Crepúsculo e os relacionamentos abusivos na cultura pop

Quando mais nova, gostei de muitas coisas que quando olho atualmente, me pergunto "Como eu realmente pude gostar disso?". Acho que isso é algo bem comum, afinal, com o tempo, a tendência é que nós mudemos a nossa forma de agir e pensar. Amadurecemos. Isso faz parte do crescer do ser humano. 
Essa semana, resolvi dar uma olhada na minha estante e fazer um mega desapego de livros que não tinha o interesse na leitura ou que não me agradavam. Alguns foram para as pilhas de doação, outros eu não consegui abrir mão. Porém ali, naquele amontoado de páginas e palavras cheirando a mofo, encontrei uma série que me levou instantaneamente de volta a minha época de adolescente: a série Crepúsculo.
Eu sempre amei o sobrenatural e tudo que o envolvia. E sempre amei livros. Então desde nova leio livros que tenha algo relacionado ao tema e caio morrendo de amores. Quando chegava o jornal de domingo, eu já ia para a sessão dos livros para saber dos lançamentos e dos mais vendidos da semana e um dia, ao fazer isso, me deparo com uma matéria enorme sobre o romance de Stephenie Meyer. Falava lindamente sobre um romance impossível entre uma jovem e um vampiro e sobre as dificuldades para manter aquele amor sem que ele, o vampiro, cedesse aos seus desejos pelo sangue da moça. 

"Então o leão se apaixonou pelo cordeiro."

Pronto! Minha versão de treze anos, em pleno 2008 vibrou e nesse mesmo dia quando fui ao shopping, tive que convencer a minha mãe a me comprar um livro de vampiros que naquela mesma noite foi lido por mim. Sim, em uma madrugada eu lera o livro.
Me apaixonei, desejei loucamente um romance assim. Morri de amores pelo vampiro apaixonado e protetor, queria um daqueles em minha vida. Comprei os outros livros da série que lançaram, fui no cinema ver os filmes e com o tempo essa febre toda foi sumindo. 
Olhar para aqueles livros ali, abandonados na minha estante com uma pequena camada de poeira sobre eles me encheu de nostalgia e me colocou para pensar. Hoje, com a cabeça que tenho, onze anos depois, vejo tantos problemas onde antes eu via uma linda história de amor que percebo sobre o quão importante é falar sobre relacionamentos abusivos. 
Não, não sou uma pessoa avessa ao romantismo. Por mais que eu leia muitos livros de suspense ou terror, gosto de um bom romance de vez em quando. Porém, falemos agora dos problemas em todo o amor ali. Eu não irei usar os filmes como base para meu pequeno artigo amador, apenas os livros porém o jeitão dos personagens é praticamente o mesmo em ambos. Também não vou entrar no tópico de que hoje em dia amo as histórias com os vampiros tradicionais estilo Anne Rice e Bram Stocker porque não é o tema dessa conversa. 
Edward é a idealização do homem perfeito. É bonito, rico, charmoso, encantador, misterioso, protetor e completamente apaixonado pela protagonista que, ao seu próprio ver, é uma garota completamente sem graça que não acreditava merecer alguém tão próximo da perfeição. MAAAAAS o livro é um romance então é claro que a centelha do amor iria brilhar para os dois e o amor iria acontecer. Até mesmo Edward sabe que o relacionamento não é saudável, já que se refere a Bella como um cordeiro e ele um leão. 

"Você é mais importante que todos os outros. E você me deu você. Já é mais do que mereço, e qualquer coisa que você me der, só vai aumentar o desequilíbrio entre nós."

A protagonista se torna alguém completamente dependente do namorado-vampiro e se afasta de todos ao seu redor, até mesmo sua família - vulgo o seu pai, Charlie já que a mãe é bem ausente - fica em segundo plano. Sua felicidade se resume a olhar para ele, em estar perto dele, NELE. Tem toda aquela situação também de ele querer controlar certas decisões que são exclusivamente dela, como sobre sua virgindade, sobre ela ser transformada e etc. 
Me lembrei das cenas onde ele entrava no quarto dela para observá-la dormir. Quando ela finalmente descobre isso, ficamos sabendo que esse era um hábito do vampiro já haviam meses, um comportamento bem assustador. Ou quando ela queria ver o melhor amigo, Jacob, e seu namorado não deixava, chegando a tirar uma peça de seu carro para que ela não saísse, quando Edward a seguia pela cidade sem que ela soubesse e como vivia repetindo para a garota sobre o quanto tinha vontade de provar de seu sangue mas que não o fazia porque sabia que não conseguiria parar se começasse. 
Em Lua Nova, a sequência de Crepúsculo, percebemos o quão baixa é a autoestima de Bella depois do fim do relacionamento com Edward. Ela cai em uma depressão profunda chegando a colocar sua própria vida em risco várias vezes apenas por causa dele, porque quando está sob risco, tem alucinações com a voz de Edward. Porém, a culpa nunca é dele. É sempre porque ela era pouco para alguém que era muito, dentre diversas outras desculpas que dava para si mesma jogando toda a carga em cima de si. 
Imagem relacionada
"Eu gosto de te assistir dormir. É fascinante."

Não estou dizendo que a série Crepúsculo é ruim. A série até tem um certo charme, eu mesma era louca por tudo relacionado a ela. Porém eu era uma adolescente que não sabia muito sobre relacionamentos abusivos. Tinha todo aquele estereótipo de "Príncipe" consolidado na minha cabeça graças a filmes e livros românticos antigos. Vale lembrar que muitos outros livros nesse estilo surgiram depois de Crepúsculo como a série Cinquenta Tons de Cinza que também fala sobre relacionamentos abusivos, apesar de eu achar que essa é até menos do que Crepúsculo. 
Eu não escrevi esse texto para criar treta ou coisas do tipo, muito menos estou cuspindo no prato que antes eu adorava comer, apenas quis trazer esse assunto - relacionamentos abusivos na cultura pop - para a roda de conversa e para mostrar sobre como mudamos a nossa forma de pensar com o tempo, que tá tudo bem deixar de gostar de algo que antes te agradava tanto. Edward não era um boy-lixo em muitos momentos porém seu namoro com a Bella não era saudável e isso é algo que pode ser visto de forma bem clara. O livro tem muitos outros problemas ali que podem render assunto, como por exemplo, a mãe de Bella que é ausente, Jacob e seu beijo roubado e tentativa para tal, o "imprinting" dele com a Renesmee e etc. 
Esse assunto todo não se resume apenas a essa série, muitos outros livros e até filmes mostram relacionamentos tóxicos de forma romântica. Séries, livros e filmes que podemos um dia ter lido ou assistido e amado mas que hoje, que o assunto de relacionamentos abusivos já é mais falado, veríamos com um olhar completamente diferente. Alguns exemplos famosos que consigo me lembrar de livros, filmes e séries, são: Blair Waldorf e Chuck Bass de Gossip Girl, Sandy e Danny Zuko de Grease, Noah e Allie de Diário de uma Paixão, Christian Grey e Anastasia de Cinquenta Tons e por aí vai, a lista é enorme. 
Fico muito feliz hoje em dia de ver livros com relacionamentos mais saudáveis mesmo aqueles que apresentam dificuldades, afinal, nada é tão fácil assim em uma boa história de amor. E não é preciso que alguma das partes demonstre ser possessiva, ciumenta ou territorialista para para provar que ali realmente existe um sentimento verdadeiro.

Essa série e esse tema rendem assunto para muitas conversas, mas, me diga, você concorda com meu ponto de vista? Qual livro/série/filme você assistiu que tinha um relacionamento mais tóxico que Chernobyl? Me conte. Ah, vale lembrar que os livros ainda tem seu lugar no meu coração, então se você for fã, não me odeie. Senta aí e vamos conversar. :D
Também quero acrescentar que muitos livros antigos também tem essa visão mais romantizada de relacionamento porém usei Crepúsculo como base por ser mais "recente". 

Postar um comentário

29 Comentários

  1. Ola
    Otimo texto
    E bom fazermos essa reflexáo
    Gostei da forma como voce se expressou
    Eu so vi o primeiro filme da saga Crepusculo comprei os livros confesso que foi por modinha mas nao li
    Alias ate pretendo me desfazer deles porque realmente nao curto esse tipo de genero
    Gosto muito de Diarios de uma paixao mas nao estou conseguindo enxergar relacionamento abusivo nesse filne acho que tenho que assistir de novo
    Tambem ja aconteceu comigo de no passado achar determinado romance lindo mas depois enxerguei ate mesmo com uma certa tristeza que existe ali algo errado que antes nao enxergava
    Parabens pelo texto

    ResponderExcluir
  2. Oi, Larissa como vai? Pra ser sincero eu li crepúsculo por indicação de uma amiga de longa data. Ela dizia-me que o livro é maravilhoso e coisa e tal. Eu nunca fui muito adepto a essa série, se dependesse de mim nem tinha o pego para ler, mas resolvir ler para saber se a obra é tudo isso que minha amiga dizia. O livro não é ruim, mas também o achei supervalorizado, não vejo nada de mais nessa obra e nem em outras com essa mesma temática, mas talvez quando se é mais jovem, as pessoas dêem mais valor a livros com essa temática. Abraco!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. amei esse post! muito estranho como várias histórias tanta classicas quanto atuais romantizam muitos tipos de relacionamento abusivo, temos sempre que estar bem alertas

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Oi Larissa!
    Gostei do artigo de opinião!
    Eu li tds os livros e vi tds os filmes, era #teamJacob kkk
    Realmente nossas impressões mudam com o tempo né? Crepúsculo nunca chegou a ser minha saga favorita, mas era uma febre e eu gostava!
    Nossa, a Bela era super dependente do Edward cara, aquela cena de Lua nova q ela fica vegetando no quarto sem ele é clássica (e bem problemática!), rsrs
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu já parei pra pensar em alguns livros que li e que hoje não teria a mesma emoção para mim por olhar para ele com novos olhos e avaliá-los também de um modo novo. Crepúsculo se encaixa perfeitamente em varias descrições de relacionamentos fora dos padrões e acho que isso se deve principalmente a como Bella se vê. A auto estima dela ja era baixa antes de conhecer Edward e fica ainda mais baixa ao longo dos livros. Ela não se valoriza, e na verdade parece que ninguem enxerga isso e conversa com ela sobre o assunto. É angustiante. Mas acho que Crepúsculo foi um hype que até eu gostei na época. Amei a história. Mas sinceramente, há outro livro que eu nem tenho coragem pra sentar pra ler por conta do relacionamento abusivo ser muito mais pesado, que é After. Mas enfim. Há diversas histórias que transformam um livro em relacionamentos assim e temos que ficar de olho e não nos influenciar.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lari!
    Desde que eu lia e curtia Crepúsculo, sempre achei um pouco creppy esse relacionamento da Bella com Edward.
    Um outro que acho bastante abusivo e tóxico de ambas as partes são Abby e Travis, de Belo Desastre
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  7. Às vezes somos condicionados a problematizar tudo e isso, sim, pode acabar sendo tóxico. Na faculdade, fui um grande "problematizador", leitor que era de Durkheim, Foucault dentre outros.
    Mas... não estou criticando seu ponto de vista, embora criticar seja positivo. Não critico, no caso, porque não li nenhum dos livros e vi apenas o primeiro filme da Saga, o qual não gostei. E confesso que só vi o filme porque sou atraído pela beleza de Kristen Stewart desde antes de seu estrelato, o que só veio mesmo com essas produções.
    Abraços, Larissa.

    ResponderExcluir
  8. Oi Larissa!

    Têm muitos livros que quando lemos em determinados momentos em nossas vidas que ganham um novo significado conforme amadurecemos. Isso acontece com músicas e filmes também. Li Crepúsculo com meus vinte e poucos anos e naquela época já achei que a relação da Bella com o Edward não era saudável, devido a codependência que ela tinha dele.

    No mais acho uma história boa para passar o tempo.

    Parabéns pelo post! Bastante reflexivo.

    Beijos;***
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  9. Lembro de, na época de Crepúsculo, assistir a um debate sobre a toxicidade dessa relação na MTV. Naquela época eu não tinha maturidade para entender a importância dessa discussão, mas fico feliz de a terem levantado - e o seu post resumo tudo o que penso sobre o assunto.

    Sabrina Santiago | www.mocadecasa.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, Larissa.
    É tão bom chegar em um blog e ver uma postagem desse tipo. Porque o que acontece infelizmente é as pessoas não enxergarem os relacionamentos abusivos romantizados que existem aos montes em livros famosos. E não adianta você mostrar as pessoas simplesmente decidem ignorar o que está na cara. Espero que muita gente leia sua postagem e consiga ver o que sempre esteve na nossa frente e fechamos os olhos.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Olá, Larissa!
    Concordo consigo!
    Na altura em que saíram os filmes, vibrei com aquilo e, tenho a certeza que, se na época tivesse lido os livros tinha adorado. Uns anos depois comprei um volume da edição especial da saga para conhecer o trabalho da Stephanie Mayer… O que acontece? Odiei toda a fantasia envolvente!
    Por isso… "Não cuspiu um dia no prato onde já comeu". Concordo consigo!
    Beijinhos



    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Larissa, tudo bem?
    Gostei muito do post e de conhecer a sua visão sobre o assunto. Eu li a Saga Crepúsculo na fase madura e mesmo achando o relacionamento deles intenso e muio perturbador às vezes, continuo completamente apaixonada pela saga. Mas é claro que ao ler já como uma mulher madura, eu pude separar a fantasia da realidade e com certeza jamais aceitaria um relacionamento assim, mas sei que os autores em geral devem ter cuidado com os tipos de relacionamentos que escrevem, pois muitos jovens podem interpretar de maneira equivocada e até mesmo se deixar influenciar por isso. Também já mudei minha opinião sobre várias histórias que li há alguns anos atrás e até mesmo na adolescência. Outros livros que poderia citar aqui: Belo Desastre, After, Cinquenta Tons, a série Crossfire, entre outros.

    ResponderExcluir
  13. Também adorei ler esses livros, mas agora lendo a tua reflexão também percebo que havia ali muitos problemas naquela relação que nós na altura ao ler nem nos apercebia-mos! Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  14. Como meu foco é o cinema, vou fazer uma comparação diferente. Muitos filmes vistos na adolescência marcam muito em nossa memória afetiva, isso com certeza acontece com livros também. As rever alguns destes filmes muitos anos depois teremos uma sensação diferente, podendo até perder o encanto pela obra em alguns casos.

    Tanto com livros ou filmes, o ideal é ser o mais eclético possível.

    Abraço e uma ótima semana pra vc.

    ResponderExcluir
  15. Amei esse texto, estava esses dias pensando sobre isso.
    Gente, como alguém acha normal um cara entrar no seu quarto de madrugada pra te ver dormindo? É tão estranho como romantizamos algumas coisas.
    Eu achava todo o triângulo problemático que parei de ler no terceiro livro
    Beijos
    http://www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Lari!
    Eu nunca duvidei que o relacionamento da Bella e do Edward fosse pra la de esquisito. Embora tenha curtido a saga eu sempre shippei ela e o Jacob KKKK. Nunca com o Edward. O cara era bizarro.
    Na minha listinha eu colocaria Feyre e Rhysand de Corte de Espinhos e Rosas. Pelo amor de Deus. Pense num casal que a autora estragou.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Larissa!
    Nunca li os livros da série Crespúsculo, mas já assisti os filmes.
    É impressionante como nossa opinião muda com o nosso amadurecimento e o passar do tempo, né?
    Naquela época não tínhamos a mesma visão que temos hoje e não víamos todos os defeitos desse relacionamento tão dependente.

    Beijos
    Construindo Estante || Promoção no Instagram

    ResponderExcluir
  18. É bacana ter essa visão sobre os filmes e como são relacionamentos, mas também não dá pra levar tudo tão a sério.
    É só um filme, sei lá haha

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Ah, então eu tiro minhas fotos tanto pelo celular quanto pela câmera.
    Aquelas fotos do último post são fotos tiradas com a câmera :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Larissa.
    Quando era mais nova tentei ler a série, mas todos que comecei abandonei. Um dos motivos é justamente isso. Não o abusivo, mas o fato que tudo gira em torno do casal inclusive a vida da menina. Acredito que passamos dessa era apesar dos sobressalentes (concordo com o Emerson acima sobre Feysand) e sinceramente espero não ver mais nada do tipo. Temos que ensinar nossas mulheres a se amar e não depender de ninguém.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  21. Amei sua reflexão, principalmente porque ela foi feita baseada em uma história que gosto muito. É muito comum ver histórias de romance com um toque abusivo, principalmente, porque há pouco tempo atrás nós nem sabíamos perceber quando um abuso acontecia. Casos como esses foram usados tantas vezes, colocado como um conto de fadas tantas vezes, que acaba se tornando algo ''normal''. Uma pena que isso ainda aconteça, porque é ainda mais difícil identificarmos um relacionamento abusivo quando nos inspiramos em histórias como essa.

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  22. Acredita que eu nunca li os livros e nem vi os filmes? Nunca me chamou muito a atenção. Gostei dos seus apontamentos.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  23. Nunca tinha olhado por esse lado na história! Super interessante sua visão Lari.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  24. Oi, Larissa!
    Gostei bastante desse tema de postagem, pois é um assunto que precisamos sempre falar sobre.
    O meu eu adolescente se apaixonou pelos livros de Crepúsculo, mas odiou os filmes. Acho que ele foi importante para abrir uma nova geração de leitoras e para firmar mais o mundo da fantasia na literatura. Apesar de ser um relacionamento bem estranho, ele teve seu papel relativamente positivo também.
    Acho que quando somos mais jovens, temos não somos tão críticos ou não conhecemos o suficiente do assunto para identificar nas leituras ou somos mais levados pelo embalo, sabe? Eu mesma já gostei muito de alguns livros que olho hoje e penso "pai amado, por que?" hahaha Precisamos ter essas conversas, mas acho que é muito amadurecimento de cada um também. Quer uma trama mais abusiva do que After? Duvido você encontrar hahahahaa E o povo está aí, amando os personagens e lotando salas de cinema, tentando justificar cada ato louco do Hardin.
    Mas não sei, eu ainda me vejo aproveitando livros que trazem esse tipo de relacionamento, mas não romantizo e sempre faço críticas ao relacionamento quando vou resenhar.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  25. Larissa, ler suas postagens é sempre muito, muito interessante.
    Aprendo com vc.
    Não tenho atração por esse tipo de literatura.
    Crepúsculo, muito falado na época nunca me fez ter vontade de assistir.
    O que eu gostava era de saber que Bella, na vida real estava namorando o personagem do vampiro. Torcia pelo relacionamento deles.

    "50 Tons de cinza" vi o filme e ameiiiiiii.
    Achava aquela loucura dele, maravilhosa, diferente.
    Não sei se na vida real, aceitaria aquilo.
    Mas no filme era lindo demais.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  26. Também li os livros quando era adolescente e achava um máximo. Acho que vários livros que eu já li tem essa coisa de relacionamentos abusivos, quando a gente fala de romance. Raramente tem um que não tem: alguns mais e alguns menos. Acho que só não acontece quando a personagem feminina tem atitude para peitar o cara, se não a história segue esse caminho. Acho que até por nossa sociedade ser bastante machista é que os livros reproduzem isso de modo comum e o tempo inteiro.

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  27. Nunca li os livros nem vi os filmes, então não tenho como opinar, mas de ler o que escreveu já percebi que o relacionamento era abusivo mesmo, o que acaba sendo prejudicial a leitoras, que na sua maioria são jovens, e podem levar aquilo como o certo e não perceber quando estiverem num relacionamento abusivo.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  28. Oi Lari,
    Eu adorei a ideia da coluna. Acho muito válida essa discussão, pois se a gente não falar, como as pessoas não notar? Não só para os livros, mas pra vida real. Foi assim que comecei a notar, e lembrando tb de coisas da minha vida. A conversa.
    Conheci Crepúsculo quando eu tava entrando na faculdade - timing perfeito. Foi muito importante, pois eu não fui criada com hábito de leitura, meus pais compravam livros por obrigação da escola. Foi o primeiro livro que investi tudo e me abriu portas para todos os estilo da literatura.
    Mas, como a gente, nossa estante também cresce e amadurece né? Eu quero muito reler pra doar tb. Pois só de lembrar problematizo, com minhas opiniões atuais. Na época mesmo, eu tive vários problemas lendo Lua Nova.

    Cinquenta Tons de Cinza foi o último assim que li, belo desserviço aliás.
    E tem Em Pedaços da Lauren Layne tb.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  29. Eu adorava a saga crepúsculo, li todos os livros e fui ver todos os filmes ao cinema, era a minha loucura ahaha <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderExcluir