DICAS PARA QUEM QUER COMEÇAR A LER CLÁSSICOS

 A leitura de clássicos durante o período estudantil costuma ser o primeiro contato que muitos de nós temos com esse gênero literário e que infelizmente acaba na maioria das vezes não sendo uma experiência proveitosa para os jovens leitores. Penso que muito disso se deve ao momento. Clássicos, ao meu ver, são ricos e edificantes mas também de difícil leitura. Esse primeiro contato que em grande parte acaba sendo forçado, frequentemente cria uma certa má reputação para as obras, afastando tais livros da cabeceira do leitor por anos a fio. O que muitos esquecem é que os clássicos receberam essa alcunha por uma razão, sendo muitas vezes atemporais. 

Com isso em mente e me lembrando também que eu faço parte do grupo de leitores que demorou bons anos antes de finalmente me render às graças dos clássicos literários por conta da primeira má impressão que tive deles, trouxe uma pequena lista com dicas para tornar essa aproximação entre leitor-obra clássica mais fácil. Foram dicas que eu levei para a vida e que me ajudaram a me tornar uma leitora babona por tais obras, portanto, espero que gostem.


1. VÁ PELO CAMINHO MAIS FÁCIL

Sei que parece uma dica boba mas muitos clássicos antigos possuem uma linguagem mais antiga e de difícil entendimento, fazendo com que essa dificuldade de compreensão do que é lido atrase a leitura e faça o leitor desacostumado perder o interesse, então ao menos ao iniciar por esse caminho, busque por obras mais simples e de uma temática que mais lhe atrai.


2. PASSEIE ATRAVÉS DOS GÊNEROS

Uma ideia errada sobre tais obras que vejo por aí é a de que clássicos se limitam aos romances melodramáticos e sofridos. Terror, romances, aventuras, dramas... não há limites para o que pode encontrar, então escolha o que mais te agrada e se joga. Explore todas as vertentes que quiser.


3.  NÃO FORCE A LEITURA

O estranhamento inicial é quase certo mas se perceber que a leitura não está fluindo de jeito nenhum, não force. Às vezes forçar algo aumenta o desinteresse e você não vai aguentar nem olhar para um clássico depois, o que seria uma pena.


4. TENHA UM DICIONÁRIO AO LADO (OU O GOOGLE)

Por serem livros mais antigos, a linguagem não é muito atual então acabam por ter alguns termos que já caíram em desuso, assim como uma narrativa bem mais formal, o que me ajudou muito a expandir o meu vocabulário. Ter um dicionário para ajudar a ter uma melhor compreensão ajuda muito, o segredo é não se assustar com alguns termos e palavras difíceis e pesquisar o significado caso não saiba.


Por fim, gostaria de dizer que não desista da leitura na primeira palavrinha desconhecida que aparecer mas também não tenha medo de fugir se a leitura realmente não te agradar. A leitura deve ser sempre um prazer e ler obras clássicas sendo capaz de absorver conhecimento e compreender a razão de terem tal fama, é uma experiência incrível.


Já tentou ler algum clássico e não conseguiu finalizar?

Ah, já que chegou até aqui, falando de obras que costumam nos levar em uma viagem através do tempo, trago mais uma vez a nossa loja amiga, o Atelier Clássico que possui incríveis móveis capazes de fazer com que se sinta dentro de clássicos como Drácula ou Romeu e Julieta através da decoração impecável. A loja de móveis de luxo também tem belas opções além que citei, como móveis rústicos, modernos, marchetadosvintage.



Postar um comentário

4 Comentários

  1. Oi, Larissa. Como vai? Particularmente gosto bastante de ler clássicos, embora ultimamente tenho lido com maior frequência, livros contemporâneos. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Tive uns papos com colegas sobre isso. O trauma com "clássicos" começa pela escola. Hoje, penso que não deveríamos ir empurrando determinadas leituras a jovens, pois desanima. Sei que sempre foi assim e que as pessoas aprendiam etc. Mas os tempos mudaram. Pegar um garoto, hoje, com acesso a tanto entretenimento, e lhe tacar Machado de Assis na cara, não parece mais a melhor abordagem. As leituras nas escolas devem mais palatáveis. Acho sensacional, por exemplo, coleções como Vaga-Luma e Para Gostar de Ler, as quais tive acesso na infância!
    Abraços, Larissa

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    É um caminho sem volta começar a ler clássicos já que depois que pegamos o gosto queremos sempre ler mais. Amei as dicas e a principal é não forçar a leitura porque depois fica mais dificil pegar outro livro.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Começar pelo mais fácil e ter um dicionário ao lado é fundamental para não desistir logo no começo. Amei suas dicas.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir