RESENHA | "SIMON VS. A AGENDA HOMO SAPIENS" de Becky Albertalli

Foto: Larissa - @paragrafocult
Editora: Intrínseca | Páginas: 272 | Ano: 2016

Sinopse: Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte.
Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar.
Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.

Desde o lançamento do filme Com amor, Simon, que eu estava curiosa com relação a esse livro mas ainda não tinha tido a oportunidade de ler, principalmente porque estava sem tempo ($$$) ou porque quando ia para comprá-lo, acabava optando por outras obras que me deixavam mais curiosa. 
Fui empurrando com a barriga e com isso, acabei esquecendo. Até que nessa quarentena, no auge do meu tédio, a minha cunhada comenta que havia acabado de ler o livro. A minha curiosidade voltou à mil e falei que quando ela viesse visitar o meu irmão em uma rara visita dada a quarentena, que trouxesse, por favor. E ela trouxe.

Ai gente, como falar desse livro sem parecer que estou puxando o saco? É difícil. Gostei tanto que até me surpreendi, visto que eu achava que ia gostar mas não a tal ponto. Claro, não é a melhor obra que já li mas acho que foi mais pelo fato de que eu comecei a leitura sem muitas expectativas, apenas com a curiosidade sobre a história na mente.

"Conversar com meus pais é mais cansativo do que ter um blog."

A história é narrada por Simon, um garoto de dezesseis anos (ele faz dezessete com o desenrolar da história). Simon é gay e sabe disso, porém mais ninguém sabe e esse é um segredo que carrega consigo já tem um bom  tempo. Certo dia, enquanto perde tempo no Tumblr da sua escola, um lugar que deveria ser um local de interação entre alunos, para postarem sobre suas confissões e pensamentos mas que "virou um buraco de fofocas, poesias ruins e citações bíblicas escritas errado". No meio de tudo isso, ele encontra a postagem de alguém que se identifica como Blue, que fala sobre como ele se sente por esconder de todos que é gay. Simon sente que ele tirou as palavras de sua boca e responde com o seu e-mail, ansioso pela resposta desse alguém que possui pensamentos semelhantes ao seus. E é na resposta de Blue que começa uma amizade onde nenhum dos dois sabe quem é o outro mas que a cada e-mail trocado, mesmo sem saber quem o outro é, um sentimento a mais vai surgindo.

"Sabe, o ensino fundamental é um show de horrores sem fim. Ah, talvez não sem fim, porque já acabou, mas deixa marcas na psique da gente. Não importa quem você seja. A puberdade é impiedosa."

Um dia, Martin, um rapaz de sua sala, vai conversar com ele. Não sobre garotas ou sobre as aulas mas sim sobre Simon ter esquecido seu e-mail aberto no computador da escola e que ele leu todas as conversas suas com Blue. Com isso, pede então a "ajuda" dele para se aproximar de Abby, uma amiga de Simon. Com a chantagem bem clara nas entrelinhas da conversa e em panico (não por medo de todos saberem sobre ele ser gay mas sim porque Blue demonstra ser bastante discreto e por isso provavelmente se afastaria de Simon, caso Martin tornasse isso público), ele decide, sem nenhuma vontade, ajudar o garoto estranho.

Durante grande parte do livro temos alguns dos e-mails trocados por Simon (sob o pseudônimo de Jacques) e Blue e é a coisa mais fofa. Dá para notar a sintonia entre eles. Blue parece ser um rapaz tímido e inteligente, enquanto Simon é mais extrovertido e rodeado de pessoas mas apesar dar diferenças, suas conversas são cheias de humor e química e claro, Simon então se vê mais e mais curioso e interessado em Blue.

"E eu odeio quando as pessoas dizem isso. Eu também me sinto seguro quanto à minha masculinidade. Sentir-se seguro quanto à masculinidade não é a mesma coisa que ser hétero."

Os desejos juvenis, as conversas e o jeito dos personagens são bem típicos dos estudantes no ensino médio. O livro também saiu bastante do estereótipo de personagens dentro de um padrão que sempre vemos em filmes, séries ou livros. Por exemplo, Abby que é uma das garotas mais bonitas da escola é negra e muito popular, a Leah, melhor amiga de Simon é gorda, Bram que é um amigo de Nick (outro amigo de Simon) também é negro e bem bonito. Isso sem contar com Cal, um personagem que apesar da aparência padrão, é bissexual. Além de que o grupo dos populares não é aquele dos filmes adolescentes com aquela bendita panelinha de pessoas desagradáveis.

Gostei muito da narrativa, Simon é cativante, simpático e é fácil de entender o motivo dele ter tantos amigos. A leitura fluiu e funcionou tanto para mim, que eu o li e em poucas horas e fiquei querendo mais. ADMITO que apesar do filme ter me deixado interessada, eu não o assisti. Tinha visto o trailer e aí soube do livro, o que me deixou bem mais interessada. Antes de começar a escrever essa resenha eu resolvi assistir ao trailer de novo e notei algumas (várias) diferenças do livro. Normalmente não ligo muito para isso mas os fatos mudados foram coisas que curti muito durante a leitura então não me interessei taaaaanto pelo filme mas mesmo assim vou dar uma chance. 
"Acho que foi a solidão. E é engraçado, porque não me vejo como uma pessoa solitária. Mas havia algo muito familiar no jeito como Blue descreveu o sentimento. Foi como se ele tivesse arrancado as ideias da minha cabeça. Ele falou sobre como você pode decorar os gestos de uma pessoa mas nunca saber o que passa na cabeça dela. E ter a sensação de que todos somos como casas com aposentos enormes e janelas pequenininhas. Sobre como você pode se sentir exposto, de uma forma ou de outra. Sobre como ele se sente tão escondido e tão exposto em relação a ser gay."

Simon vs. A agenda homo sapiens sabe falar sobre assuntos considerados delicados de forma divertida e atual. Indico o livro para quem gosta de romances jovens que falam sobre amadurecimento e sexualidade e de leitura rápida. É provável que Simon te conquiste como me conquistou. Não vou negar que acabei descobrindo quem era o Blue na metade da história mas acho que é porque virei uma leitora calejada que já aprendeu um pouco os padrões de quando um autor quer esconder a identidade de alguém  ou confundir a nossa cabeça (haha). 

Enfim, já viram o filme ou leram o livro? ME CONTEM!

Me sinto a própria Fênix ressurgindo das cinzas depois de tanto tempo. Estou sem pc e com problemas de saúde. A quarentena tá ó, nota ZERO! Mas ao menos está me rendendo boas leituras.

Postar um comentário

9 Comentários

  1. Oi, Larissa como vai? Eu ainda não li este livro, mas tenho curiosidade em lê-lo e, após ler sua análise a leitura deve me agradar. O filme não me desperta interesse. Pretendo ler o livro e, se me agradar como eu espero, depois quem sabe eu possa ver o filme. Muito boa sua resenha. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Que bom que voltou, senti sua falta ;)
    Ainda nem li o livro nem assisti ao filme, mas pretendo! Esse livro está na minha lista de desejados e estou simplesmente loooooouca pra ler! Seus comentários a respeito me fizeram desejar a leitura ainda mais...
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu amei tanto esse livro. Achei delicado, engraçado e ainda trouxe assuntos importantes mencionados de uma maneira natural. Uma das coisas que mais gostei dele foi como a autora abordou a "saída do armário" não só para gays, mas para todos, seja hétero ou não. Imaginei que seria bem legal se isso realmente acontecesse.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. É bem legal que o livro traga tanta representatividade e que ele tenha sido uma boa experiência de leitura pra você.
    Esse livro está na minha lista para ler, inclusive, minha irmã tem um exemplar e eu sempre me sinto tentada a pegar emprestado, mas outras leituras passam na frente, haha. Gostei da sua resenha e espero que seus problemas de saúde não sejam nada grave. Melhoras!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  5. Olá, Larissa.
    Eu já tinha lido algumas resenhas desse livro. Mas até o momento eu ainda não tinha me interessado em ler ele. Só que você descreveu a história e os personagens de uma forma tão cativante que fiquei morrendo de vontade de ler hehe. Assim que der vou comprar ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. A narrativa é bem envolvente e apreensiva também, pelo fato dos "e-mails" terem vazado. Um romance diferente, mas que parece muito legal. Eu nunca li o livro mas assisti algumas partes do filme, e gostei da história.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Simon é aquele garoto gay que todo mundo sabe que é. Os pais sabem. Os amigos sabem. Os professores sabem. E ninguém liga. Mas ele faz disso um grande drama interno e atribui todos os problemas humanos a esse "grande e temível segredo", inclusive se deixando chantagear. rs...

    Abraços, Larissa!

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Como você quero ler esse livro desde o lançamento, mas o diferencia é que ainda estou enrolando. Adorei ler sua resenha, seu pontos, mas adorei ainda mais saber mais sobre toda essa representatividade. Sabia que isso era um ponto forte do livro mas não fazia ideia do quanto isso envolvia os outros personagens.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir