Se você gosta de horror cósmico, vai gostar de...

Foto: Acervo Pessoal | @paragrafocult 
Que eu sou fã de horror cósmico, acho que não é nenhuma novidade para quem me acompanha. Adoro a ideia de criaturas estranhas e assustadoras ao ponto de ser incompreensível para a pobre mente humana. Desde a primeira vez que li algo do tipo, fiquei com o tema na cabeça e aí já era, não consegui tirar mais.

Dos autores do gênero, Lovecraft é o mais conhecido. Porém diversos outros se destacam pelas obras bizarras e criativas do gênero e que vale a pena conhecer. Por isso, trouxe algumas que todo fã do gênero precisa ao menos dar uma espiada.

Foto: Acervo Pessoal | @paragrafocult 

O PESCADOR

Autor: John Langan | Ano: 2022 | Editora: Darkside Books | Páginas: 320 | Tradução: Débora Isiodoro 

Dois homens em meio ao processo de luto, buscam uma forma de lidar com a depressão e encontram refúgio na pescaria. Enquanto Abe encontrou no passatempo uma forma de preencher a falta que sua esposa faz, seu amigo Dan ainda parece perdido em meio a dor da perda da esposa e dos filhos gêmeos, tão perdido que já não parece mais se importar com um futuro e possibilidades. Ao menos não até o nome Dutchman's Creek surgir, um rio criado a partir da construção de uma represa que também resultou em uma inundação. Os funcionários do local presenciaram coisas estranhas, como mortos voltando à vida e criaturas aquáticas assustadoras que eram controladas por um homem misterioso que rondava o lugar. 

Foto: Acervo Pessoal | @paragrafocult 

O PORCO

Autor: William Hope Hodgson | Ano: 2023 | Editora: Diário Macabro | Páginas: 96 | Tradução: Michele Zanetti

Uma criatura com aparência similar a de um porco tem aterrorizado às noites de sono de Bains. É então que o Dr. Thomas Carnacki, um conhecido ocultista, decide aceitar o desafio e tentar ajudar o homem à encontrar sua paz. O que ninguém esperava era que os sonhos de Bains iam muito além de simples pesadelos, já que a criatura utiliza dos sonhos para criar um portal para o mundo humanos a fim de causar o caos. 

Foto: Acervo Pessoal | @paragrafocult 

O GRANDE DEUS PÃ

Autor: Arthur Machen | Ano: 2021 | Editora: Corvus | Páginas: 200 | Tradução: Thais Rocha

A figura de é bastante conhecida hoje graças ao fauno mas aqui se difere bastante do que estamos "acostumados". Após um experimento onde Clarke acompanha o Dr. Raymon em uma experiência onde uma jovem é usada de cobaia, resultando em abrir os olhos da moça para uma dimensão invisível aos olhos humanos. Após isso, as pessoas que conseguem "ver o outro lado" ou "ver o deus Pã" são tomados por um estado de choque e loucura, resultando em diversos acontecimentos bizarros que desafiam a lógica. Apesar de trazer uma visão demonizada de criaturas pagãs, algo comum para a época em que foi escrito, é narrativamente bom, rápido e criativo.

E aí, gostou das dicas? Qual é seu livro de horror (cósmico ou não) favorito?

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Oi Larissa!
    "Horror Cósmico" é uma temática que eu realmente não faz nada meu gênero, confesso pra você, mas eu acho muito interessante suas resenhas, porque elas me transportam para outro mundo, algo desconhecido, novo.
    beeeijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Acho que o mais perto que cheguei de horror cósmico foi a criatura de "Nós Somos a Cidade", mas tenho O Grande Deus Pã na biblioteca do Skeelo e tenho vontade de conferir.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir