Dicas para o seu cantinho de leitura

 

Não sei se vocês são como eu mas muitas vezes eu acabo gastando mais do que deveria com livros, principalmente quando vou a sebos e encontro edições antigas e maravilhosas de livros que amo (por isso tenho várias edições diferentes das minhas obras favoritas). Tenho livros que comprei, muitos que ganhei porque quem me conhece sabe que os considero o melhor presente, outros que recebi de parceria, trocados em sebos e por aí vai. 

Com todo esse "acúmulo", acaba por ser necessário melhorar ou criar um cantinho próprio para a leitura, para organizar seus livros sem danificá-los e para ler em paz. E é aí que vai do leitor deixar o local com a sua cara. 

Algumas das dicas que deixo aqui eu uso então espero te ajudar: 


1. Organizar corretamente (tomando cuidado para não danificá-lo):

Dei algumas dicas bem legais de como organizar os seus livros sem danificá-los nessa postagem aqui. Esse passo é muito importante para aumentar a vida útil do seu livro. Caso você tenha alguns exemplares danificados, talvez haja salvação. Deixei algumas dicas para "ressuscitar" seu livro que parece sem esperanças aqui


2. Onde eles ficarão? 

Em uma estante, em uma prateleira, em cima de algum móvel ou na cabeceira? Gosto muito da mistura de estilos e principalmente de decorações que remetem as obras que sou apaixonada, como por exemplo, a literatura gótica e retrô-futurista. 

Uma dica para quem gosta de uma decoração mais retrô é o Atelier Clássico, que já indiquei aqui antes. Lá tem vários itens lindos de decor, como aparadoreschapeleiras, criados, cômodas, estantes, dentre outros.



3. Ordenar de acordo com o que deseja:
Gosto muito de ordenar o meu livro de acordo com a minha TBR. Nem sempre dá certo porque como todo leitor, algumas vezes acabo passando alguma leitura na frente mas mesmo asim isso me ajuda bastante a não deixar nenhuma leitura para trás. 
Algumas outras pessoas preferem ordenar por cor, autor, lidos x não lidos, pela ordem alfabética dos títulos. Isso é algo bastante pessoal, o que importa mesmo é que lhe agrade. 

4. Deixar a sua cara
Acho que o mais importante é isso, deixar o cantinho a sua cara, colocando itens decorativos, aparadores e por aí vai. Um cantinho tem que fazer com que se sinta acolhido. Adoro funkos, materiais artísticos, plantinhas (mesmo que as minhas acabem por não durar muito) e outras coisas aleatórias como uma caveirinha que tenho aqui. 

Gostaram das dicas? Como costumam organizar seu cantinho? 

Imagens: Pinterest e Atelier Clássico


Postar um comentário

5 Comentários

  1. Oi, como vai? Gostei das dicas, são utéis e práticas. Eu costumo deixar os livros na estante, organizados por ordem alfabética e gênero literário, assim não perco tempo procurando o que vou ler. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Funkos deixam a estante muito mais linda e incrível.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. eu gosto de organizar na estante, separados por tamanho, o que causa um desespero quando um autor publica por diferentes editoras, sempre da diferença no tamanho das edições hahahah

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Eu amei as suas dicas, aqui gostamos muito de filmes, então temos um cantinho onde guardamos o nosso e é nosso cantinho favorito da casa! <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Belo post. No momento, meus locais de leitura são a rede da varanda, cama e sofá. Abraços!

    ResponderExcluir