solidão. E gostei bastante também da edição da Aleph!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Eu assistia bastante o filme quando era adolescente kkkkkk, fiquei aqui pensando que não vi ainda na fase adulta. E morri de vontade de ler também, fiquei bem curiosa com o final diferente e abordagem emocional do protagonista.

    A edição parece estar linda mesmo.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  9. Sabe que gosto dessa coisa aberta, no romance, sobre a origem dos "seres noturnos"? Às vezes, tentar explicar o inexplicável dá errado.
    O mais bacana no livro (diferente da adaptação ao cinema) é que Neville é o estranho que perturba o mundo como deveria ser: totalmente tomado pelos vampiros. Ele é a "coisas errada" ali, o deslocado.
    Ah, e matheson influenciou bastante Stephen King.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Larissa. Tudo bem?
    Eu sempre imaginei que iria ler esse livro e teria que sofrer com a cena do cachorro. Não sei se fico feliz pela cena não ter sido colocada ou triste pela solidão do Robert ser ainda mais profunda nesse livro. Desde que a Aleph lançou estou de olho nesse livro e gostei que sua resenha fala que o livro vai direto ao ponto.
    Uma distopia com final surpreendente e realista com um tema tão batido é realmente algo a se considerar.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  11. Oi, Larissa!
    Eu vi o filme uns anos atrás e gostei mais ou menos. Então nem me arrisco muito na leitura do livro...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Rumo aos 4K no instagram

    ResponderExcluir
  12. Oi Larissa,

    Eu não vi o filme e não li o livro, mas tenho curiosidade mais em assistir do que em ler.
    Pela trama acho que curtiria no geral.

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  13. Ame a resenha. Eu nem sabia que tinha um livro, socorro. Sempre achei que era só aquele filme com o Will Smith.
    Gostei muito da história e com certeza irei ler esse livro
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Uau!!! Já quero muito ler, amo o filme e imagino que o livro seja sensacional, adorei sua resenha! Realmente a capa é linda e bem trabalhada <3

    Deetz Blog

    ResponderExcluir
  15. Oi, Lari

    Nunca tive um interesse genuíno pelo livro, mas eu adoro o filme. Não sabia dessa questão de que no livro não há uma explicação para o surgimento dos vampiros. Fiquei curiosa sobre o final, já que odeio o final do filme. Hahahah

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, Larissa.
    Eu confesso que não gostei do filme. Só fui até o fim porque era com o Will hehe. E por causa dessa coisa toda de solidão achei que o livro não ia me agradar por isso não quis ler ele. Não sabia que a edição era capa dura.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  17. Pensei que tinha comentado.
    Eu mal vi o filme.
    Não gosto de ficção.

    Estou lendo "A morte de Ivan Ilich".
    Muito bom e muito bem escrito.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  18. Oi, Larissa, li este há muitos anos, era uma edição bem menos interessante que esta da Aleph, e li por acaso, pois ao comprar livros num sebo, Eu Sou a Lenda veio de brinde. Ah, mas adorei! Não consegui, na época, ver as criaturas como vampiros, eu as via como algo totalmente inédito, vampiro misturado com zumbi. Por ser anti-herói e muito solitário, o protagonista me cativou muito. Que legal que gostou também. Abraço, Leitora Viciada

    ResponderExcluir
  19. Por incrível que pareça, eu só fiquei sabendo que Eu Sou A Lenda era um livro no começo do mês passado, quando um amigo me indicou e disse que era muito bom, antes disso eu acreditava que era apenas um filme com o Will Smith, haha.
    Gostei da sua resenha, ela me deixou ainda mais curiosa e ansiosa para ler o livro.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  20. Oi Larissa! Eu nunca vi o filme por não gostar muito do ator principal, mas o livro eu sempre tive vontade de ler. Fiquei curiosa sobre estas criaturas. Dica anotada. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  21. Oi Lari, tudo bem?
    Eu gosto bastante do filme, acho bem envolvente.
    Bacana saber que o livro é tão bom quanto!
    Me diz uma coisa: o final é o mesmo?
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  22. Interessante como o autor inovou e que ainda fica surpreendente a atual a história dele, apesar de não ser atual.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi
    o pessoal sempre fazem comparação desse livro com o filme e fico bem curiosa pois a história parece ser bem interessante, ando lendo bem pouco de livros desse gênero, mais que bom que gostou desse clássico.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Depois de ler sua resenha fiquei curiosa para ler, pois só vi o filme.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  25. Uau, que resenha. Não é atoa que essa história é um clássico, fiquei doida para conhecer mais a fundo! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  26. Olá Lari, tudo bem?
    Gosto de distopias mas, não costumo ler muito. Confesso que se fosse pela capa eu não leria o livro mas, pela sua resenha sim até porque fiquei curiosa para saber sobre o final surpreendente, vou anotar aqui e em breve fazer a leitura.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Tenho que ser sincero. Me frustrei muito. Richard Matheson tem um talento nato, nos leva por uma jornada incrível com Robert Neville, mas quando fica claro que o autor decidiu tirar o vampiro do espectro sobrenatural e ao fim do livro fazer o baita protagonista desistir me deixou broxado.

    ResponderExcluir