RESENHA | "O MÉDICO E O MONSTRO" de Robert Louis Stevenson

 
Editora: Principis  |  Páginas: 94  |  Ano: 2019  |  Gênero: Ficção, Literatura Gótica, Terror

Sempre tive muita vontade de ler a obra, desde bem nova mesmo por conta de toda a sua fama e das inúmeras referências que via sobre ela em filmes e séries mas nunca havia realmente corrido atrás do livro para iniciar a leitura. Acabava adiando mais e mais, passando outras leituras na frente e nada de ler. Até que vi o livro em um preço bem bom em uma das minhas aventuras entre sebos e feirinhas então não hesitei na hora de comprar.


"'Tenho um pendor pela heresia de Caim', ele costumava dizer. 'Deixo meu irmão se entregar ao diabo de forma peculiar: 'por conta própria'."


É um livro bem pequeno, o que já me surpreendeu aí porque esperava algo maior com pelo menos duzentas páginas. A obra traz em si não só questionamentos relacionados ao Bem e o Mal como também um cientista que apesar de aparente bondade, começa a  ter um comportamento estranho, meio maluco e que por conta disso acaba por deixar pessoas próximas dele assustadas ou desconfiadas. 


Só isso já era o suficiente para me deixar extremamente curiosa já que obras que levantam tais temáticas, que me fazem questionar sobre o que realmente é o Bem ou o Mal, que me deixam refletindo, costumam se tornar as minhas favoritas. 


"E ainda assim a figura não tinha nenhum rosto a ser reconhecido. Mesmo nos sonhos, não tinha rosto. Ou, se tivesse, esse rosto se confundia e derretia diante de seus olhos. "


Um advogado chamado Sr. Utterson está querendo descobrir qual é a relação entre uma figura misteriosa e assustadora, conhecida como Sr. Hyde e o Dr. Jekyll que apesar de sempre ter aparentado ser um homem bom e justo, começa a mostrar um comportamento esquisito ao parecer querer defender a figura estranha que sempre que aparece traz consigo não apenas uma aura de tensão e terror como também de acontecimentos trágicos. 


Jekyll e Hyde são como água e óleo, completamente opostos e é isso que torna a história ainda mais incrível. Enquanto Jekyll parece estar definhando aos poucos, Hyde começa a se tornar cada vez mais forte como se estivesse se alimentando da vida e do vigor do médico que se torna cada vez mais fraco e depressivo, além de estar usufruindo de seus bens materiais. É quando um infeliz acidente envolvendo uma garotinha sendo pisoteada por Hyde acontece que Utterson se aprofunda ainda mais na trama para descobrir qual a relação entre Jekyll e Hyde. 


"Ora, meu pobre e velho Harry Jekyll, se alguma vez eu li a assinatura de Satanás no rosto de alguém, foi no desse novo conhecido."


A trama e seu desfecho já são bem conhecidos por ser uma obra publicada no ano de 1886 que se tornou um clássico do terror. Jekyll conseguiu através de seu conhecimento dividir a sua personalidade entre "bom" e "mal" e as consequências desse ato se tornaram mais assustadoras do que ele poderia prever. 

Gostei muito de conhecer esse clássico que apesar de sua essência ser aquela que muitos conhecem, se mostrou ir ainda além já que o "Monstro" não é realmente grotesco por sua aparência (por mais que ela também assuste em parte) e sim por sua aura intimidadora e suas ações para com as pessoas que acabam passando por seu caminho. Senti pena do Jekyll e da culpa que ele sentia por ter criado Hyde. 


"E dessas agonias de morte e nascimento eu viria como anjo em vez de demônio. A droga não tinha ação discriminatória, não era nem diabólica nem divina, mas sacudiu as grades da prisão do meu caráter."


É um romance gótico clássico com sua leitura um pouco arrastada porém bem curto, do tipo que o leitor consegue devorá-lo em um dia. Foi o meu primeiro livro do autor tão conhecido e pretendo ler outros já que me agradou muito.


A minha edição é da Principis (selo da Editora Ciranda Cultural) que como sempre fez um ótimo trabalho, principalmente pelo preço em conta porque não encontrei nenhum errinho sequer, além da diagramação ser bem feita. Foi um dos muitos livros que comprei da editora e dos que li até agora, não tenho do que reclamar de nenhum deles. 


Você gosta de clássicos? Já conhecia esse? 

Postar um comentário

13 Comentários

  1. Oi, Larissa. Como vai? Eu já li livros de Robert Louis Stevenson e gostei do que li, embora ache sua escrita arrastada além da conta. Este aí eu não li, mas parece-me ser uma boa obra. Eu adoro clássicos, e sempre que posso leio-os. Sua resenha está maravilhosa, é tão agradável lê-las. Adorei. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não conhecia a obra nem as referencias dela, mas sua resenha fez ela ganhar um espaço no meu coração, estou louca para conhecer esse mundo.

    Beijnhos
    Renata

    ResponderExcluir
  3. Olá...
    Confesso que esse livro não faz muito o meu estilo, porém ao acompanhar sua resenha fiquei com vontade de ler... E acho um bom livro pra mim iniciar no gênero, já que ele tem poucas páginas.
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu li esse clássico ano passado, por que também tinha muita curiosidade a cerca dele, porém, apesar de todas as reflexões e assuntos dignos de nota (amo essa ideia de que todos somos feitos de bem e mal), achei que o livro podia ter sido melhor, eu o li com altas expectativas, maaaas, ainda acho o livro melhor que o filme (de 2002).
    Achei bonita a capa dessa edição da Ciranda Cultural, pois esse clássico tem umas capas bem feias desenvolvidas por outras editoras.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  5. Acho que todo mundo já ouvir falar nessa história, né?! Mesmo que, assim como eu, ainda não tenham lido. Mas já assisti vários filmes com referências a essa trama. Fiquei surpresa agora por saber que o livro é pequeno. Assim como vc, tb imaginava que era maior. Se eu tiver a chance, lerei com certeza!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  6. Olá, Larissa.
    Eu li esse livro na época da escola emprestado da biblioteca. E lembro que não foi só uma vez não hehe. Mas já li tantos livros de lá para cá que sei a história, mas não lembro dos detalhes não hehe. Achei sua edição bem bonita, a que eu li a capa era horrorosa. Antigamente eles não caprichavam muito nas capas não hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Eu conheço o clássico mas nunca fui atrás pra ler. Por isso fiquei chocada que ele é muito pequeno!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lari

    Fiquei impressionada com o tamanho. Por ser um clássico que inspirou tantas coisas imaginei que era uma obra mais extensa. Não que complexidade e profundidade estejam ligadas ao número de páginas, mas é uma visão que a gente cria. Hahahaha
    Acho essa questão de bem e mal muito interessante pela tenuidade, um dia de repente eu leio!

    Beijos
    -Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante do artigo, muito bom mesmo! Estou amando ler seus artigos e compartilhar com os amigos!


    Meu Blog: Como realizar uma aposta no Bet69?

    ResponderExcluir
  10. Ainda não tive a oportunidade de ler esse clássico, mas adorei ler sua opinião sobre ele. Fiquei bastante curiosa em relação ao mistério que envolve os personagens. Adorei a resenha ♥

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Lari, tudo bem?
    Eu adoraria ler esse livro! Como você disse, já está tão entranhado no nosso imaginário pelas inúmeras referências que é difícil não ficar curiosa pra ver o material original. Sabendo que é curto, melhor ainda.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  12. Esse selo da Principis tem o dom de deixar os clássicos da literatura mais palatáveis para o público mais juvenil. Confesso que estou gostando bastante, pois eu não gosto muito de ler esses clássicos, que na época era bem comum serem mais arrastados mesmo. Do autor, eu conheço A ilha do tesouro, mas confesso que não curti muito. Sabendo que ele era autor também desse livro, eu sempre fico protelando a leitura, achando que não vou gostar pelo mesmo motivo... mas quem sabe eu dê uma chance um dia.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir