RESENHA | "Os sussurros do caos rastejante" de Fábio Yabu & Fred Rubim

Foto: @paragrafocult | Acervo Pessoal

Editora: Jambô | Selo Literário: Nerdbooks | História: Leonel Caldela |
Roteiro adaptado: Fábio Yabu | Arte: Fred Rubim | Páginas: 416 | Capa: Marco Teixeira | Ano da publicação: 2022 | Gênero: Nacional, Fantasia, Quadrinhos, Terror, Horror Cósmico.



Quando o meu querido irmão caçula falou que havia gastado um bom dinheirinho na vaquinha que o Jovem Nerd tinha criado para dar vida a um box com uma história adaptada do Nerdcast RPG: Coleção Cthulhu relacionada a conhecidíssima criatura criada por H. P. Lovecraft, admito que de primeira, achei que ele tinha feito isso a toa, principalmente por ele mesmo ser um leitor bem raro. Veja bem, na época em que me falou isso, era o início da pandemia e eu não estava muito familiarizada com os podcasts, visto que não tinha muita paciência para escutar. 


Tempos depois o box chegou e admito que me apaixonei. Ele continha quatro livros em edições de luxo capa dura e todos, inclusive o próprio box, continham artes incríveis (posso trazer um tour pelo box, caso tenham interesse). Duas das obras se chamam: "A Roda de Deus" e "O Criador da Morte" são os volumes 1 e 2 d'O Evangelho do Exorcista, com capas pretas imitando couro com letras douradas e sleeves com artes que se completam, o livro O Enigma do Sol Oculto que é um livro-jogo bem interessante e divertido, para quem gosta de RPG e por fim, a obra que trago resenha aqui, Os Sussurros do Caos Rastejante que é a adaptação em quadrinhos do NerdCast RPG: Cthulhu que além de adaptar todos os episódios do podcast, traz mais oito histórias que foram ambientadas naquele mesmo universo. Vale comentar que a tal vaquinha no Catarse alcançou R$ 8.519.412,00 em uma meta inicial de "apenas" R$ 300.000,00 além de bater recordes no crowdfunding, o dinheiro foi muito bem investidos já que o box está incrível. 

Foto: @paragrafocult | Acervo Pessoal

Mas vamos para a resenha, aqui acompanhamos a jornada dos veteranos da Grande Guerra que em mais um de seus encontros anuais devido ao laço do trauma que os une, acabam sendo levados para uma jornada assustadora ao receberem uma carta do manicômio de NewCastle falando sobre o estado crítico de saúde de um parente de Thomas Faraday. Então, juntos, Thomas Faraday (físico teórico), o boxeador Giacomo "O Búfalo" Di Monti, o pesquisador do oculto Stephen Venkman, o ex-padre irlandês e agora ateu, Jimmy O'Flannagan e o padre Dom Azaghal seguem para um destino ainda mais sombrio que os campos de batalha que deixaram para trás.


Todo o desenrolar da trama é bem divertida e fluída, fácil de ler, acredito que por ter sido adaptado da partida do Nerdcast, onde claramente todos se divertiam. Uma coisa que se difere do podcast e que gostei bastante aqui foi o background criado para os personagens. Sacada interessantíssima e que lhes deu um aprofundamento, algo que não houve no podcast por ser algo mais "rápido". Finalmente entender que o motivo de O'Flannagan se afastar de todos frequentemente — "vou ali e já volto" — e compreender que essa era a sua forma de se isolar para lidar com os seus próprios demônios foi um detalhe perfeito e que deixou o personagem ainda melhor. Também adorei saber a origem do apelido Búfalo que Giácomo recebeu.


As ilustrações do Fred Rubim são incríveis, com u mtraço mais grosso e que se destaca bastante no papel. Eu particularmente adoro esse estilo de ilustração e acho que combina muito com a trama, os tons de verde adicionados nos momentos em que o horror cósmico tomava conta das páginas foi um detalhe a mais que foi muito bem vindo. 

Foto: @paragrafocult | Acervo Pessoal

Ao final da história principal, temos mais oito histórias extras vindas das mentes criativas de outros artistas e que valem muito a leitura também, principalmente por fazerem parte do mesmo universo da trama principal, com alguns dos personagens conhecidos. Caso queiram, também posso fazer um post mostrando as artes incríveis das histórias extras. Indico DEMAIS a leitura, não apenas por ser uma bela de uma obra nacional, como também por ser um quadrinho perfeito para os fãs de horror cósmico, humor ácido e, claro, de um bom RPG.

___


Mas e vocês, gostam de horror cósmico? Já leram algo do gênero? ME CONTEM! 

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Oi, Larissa! Como vai? Me parece uma obra deliciosa de se ler, né? Adorei as ilustrações. Suas resenhas são ótimas. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou ótima e você? SIM, foi uma leitura bem divertida e as artes são incríveis! Abração!

      Excluir
  2. Oi Larissa! Acredita que eu nem sabia que existia esse gênero chamado horror cósmico? Hahaha eu adorei descobrir, mas confesso que fujo um pouco de livros de horror/terror rs.

     Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fui saber há poucos anos, mesmo já sendo fã do gênero eu não sabia que tinha um nome para ele. Eu fujo um cadinho de livros de horror porquê eles incomodam demais mas admito que não consigo fugir por muito tempo. rs

      Excluir