Livros para serem eternizados

Foto: Parágrafo Cult - Acervo Pessoal
Percebi tristemente que sou uma péssima pessoa para responder a tags. Por mais que a minha lista de leituras seja enorme, a minha memória é terrível e por isso acabo não me lembrando de muita coisa na hora de responder as perguntas, o que é decepcionante. Onde já se viu, uma garota de vinte e quatro anos com a memória tão ruim? 
Adoro ler tags pelos blogs literários da vida, as que mais gosto eu sempre vou salvando para trazer aqui para vocês. Essa de hoje foi uma das que mais gostei de responder. O desafio de hoje eu vi no blog Literamente que pelo que vi, não tem postado nada desde dezembro do ano passado. 

Um livro ganhador do prêmio Pulitzer:
Esse livro eu ganhei de presente de um grande amigo que possui um sebo aqui perto da minha casa. Fiquei mega empolgada porque dias antes havia visto o trailer da adaptação que vai estrear em Outubro e por isso gostei tanto do presente. O livro se chama O Pintassilgo e é da autora Donna Tart. É uma história bem sensível sobre um garoto que perde a mãe durante um atentado a um museu enquanto visitavam o local. Theo tinha treze anos quando o atentado ocorreu e o livro fala sobre seu processo de luto, a culpa e raiva que carregava em si mesmo pelo ocorrido. Toda a narrativa é bem sensível e até meio parada mas a história é bem tocante. Tenho que admitir que a empolgação pelo filme se anuviou um pouco ao ler as críticas, já que o mesmo ficou bem mal avaliado. O elenco é maravilhoso e apesar de ter ido mal nos cinemas, eu vou assistir para tirar minhas próprias opiniões. Em breve eu trago a resenha dele para vocês. 


Um livro com mais de 500 páginas:
Não seria uma tag feita por mim se não tivesse nada do Stephen King por aqui né? hahah Então não trouxe um mas DOIS livros dele que amei com mais de 500 páginas: O Apanhador de Sonhos (resenha aqui) e It- A Coisa, que em breve terá resenha por aqui também. Se dependesse de mim, teriam outros livros aqui, como A Zona Morta do autor também porém minha edição é de bolso, em tamanho convencional tem mais ou menos umas 450 então não conta, mas vale como menção honrosa, tanto o livro quanto a sua adaptação de 1983 (não a série, gente. Deletem que tem uma série das suas mentes porque é terrível). Esse fala sobre um homem que acorda depois de um coma de quatro anos com poderes psíquicos, podendo prever o futuro. Então, ao tocar um candidato político, ele vê uma guerra nuclear e começa a se questionar sobre até quando saber de algo é bom e se vale a pena se arriscar e matar uma pessoa para salvar várias outras. Trago resenha em breve, to tentando não postar muitas resenhas seguidas do King mas admito que é difícil. hahah


Um livro de um escritor latino-americano:
Adoro Paulo Coelho então não poderia deixar de falar dele aqui. Foi um dos primeiros (se não o primeiro) autor brasileiro que realmente gostei e por isso esse lugar é dele. Como adoro livros com uma temática mais mística, me lembro de morrer de amores quando adolescente ao ler Brida. Agora que falei dele, me deu uma vontadezinha de ler outras obras do autor.

Um livro que foi proibido ao ser lançado:
Ah, muitos livros até famosos para nós já foram censurados mas acho que o que li que mais me marcou foi o Lolita, do autor Vladmir Nabokov. O livro é narrado por Humbert Humbert, um cara zero confiável que fica obcecado por Lolita, uma jovem de doze anos. A narrativa do livro incomoda bastante pelo fato de ser um homem (e pedófilo) com desejos sexuais por uma garota tão nova, além de claro, falar de seus abusos de forma completamente fantasiosa já que o mesmo é quem narra a história. 
Menção honrosa para: Harry Potter, Alice no País das Maravilhas e As Vantagens de ser Invisível.

Um livro escrito antes de 1900:
Esse lugar é todo dele, um dos meus livros preferidos da vida e que tem resenha no blog bem aqui. Frankenstein da autora Mary Shelley é um livro maravilhoso, tocante, assustador e cheio de críticas. Uma leitura obrigatória para todos os fãs de livros com uma temática cheia de mensagens contemporâneas. 

Um livro que virou musical:
Esse eu tive que pesquisar para ver se já tinha lido algum livro que virara musical e descobri que Romeu e Julieta virou. Vivo em uma bolha, só pode, porque não sabia disso. Esse não é o meu livro preferido de Shakespeare mas não posso negar que marcou a minha vida. 

Um livro lançado no ano em que você nasceu:
O primeiro e único livro de Jô Soares que li até hoje foi O Xangô de Baker Street. Lembro dele com carinho porque na sétima série uma amiga chegou já colocando ele em cima da minha mesa e dizendo "leia, você vai amar". Não vou dizer que amei mas me arrancou boas risadas. Jô Soares tem um tom cômico bem cativante no livro e os personagens são ridiculamente caricatos. É uma boa leitura, apesar de esquecível. Porém já vou avisando, tem diálogos bem escrachados sobre assassinato, sexo e um Sherlock Holmes bem pateta.

Um livro em que o título contém o nome do protagonista:
Mais uma vez vou citar Paulo Coelho com o livro Veronika Decide Morrer. Li aos quinze anos e foi uma leitura que devorei. Veronika, uma jovem de vinte e quatro anos decide acabar com a sua vida. O que dá completamente errado e ao acordar, a mesma é informada de que tem apenas alguns dias de vida. A partir daí, o livro é cheio de questionamentos da mesma sobre sua vida. É maravilhoso. Acho até mesmo que gostaria ainda mais dele se o lesse nos dias de hoje. É o meu livro preferido do autor e também tem uma adaptação para o cinema (que não assisti) estrelado pela Sarah Michelle Gellar, a eterna Buffy. 
Outro livro que li na mesma época e que me lembro de ter gostado foi O Diário de Bridget Jones de Helen Fielding. Foi a primeira protagonista que realmente me identifiquei. Então ri e chorei com Bridget, compartilhei de seus dilemas e inseguranças sobre o próprio corpo e sobre escrever seus sentimentos em um diário. E olha que eu tinha quinze na época e a Bridget tinha o dobro da minha idade no livro. Imagino como seria se o lesse novamente, se continuaria amando a obra.



Ah, estou pensando em fazer um canal. O que acham? Tenho um pouco de vergonha mas tenho assistido a muitos booktubers e adorado esse formato de resenhas. Vocês gostariam?

Postar um comentário

25 Comentários

  1. Oi, Larissa como vai? Adorei a suas escolhas com essa tag. Lembraste de Pintassilgo que é um clássico maravilhoso de ser lido. Se você fazer um canal será interessante, apesar da sua vergonha como você mesma diz. De qualquer modo se você estiver com vontade de fazê-lo então faça. Nessa vida temos de fazer o que queremos, senão ela passa e aí já era. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. bom dia Gostei da tag
    supercriativa
    acho a ideia do video muito boa

    ResponderExcluir
  3. Olá...
    Já eu sou a louca das tags... Amo responder essas perguntinhas!
    Adorei as suas respostas e já li vários dos mencionados. Quero muito ler O Pitassilgo.
    Faça sim o canal, com certeza assistiria seus vídeos <3
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Moça!
    Eu nao sei se conseguiria ler esse Lolita. Parece doentia essa leitura. Deus me defenda desse cara, mas de fato que essas proibições sao sem nem pe nem cabeça. Que diabo o pobre do Harry Potter fez KKKK.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nenhum desses livros! Mas são ótimas dicas.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Lari, tudo bom?
    Achei a tag diferente e abordar de um jeito bacana, curti.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  7. Que tag maravilhosa!! Eu já amei e já vou guardar aqui pra responder depois hehe. Paulo Coelho também foi um dos primeiros autores nacionais que li e gostei com seu livro Veronika decide morrer. Estou cada vez mais curiosa para ler Lolita desde que vi sua resenha e você está cada vez mais me instigando com indicações ótimas!!

    Beijo
    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  8. Genteeee eu vi o trailer de O Pintassilgo e agora tô morrendo de vontade de assistir, a fotografia é maravilhosa ♥
    Eu adoroooo os filmes da Bridget Jones, são muuito engraçados e legais.
    Desculpa, é que eu prefiro os filmes a livros :/

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Já sou sua fã, Larissa e se fizer vídeos, vou gostar e acompanhar.
    Acompanho alguns vídeos literários. Gosto muito.

    Seu gosto literário parece ser diferente do meu mas isso não tem a menor importância porque o que importa é ler. E se faz comentários é melhor ainda. Aprendo com vc.
    Nunca li Paulo Coelho. Nunca tive vontade.
    Já li Lolita e quando li gostei.
    Achei que o velho era safado mas a menina também era(risos)
    De Vladimir Nabokov tenho outro livro "Gargalhadas no escuro" e que gostei.
    Tenho livros de Stephen King mas não lembro o que li.
    Os filmes baseados em livros deles e que foram muito assustadores vi: "Cujo, O iluminado, Carrie, a estranha" mas nem tenho coragem de rever. O

    Pintassilgo foi muito falado quando foi lançado (acho) pois vi Vídeos.

    Livros de 500 páginas? Acho que só li algumas biografias.

    Faça uma TAG com inicio de livros que achou interessante.
    "O apanhador do campo de centeio" tem inicio interessante.
    Vamos fazer?
    E pense mesmo em fazer vídeos.
    Bjs,


    ResponderExcluir
  10. Olá Lari
    Eu amoooo TAGs, sou péssima para responder rsrs, massssss gosto de ver as respostas!
    Essa é sensacional e amei suas respostas.
    Sou fã incondicional de SK, apaixonada pela sua escrita e obras do autor.
    Gosto muito de Frankenstein inclusive as adaptações cine.
    Já li muito Paulo Coelho e acredito que tb foi um dos meus autores iniciais, nacional com certeza, excetuando-se os de vestibular.
    Quero muito ler O Pintassilgo.
    Faça sim o canal Lari, tenho certeza que você vai arrasar guria 🤗🤗
    Ótima semana pra ti
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Larissa!
    Aaaaaa O Diário de Bridget Jones <3 Eu sou todinha a personagem e preciso muito ler o livro, pois até agora só vi o filme. Adorei a tag e suas respostas, mesmo não tendo lido nenhum deles hahaha
    Menina, não sabia que você tinha o branco no cabelo também <3 já amei!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente desses apenas li o Harry Potter, Veronika decide morrer e o diário de Bridget Jones. Quem sabe um dia leio os outros! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  13. Eu amei essa tag! Confesso que ainda não li nenhum desses livros que você citou, mas fiquei aqui quebrando a cabeça para saber o que responderia.

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  14. Amei a tag, mas confesso que não li nenhum desses inteiro, apenas Lolita e Romeu e Julieta que li trechos.

    Não sou de ver vídeos no Youtube, mas acho que deveria fazer o canal sim.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  15. Tb gosto de Paulo Coelho, mas não chego a adorar. Fiquei feliz com sua cadeira na Academia, ainda mais considerando que, ali, há todo o tipo de gente, mesmo com contribuição ínfima à ABL.

    Sobre seu destaque à pedofilia em Lolita, que bom ter feito isso. Em termos de quebra de tabus, querem ver um sujeito que transa com crianças como alguém plenamente normal.

    Sobre O Xangô de Baker Street, o li há anos... E gostei tanto do ritmo da prosa de Jô que leu todos os seus romances.

    Quanto ao O Pintassilgo, pretendo lê-lo um dia...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Oi
    confesso que não li nenhum desses, vergonha e o primeiro nem conhecia, mas achei bem legal a tag, eu mesma fazia tempo que não respondia uma tag, respondi uma semana passada depois de tanto tempo.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, Larissa!
    Dos títulos que apresentaste conheço o Lolita e o Pintassilgo, mas nunca os li :/
    (Estou envergonhada por não ter ainda lido grandes livros :( :( )
    Beijinhos



    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi, Larissa! Também sou péssima pra responder tags :P Meu problema não é nem a memória, mas é que apesar de ter lido quase 100 livros nesses 18 anos de vida, eu sempre ponho os mesmos nas respostas >.<
    Conheço alguns dos títulos citados, mas confesso que nunca li nenhum :P

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  19. Eita, Larissa. No lugar da tag você colocou minha curiosidade em xeque, realmente quero ler O Pintassilgo. Stephen King é culpado pelo meu medo de palhaços até hoje e Frankestein é uma obra realmente maravilhosa, junto com A Ilha do Dr. Moreau.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  20. Amei essa tag e já li alguns da lista. Quando eu tenho que responder essas tags semprr esqueço tudo que já li na vida
    Beijos
    www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá, Larissa.
    Eu também sou péssima para responder tags. Dá um branco na hora de responder hehe. Achei as perguntas dessa bem interessante e se der vou responder. Eu não tenho coragem de gravar vídeo mas se você consegue vai em frente hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  22. Gostei da tag Larissa. Já li O Pintassilgo, It A Coisa, Romeu e Julieta e O Diário de Bridget Jones e curti bastante. Li Brida também, mas não gostei nada do livro. Estou ansiosa para ler Lolita e Frankenstein e achei a ideia do canal bem interessante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  23. Oie, eu também adoro ver Tags nos blogs literários!!
    Adoro Paulo Coelho e meus livros preferidos são Brida e O Alquimista, tenho vontade de ler O Pintassilgo, justamente pela adaptação, porque desconhecia o livro antes disso. :(
    Adorei Veronika Decide Morrer, livro que me fez pensar muito.

    Quanto ao canal, faça se vc realmente quiser, vá em frente, mas eu não curto não, raramente vejo vídeos.. :(

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  24. amei a tag, eu também sou péssima de memória quando se trata de responder tags haha Lolita é um livro que quero muito ler, mas não sei se tenho estômago http://arwendaily.com

    ResponderExcluir