RESENHA | "CREEPSHOW" de Stephen King e Bernie Wrightson

Foto: Acervo Pessoal - Parágrafo Cult
Editora: Darkside Books  |  Páginas: 64  |  Ano: 2017  |  Gênero: Ficção, horror, terror
Sinopse: Creepshow reúne cinco histórias de arrepiar, duas delas adaptadas de contos que King já havia publicado: "Weeds" e "The Crate". Usando um decrépito narrador morto-vivo, o autor de It- A Coisa e Torre Negra soube recriar o clima dos gibis malditos que o assustavam quando ainda era um adolescente rebelde no estado do Maine. 

Comentei no último post sobre participações especiais de autores em adaptações de suas obras e citei a adaptação cinematográfica de Creepshow onde Stephen King atuava em uma das histórias. Isso me fez lembrar que eu tinha aqui em casa uma HQ com a história do filme e por isso resolvi trazer uma resenha da mesma para vocês. King desde jovem sempre foi muito fã de quadrinhos de terror e a maior intenção da obra Creepshow era reviver um pouco dos quadrinhos dos anos 50 do gênero.

Como não sou a pessoa mais por dentro do universo dos quadrinhos, não posso dizer se o mesmo conseguiu trilhar o caminho das HQs em que se inspirou mas posso dizer que - talvez até mesmo por conta dessa vontade de seguir esse caminho mais retrô, as histórias não são do tipo que realmente assustam. Acho que quem tem mais afinidade com filmes antigos de terror vai conseguir sentir a inspiração presente na obra e gostar do mesmo pois tem todo aquele ar dos filmes da época.
Foto: Acervo Pessoal - Parágrafo Cult
Para resenhar a hq, não vou compará-la com o filme de 1982, dirigido pelo mestre George Romero, na qual foi baseada. Sim, ela é uma adaptação do filme e não o contrário. Vou me ater apenas a obra impressa. Aqui, temos como narrador o Creep, um morto-vivo simpático que conta as histórias conversando com o leitor, carregando suas frases com um certo humor ácido.

A hq conta com cinco histórias curtas de leitura rápida: Dia dos Pais, A Solitária Morte de Jordy Verrill, A Caixa, Indo com a Maré e Vingança Barata. A ilustração de todas elas é impecável. Bermie Wrightson fez um trabalho maravilhoso. Elas tem um estilo bem marcante e característico de histórias antigas, ajudando a dar o tom que King queria, levando o leitor em uma viagem no tempo.

Como as histórias são bem curtas, não vou resenhá-las detalhadamente para evitar dar spoilers, porém vou fazer um pequeno resuminho para vocês. Em Dia dos Pais, conhecemos a família Grantham, onde todos possuem um elevado grau de arrogância e moral duvidosa. A família rica se junta para falar mal da tia Bedelia no dia dos pais já que a mulher é conhecida por ter assassinado seu pai após o mesmo mandar matar seu noivo. Porém, esse Dia dos Pais vai ser bem fora do comum e uma surpresa os espera.
Foto: Acervo Pessoal - Parágrafo Cult
Em A Solitária Morte de Jordy Verrill, conhecemos o homem do título (e o personagem que King interpreta no filme de 1982). Um cara bem caipira e inocente que ganha um baita "presente dos céus", o problema é que nem tudo que cai do céu é algo bom, e ele aprende da pior forma.

A Caixa... Bom, nem toda caixa deve ser aberta. Às vezes é melhor ficar curioso do que se arriscar, e depois de ler essa história, eu é que não vou sair abrindo qualquer caixa que encontrar por aí. Um dos melhores contos da HQ.

Vou ser sincera que gostei muito de Indo com a Maré. Se fosse um conto eu com toda certeza o devoraria na leitura. Aqui, o assunto é vingança. E todos sabemos que a vingança é um prato que se come frio, porém aqui, no caso, foi um prato bem molhado.

E por fim, Vingança Barata. Nojento, arrepiante e bem perturbador para os maníacos por limpeza.
Foto: Acervo Pessoal - Parágrafo Cult
A graphic-novel é bem trash, como já devem ter notado pela resenha. Elas não vão deixar o leitor com medo mas vão trazer a ele um arrepio, talvez por nojo ou por agonia. A Darkside arrasou na diagramação da HQ que tem capa dura, tá de parabéns. É uma leitura rápida, com apenas 64 páginas e que é bem divertida graças aos comentários irônicos de Creep durante a história. Porém não é algo inesquecível apesar de ser bom. Também deve se ler essa HQ tendo em mente a sua época de lançamento e também não esquecendo que ela tentava reviver o terror de uma década completamente diferente da nossa. O terror aqui é bem mais leve e até mesmo cômico, um pouco trash..

Para quem assim como eu é fã de King, essa é uma boa pedida para se ter na prateleira. <3
Ah, e uma curiosidade com relação ao filme: o personagem Billy, garotinho que aparece no começo do filme é um dos filhos do autor Stephen King. Ele mesmo, Joe Hill (autor do livro Nosferatu que também tem resenha aqui no blog) também atuou no filme. Está uma fofura. Aqui no Brasil o filme recebeu o título de Show de Horrores. Esse ano saiu uma série inspirada no filme de 1982 porém eu não assisti então não sei se é boa.

Vocês já leram a HQ ou assistiram ao filme? Se sim, me contem o que acharam. :D

Postar um comentário

24 Comentários

  1. Não é meu estilo de leitura, mas esse formato HQ é muito bonito.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Larissa como vai? Que resenha agradável. Essa HQ aí eu não li, mas assisti ao filme e gostei do que vi. As fotos ficaram maravilhosas, adorei. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Não assisti o filme e nem sabia que tinha um, haha. Mas esse livro já estava na minha listinha para comprar em breve. Assim que eu terminar as minhas um milhão de leituras de livros que acabei de comprar, espero conseguir comprar esse livro. Ando bem viciada em ler HQs.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lari

    Que interessante que a HQ fez o caminho inverso e é baseada no filme, que, por sinal, eu nunca ouvi falar. Eu não costumo ler e/ou assistir a coisas com essa pegada mais trash, mas me lembrei um pouco de rocky horror show. As ilustrações estão bem bacanas e eu acho que só não me interessei por ser HQ, se fosse uma história corrida acho que até rolaria uma tentativa. E se não fosse da DarkSide também, porque rola boicote por aqui. hahahha

    Beijo
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Lari, tudo bem? Antes eu tinha muito receio do King, mas perdi esse medo, agora sou fascinada pelo autor e suas histórias sombrias rs Adorei a edição e já quero na minha estante!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Que maravilhoso! Eu realmente não conhecia, eu sou desse tipo, onde tem terror, coloco graça, hahaha. Já queroooooooooooooo <3 Niceness Beauty

    ResponderExcluir
  7. Já viu nome mais caipira do que Jordy Verrill?

    Comprei essa HQ numa livraria física Saraiva assim que lançada. Eu gostava de comprar em lojas físicas, mesmo pagando um pouco mais caro. Tenho o exemplar ainda hoje, mas o considero mediado dentro do gênero.

    Como você mesma destacou, Bermie Wrightson fez toda a diferença ao conferir seu traço sombrio a esta HQ. O maior mérito nestas histórias, penso, é justamente sua arte.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM! e King está péssimo como ator, porém ainda acho que foi uma atuação divertida, mas é melhor que ele continue apenas como autor rs
      Eu comprei na Saraiva quando trabalhava no shopping e o preço foi salgadinho mesmo. Com o frete os livros acabam saindo um pouco caros por aqui de qualquer forma.
      Apesar de amar o King, a arte roubou toda a cena nessa hq. Mas ela é realmente mediana. Leitura rápido e esquecível, apesar de boa.

      Excluir
    2. Esse problema também me atinge. Moro no interior do fim do mundo. Quase nada tem frete grátis para aqui. Contudo, pela Amazon, consegui bastante. Hoje em dia, ainda mais, porque assino o serviço de streaming deles e, assim, eles me dão serviços "prime". Mas, hoje em dia, compro pouco livro, então quase não o uso.

      Na época do auge de lojas como Saraiva, Submarino, Cultura etc., eu tb conseguia muito desconto e frete grátis com o sistema de cupons espalhado em links do Orkut. Tempos divertidos...

      Abraços!

      Excluir
  8. Oi Larissa,
    Acho que começar a ler King por uma HQ deve ser um pouco mais fácil para mim.
    Vou procurar o livro.
    Beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, atualmente o autor tem outras HQs com histórias melhores e mais complexas porém caso queira algo mais "leve" apesar da pegada trash, essa é uma boa porém não é seu melhor trabalho na área.

      Excluir
  9. não costumo ler banda desenhada, mas parece ser divertido

    Beijinhos e um sábado muito feliz.
    danielasilva-oficial.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Legal essa proposta de querer reviver os quadrinhos dos anos 1950, por que antes de ler o post e só ver a foto do livro, eu já consegui identificar essa ideia do "antigo".
    Acredito que eu me sentiria desconfortável lendo Vingança Barata, já que tenho TOC de limpeza, haha. Mas, eu AMEI esse livro. Sério, quero muito ler a HQ e ver o filme de 1982 *-*
    Blog Apenas Leite e Pimenta ♥ | Instagram - Vem interagir no Insta tbm!

    ResponderExcluir
  11. Hey Larissa! Tudo bem?
    Só vejo elogios desse quadrinho, e adoraria ler ele qualquer momento desses, pois estou curtindo muito o gênero nesses último tempos.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
  12. O filme é um pouco irregular, fato comum em obras divididas em pequenas histórias.

    Agora em 2019 foi lançado o seriado "Creepshow". Pretendo conferir.

    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Oi Larissa.
    Achei interessante que neste caso a publicação foi inversa. Primeiro o filme para depois vir o quadrinho.
    Eu não leio o gênero, sou muito medrosa, mas para quem é fã do autor e de quadrinhos tenho certeza que vai gostar.
    Bjus

    ResponderExcluir
  14. Oi Larissa,
    Eu não curto muito HQ, mas fiquei bem interessada nas histórias.
    Não me lembro de ter assistido o filme.

    Até mais;
    |Mente Hipercriativa (Blog) | Mente Hipercriativa (Fanpage)|

    ResponderExcluir
  15. Oi Larissa,

    Para quem é fã com certeza vai adorar esse exemplar.
    Confesso que não sou muito ler livros do King, mas acho muito legal que acompanha suas obras e ideias.

    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  16. Olá Lari
    Não assisti o filme, na verdade não sabia do filme, vou anotar e procurar.
    Masssssss essa HQ da Darkside está na minha wishlist e agora depois do seu excelente post fiquei com mais vontade ainda de ler Creepshow, sou fã número um de contos.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi,
    Fiquei com vontade de ler esse hq, goosto muito do King.
    Vou procurar o filme para assistir, mas também queria saber o nome da série.
    Beeijo!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir
  18. Oi, Lari!
    Não sabia que essa HQ tinha adaptação..
    E eu também não sou muito de ler HQs, mas de vez em quando me arrisco e fiquei bem interessada nessa.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  19. Oi
    nem conhecia o HQ, até porque não faz muito meu gênero, mas parece ser bom, acredita que nunca assisti nada baseado na história do autor, no site que baixo legendas vi a legende da uma série com esse nome, será que é a mesma história.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi! Então, eu lembro de Contos da Cripta mas bem pouco porém que eu saiba o narrador não é o mesmo, apesar das semelhanças óbvias. Ambos são ótimos e tem aquele humor ácido que adoro em personagens com essa pegada mais creepy. É realmente um terror "sessão da tarde", divertido.

    ResponderExcluir
  21. Eu ganhei essa hq num sorteio e fiquei tão feliz!! A leitura parece bem rápida e claro que estou morta de ansiedade pra ler logo kkk.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir