Como restaurar um livro em casa gastando pouco

Foto: Acervo Pessoal - Parágrafo Cult
Acho que já falei com vocês algumas vezes por aqui que vez ou outra estou garimpando novos achados em sebos. Nessas minhas aventuras por entre livros antigos acabei fazendo várias amizades que espero guardar para a vida. Uma delas foi o proprietário de um pequeno sebo aqui do bairro onde estou sempre fazendo uma visita para falar sobre livros novos ou filmes, passo horas por lá conversando. Nesse sebo, comentei que estava começando uma pequena coleção do Stephen King. Que um dia pretendia ter todas as obras dele na minha estante, o que não são poucas. Desde então, sempre que chega um novo exemplar do autor por lá, meu amigo me envia uma foto e me avisa, separando o mesmo para mim caso eu ainda não o tenha. Hoje a minha coleção já aumentou drasticamente graças a ele. Algumas obras ganhei de presente, outras comprei. 
Essa semana ele me disse que havia chegado um livro do King no sebo e me mandou uma foto. Imediatamente eu já fiquei louca, afinal, era um exemplar do ano de 1991 do romance Os Estranhos (The Tommyknockers) que entre os colecionadores do autor, é considerado um de seus livros raros. Fui na mesma hora buscar o exemplar e imagina a minha tristeza em ver o quão detonado ele estava. A capa estava completamente solta e rasgando. O antigo dono não fora muito gentil com aquele livro, então eu decidi ficar com ele mesmo assim e tentar dar uma repaginada sem tirar sua "essência", afinal, amo livros antigos. Pesquisei em alguns vídeos do youtube, assisti a vários e junto com um pouco de "feeling" (hahaha) eu dei meu jeitinho. O resultado não ficou perfeito, afinal eu não sou uma restauradora mas ficou bem bonito, por isso vim trazer para vocês o passo-a-passo. Já digo que as imagens não estão na melhor qualidade porque tirei as fotos em cima da minha cama com o celular. Eu tinha postado apenas no instagram do Parágrafo Cult mas me disseram para trazer para o blog também então peguei as fotos do processo e trouxe para vocês.  
Para recuperar o livro, eu usei os seguintes materiais: 

          - Tesoura de papel
          - Cola branca
          - Cartolina (pode ser na cor que você preferir, eu escolhi branca)
          - Papel Contact transparente
          - Régua
          - Pincel (como é para passar cola, eu sugiro que use um baratinho)
          - Lápis
          - Lixa (daquelas fininhas de polimento)

Bom, então comecemos o passo-a-passo. Vou ir ensinando conforme o que eu fiz. Vale lembrar que você tem que analisar bem as condições do seu exemplar caso vá tentar fazer isso em casa. 
A capa do meu livro estava bem molinha devido aos anos de manuseio, afinal, o livro é de 28 anos atrás. Então na hora de tirar essa cola eu tive que ir com muita calma para não detonar ele mais do que já estava. Se você acabar rasgando a lombada, ainda vai dar para consertar com esse tutorial, porém o resultado não vai ficar mais tão bonitão. 
Feito isso, abra a cartolina que você comprou e com a capa, tire a medida perfeita. Tem que ser da capa toda aberta, porém antes de cortar, dobra a cartolina nos mesmos lugares que a capa, ou seja, nas orelhas do livro e na lombada e veja novamente se está perfeitamente do mesmo tamanho. Falo isso porque caso não dobre certinho antes de cortar, quando colar, a capa não vai fechar perfeitamente. 
Só para me precaver, eu cortei a medida um pouco maior, com cerca de 1cm a mais de cada lado. 
Na hora de colar, fui colando parte por parte. Primeiro uma orelha, depois a capa, a lombada, a capa traseira e a outra orelha. Fui espalhando a cola com um pincel para evitar que a mesma acumulasse em determinados pontos e acabasse deixando aquelas bolhas por excesso de cola. Feito isso, dobrei certinho e esperei secar. Quando secou, cortei os excessos da cartolina onde necessário. Nós usamos a cartolina ali para dar mais firmeza na capa que já estava bem mole e frágil. 
Agora, enquanto a capa seca totalmente, vamos partir para o "miolo" do livro. A lateral das páginas do meu livro estavam bem amareladas devido ao tempo e manuseio. Para dar uma amenizada nisso, eu comprei uma lixa daquelas de polimento bem fininhas. Sim, você vai lixar as páginas. Mas gente, com muito amor nessa parte. Sabemos que as páginas de um livro são bem frágeis e portanto não podemos ser muito brutos para não rasgarmos as folhas. As páginas do meu já estavam bem amassadinhas. Ah, caso seu exemplar ainda esteja com a capa (o que não é o caso do meu aqui haha), você pode usar só essa parte do tutorial para tirar o amarelado. Porém vire a capa para trás porque se lixar ela junto com as páginas, vai danificar a mesma. Outra coisa: se você assim como eu tiver rinite, indico colocar uma máscara ou já preparar o nariz porque sobe uma poeirinha durante essa parte e aí já viu. Lixe apenas o suficiente para tirar o amarelado senão vai estragar seu livro. Utilize do bom senso, você como um bom leitor, não vai querer estragar seu livrinho. rs
Agora que está tudo lixado e coladinho, voltemos a capa que já deve estar seca. Você pode já ir colando o miolo ou encapar a capa do livro com papel contact, que foi o que eu fiz. Como ele estava rasgando nas beiradas e dobras da capa, a cartolina ajuda a aliviar isso porém o contact protegeria ainda mais. Então com cuidado para evitar bolhas, eu encapei a capa com o contact transparente. 
Agora é só passar bastante cola ali onde eu disse para não passar o contact. Cuidado para não deixar a cola escorrer para a capa ou as páginas grudarão na mesma. Espalhei um pouco de cola com o pincel também na lombada e juntei as duas partes - capa e miolo. Deixei secar com um livro bem pesado em cima para que ficasse tudo juntinho. O resultado foi esse abaixo.
Sei que não ficou perfeito, afinal não sou uma restauradora, porém agora eu consigo ler o livro sem que ele se desmanche na minha mão. A capa não está mais rasgando e está bem firme e coladinha. Ouvi falar que usar colas como super-bonder não é algo muito indicado nesses casos porque danifica o exemplar. Como nunca usei, não tenho como dizer se é verdade ou não, porém prefiro não arriscar. Espero que esse pequeno tutorial amador tenha sido útil para vocês.

Enfim, o que acharam? Já tentaram salvar algum livro que achavam ser uma "causa perdida"?

Postar um comentário

36 Comentários

  1. Oi, Laura como vai? Que post interessante! Me surpreendi com sua criatividade, eu nunca tentei restaurar livros já com algum desgaste devido ao tempo e, ou mal uso do livro. Os livros que eu tenho em minha estante, apesar de a maioria ser antigo, estão em bom estado, por assim dizer, já que são antigos. Quando um livro de minha coleção particular fica com sua aparência e as folhas se soltam, ou quando há algum rasgo causado de forma acidental por exemplo, eu costumo me desfazer do mesmo, infelizmente. Aí tento encontrar o mesmo título em sebo, evidentemente por causa do valor que é mais barato. Se não encontro o título especifíco em livro físico, que aliás é sempre minha primeira opção, aí apelo para os livros digitais ao qual costumamos chamá-los de e-books. Ainda bem que ultimamente eu praticamente não me desfiz de nenhum livro por motivo de estar em um estado deplorável, me desfiz por já te-lo lido e relido. Adorei sua criatividade em realizar esse post explicaivo, abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Achei linda sua amizade com o dono do sebo... Infelizmente, na minha cidade não tem esse tipo de coisa, pois, é uma cidade bem pequena. Imagino que você já deve ter encontrado coisas maravilhosas, né?
    Achei bastante útil seu passo a passo para restaurar livros antigos, confesso que até salvei aqui nos favoritos, pois, tenho uns livros bem detonadinhos do Machado de Assis aqui que quero restaurar <3
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Que interessante essa dica amiga. Adorei e já quero fazer aqui em uns livrinhos que já estão judiados.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. "Que um dia pretendia ter todas as obras dele na minha estante"
    - Olha, acho que nem o King possui todos os livros dele em casa. Mas não deixa de ser um projeto de vida interessante se dar à essa empreitada. E colecionismo sempre é algo que dá um sabor especial à nossa vida.

    "afinal eu não sou uma restauradora mas ficou bem bonito"
    - O melhor encadernador do Brasil - Marco Pedrosa - começou por acaso, porque não gostou de uma encadernação encomendada e achou que poderia fazer melhor.

    Gostei muito, muito mesmo, desta postagem. Sou apaixonado por livro, por papel impresso e encadernação. Você fez um belo trabalho e, creio, não deixou a desejar para nenhum profissional. E tudo a baixo custo.

    Há uns anos, eu tentava recuperar livros comprados em sebos utilizando sobretudo esse "contact" e os resultados foram bons. Infelizmente, brochura é algo a ser perder com o tempo e não resiste bastante a muito manuseio. Daí, sou ferrenho defensor da capa dura legítima, com tudo devidamente costurado.

    Seria interessante vc ter gravado um vídeo com tudo!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Estou bem inspirada nessa minha empreitada. São mais de 60 livros mas já estou quase na metade do caminho. Colecionar as obras dele me deixou bem animada. To curtindo muito.

      - Eu não conhecia ele mas já pensou eu virando um restauradora? Eu iria me divertir fazendo o que gosto, porque me diverti bastante fazendo isso.

      Que bom que gostou da postagem. Eu também amo livros e conseguir recuperar um me deixou bem feliz comigo mesma. Orgulhosa pelo trabalho feito que nem uma boba. E sim, gastei super pouco. As capas de alguns livros e até mesmo o papel utilizado nas páginas de alguns tem deixado bem a desejar. Infelizmente.
      Eu pensei em gravar vídeos aqui para o blog, com dicas como essa e até com resenhas dos livros porém eu tenho vergonha de gravar vídeos falando e para o tutorial eu não iria conseguir gravar sozinha. Preciso derrubar essa barreira de vergonha de falar para a câmera.

      Excluir
  5. UAU! Que dica boa!
    Eu só lixei para limpar alguns livros. Não costumo ir ao sebo porque fico beeeem alérgica quando vou, infelizmente.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Que interessante! Adorei esse post. Irei fazer isso em um livro meu que está desmanchando.
    Beijos.
    www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Lari!
    Amei forte esse seu post!
    Primeiro pela sua criatividade.
    Segundo que achei super mega VC ser fã do SK, dá um abraço aqui, tb sou, mas tenho poucos livros dele.
    E achei mara vc garimpar livros em um sebo. É uma viagem entre títulos e obras onde é possível encontrar verdadeiras preciosidades.
    Simplesmente perfeita sua restauração do livro.
    Ficou sensacional.
    Não tinha a menor ideia de como lixando vc tira i amarelado das folhas e a capa ficou muito amorzinho.
    Vou favoritar aqui, tenho uns livríneos bem judiados vou me inspirar em você e tentar recuperá-los com esse PAP.
    Gratidão Lari pela sua generosidade em compartilhar.
    Uma excelente semana pra ti
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie,
    Adorei o tutorial! Você pode não ser restauradora mas o livro já ficou com uma cara de mais conservado. Adorei a dica de lixar as páginas amareladas, essa eu não conhecia.
    Uma dica para as bolinhas de cola que você falou, é usar cola em bastão, elas são ótimas para trabalhos artesanais, não deixam bolinhas e fazem quase nenhuma sujeira.
    Beeeijooo!!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir
  9. Parabéns! Parabéns!.
    Vi agora no final que a cartolina fica por trás da capa original.
    Vc é mesmo nota 10, Larissa.
    Vou tentar fazer num livro pequeno (no tamanho) de crônicas e que estão com as páginas "descolando".
    Bjs,

    ResponderExcluir
  10. Gente, que tudo!!! Salvando eternamente aqui pra quando eu precisar restaurar um livro (ainda bem que não estou nessa fase)
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  11. Oi Lari, tudo bem?
    Menina do céu, que tutorial maravilhoso e explicativo!
    O resultado ficou incrível, parabéns. O que mais me chamou a atenção foi a parte de deixar as páginas branquinhas, porque sofro com isso, minha casa tinha muita umidade. :(
    Só fiquei com dúvida numa coisa: como você removeu a cola antiga? Usou só as mãos mesmo ou precisou de algum utensílio pra ir arrancando?
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Eu removi a cola com a mão mesmo. Ela estava bem dura como viu na foto e como eu iria colar a cartolina ali na parte interna da capa, os restos de cola atrapalhariam e ainda deixariam o acabamento bem feio. Tirei com muito cuidado pq a capa já estava frágil e não queria que rasgasse. Não foi difícil, é só ter calma. <3

      Excluir
  12. Oi Larissa.
    Eu nunca restaurei um livro, mas amei seu post e já deixei salvo aqui para se algum dia vier a precisar.
    Obrigada por compartilhar essa super dica com a gente.
    Eu também tinha uma ótima amizade com os donos de um sebo que existia em Madureira, um bairro aqui da Zona Norte do RJ. Mas infelizmente o Sebo faliu e perdi o contato. Espero que sua amizade continue te rendendo bons frutos.
    Bjus

    ResponderExcluir
  13. Que coisa ótima! Com amor e jeitinho a gente consegue, né? A dica é muito boa, eu não sabia essa parte lixar e realmente faz muito sentido.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Adorei a dica, vou fazer em um livro que tenho aqui que tá se acabando, hehe.
    Niceness Beauty

    ResponderExcluir
  15. MENINA! QUERO!

    Eu amei sua dica, principalmente porque preciso arrumar alguns livros meus que já estão desgastados. Ficou bem legal, super incrível!
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ficou incrível. Eu sou hiper cuidadosa com meus livros e me partia o coração quando eu emprestava e eles não voltavam como eu emprestei, já perdi as contas dos livros que tive que encapar.
    Vou testar consertar a capa de uns que ainda estão soltos
    Beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Infelizmente algumas pessoas parecem trabalhar no "modo automático" ou de mau humor com a vida, o que influencia na forma como tratam os clientes. Já passei por isso e também já fui vendedora e sei que deixar que emoções e humor influenciem o nosso trabalho faz com que nós mesmos (vendedores) saiamos perdendo de várias formas e é uma falta de respeito com o cliente tbm. =/ Sim, aqui o sebo é bem pequeno e é o próprio dono que fica ali tomando conta dos livros. Ele é um senhor já, um amor de pessoa.
    Quanto a sua pergunta, eu usei uma lixa daquelas que vem em forma de folha. Aqui nela está escrito lixa d'água. Em uma das imagens do post tem uma foto dela, olha ali em cima. Ela é bem fininha porque é usada para dar polimento em MDF. Então é bem fina e como é só para tirar o amarelado das páginas, não causa estrago nas folhas, porém mesmo assim se for fazer em casa, vai com calma na hora de lixar. Quando a limpeza, nada de panos úmidos em livros. Nas páginas e nas capas, nada nada kkk a não ser que o livro tenha aquelas capas envernizadas, sabe? Que parecem ter uma película por cima. Caso não saiba bem como fazer, tem uns vídeos bacanas no youtube mostrando a forma de usar a lixa nas folhas para limpeza. Tenho vários livros amarelados também e essa dica da lixa me foi bem útil.

    ResponderExcluir
  18. Ola, ótima dica! Nunca pensei em fazer em casa algo assim, e nunca imaginei que poderia ser tão fácil tendo as ferramentas certas!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  19. Oi Larissa
    Achei a dica demais. Sempre tenho dificuldades com livros antigos porque onde moro é muito seco e por isso tem muita poeira e ele fica com aquele aspecto manchado nas bordas. Você conseguiria me ajudar com isso?
    Sobre o post em si adorei ele. Nunca tive que restaurar, mas certeza que ele vou guardar essa dica.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  20. Olá, Larissa!
    Confesso que isso nunca aconteceu-me com um livro, mas nunca tinha idealizado tal coisa hehe
    Mesmo para reconstruir ou mudar a capa, achei a sugestão fantástica :)
    Beijinhos



    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Uau, eu amei a sua dica. Infelizmente, ao longo do tempo é inevitável que nossos livros sofram algum tipo de dano. O seu ficou outra coisa depois da restauração que você fez! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  22. Sei bem como é criar uma amizade com pessoas que trabalham em comércio de nosso interesse, haha. A muitos anos atrás eu passava horas conversando com o atendente de uma locadora de vídeos, ele também me avisava de filmes novos que chegavam, haha.
    Eu costumo ler em e-book, mas a minha irmã tem quase uma biblioteca em casa, e ela sempre vai em sebos, então, vou compartilhar esse post com ela. Ahh e eu gostei muito da ideia de se usar uma lixa d'água leve nas folhas do livro pra tirar o amarelado, isso é muito válido. É legal indicar no seu post que quem quiser peça uma lixa d'água de número pequeno quando for comprar em materiais de construção, por que pode ser que compre uma lixa muito forte e estrague as páginas do livro. Sei disso por que já trabalhei em casa de tintas e há uma infinidade de gramaturas de lixa d'água. Mas enfim, amei seu post!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥ | Instagram - Vem interagir no Insta tbm!

    ResponderExcluir
  23. Dica anotada! Eu já precisei salvar um livro que não era meu, era da biblioteca da faculdade. Mas, no caso peguei chuva e molhou tudo dentro da bolsa, sorte que tinha alguns dias pra devolver, mas utilizei o secador pra secar, pq molhou bastante.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  24. Olá, Larissa.
    Adorei a postagem. Faz tempo que não vou em sebo, mas sempre dei a sorte de encontrar livros bem conservados. Um problema que eu tive aqui em casa foi mofo nos livros. A minha estante ficava na parede que faz fundo com o banheiro e quando vi a primeira prateleira de baixo estava inteira mofada. Resolvi com talco. Puxou todo o mofo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  25. Olá Larissa, realmente o antigo dono desse livro foi nada gentil com essa preciosidade. =/ Eu já tive problemas com umidade com meus livros. Procurei também dicas para restaurar eles e não perder.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna | Instagram

    ResponderExcluir
  26. Amei as dicas! Aqui em casa temos vários livros antigos, até pq meus pais são idosos e por isso possuem alguns livros adquiridos ainda nos anos 50/60. E quando morávamos na cidade de S. Paulo sempre comprávamos em sebos, algo que aqui na cidadezinha onde moro agora não tem. Vou ver se lixo alguns livros, com máscara, pq tbm tenho rinite. E mto legal vc querer colecionar os livros do SK. Sou super fã do Sidney Sheldon e já li tudo dele, porém não são todos os livros que tenho pq alguns foram emprestados de amigos ou da biblioteca. E isso do contact já fiz em alguns livros.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  27. Aaaah eu amei o post demais, parece super fácil e já estou pensando em alguns livros meus velhos que realmente necessitam disto. Vi também nos seus storys o processo e já tinha printado tudo hahahha.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  28. Oi, Larissa! Menina que post maravilhoso ♥ O único livro que já restaurei na vida foi um da biblioteca, que as páginas simplesmente se desprenderam da capa e eu tive que colar pra remediar o estrago haha
    É lindo de ver como o livro ficou novo! As pessoas podiam tomar mais cuidado com eles, né? :(

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  29. Ótima ideia
    Já usava contact, mas com a cartolina ficou bem melhor

    Abs

    ResponderExcluir
  30. Maintaining the integrity of books considered archives, heirlooms or historic can be challenging given the variety of elements and situations that can damage them

    Helene Goldnadel

    ResponderExcluir
  31. lembrei do seu post:
    https://www.youtube.com/watch?v=PXprrxcPyfo

    ResponderExcluir
  32. Ola Larissa, assim como você sou amante da leitura e os bons livros (pelo menos o tipo de literatura que me interessa só é possível encontrar em sebo), e como livros com mais de 40 anos estão um pouquinho judiados, me vi obrigado a aprender a recupera-los assim como você, parabéns pelo post continue assim.
    Forte abraço!
    Wellington

    ResponderExcluir
  33. Olá! Venero livros, e também costumo restaurá-los quando precisam.Sua técníca simples me foi de grande valia. Obrigado. Nélia Rodrigues

    ResponderExcluir