RESENHA | "CLUBE DA LUTA" de Chuck Palahniuk

Foto: Larissa - @paragrafocult

Sei que a primeira regra do Clube da Luta é que você não fala sobre o Clube da Luta mas como em algum post aqui do blog eu já havia dito que traria uma resenha desse livro já que vez ou outra eu resenho algum livro do autor para vocês mas acabei me esquecendo. Lembrei apenas quando resolvi dar uma organizada nos meus livros nessa quarentena e encontrei a obra e sua sequência.

"É fácil chorar quando você percebe que todos que ama o rejeitarão ou morrerão. Em uma linha do tempo longa o bastante, a taxa de sobrevivência de todos cairá para zero."

Acho que muita gente, sendo leitor ou não, já ouviu falar de Clube da Luta, principalmente por conta do filme de 1999 estrelado por Brad Pitt e Edward Norton. Foi o primeiro livro de Palahniuk que li e foi uma bela estreia nas leituras das obras do autor já que foi o responsável por me tornar fã dele. Já adianto que o filme (que hoje tem status de cult) é bem semelhante a obra impressa então para quem já assistiu ao filme, não deve ter tantas surpresas durante a leitura. 

"É assim que as coisas funcionam quando se tem insônia. Tudo está muito longe, é a cópia da cópia. A insônia o distancia de tudo, você não consegue tocar em nada e nada consegue tocar em você."

O protagonista e Narrador da história não tem um nome e talvez isso de início cause alguma confusão ou estranhamento no leitor. É um cara que sofre de insônia e assim como a sua geração, vive uma vida onde tenta preencher seu vazio e suas frustrações através do consumismo. Ele está infeliz com sua vida e com seu trabalho. Por conta dessa insônia e após ir a um médico a fim de conseguir algum remédio que o entregasse para os braços de Morfeu (e ter esse pedido negado), seu médico o aconselha a visitar grupos de apoio e ver o que era realmente sofrimento para entender que o que ele tinha não era tão grave. 

"Aquilo era liberdade. Perder todas as esperanças era libertador."

E é aí, visitando esses grupos de apoio que ele encontra o melhor remédio que conseguiria imaginar, já que assim que começa a visitá-los mesmo sem ter uma doença generativa para justificar as suas idas, consegue dormir calmamente. Tudo parecia perfeito até que Marla Singer, uma farsante como ele, começa a frequentar os mesmos grupos de apoio, o que tira a sua concentração e faz com que volte a ter noites em claro.

"Naquele momento a mentira dela reflete a minha, e tudo o que consigo ver são as mentiras, bem no meio de todas as verdades deles."

Certo dia, em uma de suas viagens a trabalho, acaba conhecendo Tyler Durden, que é tudo o que ele desejava ser. Tyler tinha uma visão diferente da vida e sociedade que a primeira vista parecia ser positiva. Na volta dessa viagem, seu apartamento explode e ele passa a ter que morar com Tyler. Nessa convivência, uma amizade surge e eles criam o Clube da Luta que é um lugar onde os homens vão a fim de descontar suas frustrações através de lutas sem nenhum propósito além desse. 

"- Se não sabe o que quer - o porteiro continua -, acaba tendo um monte de coisas que não quer."

O Narrador se torna obcecado por Tyler e quando esse começa a ter um relacionamento casual com Marla, ele fica incomodado com a aproximação dos dois. Durante o tempo em que morou com Tyler, eles fundam o Projeto Desordem e Destruição que basicamente é uma seita dos seguidores cegos de Tyler, homens que se aproximaram dele através do Clube da Luta e que caíram cegamente no sue carisma. É quando as ideias do Narrador passam a divergir das de Tyler, quando ele começa a se questionar é que o livro fica ainda melhor e ele resolve agir.

"Respondo que simplesmente não quero morrer sem ter algumas cicatrizes. Não significa mais nada hoje ter um corpo perfeito."

Quem já viu o filme, já deve saber o grande plot-twist do livro mas como imagino que nem todo mundo tenha visto, vou ficar quietinha. É um filme de vinte anos então talvez todo mundo já saiba o que acontece porém eu li o livro já sabendo dessa reviravolta e mesmo assim gostei muito. Chuck Palahniuk tem uma escrita diferente, um pouco suja, e isso prende o leitor que gosta desse estilo de leitura. A obra é bem a cara de vários livros do autor, onde um personagem infeliz com a sua vida atual acaba transformando sua vida pacata em algo maior, tudo isso em uma narrativa cheia de frases de efeito.

"Naquela época a minha vida parecia completa demais, e talvez tenhamos que quebrar tudo para construir algo melhor em nós mesmos."

A obra é cheia de críticas, como sempre nos livros de Chuck, sobre a sociedade atual e a bolha em que vivem. O livro passa muitas mensagens que nos fazem refletir e questionar. Clube da Luta se tornou um clássico literário e cinematográfico e acho que seja uma obra que todo mundo deveria ler mas que talvez nem todos curtam. Eu indico mas lembrem-se: você não fala sobre o Clube da Luta.

"Tudo isso é minha culpa. Às vezes você faz algo e se ferra. E às vezes as coisas que você não faz é que ferram você."

Já leram ao livro ou assistiram a obra? 

Postar um comentário

20 Comentários

  1. Eu sempre tive vontade de assistir Clube da Luta, inclusive eu e meu namorado queríamos ver nesse fim de semana, mas não tem na Netflix e acabamos que nem procuramos em outros lugares, mas ainda vamos ver hahaha!
    Não sabia que tinha o livro também e que bacana que são realmente bem parecidos.
    Adorei ;)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Larissa, tudo bem?

    O filme é realmente bem famoso, mas por não ser muito o meu gênero nunca assisti. Sobre o livro já li muitas resenhas divergentes, tanto de gente que amou como de gente que não gostou tanto assim. No meu caso em particular, não é um livro que me chama a atenção. Mas fico feliz que para você a leitura foi proveitosa! E pode deixar que não vou falar do Clube da Luta com ninguém (rs...).

    Beijos;*
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  3. A versão de "Clube da Luta" para o cinema é sensacional. Tem outra obra do autor que foi adaptada para um filme bem curioso chamada "Choke - No Sufoco".

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Não li o livro e nem assisti ao filme, mas sempre escuto muitos comentários positivos. É o tipo de obra que preciso consumir, mas sempre vou deixando para depois. Espero um dia realmente parar para assistir e ler.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  5. Apenas assisti o filme e já vi ele muitas vezes. Amo a adaptação e pretendo ler o livro, mas é sempre aquela de querer mas estar atolado de leituras e ter uns mil na frente kkkkk. Mas mesmo assim espero ler.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  6. Oi, Larissa como vai? Eu assisti ao filme e li o livro. Para mim o livro é melhor, embora o filme não seja ruim. Que bom que gostou do livro, pois é uma obra maravilhosa de ser lida. Sua resenha ficou excelente. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá...
    O CLUBE DA LUTA já se tornou um classico entre os leitores, né? Acho que todos conhecem rsrsrs... No meu caso, não li nem assisti o filme, mas pretendo um dia.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro o filme e estou com o e-book aqui para ler, fico feliz que o filme não é tão diferente do livro. Adoro quando uma adaptação não foge da proposta da história original.
    Amei a resenha, me deixou mais ansiosa ainda ♥

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Lari, tudo bem?
    Assisti ao filme e gostei, acho o plot twist muito bom.
    Entretanto, não sei se leria o livro, por não ser tããão fã da história assim, apesar de achar as críticas ao nosso modo de consumo e de vida bem pertinentes.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  10. Oi
    eu nunca nada do autor e tenho vontade de ler clube da luta, acredita que não lembro de ter assistido o filme e olha que o pessoal aqui assiste muito filme desse estilo, esse parece ser uma boa obra que já virou um classico.
    Que bom que gostou desse livro.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha. Nunca li o livro, nem terminei de assistir o filme. Acho que nem cheguei na parte da luta, vou tentar ler.
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá!!
    Ainda não lemos esse livro, acho que ainda não o vimos por cá!

    Beijinhos,
    Damsel.me-Clique Aqui

    ResponderExcluir
  13. Oi Larissa,

    Confesso que o filme o livro nunca me chamaram a atenção a ponto de ler ou assistir, mas conheço pessoas que gostam muito do livro e outras que não curtiram tanto assim.
    Gostei de conhecer mais da obra.

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá, garota.

    "principalmente por conta do filme de 1999"
    - Creio que o sucesso do livro se deve ao filme. O livro é bom, claro. Mas, sem o filme, não teria a projeção de hoje. Aliás, no IMDB, a adaptação de David Fincher conta com nota 8,8, o que o torna um dos melhores filmes do mundo.

    "O protagonista e Narrador da história não tem um nome"
    - Às vezes acho que seu nome é Jack. kkkk

    "Chuck Palahniuk tem uma escrita diferente"
    - Despojada. Para não dizer desleixada. Mas é um estilo difícil de ser praticado. Não é todo mundo que sabe escrever de maneira desleixada e fazer isso colar.

    "O livro passa muitas mensagens que nos fazem refletir e questionar"
    - Sim. Mas é a velha história: quem liga? Continuamos nos perdendo no mundo das forma, dos quereres, do mimimi e do consumo.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Larissa,
    Acredita que nunca li, nem assisti? Uma vergonha já que é um clássico!
    Mas sendo sincera, nem tenho muita vontade porque não faz muito meu estilo...
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Confesso que esse não é um tipo de leitura que me atrai. E fique sabendo do filme apenas pouco tempo atrás, embora ele seja bem antigo.
    Pela sua resenha, parece ser um livro marcante, de fato. Mas não sei se leria. Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  17. Eu já assisti o filme e lembro que foi muito boa a experiência! Adorei os quotes do livro que você selecionou me deu uma nostalgia <3
    Beijoss, Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  18. Lari, eu nunca li nada do autor mas tenho curiosidade por ser quase um classico da literatura, né?
    Interessante od protagonista e narrador não terem nome.. Acho que ia ficar bem curiosa kkkkkkk
    Quero muito ler e a sua resenha ficou muito boa
    eu não vi o filme, então acho que as reviravotas e o final seriam ainda surpresa
    Super já quero!

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  19. Hey Larissa! Tudo bem?
    Você acredita que eu abandonei essa leitura? Pq motivos nem eu mesma sei ao certo, mas me deu vontade de retomar depois do seu post pois fiquei curiosa com o plot twist que comentou na resenha kkk
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Acredita que nunca li, nem assisti, o Clube da Luta? A única coisa que sabia sobre é que não se fala sobre o Clube da Luta. Fiquei bem instigada a ler, e mega curiosa sobre o plot haha. Acho que vou atrás de um spoiler!

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir