RESENHA | "YAMESH - Onde nasce a consciência" de Feu Franco

@paragrafocult
Editora: Independente | Páginas: 404 | Ano: 2020 | Gênero: Fantasia, Ficção

Sinopse: Um escorregão e a vida pode mudar de repente e se abrir para caminhos extraordinários. Foi o que aconteceu comigo, um programador júnior que saiu de uma cidadezinha do interior, quando Shay, uma mulher misteriosa que conheci em um aplicativo, me faz viajar para outro mundo.

Como? Entrando em Gnose e descobrindo o poder que tenho em mim e que me transporta para Yamesh, um lugar onde estrelas viajam como vaga-lumes, pessoas moram em árvores gigantes e forças regentes influenciam nossas escolhas.

Logo me vi na calorosa tribo de Awana, onde uma luta que definiu o destino do povo estava prestes a acontecer e eu seria um dos lutadores. Mas todas as descobertas dessa aventura me fizeram crer que tinha algo errado com esse conflito. O curso da história da humanidade foi alterado… com eventos imprevisíveis.
E pensar que essa aventura começou porque a minha conta da Netflix estava bloqueada por falta de pagamento…
Neurocientistas nomearam de Estado Alterado; ocultistas, de plano-astral; Jung definiu como Inconsciente Coletivo. Uma parte de mim, carinhosamente, chama de casa e a outra pretende lhe apresentar como Yamesh: onde nasce a consciência.
Tenho muito a lhe contar. Preste atenção porque cada palavra importa. Aumente as chances da raça humana virando as páginas desse livro.
Em Yamesh a viagem mental nunca foi tão plausível… e tão surpreendente.


Já devo ter dito por aqui mais de uma vez o quanto gosto de conhecer novos autores, principalmente nacionais. Sem contar que nos últimos tempos, tenho lido (e gostado) cada vez mais do gênero fantasia, afinal, o terror sempre foi o que dominou as minhas prateleiras. 

Não tenho o costume de ler livros online porque ainda não comprei um kindle e ler pelo celular ou pelo computador sempre me deixa com os olhos cansados porém li esse livro mais rápido do que imaginei que iria. Não sei se é por conta de estar com muito tempo livre nessa quarentena, se foi por conta da história ou uma junção de ambos. 

"No desespero e no perigo, a gente aprende a acreditar no impossível."

No livro, temos Austin, um rapaz que trabalha na área da programação e que um dia conhece uma mulher chamada Shay. É junto dela que acaba fazendo uma viagem inesperada para um outro mundo através da Gnose.

Achei muito bacana a forma como o autor conseguiu já de início criar uma certa conexão com o leitor através de uma narrativa bem fluída, como que se tudo fosse um bate-papo mesmo, quebrando a quarta-parede e conversando com a gente mesmo. Até estranhei isso no comecinho. Ao menos essa era a impressão que eu tive em alguns momentos. Com o desenrolar da história, Austin não só vai conhecendo mais de si mesmo como também do próprio poder, que não é pouco. 

Em Yamesh, que é um local parecido com Malehk (Terra), Austin é Rihu, um guerreiro que vai ter que ajudar a reestabelecer a ordem e o equilíbrio do lugar. Talvez de início a narrativa acabe deixando o leitor um pouco confuso devido a grande quantidade de informação que a obra nos dá mas ao menos comigo isso não durou muito tempo. Porém se é um leitor bem distraído, foque na leitura ou pode acabar se perdendo. 

Adoro leituras que envolvam viagens através de diferentes mundos (ou através do tempo) e Yamesh conseguiu unir isso a magia, ocultismo, física e outros assuntos interessantes de uma forma impecável (se bem que sou uma pessoa leiga em alguns desses temas, por isso não posso dizer muito). Há também muitas referências como ao filme John Carter, coisas que eu adoro "pescar" quando leio algum livro ou vejo algum filme/série, é como um presente para o leitor. O livro conseguiu falar sobre diversos temas sem se perder na própria narrativa, algo que o autor conseguiu ir muito bem.

Fiquei muito feliz de ler um nacional de fantasia tão bom e espero poder ler muitos outros. O autor me surpreendeu de verdade já que eu não esperava um livro tão gostoso de ler e que conseguiu me arrancar tantos sentimentos. Por ter ficado um pouco perdida no início, isso fez com que eu demorasse um pouco mais do que o normal mas não durou muito tempo então não senti que isso tenha afetado de forma negativa a minha leitura. 

Espero poder conhecer mais de Yamesh! 

Link para compra: AMAZON

Obs.: Queria agradecer a minha amiga Ley do Imersão Literária por ser um mozão e me ajudar a tirar uma boa foto já que não tenho um Kindle. Obrigada! <3

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Oi, Larissa como vai? Que bom que gostou da leitura. Parece-me uma obra envolvente e cstivante. Sua resenha ficou ótima. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi
    não conhecia essa história, que bom que gostou da leitura e que está aproveitando leituras do gênero, parece ser uma boa história.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, garota.

    O gênero fantasia engatinha, ainda, entre autores e leitores nacionais. Sei que há muita publicação e um público cativo. Contudo, ainda é pequeno. É o que acho. Não sou tão afim com o gênero, mesmo quando escrito em terras onde já está consolidado. Gosto de fantasia em quadrinhos. Em prosa, não sei dizer, não me atrai.

    Bom que vc tenha adorado o livro e queira até mais. Isso é o que importa.

    "Um escorregão e a vida pode mudar de repente"
    Nossa, pensei que haviam escrito minha biografia!

    "Queria agradecer a minha amiga Ley"
    Suas fotos são lindas. Não sei se comentei antes. Mas você tem um grande talento para isso assim como para maquiagem. Assim que vi esta da postagem, pensei que vc havia se rendido à leitura eletrônica!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Eu tô pra ler esse livro, na verdade vai ser minha próxima leitura! Não é um gênero que estou acostumada mas vejo muitos comentários positivos sobre ele, e depois da sua resenha, acho que vai ser uma boa experiência <3
    Beijoss, Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Não conhecia o livro, mas a obra parece ser muito interessante, ainda mais por ser fantasia, meu gênero favorito ♥
    Dica mais que anotada!

    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  6. Olá, estou com essa obra para ler aqui, adorei poder ler sobre ela. Ficarei atenta aos detalhes para tirar minhas próprias conclusões. Amei a resenha ♥

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu não li muitos livros de ocultismo, mas quando se trata de fantasia, já fico toda animada haha. Que bom que este livro te surpreendeu! Eu amei o título e fiquei interessada por conta de suas considerações.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  8. Ah! Já li também e concordo com você: me surpreendi. Tenho lido muitos autores nacionais esse ano e tenho me surpreendido com o tanto de autor com talento para fantasia que tenho visto. Yamesh foi uma obra maravilhosa que tive o prazer de ler, gostei muito da desenvoltura do enredo e de tudo o que foi abordado na história. Fiquei "doidinha" para conhecer Yamesh pessoalmente.

    https://www.jinformal.com.br/

    ResponderExcluir