9 FILMES QUE SÃO MELHORES DO QUE OS LIVROS

Filme: "O Iluminado" de Stanley Kubrick (1980)
Quase todo o leitor que teve uma obra de cabeceira adaptada para as telas da tv ou do cinema, já se decepcionou com o que assistiu. Isso é fato. Muitas vezes, ao levar as obras para as telinhas, os diretores ou o estúdio acabam mudando tanto o livro que toda a sua essência se perde, resultando em uma grande decepção. 
Porém, às vezes coisas boas saem desse processo e grandes obras-primas são criadas. Obras essas que em alguns casos, chegam a superar o livro no qual foram baseadas.
Por conta disso, eu trouxe uma listinha com alguns exemplos de filmes que conseguiram superar os livros dos quais foram adaptados, se tornando ainda melhores. Alguns poucos casos da listinha eu ainda não li ao livro, porém esses ainda não lidos, estão na minha meta de leitura para 2020. <3

1. TRAINSPOTTING - Sem Limites (Autor: Irvine Welsh)
Filme: "Trainspotting - Sem Limites" de Danny Boyle (1996)
Por conta do lançamento do filme, o livro teve as suas vendas alavancadas e o próprio autor - que inclusive faz uma participação especial no longa, como eu disse nesse post aqui - disse que gosta muito do filme. A obra levou para as telas de forma bastante crua, o vício em drogas durante os anos 90. 

2. DURO DE MATAR baseado na obra "Nothing Lasts Forever" (Autor: Roderick Thorp)
Filme: "Duro de Matar" de John McTiernan (1988)
Eu nem ao menos sabia que o filme havia sido inspirado em um livro, assim como muitas pessoas e só isso já mostra o quanto a obra cinematográfica ofuscou a literária, que ao contrário do filme, não é de ação e sim um thriller. Fiquei bem curiosa para ler porque gosto muito do filme. E Bruce Willis ainda tinha cabelo aqui. haha

3. FORREST GUMP (Autor: Winston Groom)
Filme: "Forrest Gump: O Contador de Histórias" de Robert Zemeckis (1994)
O livro do autor Wiston Groom só se tornou realmente conhecido após a adaptação da obra para o cinema, que inclusive rendeu a Tom Hanks, seu segundo Oscar da carreira. 

4. LARANJA MECÂNICA (Autor: Anthony Burgess)
Filme: "Laranja Mecânica" de  Stanley Kubrick (1972)
Quem leu ao livro sabe bem que a obra não é fácil. E não falo isso apenas pela temática pesada e violenta que essa distopia nos entrega, como também pelo fato de a sua leitura ser difícil por si só, devido as gírias do vocabulário nadsat que o autor empregou na história. O filme de Kubrick é uma obra prima e de todas dele que pude assistir e ler a obra da qual ele se inspirou, considero essa a adaptação mais fiel. Porém, poder assistir a ultraviolência de Alex, junto da trilha-sonora e do visual maravilhosos, posso afirmar que o filme me encantou mais, mesmo eu preferindo o final do livro. Ah, temos resenha do livro aqui no blog.

5. TOURO INDOMÁVEL baseado na obra "Raging Bull - My Story" (Autor: Jake LaMotta)
Filme: "Touro Indomável" de Martin Scorsese (1980)
Esse filme é maravilhoso. Inspirado em uma biografia de um ex-pugilista (Jake LaMotta), Martin Scorsese, o diretor dessa obra criou todo um pano de fundo e levou de forma magistral os dramas vividos pelo lutador para as telas. Claro que a atuação de Robert De Niro foi a cereja do bolo para deixar tudo ainda melhor. 

6. O ILUMINADO (Autor: Stephen King)
Filme: "O Iluminado" de Stanley Kubrick (1980)
Esse livro é um dos meus preferidos do autor porém é uma das suas muitas obras adaptadas mais odiadas por ele. No livro, o personagem Jack Torrance vai aos poucos sendo consumido pela loucura, preso no Hotel Overlook junto de sua esposa e filho. Já no filme, apesar da atuação maravilhosa de Nicholson, não podemos negar que seu rosto já nos remete a loucura desde o primeiro momento em que aparece em tela. Assim como sua esposa, que segundo King, foi resumida em uma mulher que só grita durante o filme, o que é algo muito machista ao seu ver (e ao meu também, já que a personagem tem bem mais iniciativa durante o livro). Além de alguns outros tópicos que se eu citasse aqui, ficaria muito texto e não quero deixar o post maior do que ele já vai ficar. Não nego que entendo o autor, porém Kubrick fez um trabalho maravilhoso no filme, criando cenas inesquecíveis, assustadoras, grotescas e maravilhosas. Deu para notar que Kubrick adaptava as obras de acordo como achava melhor, não tentando agradar ao autor da mesma.

7. JURASSIC PARK (Autor: Michael Crichton)
Filme: "Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros" de Steven Spielberg (1993)
Por conta de todo o impacto causado pelos efeitos-especiais incríveis para a época que foi lançado, o filme Jurassic Park, sucesso nos anos 90, se sobressaiu bem mais que a obra, mesmo ela se aprofundando mais em temas que não são tão discutidos no filme, como por exemplo, a parte científica e moral de reviver os dinossauros. 

8. O PODEROSO CHEFÃO (Autor: Mario Puzo) 
Filme: "O Poderoso Chefão" de Francis Ford Copolla (1972)
O livro é ótimo porém é uma obra bem parada e até mesmo rasa, fraca em alguns momentos. Já o filme, por excluir esses momentos mais fracos do roteiro, junto de atuações maravilhosas como a de Marlon Brando como Vito Corleone e a direção impecável de Francis Ford Copolla, o filme se tornou uma obra-prima do cinema que carrega uma legião de fãs até hoje (vamos esquecer que O Poderoso Chefão 3 já existiu, obrigada).

9. CLUBE DA LUTA (Autor: Chuck Palahniuk)
Filme: "Clube da Luta" de David Fincher (1999)
Quem acompanha o blog já sabe que sou fã do autor. Muita gente até hoje não sabe que o clássico cult foi baseado em um livro de mesmo nome. A narrativa de Chuck, como sempre, é divertida e completamente ácida, com personagens insanos e uma trama mais insana ainda. Porém, por mais que eu ame a obra literária, não posso negar que o filme é melhor. Não só porque os personagens principais, como o próprio Tyler, por exemplo, tenham ficado melhores na tela, como também pela forma como David Finsher levou tudo para o cinema. O filme tem easter-eggs, humor ácido, crítica a sociedade, personagens mais desenvolvidos e claro, bastante luta.

Fontes: 1 - 2 - 3

Já assistiu ou leu alguma dessas obras? Se sim, o que achou? Se acham que faltou alguma obra por aqui, me falem nos comentários. 

Ah, o instagram do Parágrafo Cult, junto com outros parceiros, está realizando um sorteio bem bacana de QUATRO LIVROS + 1 MIMO. A foto oficial está AQUI, vai dar uma conferida e participe. Aproveita e segue o nosso blog no insta também, é só clicar aqui no link: @PARAGRAFOCULT

Postar um comentário

50 Comentários

  1. Amei seu post, é mais fácil eu ver os filmes do que ler os livros, desses vi dois e são muito bons! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Larissa! Adorei o post, muito criativo ao por frente a frente um duelo entre livros e filmes. Eu particularmente já li quase todos que você incluiu na lista e assisti a bastante filmes destes da sua lista, embora eu tenha lido mais do que assistido esses que estão aí. Eu concordo com a sua opinião em quase todos, pois a minha visão é muito parecida ( igual ) com a sua, exceto pelo fato de você achar "O Iluminado" filme melhor do que o livro, pois para mim é o contrário. Embora eu goste por demais do filme, que diga-se de passagem é um dos meus preferidos da vida, ainda fico com o livro como sendo melhor. Os demais eu concordo com você que o filme ficou melhor do que o livro. Faltou você por aí alguns como "Star Wars", Carrie do Stephen King, Alguns livros do Nicholas Sparks que viraram filme ficou de fora também como "Uma Longa Jornada", "O Corvo" de Edgar Allan Poe poderia ter entrado na sua lista. De todo modo sua lista ficou excelente, pois trata do seu ponto de vista em relação as obras literárias e suas adaptações para o cinema. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Mas como assim Duro de Matar foi inspirado em livro?! hahaha nunca imaginei!
    Os demais eu sabia que tinha livro :) e concordo que a se sobressairam mesmo.
    No caso de Jurassic eu amo os dois, livro e filme, acho igualmente incríveis!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Larissa, tudo bem? Eu acho que tem muita gente não leu O iluminado porque a obra do King pra mim é melhor que o longa. E puxa eu não sabia que Duro de matar tinha livro, fiquei chocada agora! Amei o tema do post!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Eu não li nenhum dos livros, mas assisti 4 desses filmes. Eu não sabia que Jurassic Park era baseado num livro. Duro De Matar, sim. Tem uma série na Netflix (Filmes Que Marcam Época) onde casa episódio fala sobre um filme que fez um sucesso estrondoso. Duro De Matar um deles, e lá fala sobre o livro e o que foi alterado. É super interessante.

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
  6. Legal quando isso acontece, porque geralmente ocorre o contrário. Livros famosos muitas vezes se transformam em filmes ruins.

    Esta lista que vc montou tem apenas grandes filmes.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá, Larissa!
    Acredita que nunca li nem vi os filmes que mencionaste?
    Mas irei pesquisar :)
    Beijinhos


    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Larissa,
    Não li nenhum dos livros citados, porém se o filme O Poderoso Chefão for melhor que o livro... Eu dormi nesse filme nas 3 vezes que tentei assisti-lo. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Agora, adoro Jurassic Park!!!!!!!!!!!!!!!!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lari

    Não fazia ideia também que Duro de Matar era baseado em um livro! :O
    Eu até hoje não vi O Iluminando por querer ler o livro primeiro. Hahahaha
    E Clube da Luta me chama mais a atenção como filme do que como livro, mas não assisti e nem li ainda. Hahahah

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  10. Já assisti 4 filmes que você citou na postagem: Trainspotting, Forrest Gump, Jurassic Park e O Poderoso Chefão, os outros eu já escutei falar, mas ainda não assisti. Forrest Gump é um que assisti e não curti muito. E eu já li o livro de Jurassic Park e gostei, só a continuação que não achei tão bacana. Esse ano ainda pretendo ler os livros d'O Poderoso Chefão. Adorei a postagem!

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Eu acho que esse lance do King com Iluminado é muito do ego dele também. Tipo, o do filme é loucão todo errado, nenhum tipo de redenção. E, claro, que na visão dele tem por ter sido inspirado nele. Eu gostei bastante do filme, o livro ainda não li.
    Um que achei melhor que o livro foi A Culpa é das Estrelas. haha

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  12. Oi, Larissa. Tudo bem?

    Eu assisti todos o filmes da sua lista, mas não sabia que Duro de Matar era livro. Na questão leitura já muda um pouco, não li o Duro de Matar, Touro Indomável, Forrest Gump e Trainspotting. Mas amo muito o livro do Clube da Luta e do Laranja Mecânica realmente não faz jus livro x filme. Já leu ou viu o filme do Em Algum Lugar do Passado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, nunca li e nem assisti ao filme. É sobre o que?? :D

      Excluir
  13. Hey Larisa! Tudo bem?
    Realmente, alguns filmes são melhores que seus livros correspondentes kk
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    De tudo que você indicou, eu não li nada e o único que assisti foi Forrest Gump! Mas também tenho vontade de ver Clube da Luta.
    Para mim, o filme que foi mil vezes melhor que o livro é Um Dia, no David Nicholls. Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  15. Adoro esse tipo de postagem pq insisto nisso há um tempo. Muitas vezes, a adaptação para o cinema melhora, sim, elementos da obra original.

    Contudo, tenho algumas ressalvas de sua lista. Adoro Kubrick e conheço cada detalhe de sua filmografia. Mas, para mim, filmes como O Iluminado e Laranja Mecânica não são melhores que os romances. Estes, são excelentes. E os filmes, com sua estética própria, igualmente perfeito. Mas cada um em seu nicho, nem acima, nem abaixo.

    Grande campeão dessa lista: Forrest Gump. Eita filme bom sobre livro fraco!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Oie Larissa,

    Não sabia que Duro de Matar era baseado em um livro.
    O Iluminado eu ainda não vi, pois queria ler o livro primeiro.
    Adorei o post.


    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Desses eu já li Laranja Mecânica e O Iluminado, mas não cheguei a conferir nenhuma das adaptações. Já Clube da Luta, só assisti o filme mesmo...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Rumo aos 4K no instagram

    ResponderExcluir
  18. Oi, flor!!!
    Amei a ideia do post.
    Não conferi nenhuma das adaptações que você listou.
    E que sorte que você conseguiu fazer uma lista dessa porque de todas as adaptações que eu assisti, não gostei da maioria, não conseguiria fazer um top desses rs

    Beijinhos 😗
    Thay - Sankas Books

    ResponderExcluir
  19. ah adorei esse post! geralmente os livros são melhores, mas alguns filmes realmente os superam! eu acrescentaria a sua lista Clube da Luta e O curioso caso de Benjamin Burton

    www.tofucoloriodo.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  20. aaaaaa quantos filmes maravilhosos (estou surpresa por alguns que eu não sabiam que eram adaptações). da lista, um que eu li o livro e assisti o filme foi O Iluminado, que acho q no resultado final a obra derivou coisas completamente diferentes em seus formatos de livro e filme mas que são igualmente bons. além disso, outro filme que eu adicionaria a essa lista seria A culpa é das estrelas um clichê que pessoalmente eu achei o filme muito mais legal que o livro hehehe. Adorei o post, sucesso!!!

    ResponderExcluir
  21. Oi Lari, dos selecionados só vi o filme mesmo, tirando O Iluminado!
    Então não tenho muito o que falar, só sei que não leria os livros depois de ter visto os filmes...

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  22. Olá! Ainda não li nenhum dos livros mas, assisti Jurassic Park e gostei muito do filme mas, é umm livro que não tenho ainda a intenção de ler.
    Gostei de saber que os filmes são melhores em sua opinião rs, vou escolher mais algum desses filmes para assistir.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Se eu disser que nunca li nenhum dos livros você acredita? Também não vi a maioria dos filmes hahahah
    Acho que meu estilo é mais clichêzão, mas amei o post, com certeza irei ver mais filmes.

    Bjs,
    Fora do Contexto

    ResponderExcluir
  24. Oi Larissa! So ao ver a imagem do Iluminado ilustrando a sua postagem vim correndo ler e concordo com voce em alguns deles (eu tambem desconhecia que Duro de Matar havia sido inspirado em um livro!) tem alguns dessa lista que nao conheco mas como amo filmes, daqui a pouco atualizo a lista :-) Beijinhos!

    ResponderExcluir
  25. Olá, Larissa.
    Eu li O Clube da Luta o ano passado e achei o filme bem melhor. Até quando li o título da postagem já pensei nele hehe. Agora Forrest Gump achei os dois compatíveis. E Jurassic Park pode até ter feito mais sucesso no cinema, mas o livro é muito melhor hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  26. Tô chocada que Duro de Matar e Jurrassic Park é baseado em livro! Tô mais passada quê roupa na tábua!
    Ahh e eu tentei ler Laranja Mecânica, mas a leitura não fluiu e eu abandonei o livro, mas ainda pretendo assistir o filme, bom saber que ele é melhor do que o livro.
    Quanto ao Iluminado, ele é um livro que envolve o sobrenatural? Pois a minha irmã tem o livro e eu ia pegar emprestado pra ler, mas eu corro de entretenimento sobrenatural.
    Ahh e Clube da Luta eu baixei no Amazon Kindle para ler.
    Amei seu post, como sempre, cheio de conteúdo de qualidade.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  27. Lari, que vergonha
    Eu não li e nem vi a maioria dos filmes
    Com exceção de Jurassic Park, mas eu não li HEHEHEH
    o poderoso chefão tenho vontade de assistir, mas confesso que eu sempre acabo fugindo pelo tempo de filme HEHEHEH
    Interessante saber sobre o clube da luta, ainda não conferi também, mas fiquei com mais vontade hehehe

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  28. Oi Lari!
    Uma penca de filme que eu nunca vi tirando Jurassic Park. Eu to chocado que alguns sao adaptacões, morria sem saber dessa do Duro de Matar. Muito bom.

    Abraços
    Emerson
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Oi Larissa.
    Para livros de romance ou drama quase sempre prefiro os filmes. Por ser uma história limitada, as vezes o acompanhamento visual torna a história menos maçante e um bom exemplo disso são os famigerados Diabo Veste Prada e Beck Bloom.
    Gostei bastante da sua lista. São filmes que vi, mas que não pretendo ler os livros. Nem mesmo o do King.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  30. Caramba, muitos eu nem sabia que tinha o livro kkkk Sei que Laranja Mecânica sempre foi um livro que quis muito ler e não encontrava em lugar nenhum pra comprar.
    Estou surpresa com tantas adaptações!
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  31. Incrivelmente já assisti a maioria mas nunca li nenhum kkk. Mas concordo plenamente que existe sim filmes melhores que os livros e desses filmes que assisti, eles são perfeitos.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  32. Nunca li as obras, mas já assisti alguns dos filmes e adorei sua opinião sobre essa diferença das obras.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  33. Oi Larissa!
    Às vezes acontece isso, do filme ser melhor do que o livro!
    Nem sabia que Duro de matar era um livro tbm, hahah
    O iluminado é um filme que preciso ver!
    Forrest Gump eu adoro!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Oii tudo bem?
    Não vi nem li nenhuma das obras citadas, realmente não fazem muito o meu estilo. Mas curti demais a ideia da postagem, porque geralmente os livros são melhores que os filmes rs
    Beijos
    Apaixonada por Palavras

    ResponderExcluir
  35. Oi Lari, tudo bem?
    Só li e assisti (pra poder comparar) Laranja Mecânica e O Poderoso Chefão.
    Curti muito as duas leituras. Prefiro o livro ao filme de Laranja Mecânica, e acho que gostei mais do livro O Poderoso Chefão também - porque ele dá mais sinais da ruptura moral do Michael.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  36. Já assisti o clube da luta mais ainda não li o livro. Eu fico bem chateada quando a adaptação não chega perto do livro ou muda coisas importantes
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Oii, tudo bem?
    Não imaginava que Duro de matar foi inspirado em um livro, muito bom saber. Da sua lista assisti e li apenas clube da Luta, e de fato o filme é bem melhor.
    forte abraço,
    Ava
    https://apenasava.com/
    Ava

    ResponderExcluir
  38. oie, fiquei besta com o tanto que você é bonita kkkk uau rsrsrs
    desculpe
    ah... TRAINSPOTTING é louco, ao menos eu achei demais, não estava preparada.
    volto! Bjos

    ResponderExcluir
  39. Todo mundo fala isso do Trainspotting! Acho curioso quando as pessoas acham o filme melhor. Eu, particularmente, prefiro a experiência da leitura.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  40. Oi
    to igual você não sabia que Duro de Matar era baseado em um livro, Clube da Luta e Jurassic eu já tinha visto os livros deles nos sites de compra da vida.
    Achei informativo o poste.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  41. Dos 9 conheço 7, uns já assisti e outros conheço por causa do meu marido e confesso que prefiro assistir os filmes do que ler os livros :)

    bjs

    http://www.tpmbasica.com.br/
    https://www.youtube.com/TPMBasica

    ResponderExcluir
  42. Olá tudo bem? Sou o Lincoln do Rapeize Dinâmica.. estou conhecendo novos blogs haha
    Gostei muito do artigo. Laranja Mecânica eu conheço porque na faculdade (de Letras) falaram dele.. bem como assisti uma defesa de monografia sobre. Parece que o filme sintetiza as coisas.. Ainda não assisti, porém
    Já "O Iluminado" eu sei que recentemente eu li uma resenha dizendo que a série é melhor do que o filme haha. Daí tô curioso pra ler a série. Sei que tem uma referência a ele no filme Jogador Nº 1, também.
    Beijos

    https://www.rapeizedinamica.biz For digital entertainment and goood reading

    ResponderExcluir
  43. Oie,
    Fiquei em choque em saber que Duro de matar era baseado em livro, não fazia ideia.
    Vou ter que discordar com relação ao Iluminado. Depois que eu li o livro, fui assistir ao filme novamente, e apesar de ter gostado muito do filme, principalmente de Jack, não acho que o filme superou o livro. Achei a Wendy muito diferente do livro, no livro ela é muito mais forte. O final do livro é muito melhor do que no filme também. E Halloran que viajou tanto para morre em 2seg? Amo o filme, mas amo muito mais o livro. hahaha.
    Os outros, não li ou não assisti para comparar.
    Beeijoo!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir
  44. Oi Larissa, tudo bem?
    Nossa, alguns dos filmes dessa lista é totalmente novidade para mim que tenham vindo de livros. Nunca li nenhum deles (o Iluminado minha mãe tem, mas não cheguei a ler).
    Da lista acho que só assisti 'Forrest Gump', 'Jurassic Park' e 'Duro de Matar' (esse último não tenho certeza). Tenho vontade de assistir ou ler 'Laranja Mecânica', mas tenho um certo receio por conta da violência. Não me sinto com o psicológico preparado para isso.

    Até mais;
    Mente Hipercriativa & Universo Invisível

    ResponderExcluir
  45. Nossa concordo totalmente com Jurassic Park, Laranja Mecânica e Clube da Luta (esse último então, eu não gostei muito da leitura), os outros dois eu gostei muito de ler, mas, com certeza, o filme é superior.
    Beijos

    Dai Castro,
    http://colorindonuvens.com

    ResponderExcluir
  46. Não sabia que alguns desses filmes eram livros e achei bem interessante

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  47. TRAINSPOTTING É TÃO PERFEITO!!
    Vou assistir todos amiga, essa lista esta incrível e muitos ainda não vi..
    Estou na metade do filme O Iluminado e com o livro comprado já hashahs

    Até mais, abraços <3
    Deetz Blog| Instagram| Pinterest

    ResponderExcluir
  48. Olá!
    Não li nenhum desses livros, mas já vi O Iluminado e amei muito, na época fiquei curiosa para conhecer o livro, mas vi que algumas pessoas também preferem mil vezes o filme, hahah.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir