COMO GUARDAR OS SEUS LIVROS E MAIS ALGUMAS DICAS

Foto: Pinterest
 Que eu gosto de ler, não é nenhuma novidade para vocês. A leitura me acompanha desde os 4/5 anos e por isso não acho que seja uma surpresa que eu tenha vários livros aqui em casa. Por muito tempo eu os deixava onde conseguia encontrar lugar., guardando-os sem muito cuidado e infelizmente isso ocasionou em alguns livros bem danificados da minha estante. 

Depois de algum tempo, descobri as estantes e foi como um salva-vidas para os meus livros. Lembro de ter feito uma pequena pesquisa para descobrir a melhor forma de aumentar a vida útil dos meus livros e encontrei algumas bem bacanas:

1. GUARDE SEMPRE O SEU LIVRO EM PÉ: Além de ser mais fácil de organizar assim, organizando as obras por gênero, cor, autor ou ordem alfabética, manter os livros na vertical ajuda a evitar amassar a lombada e o miolo dos livros, evitando que a lombada se descole.


2. NÃO DEIXE SEU LIVRO "SUFOCAR": Manter um pequeno espaço entre seus livros e a parede é uma boa opção para deixar que seus livros "respirem", além de deixa-los protegidos contra umidade a umidade comum das paredes.


3. PEGUE O SEU LIVRO COM CARINHO: Evite puxar as obras pela parte superior ou inferior pois isso pode deixar a lombada do seu querido livro torta.


4. LIMPEZA É TUDO: Não pegar seus livros com as mãos sujas e manter as obras limpas é uma dica mais do que óbvia, né? Usar uma flanela é uma ótima opção para tirar a poeira das livros porém se estão em uma estante e você quer praticidade, utilizar um aspirador ajuda muito e não os danifica também.


Como eu ia dizendo, há quem guarde seus livros em qualquer lugar. Em gavetas, armários, empilhados e por aí vai. A forma mais segura de manter os livros perfeitos que encontrei foram as estantes, o que é bem legal já que elas não servem só para livros. Há quem as use como suporte de plantas, bonecos, caixas e vários outros objetos já que é um móvel bem versátil para quem gosta de organização e com diversos modelos. 


Encontrei alguns modelos bem bonitos no site do Ateliê Clássico, que é um site de móveis de luxo bem lindos e com diversos modelos. Eu, particularmente sou fã daquela decoração mais vintage então me apaixonei por vários móveis de site, que não se limita a estantes, tendo também cadeiras modernas, mesa de jantar chic, tudo bem impecável. 

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Oi, Larissa. Como vai? Adorei as dicas dos cuidados que devemos ter com o livro físico. Eu sempre os guardo na estsnte e na posição vertical por ordem alfabética. Um abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi! Ótimas dicas para conservar os livros, eu tenho bastante cuidado com os meus e procuro sempre manter arejados. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Suas postagens são ótimas, estou seguindo seu blog e curtindo bastante!! Parabéns!

    Meu Blog: Laís Castro

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas. Parabéns por elas.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  5. Olá, Larissa. Ótimas sugestões. Só não me preocupo com umidade porque resido num local quente e seco. Quanto ao espaçamento entre livros, está difícil. rs Ando em falta com a limpeza, mas sempre evito pegar com mãos sujas! Abraços!

    ResponderExcluir