RESENHA | "FRANKENSTEIN" de Mary Shelley

Sinopse: Um cientista obcecado desafia as leis da natureza e põe em risco a vida daqueles que ama. Uma criatura quase humana que deseja ser um de nós mas só encontra medo, ódio e morte pelo caminho. A obra-prima de Mary Shelley que deu origem ao terror moderno está de volta, numa edição monstruosa como só a DarksideBooks poderia lançar: capa dura, tradução primorosa, ilustrações inéditas do artista brasileiro Pedro Franz, além de quatro contos extras que versam sobre o mesmo tema do romance. Impresso em duas cores: preto e sangue. Um livro que todos deveriam ler e reler ao longo da vida. A edição definitiva para guardar para sempre. 
De uns tempos para cá, ando relendo alguns clássicos que passaram pela minha vida e que me marcaram de alguma forma. Não só livros como filmes também e isso é maravilhoso. Frankenstein é de longe um dos meus livros preferidos da vida e antes de eu ler o livro, conhecia apenas o que as adaptações de filmes e séries haviam me mostrado. Ganhei o livro do meu namorado no começo do nosso namoro mas admito que demorei até finalmente embarcar na leitura por preguiça, porém quando finalmente o fiz, a obra conseguiu um lugar fixo e único no meu coração. 

Seria o homem, ao mesmo tempo, de fato tão poderoso, virtuoso e magnífico e, no entanto, tão desprezível?

Quando ouvimos o nome Frankenstein, a primeira coisa que nos vêm a mente é a face esverdeada e disforme, com parafusos, costurada eternizada pelo ator Bóris Karloff no filme de 1931, porém esse não é o nome da criatura e sim do seu criador, o dr. Victor Frankenstein. Por mais que essa seja uma obra antiga e com palavras rebuscadas, a leitura flui facilmente, sem causar problemas de entendimento. Logo no início do livro já é possível entender o que fez com que essa história se  tornasse um clássico: ela nos faz questionar sobre a forma de pensar do homem, sua ambição, sobre a necessidade de sempre ter mais e mais conhecimento sobre tudo. Sem contar o questionamento principal ali: quem é o verdadeiro monstro? A criatura ou o seu criador?

Se eu não posso provocar compaixão e amor, então, eu vou provocar o terror. 

Victor Frankenstein cresceu em uma família de classe social boa e que o amava. Sempre teve muito interesse pela área da ciência e ao viajar para estudar, torna-se obcecado pela ideia de criar vida. Essa obsessão vai o consumindo aos poucos e ele deixa de viver para poder alcançar seu objetivo. Ele obviamente consegue, claro ou não teríamos história, porém ao ver o que havia criado, tomado pelo medo, abandona a criatura e tenta a partir de então, viver como se nada tivesse acontecido, tentando apagar aquilo de sua mente. Seu arrependimento instantâneo mostra que apesar de todo o esforço que depositou no projeto, não imaginava que realmente conseguiria. Quando a Criatura finalmente o encontra, ela traz consigo muitas mágoas e perguntas. Por que todos o rejeitam?

Trabalhei com afinco por quase dois anos com o único propósito de infundir a vida a um corpo inanimado. Para isso, privei-me do descanso e da saúde. Desejara esse projeto com um ardor que em muito excedia a minha moderação; mas agora que terminara, a beleza do sonho se desvaneceu, e meu coração estava repleto de desgosto e horror. 

Ao ler o livro, criei uma afeição enorme pela Criatura. Ela só queria ser amada e entender o motivo de todos a rejeitarem, de terem tanto asco dela. Ela transbordava sentimentos e em muitos momentos eu quis entrar na história e abraçá-la. Enquanto por Victor, senti zero empatia. Ele referia-se a Criatura sempre com nomes pejorativos, deixando sempre o arrependimento de tê-la criado bem aparentes em suas palavras e atos. 

Mas é justamente assim, o anjo caído torna-se demônio.

Com o passar do tempo e com o coração já cansado de tanta dor e rejeição, a Criatura vira um verdadeiro monstro. Ela deseja vingança por conta de toda a dor e rejeição que passou. Já Victor, nada mais é do que arrependimento. É como se os papéis houvessem se invertido. A Criatura que antes transbordava amor e incompreensão, tornara-se fria. 

Os acontecimentos do livro são narrados de forma leve através de cartas e diários. A editora teve todo o cuidado na diagramação do livro que veio com uma linda capa dura, fita de cetim para marcar as páginas e muitas ilustrações lindas em seu interior. As páginas são amareladas, o que eu adoro pois não cansa meus olhos durante a leitura. 

Trazia amor e humanidade dentro da alma, antes que viesse a ficar só, miseravelmente, como agora.

Esse maravilhoso clássico, mesmo tendo sido lançado originalmente em 1818, continua sendo mais atual do que nunca. Não apenas pela temática, como também pelas mensagens e questionamentos que traz. É um livro que todo mundo deveria ler ao menos uma vez. É uma obra que vai te fazer pensar e não tremer de medo como muitos pensam. O livro é uma mistura de sci-fi, com um toque de horror, drama e suspense. Falando muito sobre a época em que foi lançado, quando a ciência passava por um grande avanço. 

Indico mais do que mil vezes a leitura. O que acharam? Já leram esse ou algum outro clássico?

Postar um comentário

33 Comentários

  1. Oiiii Larissa

    Eu tenho muita vontade ler esse clássico, todo mundo diz que apesar de ser antigo tem essa narrativa e mensagens atuais, que encaixam até hoje. Legal saber que a Criatura desperta no leitor tanto afeto, é sempre bom conectar assim, faz a gente sentir a história. Ótima dica.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida!
    Estou numa de terminar o Verão e virar-me a alguns clássicos que tenho na estante também, como: O retrato de Dorian Gray e Orgulho e Preconceito de Jane Austen.
    Vamos a ver se os consigo ler tipo para outubro, novembro para aprender algo com os livros, assim como certamente você aprendeu hehehe
    Beijinhos



    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Larissa como vai? Que resenha maravilhosa. Eu já li esse clássico e posso dizer que pra mim é um dos melhores livros que eu até o presente momento em minha existência. Amei sua resenha, abraços!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Lari, tudo bem?
    Não fazia ideia que o livro também trabalhava essa tristeza e melancolia da Criatura. Fiquei triste por ela, na verdade. Achei a proposta da obra super interessante e com certeza leria!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  5. Oi, Larissa!
    Não li o livro e cada vez que eu vejo um clássico aqui no seu blog, percebo que preciso acrescentar mais deles nas minhas listas de leitura hahaha
    Quando descobri que o Frankenstein é o nome do criador e não do monstro, eu fiquei indignada que fui enganada por tanto tempo! Fiquei morrendo de dó da criatura com toda essa melancolia que o acompanha.
    Ótima resenha!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  6. Essa é aquela resenha que te faz querer ler um livro de qualquer jeito, impossível não querer se aprofundar nessa leitura depois de tantos elogios sobre ela. Fiquei com vontade de conhecer!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. Não sabia que o livro tinha essa temática, eu já tinha ouvido falar.
    Achei interessante, e leria.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  8. AAAA estou tão ansiosa para ler esse livro! Ele parece ser sensacional e adoro essa mistura de gêneros que mencionou e os sentimentos retratados na época, é como se viajássemos para dentro do livro.

    bjo
    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  9. Esse livro parece ser muito bom
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  10. That book is so amazing. I read it when I was teeneger and really enjoy in it.

    New Post - http://www.exclusivebeautydiary.com/2019/08/mugler-aura-eau-de-parfum_24.html

    ResponderExcluir
  11. Oi, Larissa!

    Confesso que nunca li a obra, mas tenho muita curiosidade. Adoro os filmes e a história num geral, então gostei de ver na sua resenha como a leitura também é ótima!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá, Larissa.
    Essa história não é uma das minhas favoritas. Eu lie ela quando era adolescente talvez por isso ão apreciei tanto. Mas queria a edição da DarkSide que está muito linda.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Oi Larissa, tudo bem?
    Livro clássico, todo mundo deveria ler!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  14. Larissa, nunca tinha me imaginado lendo esse livro.
    Mas suas anotações de frases em negrito são muito interessante e deu vontade de ler.
    Só vi o filme e lembro pouco, muito pouco.
    Parabéns, Parabéns.

    Estou lendo 2 livros. Um livro físico e outro ebook.
    Mas, ainda me enrolando.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. que edição mais linda! esse livro tá na minha TBR da vida, deve ser uma história de abandono super tocante, quero ler ainda esse ano!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  16. Oi, Larissa

    Eu nunca tive curiosidade para ler o livro, confesso. Tenho mais curiosidade sobre a autora do que sobre o livro em si, já que imagino que tenha sido complicado para uma mulher escrever um livro deste tipo naquela época. Tô enrolando para assistir ao filme dela, quem sabe depois não pinte a vontade de ler o livro, né?

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, Larissa!

    Conheço um pouco da história, mas nunca li esse clássico. Confesso que bateu curiosidade ao ler a sua resenha.
    Achei interessante a forma como a obra é desenvolvida.

    Beijos
    Construindo Estante || Promoção de aniversário do blog

    ResponderExcluir
  18. Oi ! Que livro mega interessante. Eu nunca assisti o filme mas eu entendo bem a história, só que nem sabia que tinha livro. Fico com medo de clássicos assim porque não gosto muito e acabo empacando na leitura, mas acho que seria uma boa leitura para entender melhor a mente humana, já que ligamos tanto para aparência e beleza, rejeitando tudo o que não se encaixa nisso, que seria muito interessante ver a história da Criatura.
    Beijo
    Capítulo Treze
    INSCREVA-SE NO CANAL

    ResponderExcluir
  19. Oi, Larissa! Tudo bom?
    Menina eu ia fazer meu TCC sobre Frankenstein, pena que tive que mudar a temática pra encaixar com a produção de uma aula. Mas ainda quero fazer uns estudos mais profundos sobre a obra porque o que a Mary criou é absurdo de genial; tem tantas alegorias e tanta coisa fodástica por trás dessa história. Deusa abençoe essa mulher!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  20. Depois que meu bebe nasceu tem tanto tempo que não consigo ler um livro rápido ... tó lendo atualmente um do Cortella e tem tempos hahahhaha ... não conhecia o livro que resenhou, gostei de ler. Beijão!

    ResponderExcluir
  21. Acho que boa parte dos livros clássicos de terror abrangem essa reflexão sobre as atitudes humanas, e isso é bem legal. Não se espera encontrar apenas sangue e mortes violentas como muitos contos de terror são atualmente.
    Amei a sua resenha, essa edição da DarkSide parece estar mesmo linda e bem completinha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  22. Confesso que ainda não li esse livro, mas pretendo ler. É um livro que sempre é citado em muitos outros que já li e tenho muita curiosidade. Adorei a resenha e a postagem!

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  23. Esse nunca li, Larissa, mas recentemente peguei ele grátis no app do Kindle/Amazon [vira e mexe olho o que está de graça por lá, rs]. Dps que passei a ver séries fiquei mt devagar com os livros, mas vou priorizar esse pq pela sua resenha vale muito a pena ser lido. Um clássico que li acho que no ano passado foi O Médico e o Monstro, pelo app do Kindle tbm. super recomendo, já leu?

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  24. Eu estou louca para ler esse. Amo livros assim.
    Beijos,
    www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir
  25. Os clássicos são muito legais, e nossa Frankenstein que demais!!!
    Menina, você é de Vitória?? Eu amooo sua terrinha ♥ estive aí em abril.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oie.
    Espero mesmo ter a oportunidade de ler Frankenstein qualquer dia desses. Parece ser bem legal, espero gostar. Ainda mais pelas diversas temáticas.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  27. Oi Lari, tudo bem?
    Passando aqui de novo pra agradecer a visita e desejar boa semana. ♥
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  28. Tenho muita curiosidade de ler essa narrativa na edição da darkside. Parece ser muito interessante.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oi, flor!
    Eu gosto do gênero, mas esse livro nunca me despertou vontade de ler!
    Que bacana que foi uma leitura proveitosa pra você!

    Beijinhos ;*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  30. Tenho curiosidade de ler o livro, apesar de não ter lido nada sobre essa história ainda. A edição desse livro está linda e em breve esse livro entrará nas minhas leituras, estou voltando a ler clássicos.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Nunca li este romance mas pretendo fazê-lo. Esses grandes clássicos do terror precisam encontrar espaço em nossas estantes e nossos corações.
    Sobre: "Ao ler o livro, criei uma afeição enorme pela Criatura", foi o mesmo sentimento que tive ao ver a adaptação da obra no filme de 1994, o qual me marcou bastante na adolescência, conquanto seja uma produção mediana.
    E, no humor, não há como não recordar, sempre, de O Jovem Frankenstein de Mel Brooks, uma obra prima do gênero!
    Abraços e parabéns pela ótima resenha.

    ResponderExcluir
  32. Olá
    Eis um clássico que nunca li e nem me atraí tanto assim. Conheço a história de Frankenstein por filmes, mas o livro nunca nem vi. Já viu o filme que conta a história da escritora dele? O máximo.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir