RESENHA | "PETER PAN" de J.M. Barrie


Sinopse: Certa noite, um menino um tanto quanto diferente e especial chamado Peter Pan, convida Wendy Darling e seus irmãos para voar, com a ajuda da ciumenta fada Sininho, em direção à Terra do Nunca, uma ilha mágica habitada pelos Meninos Perdidos que não querem crescer. Wendy e os irmãos chegam aquele local distante e descobrem um universo de seres maravilhosos. Porém, Peter Pan tem um inimigo - o terrível Capitão Gancho, comandante de um grupo de piratas em seu temido e sombrio navio, que tentará acabar com a felicidade de Peter e seus amigos.

Resolvi trazer a resenha desse livro que li pela primeira vez há muitos anos mas que marcou a minha memória de tal forma como se fosse ontem. Sempre tive uma paixão pela leitura. Ela conseguia me transportar para diversos mundos e isso me fascinava, mas foi com Peter Pan que essa paixão realmente criou raízes. 
Tenho a minha edição até hoje, com as bordas gastas de tanto ler e carregar comigo. A memória ainda viva das várias aventuras lidas sobre a Terra do Nunca. 

"Pensamentos felizes fazem a gente voar."

Vou ser sincera de que apesar do amor pela obra, nunca assisti ao desenho famoso da Disney, apenas a adaptação de 2003 em live-action e essa consegue ser bem fiel ao livro, apesar de não totalmente. 
A narrativa do livro é bem diferente de tudo que já li. Antes me causava um estranhamento maior já que o li bem nova porém hoje consigo enxergar esse estilo como algo a mais. O autor narra de uma forma lúdica e bonita, fantasiosa. 

"Wendy, qualquer menina vale mais do que dez meninos."

Um exemplo disso são as cenas onde a Senhora Darling que durante as noites vasculha a mente dos filhos para retirar os pensamentos ruins que podem ter aparecido por ali durante os dias, ou o beijo escondido de Wendy, ali, escondido no canto direito de seus lábios. Minha parte preferida é sobre o nascimento das fadas, já que elas nascem do primeiro riso de um bebê. 

"Sabe, Wendy, quando o primeiro bebê riu pela primeira vez, o riso dele quebrou em milhares de pedaços e todos eles saíram pulando, e esse foi o começo das fadas."

J.M. Barrie conseguiu depositar muita doçura em sua narrativa, criando na história uma aura mágica. 
Peter Pan não é uma criança boazinha. Ele é travesso, mimado e egoísta. Sendo o líder dos meninos perdidos, tudo deve ser feito da forma que ele quer. Assim como o próprio Capitão Gancho, que traz questionamentos ao falar sobre si. Os dois personagens são bem ambíguos, não sendo exatamente 'bom e mau'. Afinal, Peter é um líder duro e instável. Chegando ao ponto de "se livrar" dos meninos perdidos que acabam crescendo ou o contradizendo. Entre muitas outras coisas. 

Você conhece aquele lugar entre o dormir e o acordar, o lugar onde você ainda pode lembrar de sonhar? É onde eu sempre te amarei. É onde eu estarei esperando.

Uma das diferenças que notei ao ler esse livro depois de adulta é como a história muda. Há muitas metáforas que antes passavam despercebidas e que hoje só abrilhantam ainda mais a história. Uma mensagem para adultos escondido ali, no que deveria ser uma história doce e infantil.
Já com relação aos pequenos Darling, Wendy vira a "mãe" dos meninos perdidos por ser a única menina ali, que não parece se importar em carregar tal título, contando histórias e ajudando no esconderijo. Ao menos até ela perceber que está se esquecendo dos seus pais, desejando voltar para sua casa. Ela muitas vezes é uma voz da razão no meio de tantos meninos.

Na segunda estrela a direita. Depois em frente até o amanhecer.

Por muito tempo eu criei uma certa obsessão pelo personagem e me lembro de ler muito sobre o autor, que se inspirou não apenas em seu pequeno irmão que morrera quando criança, como em um pequeno garotinho chamado Peter, filho de uma mãe solteira que conhecera e o inspirou profundamente. Um pouco dessa história é contada no filme Em Busca da Terra do Nunca. Fica a indicação aí. 
Mas não pense mal de Peter Pan. Ele é uma criança em muitos sentidos. Dotado de muita inteligência e inocência, sem nenhuma preocupação, ele só quer se divertir, não importa o que custe. O que é basicamente o que uma criança faz.

"As estrelas são bonitas mas não podem tomar parte ativa seja no que for, devem limitar-se apenas a olhar. É um castigo por qualquer coisa que fizeram a muito tempo, e de que nenhuma delas se lembra."

Essa é uma leitura que levo para a vida. Não importa a idade que você tenha, a mensagem que se quis passar no livro vai ser bem recebida. Talvez algumas pessoas não gostem da narrativa por ser mais lenta que a do filme que o tornou mais popular mas é super válido dar uma chance para a leitura. Você termina o livro com uma visão diferente até mesmo do Gancho.
É o meu livro de cabeceira da vida. Minha primeira indicação para todos. Não tem idade mínima para se aventurar pelas páginas da Terra do Nunca.

Nota: ★

Postar um comentário

35 Comentários

  1. Oi, tudo bem? Adorei sua resenha e eu ja li esse livro há um tempão atrás e lembro que eu gostei muito de o ler. Abraços!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Lari,
    Peter Pan é uma história fascinante e além de ter adorado sua resenha, amei muito os quotes que separou.

    bjo
    https://www.imersaoliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei! Parece ser bem bacana!
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  4. Oiii Lari

    Esse livro é uma maravilha, carregado de doçura e de muita magia, eu adoro os personagens. Assisti o famoso desenho da Disney e também me apaixonei e embora Alice no país das maravilhas ainda seja meu clássico favorito, Peter Pan entra logo na sequência com certeza.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito da história do Peter Pan, mas acho que nunca cheguei a ler o livro. Gostava muito de assistir aos filmes.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  6. Olá, Larissa!
    Este e outros livros da Disney foi livros que nunca li, acredita?
    Apesar disso, tenho muita curiosidade nem que seja para ler um livro bonito e/ou inocente que, por vezes, com as fases da vida colocamos uma "pedra" nos nossos sonhos/objetivos e não conseguimos ver algo colorido nisso. E, obviamente que pensar assim, não dá-nos a oportunidade de dar "asas" aos sonhos :)
    Beijinhos



    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Lari tudo bem? Adorei a resenha e já quero lê adoro filmes com o Peter pan eu entro no mundo dele e me divirto bastante !

    ResponderExcluir
  8. Oi Lari!
    Eu so vi o filme e amo. Peyer Pan e um dos classicos infantis q eu me apaixonei pela mitologia. Todas as metaforas com a terra do nunca. Amo demais.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá, Larissa.
    Eu já li várias versões dessa história e já assisti várias também. Eu gostava bastante porque acho que todo mundo tem esse certo receio do Peter de crescer e perder o que ser criança nos traz. Queria que a DarkSide lançasse ele naquele capricho deles para eu comprar hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem?
    Gostei muito da sua resenha, mesmo não gostando de Peter Pan.
    Acho o personagem em si difícil de gostar, justamente por ser mimado e egoísta. Mas só conheço a versão da Disney e a de Once Upon a Time.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  11. Oi Larissa.
    Eu li este livro em minha adolescência e lembro que fiquei maravilhada com a narrativa. Nunca reli apesar de ter gostado muito e ter me encantado na época. Já assisti a todas as adaptações que fiquei sabendo existir e sempre tenho algo novo a absorver. Linda resenha.
    Bjus

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?

    Ao ler sua resenha fui transportada para minha infância. Já assisti bastante o filme tbm.

    Beijos
    Construindo Estante || Promoção de aniversário do blog

    ResponderExcluir
  13. Que resenha mais linda! Amei a sua percepção nova sobre as metáforas e fiquei morrendo de vontade de pegar também um livro que lia muito na infância pra rever as lições de uma nova forma.

    semquases.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Larissa,
    Aiiii, que resenha amor! Eu ainda não li a história original, mas tenho vontade.
    Já levo para a vida, porque o filme da Disney fez total parte da minha infância, a leitura só agregaria mais.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Lari!
    Não sou muito fã de Peter Pan; por isso não tenho muita vontade de ler
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  16. Oi, Lari

    O que sempre chama minha atenção na história é a famosa "síndrome de Peter Pan". O fato dele não querer crescer, de querer ser criança para sempre. Sempre enxerguei o Gancho como o estereótipo da frustração, da obsessão pelo alcance de um objetivo (no caso o de capturar Peter), coisa que a vida adulta traz à tona.
    Nunca fui muito fã da história, mas sempre há metáforas interessantes que enxergamos melhor quando amadurecemos.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Lari
    Td bem? Espero que sim.
    Menina, sabia que eu nunca vi Peter Pan, ao menos não inteiro? Tipo, eu sei a base da história, mas não sei nada concreto. Eu amo os filmes da Tinker Bell, então pra mim o Peter é o amigo da Tinker, não o contrário hehe. Vou procurar o livro quando tiver oportunidade pra conhecer essa história que parece incrível.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  18. Oi, Larissa!

    Eu conheço um pouco da história, mas nunca li este livro. Gostei tanto da sua resenha! Fiquei com vontade de ler! Vou colocar na minha lista de próximas leituras...

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bem?
    Meu deus que coincidência! Sabe que a primeira unidade do livro que estou trabalhando com meus alunos, cita diversas vezes o Peter Pan? É uma história que amo, mas também precisava reler! Adorei a resenha <3
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi
    acredita que ainda não li esse livro, assisti os filmes e a animação, mas não li o livro, realmente preciso, sempre é bom reler um livro que tanto amamos.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Lari,


    Eu simplesmente amo essa história! Foi um livro que me encantou quando eu era criança e o filme na época também!
    Bateu até uma saudade!

    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  22. Não é lindo como uma leitura infantil depois que a gente cresce muda a gente e pode até mesmo arrancar lágrimas e boas lições pro nosso coração ,né?

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  23. LARI, AGORA QUE VI QUE ERA VOCE, LINDONA, QUANTO TEMPO!
    SAUDADES VITAMINA DE PIMENTA

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  24. Oi, Larissa!
    Ao contrário de você, eu assisti a adaptação da Disney, mas nunca li o livro haha Não gosto muito de conto de fadas, então nunca me interessei muito pela história. Mas achei legal sua resenha!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  25. Amei sua resenha, Larissa. Peter Pan é um clássico, impossivel não amar! 💛

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  26. que maravilhoso seu post! eu tenho mt vontade de ler esses classicos da infancia agora adulta e ter essa percepção das metáforas e dos temas tao bonitos tratados neles

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  27. Larissa, que resenha boa essa sua, viu?
    Nunca li o livro.
    Mas vi o filme quando criança e já faz muito, muitos anos.
    Só sei que ele não queria crescer porque ouvi alguém comentar isso.
    E lembro de Sininho que era linda de amarelo.
    Quem sabe leio pelo Kindle.
    Não quero mais comprar livros(só compro na Estante Virtual) porque não tenho mais onde colocar.

    Sim, o gato Zezinho é uma graça.
    Acho que todos os gatos são.
    Aqui temos 6. Todos resgatados de ruas, quando pequenos.

    ResponderExcluir
  28. Oi Lari.
    Estou doida para ler esses livros de fantasia que são clássicos infantis. Já li versões ilustradas e vi Disney mas não é a mesma coisa.
    Tenho muita vontade de conferir.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  29. eu li na escola, mas a gente não se importa tanto né?
    Hoje mais velha, a percepção da leitura muda completamente. Hoje em dia, tenho vontade de ler!
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  30. Nunca li, mas a história fez parte da minha infância, amei a resenha.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  31. Quero muito ler a obra. Adoro a história. Essa edição eu ainda não conhecia

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  32. Esse é um dos contos de fadas que me marcaram também. Ao contrário de você, conhecia a história pelo desenho da Disney, depois vi o Live-action, mas só li depois de adulta. Não sei se isso influenciou, mas não achei mais aquele encanto todo que via quando criança. O Peter poderia ser uma criança, mas para mim pareceu sombrio. Ele era mimado demais e era muito mandão, mesmo vivendo sozinho na Terra do Nunca... rs E quando as crianças queriam crescer, ele se livrava delas sem dó. Acho que depois de ver Once upon a time, que tem nada a ver com os livros originais, mas ao mesmo tempo tem tudo conectado, comecei a ver o Capitão Gancho como um personagem incompreendido, coitado, e não consigo torcer contra ele... rsrs
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
  33. Oi Larissa
    Que delícia de resenha!
    AMEI seu post e sua dica.
    Também acho este livro incrível :)
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  34. Sou apaixonada por esses clássicos, acho uma delícia reler em várias edições diferentes.
    Amei essa capa, essa edição.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Olá. Não conhecia seu site até você comentar em meu espaço.
    Desde ontem li algumas postagens aqui e outras passei os olhos por cima. Você escreve muito bem sobre o que leu e tem um ótimo gosto. Eu, como você, não gosto tanto, igualmente, de romances românticos. E é só que dá na blogosfera. Você pode até curtir ler alguns. Mas, para mim, nenhum desce.
    Escolhi esta postagem para comentar logo algo.
    Tenho este romance da Cosac Naify, com uma sobrecapa de papel similar ao manteiga que vira um abajur, onde os meninos estão voando.

    "com as bordas gastas de tanto ler e carregar comigo."
    Esses são aqueles dos quais não conseguimos nos desprender, sei bem como é ter algo assim na estante.

    "Peter Pan não é uma criança boazinha"
    Não mesmo. Aliás, seu nome Pan não é à toa. Ele é quase uma entidade de caráter duvidoso, às vezes.

    "Uma mensagem para adultos escondido ali, no que deveria ser uma história doce e infantil"
    As histórias infantis, como vc sabe, eram assim. Acho que as crianças amadureciam mais cedo, antes. E não havia espaço para o politicamente correto.

    Abraços e até a próxima, Larissa.

    ResponderExcluir