5 motivos para ler "SINA"

Foto: Larissa | @paragrafocult

Editora: DarksideBooks | Autor: Márcio Benjamin | Páginas: 224 | Ano: 2022 | Gênero: Folk-horror, terror, literatura nacional | Ilustrações: Shiko


Sina foi uma grata surpresa literária que tive esse ano. Um terror nacional que me surpreendeu demais, principalmente porque eu não estava esperando nada por ele e ainda sim, ele entregou tudo e mais um pouco. Fui completamente conquistada pela obra do autor que me deixou doida para conhecer mais dos seus escritos. 

Justamente por ter adorado a obra, resolvi trazer 5 motivos para te convencer a conhecer mais da Sina nordestina criada pelo Márcio Benjamin




FIGURAS POPULARES

O autor nos trouxe figuras conhecidas no popular do nordeste e em nosso folclore, como o contador de histórias que vemos em Zé Trancoso, artistas de circo mambembe, as três velhas cegas na entrada da cidade, lobisomens, o menino com redemoinho nos cabelos, a velha rezadeira, o "caba macho", dentre vários outros. Alguns são mais discretos e outros são bem óbvios de forma positiva.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
PROTAGONISTA

Zé Trancoso, o protagonista, é um típico contador de histórias com uma boa lábia e carismático. Sua narrativa é rica de detalhes e a cada capítulo que passa, mais conhecemos de seu passado misterioso, pessoas que passaram pro sua vida e causos que presenciou. Ao contar três histórias para as velhas na entrada da cidade, seu passado começa a perseguí-lo e a mexer com ele. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
DIVISÃO E VISUAL 

O livro é dividido em pequenas partes, se assemelhando a contos, o que para mim é ótimo já que torna a leitura mais fluída. Ao longo das páginas, ilustrações enriquecem tudo ainda mais, elas são do Shiko e uma é mais incrível do que a outra.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
SINA NORDESTINA

A obra é um livro de folk horror incrível que consegue unir com maestria o terror brasileiro, suas lendas, o Sertão nordestino e críticas bastante atuais à nossa sociedade, principalmente ao poder de influência que a religião tem para com a população, e como isso pode ser perigoso para a vida e o bem-estar de quem busca apenas um apoio e esperança. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
NARRATIVA

A narrativa imagética com aquele vocabulário bastante popular é incrível e bem fiel. Quase fui capaz de escutar a voz de Trancoso narrando enquanto lia e muitas vezes me lembrei do meu avô alagoano quando me contava sobre a sua vida, já que algumas expressões eram idênticas. A narrativa é primorosa e fiel. É uma narrativa divertida e assustadora, incrivelmente bem feita.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Qual é a sua obra de terror brasileiro favorita? Já conheciam o trabalho do Marcio Benjamin? 

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Adoro capítulos curtos, para que a leitura seja mais gostosinha de fazer. Não conhecia esse livro ainda, mas achei interessante os motivos. Obrigado pela dica.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia livro, mas adorei essa dica. Já quero ler!

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz em saber que as editoras estão abrindo espaço para escritores nacionais de terror. Quanto ao Shiko, já é um ilustrador reconhecido por seu belo traço, especialmente dentro dos quadrinhos.
    Lobisomem, velhas cegas, cidades pequenas no meio do nada, rezadeiras etc. Parece que estou vendo lendas de minha infância e mais: os motes dos quadrinhos de terror/horror da década de '80, o auge das grandes tiragens nacionais.
    Fiquei com vontade de ler, mas realmente estou com pilhas de coisas a ler, filmes a ver etc. Fora o material para releitura.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Oie, ainda nao li, mas acho a edição incrível, e gostei da sua opinião sobre ele. O que mais me faria ler é o motivo "sina nordestina".

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  5. Este foi o quarto artigo que acabei de ler relacionado a esse tema e foi o que mais deixou claro para mim. Gostei. mod

    ResponderExcluir