RESENHA | "O Porco" de William Hope Hodgson

Foto: Larissa (acervo pessoal) | @paragrafocult

  • Título Original: The Hog
  • Editora: Diário Macabro
  • Autor: William Hope Hodgson
  • Páginas: 96
  • Tradução: Michele Zanetti
  • Primeira publicação: 1947
  • Ano da Edição: 2023
  • Gênero: Ficção, Sobrenatural, Terror, Horror, Horror Cósmico, Psicológico
Após uma conversa com um amigo, o Dr. Thomas Carnacki, um detetive com um grande conhecimento relacionado ao oculto, acaba por conhecer o caso de Bains, um homem que diz ser afligido por sonhos onde uma criatura que em muito se assemelha a um porco o persegue, deixando-lhe aterrorizado com a sua presente.

Aceitando o desafio de ajudar o homem a se livrar daquela criatura, principalmente por ser um especialista em casos sobrenaturais, Carnacki embarca nesse mistério. O que nem ele poderia imaginar, era que aquela criatura bizarra vai além de ser apenas um "simples" e assustador pesadelo fruto da mente perturbada de Bains, já que utiliza dos sonhos do homem para criar um portal até o mundo humano a fim de criar o caos.

"Fiquei interessado na hora. Era um daqueles casos de brecha ou defeito na proteção humana, como eu costumo chamar. Uma falha na capacidade de isolar-se, espiritualmente falando, das monstruosidades exteriores."

Conheci a escrita de William Hope Hodgson há alguns anos, quando havia me interessado pelo gênero de horror cósmico e ficado obcecada por Lovecraft e suas obras. Mas apesar de escrever sobre o tema, tenho que admitir que acho a mente de Hodgson ainda mais criativa na hora de descrever as suas criaturas grotescas já que Lovecraft costuma criar seres assustadores mas com aparência bem complexa na hora de imaginarmos. Já Hodgson mantém a complexidade de suas criaturas com um pézinho na realidade, então não é difícil imaginar um ser de aparência suína e humanoide nojenta e assustadora, ao menos não achei tão complicado de imaginar quanto na época em que li e tentei visualizar mentalmente a aparência de Dagon, por exemplo.

A narrativa do autor é bem simples e até mesmo agradável. Mesmo com seus temas bizarros sendo abordados, a leitura é rápida e fluída, já que Hodgson não peca no excesso de floreios e nem mesmo chega a ser prolixo. Toda a tensão e o medo vivenciado pelos personagens da obra são palpáveis e bem descritos. O dr. Carnacki é um personagem extremamente inteligentes e percebemos que a alcunha de "especialista em casos relacionados ao ocultismo" não foi ganhada a toa. 

"Fico dizendo a mim mesmo o tempo todo que preciso acordar — ele continuou —, mas é como e meu espírito ainda estivesse lá embaixo, enquanto minha consciência soubesse que algum poder extraordinário e invisível está lutando contra mim. Eu sei que se não acordar naquela hora nunca mais acordarei; afundarei cada vez mais em um horror prodigioso, destruindo a minha alma. Então eu luto."

Sei que muitos costumam estranhar bastante tanto a narrativa quanto os personagens e criaturas do gênero horror cósmico por serem criaturas mais complicadas de visualizar durante a leitura mesmo. Inclusive, essa é uma das razões que me fazem amar todo esse gênero, a forma como tais seres são capazes de mexer com o psicológico dos personagens sem nem ao menos terem muita ação, um poder tão imensurável capaz de enlouquecer até mesmo a mente mais forte. 

Acredito que O Porco seja uma ótima porta de entrada para quem quer conhecer mais sobre o gênero, já que é um conto de apenas 96 páginas mas também acho que quem é fã, como eu, vai querer ler algo que fuja um pouco das tramas lovecraftianas. A edição pocket da Editora Diário Macabro é bem bonita. A capa não possui orelhas e o livro em si tem em torno de 18cm x 12,5cm. A capa vale ser vem comentada já que a criatura suína representada traz totalmente a ideia do livro, daquele ser grotesco que nos causa um asco só de ver. 

Esse foi a segunda obra com Carnacki como protagonista que eu li, espero ter a oportunidade de ler várias outras. 

___

Mas e você, gosta do gênero de Horror Cósmico? Qual é a sua obra de horror favorita? 

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Thomas Carnacki foi uma das personagens literárias utilizadas por Alan Moore em sua Liga Extraordinária. Te recomendo bastante essas hqs!
    Abraços

    ResponderExcluir