AUTORES E SUAS PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS


Que leitor que não ama easter-eggs, não é mesmo? Eu, particularmente, adoro. Todo mundo sabe que meu autor favorito é o Stephen King e dele não posso reclamar, já que o mesmo faz muitos easter-eggs e crossovers em suas obras literárias. Mas são coisas que só quem leu seus livros e foi bem atencioso que consegue perceber. No cinema, os famosos easter-eggs, crossovers e participações especiais são até mesmo mais comuns que nos livros. 
Quando uma obra cinematográfica é adaptada de um livro, é bem comum que o autor apareça rapidamente em alguma cena, às vezes até com algumas falas. Quem leu os livros percebe na hora mas para quem não o fez, a aparição passa completamente batido. Pensando nisso e em como gosto de ver o autor de uma obra que li aparecendo na adaptação do mesmo, vim trazer essa listinha com alguns autores que deram as caras nos filmes e séries de seus livros. 

1. Stephenie Meyer - Filme: Crepúsculo (2008)
Imagem relacionada
Eu já fiz um post falando sobre o relacionamento abusivo presente em Crepúsculo aqui no blog mas esse não é o tema do post. A autora fez uma aparição bem rápida no primeiro filme quando Bella vai a um café com o seu pai. Ela não tem fala alguma, aparece apenas mexendo em seu notebook e recebendo um café da garçonete. Como eu era super fã da saga na época do lançamento do filme - tinha 13 anos - me lembro de ter amado totalmente esses segundos da autora em tela.

2. Margareth Atwood - Série: The Handmaid's Tale (2017 - Presente)
Resultado de imagem para margaret atwood the handmaid's tale cameo
Margareth aparece no episódio piloto como uma das mulheres malvadas que acerta Offred na cabeça quando ela se recusa a participar do slut-shamming de Jeanine.

3. Diana Gabaldon - Série: Outlander (2014 - Presente)
Resultado de imagem para diana gabaldon outlander série cameo
Essa série foi um dos meus achados de 2018 mas confesso que ainda não me atualizei nas temporadas porém o amor ainda permanece. A autora apareceu como a personagem Iona McTavish na primeira temporada. Ela ficou linda toda produzida. 

4. Sara Shepard - Pretty Little Liars (2010 - 2017)
Resultado de imagem para sara shepard cameo pretty little liars
Eu amava essa série no começo porém com o tempo, ela foi perdendo o rumo e eu a paciência para acompanhar a mesma. Porém como não li os livros, nem fazia ideia da participação da autora na mesma. Na verdade, DUAS participações. A primeira, como uma professora substituta de inglês e a segunda como uma repórter de notícias.

5. Irvine Welsh - Filme: Transpotting (1996)
Esse filme é, com certeza, presença carimbada na minha listinha pessoal de filmes que mais marcaram a minha vida. O assisti pela primeira vez, na escola durante o ensino médio e mesmo gostando tanto do mesmo, eu não sabia desse cameo até começar a pesquisar para o post e admito que fiquei bem surpresa. Aqui, o autor faz uma participação especial como um traficante de heroína. 

6. Chuck Palahniuk - Filme: No Sufoco (2008)
Resultado de imagem para chuck palahniuk choke cameo
Assim como todos os livros de Chuck, esse consegue ser bem chocante. Eu já sabia da adaptação porém tenho adiado até ler o livro. Tenho a obra aqui em casa e em breve trarei uma resenha bem bacana para vocês. Fiquei bem curiosa com o filme por conta do seu elenco com atores que gosto muito como Sam Rockwell e Anjelica Houston. Aqui, Chuck Palahniuk aparece como um tripulante do avião descansando ao fundo. Não coloquei uma foto com ele em cena porque as que encontrei estavam em péssima qualidade. 

7. William Peter Blatty - Filme: O Exorcista (1974)
Resultado de imagem para william peter blatty the exorcist cameo
O autor do livro no qual o clássico do terror foi baseado, aparece no set de um filme que está sendo gravado. Ele interpreta um diretor de cinema e tem uma fala bem rápida. O autor é esse moço de cabelos e bigode escuro.

8. Jenny Han - Filme: Para Todos Os Garotos Que Já Amei (2018)
Imagem relacionada
Aqui temos mais um caso onde não consegui encontrar uma foto com a qualidade boa da cena onde a autora aparece. Porém Jenny Han pode ser vista ao fundo na cena onde Lara Jean dança com Lucas.

9. Julie Murphye - Filme: Dumplin' (2018)
Resultado de imagem para julie murphy dumplin cameo
Quase no fim do filme, a autora pode ser vista junto de seu marido em uma pequena participação que quase não saiu devido a sua timidez.

10. Stephen King - Filme: Creepshow (1982)
Imagem relacionada
Não tem como eu colocar apenas uma participação de King já que além de ser o autor mais adaptado para a tv, o mesmo já soma inúmeros cameos em suas obras. Tantas que eu mesma já perdi a conta. Porém escolhi a minha preferida, em Creepshow adaptação feita em parceria sua com George R. Romero da qual assinou o roteiro e apareceu como Jordy Verril no segmento A Morte Solitária de Jordy Verril. Minha aparição preferida porque o autor está insano aqui, além de ter mais tempo em tela, porém o mesmo tem cameos em Sob A Redoma, Thinner, Pet Sematary, Maximum Overdrive, entre outros.

Vale uma menção honrosa para Stan Lee que praticamente criou essa moda de autores aparecerem em seus filmes. Claro que não foi invenção sua mas ele foi responsável por popularizar isso. <3

E você, alguma vez se deparou com o autor de uma obra na adaptação para tv ou cinema da mesma? Qual a sua participação de autor preferida? 

Postar um comentário

33 Comentários

  1. Oi Lari,
    Eu super observo adaptações por causa disso. Pareço uma doida.
    Quando notei a Atwood no piloto foi só aaaaaa
    Creepshow tava passando esses dias na tv, taí legal o King participando.
    Ele é super de boa com isso. Adorei a participação dele na segunda parte de IT, aliás.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  2. Oi! Eu acho legal quando isso acontece. Eu lembro bem da minha alegria ao ver a Tess Gerritsen em Rizzoli e Isles. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oi, Larissa como vai? Essa aparição do senhor King em Creepshow foi extraordinária. Eu gostei de vê-lo em Pet Sematary, muito embora sua aparição por lá tenha sido tão quase que despercebida de tão passageira que foi. Eu adoro esse filme, por esse motivo é o meu escolhido, rsrsrs. Adorei o post, abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Pet Sematary ele foi um padre, não é? Foi uma atuação bem rápida mesmo.

      Abraço!

      Excluir
  4. Adorei este post. King, como sempre, um péssimo ator! rs...
    Não sabia sobre Transpotting.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. nossa que legal esse post, acho um maximo quando diretores ou autores fazem participações assim nos filmes

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. parabens pela postagem
    voce sempre traz novidades para o blog
    Gostei de saber desses autores que fizeram uma participacao especial em filmes
    Realmente a Dianna Gabaldon ficou muito bonita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3 Eu tento trazer coisas boas, é bom saber que tenho agradado.
      Sempre que li o livro de um filme, quando vou assistir eu presto atenção para ver se o autor faz alguma ponta. Acho que virou hábito. Quando a Diana, ela ficou linda. *-*

      Excluir
  7. Amei esse post, eu nunca tinha reparado nas participações especiais nos filmes, confesso que foco tanto na história em si que não havia percebido isso. Amei.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Existem casos em que os autores da obra dirigiram a própria versão de seus livros para o cinema.

    Stephen King dirigiu o confuso "Comboio do Terror" e William Peter Blatty comandou a terceira parte da franquia "O Exorcista" e "A Nona Configuração".

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só sabia de Comboio do Terror que é uma relíquia trash e bem ruim até para mim, que não entendo nada de cinema. Não assisti as sequências de O Exorcista.

      Excluir
  9. Oi, Larissa. Tudo bem?
    Não lembrava da participação do Stephen King de jeito nenhum e algumas das referências eu ainda não assisti como O Exorcista (sou muito medrosa para isso).

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  10. Eu amei essa postagem e ao mesmo tempo estou chocada. Só sabia mesmo o de Crepúsculo. Algumas obras assisti e não sabia, haha. Sou muito desligada. Mas amei saber e agora vou assistir as coisas de novo e prestar atenção.

    Amiga, você falou tudo nos comentários lá do meu blog. Acho que também tenho essa desanimação de sair por ser ansiosa demais. Realmente é a melhor coisa pra minha saúde mental. Fico muito agitada quando tenho algum compromisso social, mas as vezes gosto.

    Ahh, já estou te seguindo lá no twitter também :)

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  11. AMEEEI, acho bem interessante, pois de uma certa forma, eles fizeram a maior participação da história, haha. Gostei da posição deles. <3 Niceness Beauty

    ResponderExcluir
  12. Oi Larissa.
    Adorei o post, achei bem original.
    Eu reparei o da autora de Crepúsculo na segunda vez que assisti ao filme, e á notei algumas outras, mas em geral sou meio desligada para isso.
    Bjus

    ResponderExcluir
  13. Olá, Larissa!
    Por acaso já tinha uma noção que tal se podia passar mas nunca pesquisei sobre o facto… Achei bem interessante!
    No entanto, de todos que mencionou só vi o Crepúsculo e tenho por ler a saga da Jenny Han. Tenho de tomar atenção quando vir o filme do último título mencionado.
    Beijinhos




    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Larissa, adorei essa postagem!
    Não sabia que em Handmaid's, Outlander e PLL as autoras apareciam!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Realmente uma pessoa nem repara, a partir de agora vou andar mais atenta a isso! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  16. Amei essa postagem, Larissa. Não fazia ideia de que a Stephanie tinha feito essa participação em Crepúsculo, que legal! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, Larissa.
    Eu só sabia do Stan Lee e ainda porque vi muitas reportagens falando, porque se for deixar eu reparar nisso hehe. Mas achei muito legal. Para os fãs é o máximo ver seus autores favoritos em cena. Adorei a postagem.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  18. Nossa bem interessante o seu post.
    Realmente eu quase não observo estes detalhes nos filmes.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi, Larissa!
    Eu amo essas aparições que os autores fazem em filmes/séries. Acho que dá um toque especial e gosto de ficar procurando hahaha Nem preciso dizer que as do Stan Lee são as minhas preferidas, né? Porque além de aparecer, ainda tinha sempre um toque de humor <3
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  20. Oi Lari, tudo bem?
    Lembrei do Stephen King em It - Capítulo 2!
    Mas realmente, não tem como não pensar nesses "feats" sem lembrar do Stan. :')
    Vai fazer falta, inclusive.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  21. Gostei do post Larissa. Acho muito bacana essas aparições dos autores nos sets de filmagem e Stephen King é um daqueles que sempre sabem como tornar memoráveis essas cenas. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  22. Meu deus do céu , agora to vendo esses filmes com outros olhos!!! Como assim eles apareceram e eu não percebi???? To chocada kkkkk, com certeza um post cheio de revelações haha.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  23. oie, tudo bem?
    que legal, tinha umas que nem sabia!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  24. Oi Larissa.
    Sou tão marvete que só noto quando o Stan Lee aparece kkk Nunca reparei em algum assim não, mas me lembro bastante de terem falado que a Verônica Roth aparece em Divergente 01.
    Ps: Eu ia morrer e não ia perceber que era Stephanie Meyer.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  25. Oi Lari!
    Eu lembro de ter visto o da Meyer, esse da dos Garotos, mas a do Dumplin é novidade KKKK. Eu vou até procurar pra rever KKKKKKKKKKKK.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Estou CHO-CA-DA por que eu não sabia de nenhuma dessas aparições de autores, HAUSHAUHSUA.
    Eu também gostava muito de PLL, mas assim como vc eu perdi a paciência, só que eu ainda pretendia ler os livros, e não tinha me dado conta que a autora deles aparece na série.
    Eu sempre percebo easter eggs, tanto que assisto DeadPool rindo igual louca por causa de todas as referências, mas no caso de autores, só me lembro de Stean Lee mesmo, ele realmente popularizou as aparições em adaptações.
    Amei esse post!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥ | Instagram - Vem interagir no Insta tbm!

    ResponderExcluir
  27. Socorro, de todas só sabia da Sara Shepard. É super legal quando eles aparecem em frente das câmeras. Vou procurar depois quando assistir
    Beijos
    http://www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi
    eu lembro da autora de crepúsculo aparecendo no filme, a de PLL nem tinha reparado.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Nunca prestei atenção nisso, Larissa.
    Vou ficar mais atenta.
    Gosto muito de filme e vejo muitos.
    Bjs,

    ResponderExcluir