RESENHA | "DUAS LUAS" de Chiffon Cake

Foto: Larissa - @paragrafocult
Editora: Fanmade | Páginas: 398 | Ano: 2018 | Gênero: Romance, Gay

Wayo é um calouro da faculdade de Ciências que há anos nutre uma paixão secreta por Phana, um cara lindo, arrogante, estudante de medicina e que é a Lua do Campus. Quando se forma no ensino médio, Wayo decide se inscrever na mesma faculdade que o seu primeiro e único amor para que assim possa continuar a vê-lo mesmo que à distância. Afinal, a paixão que nutre por ele sempre foi unilateral já que Phana nem ao menos parece notar a sua existência.


"Quem poderia imaginar que o cara mais genial do mundo, era um imbecil quando se tratava do amor?"

O que Wayo não esperava era que Phana, seu amor, começaria a perseguir o pobre coitado que estava bem diferente do ensino médio. Wayo agora era um garoto bonito e que apesar da timidez, tinha uma língua bem afiada. Phana era gentil com todos mas por alguma razão, sempre que Wayo estava perto, ele gostava de implicar com o rapaz. Será que ele não se lembrava do garoto magro de óculos que no ensino médio estava sempre o observando à distância? Por que será que Wayo o lembra tanto do seu primeiro amor?

" - O sexo não é importante... - Ai'Pha falou. - O que importa é se você gosta dessa pessoa ou não."

Duas Luas é um romance clichê. Do tipo que você começa a ler já tendo alguma ideia de como vai ser o seu desfecho. Dependendo do clichê, eu acho uma boa para ajudar a aliviar aquelas crises de ressaca literária que surgem vez ou outra quando lemos muitos livros de determinada temática e esse me ajudou durante a minha já que tenho lido muito nessa quarentena. Os capítulos são narrados pelos seis personagens principais: Wayo, Phana, Forth, Beam, Ming e Kit. Mas em sua maioria por Wayo.

"Eu só tinha que agradecer pelo universo saber exatamente como consertar as coisas, mesmo quando nós não sabemos mais para onde seguir."

É quando Wayo entra para a faculdade que é escolhido para ser a Lua do seu curso. O concurso de Lua e Estrela é como um concurso que escolhe os mais bonitos e talentosos do seu curso e do campus inteiro. No meio dos ensaios e confusões do concurso é que Wayo finalmente se aproxima de Phana que é a Lua do campus do ano anterior e os dois se tornam mais próximos.

"Eu era um homem morto. Senti algo derreter em meu cérebro, escorrendo e destruindo tudo o que encontrou pelo caminho. Eu queria apenas jogar tudo para o alto e me sentar ali, com ele, mas não podia."

Também temos outros casais, como Ming, o melhor amigo de Wayo e Kit, o melhor amigo de Phana, que brigam mais que gato e rato mas que por alguma razão, parecem não conseguir ficar longe um do outro. Já Forth, a antiga Lua do curso da engenharia estava a fim de Wayo mas agora não consegue se manter longe de Beam, outro amigo de Phana.

"Nós apenas nos encontramos no meio de tudo aquilo, entendendo nossas necessidades e o que queríamos. Toda aquela bagunça nos levou para aquele momento."

Duas Luas é uma novel tailandesa, por conta disso temos muito de seu vocabulário aqui, como a utilização de Nong e P' em conversas, por exemplo. O livro foi publicado pela editora Fanmade, que não existe mais (ao menos até onde eu sei) e tem duas adaptações em séries de tv de 12 capítulos do gênero BL (o famoso boys-love, ou seja, romances onde os protagonistas são gays). Eu assisti as duas adaptações, a mais antiga não é tão fiel ao livro quanto a segunda. Você encontra as duas pela internet com os nomes de 2 moons e 2 moons 2. Vou deixar o trailer de ambos mais abaixo do post. Gostei mais da segunda adaptação, a 2 Moons 2 porque é bem fiel a história do livro.

"Eu não sabia se eu era a causa da sua chateação, mas aquele cara deitado em minha frente, com toda certeza, era a razão das minhas noites mal dormidas."

O livro está repleto de pequenos errinhos gramaticais, como letras faltando. Isso pode incomodar um pouquinho alguns leitores e me incomodou em alguns momentos. Acho que careceu de uma revisão mais cuidadosa, já que isso atrapalhou um pouco a leitura. 

É o tipo de história que não se preocupa muito em se aprofundar em determinados temas. Tudo flui rapidamente até o fim sem manter o cuidado de ter aprofundamento em certos momentos. Quer chegar logo ao ponto. É o tipo de livro que você vai gostar de ler se não quiser pensar muito, por conta do romance leve e sua história mais rasa.

"Nós precisávamos nos respeitar como casal, então acho que era uma coisa bacana falar sinceramente sobre seus desejos. Agir de forma infantil ou fugir daquela conversa não nos ajudaria em nada."

Se não me engano, essa novel era uma história de plataforma tipo wattpad que foi adaptada pra tv e por fim virou um livro.

Enfim, comprei esses livros após ver as séries por indicação da minha cunhada que atiçou a minha curiosidade mas ainda sim, achei que as séries me cativaram mais. O que não quer dizer que eu tenha achado os livros uma má aquisição, claro. Apenas esperava mais dele por ter gostado mais das séries.

"Eu estou hipnotizado por seu olhar. Juro que nunca fui assistido por esse tipo de contato visual. Era algo doce, mas com um pouco de veneno, no estilo de Phana."

TRAILERS
Infelizmente eu não achei eles com legenda em português. 

2MOONS (2016-2017)

2MOONS2 (2019-2020)

Tem o livro 2 que é um pouco menor do que o primeiro e mostra mais sobre o relacionamento desses três casais. Em breve trago resenha dele também.


"É difícil resistir quando uma linda Lua te dá amor. Mesmo que você diga que não quer,  seu coração está dizendo o contrário."

Postar um comentário

13 Comentários

  1. Oi, Larissa como vai? Interessante este livro. Sua resenha despertou a minha curiosidade por lê-lo. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Eu acredito que indicações assim são muito válidas para o momento atual. haha
    Mais para relaxar a mente porque tem dias, que mds.
    Eu não conhecia o livro, mas me soa super fofo e acho que ia curtir.
    Vou tentar, pelo menos, caçar a adaptação que você disse que é mais fiel. Quem sabe rola.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  3. Acho que a capa me lembrou Carry On, que é um livro lgbt que gosto muito. Saber que esse livro é lgbt já me animou.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Eu amo um romance clichê, especialmente quando saio de uma leitura mais densa. Eu fico muito triste quando vejo que a editora não teve cuidado em revisar um livro; vindo de um autor independente, começando a carreira, eu perdoo, mas de uma editora, não tem desculpa...
    Com relação ao livro, me chamou atenção pela nacionalidade, acho que nunca li nada tailandês... E fiquei curiosa...
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  5. Oi Larissa,
    Eu não conhecia o livro, mas se é romance, já quero! rs
    Ainda mais por ser leve, no meio dessa pandemia, é o ideal para mim.
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha. Nunca tinha ouvido falar dos livros nem da adaptação e já quero tudo.
    Amo qualquer drama asiático rs
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Larissa

    Interessante esse caminho inverso do livro. Hoje em dia tem muitos sendo publicados depois de passar antes por diversas plataformas. Não conhecia nem o livro e nem as adaptações, e gostei de saber que é de origem tailandesa!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Lari, tudo bem?
    Achei superinteressante que seja um livro de cultura tailandesa. Eu tinha uma ideia aparentemente incorreta que o país fosse mais conservador no que diz respeito ao tema LGBTQI+. Fiquei bem interessada nesse romance!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  9. Oi, Larissa. Tudo bem?
    Fiquei super curiosa, embora seja bem clichê acho interessante conhecer o livro. Muito legal vir de novel do wattpad, para livro e agora tv.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse livro, mas tenho certeza que é uma boa leitura. Porque adoro romances né, haha.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  11. Olá...
    Adoro leituras mais leves assim, principalmente depois de uma leitura mais densa (que é o meu caso no momento), então já salvei esse livro nos desejados aqui ;)
    É uma pena ter esses errinhos gramaticais, pois, isso costuma me incomodar um pouco, mas, se a história é boa a gente releva, né?
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha, eu já tinha visto esse título por aí mas não sabia que era de produção tailandesa, acho que segue a linha das novelas asiáticas em que a história girando em torno do romance e nada muito mais detalhado, eu gosto muito de assistir esse tipo de história mais leve! A capa é muuito linda, estou apaixonada! <3
    Beijoss, Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  13. Olá, Larissa!
    Livros de romance, mesmo os mais clichês, nunca deixam de ser cativantes, né? É muito reconfortante mergulhar vez ou outra nessas histórias cheias de detalhes de aquecer o coraçãozinho hahahah
    Há pouco tempo, li Vermelho, Branco e Sangue Azul de Casey McQuiston e foi uma leitura bem bacana, com muito romance e momentos sexys e divertidos. Não conhecia esse Duas Luas (tanto o livro quanto a série) e me pareceu uma sugestão interessante, só é uma pena o fato de não ter sido tão bem revisado. Particularmente, quando vejo um pequeno erro ou outro, consigo relevar, mas quando ocorre de maneira excessiva, é meio difícil de não se incomodar um pouco... Não transmite a melhor impressão e profissionalismo por parte da editora.
    Estou sempre interessada em conhecer novas narrativas LGBTQ+, então curti sua dica :D

    Abraços!
    Blog Trívia

    ResponderExcluir