RESENHA | "O PERFUME - HISTÓRIA DE UM ASSASSINO" de Patrick Süskind

 Sinopse: Em Paris, no ano de 1738, nasceu Jean Baptiste Grennouille. Filho de uma feirante, ele veio ao mundo em uma barraca de peixe na cidade mais suja e fedorenta do mundo ocidental no século XVII. Após a morte de sua mãe, sobrevive a doenças e pestes em diversos lares miseráveis. Contra todos os prognósticos, Grennouille acaba desenvolvendo duas características que mudariam a sua vida - ao mesmo tempo que não tinha nenhum cheiro, ele era dotado de um olfato apuradíssimo. Este último talento permite que deixe para trás a pobreza para brilhar na indústria da perfumaria. Mas Grennouille, um personagem amoral, não ambiciona a fama ou fortuna que a sua habilidade poderia lhe proporcionar, mas um poder maior sobre as pessoas, baseado na sedução dos odores sobre a alma humana. Assim, Grennouille dedica-se obsessivamente, e sem recuar diante do crime, à preparação de um perfume literalmente irresistível, que permitisse conquistar e dominar qualquer um que o sentisse.

Um bom livro é aquele que nos prende do começo ao fim, que nos deixa fascinado não apenas pela história em si como também pela forma como as palavras nos guiam através dos acontecimentos. Me senti assim lendo esse livro. Ele foi lançado em 1985, mesmo ano da edição que eu tenho aqui. Já tinha ouvido falar apenas do filme, porém nunca tinha o assistido. Me pareceu ser apenas mais uma história de psicopatas. Em mais uma de minhas aventuras pelo sebo, esse livro foi colocado em meu caminho e virou uma parte de mim nos dias que se seguiram pois não desgrudei dele até o fim.

E como todos os monstros geniais, aos quais um evento externo deita um trilho reto dentro da caótica espiral de suas almas, Grenouille não se desviou mais daquilo que acreditava ter reconhecido como direcionamento do seu destino. Agora se tornou claro para ele porque se atinha de modo tão tenaz a sua vida: tinha de ser um criador de perfumes. E não um qualquer. O maior perfumista de todos os tempos. - Página 49

Juro que eu não imaginei que fosse gostar tanto. A história é simples e fluída. Do tipo que você lê sem nenhuma dificuldade e que quando percebe, o livro já caminha para o fim. O enredo nos conta a história, desde seu nascimento, de Jean-Baptiste Grenouille, um rapaz que não tem cheiro porém que tem o olfato tão sensível que consegue sentir o cheiro de tudo e todos. Cada pedrinha no chão, cabelo, cada objeto. Tudo. O que faz com que ele "veja" mais através dos cheiros do que pelos olhos em si, como um predador muito silencioso, observador e extremamente perigoso.

Centenas de milhares de odores não pareciam ter mais nenhum valor diante desse único aroma. Este era o supremo princípio, de acordo com que os demais deveriam de se ordenar. Era a pura beleza, beleza pura. - Página 46

Desde o seu nascimento, Jean-Baptiste é rejeitado. Pela mãe, pelos padres e amas de leite. As pessoas se sentiam invadidas, ameaçadas pelo jovem que parecia saber tudo sobre eles apenas através de seus cheiros. Apesar da vida sofrida, das doenças e maus tratos, indo contra todas as expectativas da época, Grennouille cresce sem se deixar ser derrubado. 
O personagem é quieto, inteligente, observador e extremamente ambicioso. Principalmente quando, ao perceber a sua falta de cheiro natural, algo que o chocara extremamente já que para ele, não havia nada no mundo que não cheirasse, decide criar um odor para si. Algo que faça com que todos o amem, o vejam. E ele já tivera a oportunidade de conhecer alguém que carregava esse cheiro. Uma jovem de cabelos ruivos que ainda não desabrochara totalmente para a vida adulta, onde seu cheiro chegaria em seu ápice. Mas ele podia esperar. Tinha tempo, apesar de estar ansioso. Até lá, poderia aperfeiçoar a melhor forma de extrair o perfume de algo vivo. 

Sim, amá-lo é o que deveriam quando estivessem sob o fascínio do seu cheiro, não apenas aceitá-lo como igual, mas amá-lo até a loucura, até  sacrifício pessoal; deveriam tremer de encanto, uivar, gritar e chorar, chorar de prazer, sem saber o por quê, cair de joelhos (...) Queria ser o Deus onipotente do aroma, como fora em suas fantasias, mas agora no mundo real e sobre pessoas reais. E ele sabia que isso estava em seu poder. Pois as pessoas podem fechar os olhos diante da grandeza, do assustador, da beleza e podiam tapar os ouvidos diante da melodia ou palavras sedutoras. Mas não podiam escapar ao aroma. Pois o aroma é um irmão da respiração. - Página 162

Os assassinatos não são em nenhum momento o grande foco do livro e sim o próprio assassino. Ele é um homem que não conhece do amor. A primeira vez em que mata no livro me chocou porque era nítido que todo o prazer que estupradores sentem ao abusarem de uma vítima, ele sentia apenas ao cheirá-la. Era algo íntimo e assustador. 
Mantendo esse foco, por saber que os cheiros, mesmo que as pessoas não percebam, podem influenciar as massas, ele se prepara pacientemente para alcançar seu objetivo. Sem pressa alguma. O final do livro foi bem surpreendente porém satisfatório. Me deixou por um momento perdida nos meus pensamentos sobre o que havia acabado de ler.

Não havia brilho louco em seus olhos nem uma louca máscara lhe vestiu o rosto. Não estava fora de si. Estava com o espírito tão claro e alegre que até ficou se perguntando por que queria isso. E disse para si mesmo que o queria por ser a última e absoluta maldade. E deu uma risadinha muito satisfeita. Pareca completamente inocente, como qualquer homem que está feliz. - Página 163

O livro é narrado em terceira pessoa através de diálogos rápidos. Eu achei que por se passar em meados de 1700, a narrativa seria toda rebuscada mas não é o caso aqui. Apenas vez ou outra que vi a leitura empacar um pouquinho mas nada tão gritante. Também não é o tipo de livro para chocar, deixar desconfortável. Ele traz é um questionamento: vale a pena tudo para conseguir alcançar seu objetivo?

Nota: ★

Postar um comentário

32 Comentários

  1. Oi, como vai? Adorei a sua resenha e essa obra. Eu adoro ler livros de terror. Esse aí parece uma obra espetacular de tirar o fôlego do leitor. Abraços!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?

    Também já ouvi falar do filme, não sabia que tinha livro.
    Parece ser uma história bem instigante. Fiquei curiosa.

    Beijos
    Construindo Estante || Promoção de aniversário do blog

    ResponderExcluir
  3. Larissa, li o livro cuja capa é essa que vc mostra, há muito tempo.
    Ganhei de presente de um Laboratório.
    Depois de muito tempo apareceu o filme que é assustador.
    Não consigo lembrar do livro sem lembrar do filme.

    As vezes tenho impressão que não tenho paladar para café, de tanto que misturo canela e cacau.

    ResponderExcluir
  4. Olá :)
    Estou tão curiosa com este título. Já pensei em ver o filme para reter um pouco a minha curiosidade até antes de encontrar o livro.
    Após ler a tua opinião fiquei com mais curiosidade rsrsrs
    Beijinho



    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro e nem sabia do filme também, mas achei a história muito interessante. Fiquei com vontade de ler porque é o tipo de enredo que gosto.

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  6. adoro ir no sebo tbm, sempre descobrimos coisas legais lá né?
    fiquei curiosa, parece ser uma história intrigante!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  7. Fiquei interessada em ler esse livro. Já está anotadinho aqui!
    Beijos, ❤️
    www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Larissa
    Fiquei curiosa com esse livro depois da sua excelente resenha e saber que é uma leitura fluída que prende a atenção do início ao fim.
    Até porque sou apaixonada por perfumes e achei a premissa bem diferente e instigante.
    Vai agorinha para a lista de leitura!
    Aaaaaahhhhh tb adoro sebos são verdadeiros paraísos para nós que amamos os livros 😍😍

    Com relação ao seu comentário lá no bloguito sobre o livro O pintor de memórias, eu li achando que fosse um romance escancarado, mas me surpreendi com uma trama quase investigativa, ciência, arte e viagens no tempo.
    Mas sim tem uma cadência mais lenta que pode não agradar.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Larissa,
    Nossa, quero muiito ler. Tô adiando há vidas.
    Fico leio ou vejo primeiro, no fim não faço nada. HAHA
    Imagina namorar um boy desse, vai sempre saber quando tá menstruada.
    Ele já me causou arrepios só de ler sua resenha.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecoa a história desse livro, achei diferente! Tem um filme tbm né? Não sei se eu me aventuraria na leitura, mas talvez veria!
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog

    ResponderExcluir
  11. Gostei da resenha Larissa. Já assisti ao filme, mas ainda não tive oportunidade de ler o livro. Me pareceu ser ótimo. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Lari, não conhecia o livro, mas gostei da sinopse e do enredo que nos apresentou!
    Que bom que apesar de empacar um pouco o livro desenvolve rápido, super curti, sem dúvidas que vou pesquisar mais sobre ele, adorei sua resenha!

    Beijinho Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  13. Oi Lari, tudo bom?
    Achei a sinopse super interessante, apesar de não estar tão vidrada em histórias deste gênero. Tô lendo muito sobre autoconhecimento no momento. De qualquer forma, adorei a dica e resenha.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, Larissa!
    Vim para conhecer o seu blog, que é um espaço para ser frequentado. Muito bom!
    Também gostei de sua resenha, que me inspirou para conhecer essa obra.
    Uma boa quarta-feira, Larissa. Beijo. Pedro

    ResponderExcluir
  15. Oi, Larissa! Não sabia que tinha o livro, conhecia apenas o filme. É muito bom quando a gente pega pra ler uma história e não consegue parar até chegar ao final, né? Ando tendo alguns problemas com isso :( não sei se são os livros que peguei na biblioteca ou se estou numa ressaca literária.
    Acredito que essa seria uma história que eu não leria, apesar da premissa interessante e de ser bem desenvolvida. Mas que bom que foi uma leitura legal pra você ♥ Adorei a resenha!

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  16. Oi Larissa
    Li este livro logo que foi lançado, mas confesso que não me lembrava mais da trama
    Muito bacana seu post
    Adorei a visita la no blog, volte sempre :)
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir
  17. Que interessante. Nunca tinha lido nenhum comentário sobre esse livro. Esse assassino deve chamar muito a atenção, pelo estilo frio e sem amor. Achei interessante a narrativa, parece envolvente.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  18. Me parece ser um livro relativamente pesado, mas com uma boa reflexão e experiência de leitura.
    Também conhecia o filme de mesmo nome, mas não sabia que ele era baseado em um filme, agora que sei, vou ler o livro primeiro.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  19. Olá, Larissa.
    Eu li esse livro tem um tempão já. Li na época da escola e gostei bastante. A gente fica fascinada por ele mesmo sabendo o que ele está fazendo. Esses tempos atrás lançaram uma série e eu não consegui passar do primeiro episódio. Muito ruim.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  20. Oi, Larissa!
    Não conhecia o livro nem o filme. Quer dizer, já ouvi falar do filme, mas como eu achei que fosse terror, nem cheguei perto hahaha Legal saber que o livro não tem uma linguagem rebuscada e que te prendeu até o final. Estou pensando em dar uma chance para ele. Sua resenha me cativou haha
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  21. Ainda não conhecia esse livro!
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  22. Já assisti ao filme e amei a história, porém odiei o final a tal ponto que me arrependi de ter assistido.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  23. Oi
    eu já vi falarem do livro, mas nunca senti interesse na leitura e que bom que você gostou.
    Eu já assisti ao filme e confesso que na época fiquei meio chocada com o assassino. Parece que tem uma série baseada nele.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Nossa sua resenha me deixou com um gostinho de quero mais, fiquei a fim de ler também e inclusive de procurar o filme.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  25. Oi, Larissa!

    Já conferi o filme e achei a história muito boa, é do tipo que te prende e te deixa horrorizada ao mesmo tempo. Pela sua resenha dá pra ver que o livro é tão bom quanto!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Oi, Larissa!
    Eu li o livro depois de ter assistido o filme, muito tempo atrás. Foi uma leitura maravilhosa e diferente.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  27. Oi, Larissa! Tudo bom? ^-^
    Apesar de ter adorado a sua resenha, confesso que esse é um livro que eu jamais leria. Eu sei que a palavra "jamais" é um pouquinho forte, mas o filme por si só já foi mais que o bastante pra me deixar traumatizada (ok, essa sou eu sendo dramática e exagerada, mas enfim XD). Fui meio que "obrigada" a assistir o filme na época da escola, se não me engano na disciplina de filosofia... Eu detestei cada minuto, apesar da curiosidade em saber como a história se desenrolaria.
    Sem dúvidas o livro deve prender a atenção tanto (ou mais) quanto o filme, deixando o leitor curioso com a história, mãaas... se eu já fiquei agoniada com o filme, imagina com o livro? Deus me free! kkkkkkkkk

    Um super beijo e uma ótima semana! :* <3
    www.inconstantecontroversia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Acho que eu ia ficar muito chocada com a leitura, mas de uma forma necessária, sabe? É tão importante quando temas delicados assim são tratados de formas inteligentes e com críticas sociais. Adorei a indicação e a resenha.

    semquases.com

    ResponderExcluir
  29. Assisti o filme quando era criança, fiquei com medo!
    kkk
    Beijinhos ;*

    Blog Menina Caprichosa | Canal Youtube | Facebook | Insta

    ResponderExcluir
  30. Eu sou bem curiosa pra ver esse filme, mas nunca tive "coragem" hahaha sou meio pé atrás com filmes assim, tem até seriado se não me engano né?
    Não sabia que tinha o livro também e que bom que você super gostou.
    Achei bem legal saber mais do livro :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi Lari!
    Nunca vi o filme e nem li o livro. A vibe dessa obra nao se adequa muito ao que eu costumo ler entao dificilmente me arriscaria por mais positiva que fosse a resenha.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. Oi Larissa! Faz tempo que li esse livro, mas lembro que fiquei realmente muito impressionada com a história. Também recomendo muito o filme de 2006, é muito fiel.

    Beeijos, Paola
    uma-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir