14 CONSELHOS DO STEPHEN KING PARA ESCREVER MELHOR

Quem é um leitor frequente aqui do blog, já tá cansado de saber que Stephen King é o meu autor favorito da vida. Apesar de ter algumas obras de gosto bem questionável, a maioria de seus livros se torna um grande sucesso e por esse motivo, ele é um dos autores com mais obras adaptadas para o cinema ou tv. Sem contar que ele é bem produtivo já que desde os anos 70, lançou praticamente 1 livro por ano. 
Mas claro que tanto sucesso não vem fácil. No começo dos anos 2000 ele lançou o livro Sobre a Escrita. Essa não é uma obra de ficção como as outras e sim uma onde ele dá dicas de escrita e produtividades para escritores. Nesse post reuni 14 dicas bem bacanas para quem já escreve ou que tem muito interesse em seguir por esse caminho mas não sabe por onde começar: 

1. Primeiro escreva para você, depois se preocupe com o público.
Quando você escreve uma história, você está contando essa história pra você. Quando você a reescreve, sua principal tarefa é jogar fora tudo que não for a história.

2. Não use a voz passiva.
Escritores tímidos gostam da voz passiva pelo mesmo motivo que amantes tímidos gostam de parceiros passivos. A voz passiva é segura. O tímido escreve ‘a reunião acontecerá às sete horas’, porque de alguma forma algo lhe diz, ‘Coloque dessa forma e as pessoas acreditarão que você realmente sabe’. Coloque os ombros pra trás, levante o queixo, e faça essa reunião acontecer! Escreva ‘a reunião é às sete’. Pronto! Não se sente melhor?

3. Evite ao máximo os advérbios.
O advérbio não é seu amigo. Considere a frase ‘Ele fechou a porta firmemente’. Não é de forma alguma uma frase horrível, mas questione a você mesmo se ‘firmemente’ realmente precisa estar lá. E o contexto? E toda a inspiradora (pra não dizer emocionalmente tocante) prosa que veio antes da frase? Não seria isso que deveria nos dizer de que forma ele fechou a porta? E se a prosa precedente realmente diz, não seria ‘firmemente’ uma palavra sobrando? Não seria redundante?

4. Não fique obcecado pela gramática perfeita.
A linguagem não precisa sempre usar gravata e sapatos amarrados. O objeto da ficção não é a correção gramatical, mas sim fazer o leitor se sentir bem vindo e contar uma história. Fazer ele ou ela esquecer, sempre que possível, que ele ou ela estão lendo uma história

5. O poder e a mágica estão em você.
Estou convencido de que o medo é a raiz da maior parte das escritas ruins. Dumbo conseguiu voar com a ajuda de uma pena mágica; você pode sentir o desejo de usar um verbo passivo ou um desses péssimos advérbios pelo mesmo motivo. Antes de fazê-lo, apenas se lembre que o Dumbo não precisava da pena; a mágica estava nele.

6. LEIA!
Você precisa ler amplamente, refinando e redefinindo constantemente seu próprio trabalho enquanto o faz. Se você não tem tempo para ler, você não tem tempo (ou as ferramentas) para escrever.

7. Desligue a tv e evite distrações. 
A maioria dos recintos são equipados com TV, mas a TV – enquanto se está escrevendo ou em qualquer outro lugar – é realmente a última coisa que um escritor precisa. Se você sente que precisa de um analista político falando com você enquanto escreve, ou um economista ou um comentarista esportivo, então é hora de se questionar sobre o quão sério é seu desejo de escrever. Você tem de estar preparado para se atirar seriamente na interioridade, na direção do mundo da imaginação. E isso quer dizer que os apresentadores de TV precisam ir embora. Ler nos toma tempo, e a TV rouba muito desse tempo.

8. Escreva para você. Não se preocupe em fazer outras pessoas felizes.
Ler durante refeições é considerado grosseria em sociedades educadas, mas se você pretende ser bem sucedido como escritor, grosseria deve ser sua penúltima preocupação. A última deve ser uma sociedade educada e o que ela espera. Se você pretende escrever tão verdadeiramente quanto pode, seu dias como membro de uma sociedade estão contados, de todo jeito.

9. Atenha-se ao seu estilo. 
Ninguém pode imitar a maneira peculiar de um autor de se aproximar de determinado gênero, ainda que possa parecer a coisa mais simples. Pessoas que decidem fazer fortuna escrevendo como outro autor não produzem nada além de imitações pálidas, em sua maioria, porque vocabulário não é a mesma coisa que o sentimento e a verdade compreendida pelo coração e pela mente.

10. Procure.
Em uma entrevista eu disse que histórias são como coisas encontradas, como fósseis enterrados no chão, e o entrevistador disse que não acreditava em mim. Eu disse que tudo bem, contanto que ele acreditasse que eu assim acreditava. E acredito. Histórias não são como camisetas ou videogames, são como relíquias, parte de um mundo pré-existente não descoberto. O trabalho do escritor ou da escritora é usar as ferramentas que possuem em sua caixa de ferramentas para retira-las tão intactas quanto possível. Às vezes o fóssil que você encontra é pequeno; uma concha. Às vezes é enorme, um Tiranossauro Rex com suas costelas gigantes e dentes enormes. De qualquer forma, contos ou romances de mil páginas, a técnica de escavação é a mesma.

11. Se dê um tempo.
Se você nunca fez isso antes, ler seu próprio livro depois de seis semanas de descanso será uma experiência estranha. É seu, você vai reconhecer como sendo seu, até se lembrará qual a música que estava tocando quando escreveu certo trecho e ainda assim será como ler o trabalho de outra pessoa. Um irmão de alma, talvez. É assim que deve ser, a razão pela qual você deu um tempo. É sempre mais fácil frustrar os desejos de outra pessoa do que os seus próprios.

12. A pesquisa não deve sobrepor a história.
Se você precisa realizar uma pesquisa porque partes da sua história lidam com coisas que você sabe pouco ou nada sabe, lembre-se do termo ‘pano de fundo’. É nele que a pesquisa deve estar: tão ao fundo ou como pano de fundo da história quanto possível. Você pode estar arrebatado pelo que aprendeu a respeito da bactéria carnívora, o sistema de esgotos de Nova Iorque ou a inteligência dos cachorrinhos Collie, mas seus leitores provavelmente se importarão mais com seus personagens e sua história.

13. Você se torna um escritor apenas lendo e escrevendo.
Você não precisa de cursos de escrita ou seminários mais do que precisa desse ou daquele livro sobre escrita. Faulkner aprendeu seu estilo enquanto trabalhava nos correios da cidade de Oxford, no Mississippi. Outros autores aprenderam o básico enquanto estavam na Marinha, trabalhando em fábricas ou na cadeia. Eu aprendi o mais valioso (e comercial) aspecto do meu trabalho de vida enquanto lavava lençóis de motel e toalhas de mesa de restaurantes em uma lavanderia em Bangor. O melhor aprendizado é ler muito e escrever muito, e as lições mais importantes são as que você ensina a si mesmo.

14. Escrever tem a ver com ser e estar feliz.
Escrever não tem a ver com ganhar dinheiro, ficar famoso, conquistar pessoas, transar ou fazer amigos. No fim, tem a ver com enriquecer a vida dos que lerão seu trabalho, e enriquecer a própria vida também. Tem a ver com se levantar, ficar bem e terminar. Ficar feliz, ok? Escrever é mágico, é a Água da Vida tanto quanto qualquer outra arte criativa. E a água é de graça. Então beba.

Fonte: Hypeness

Postar um comentário

28 Comentários

  1. Oi, Larissa como vai? Muito legal as dicas, algumas são eficientes. Para quem escreve, e principalmente os iniciantes essas dicas são valiosíssimas e, ajudarão a melhorar na arte da escrita. Adorei. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Larissa.
    Adorei as dicas. Eu amo escrever e penso em publicar mas nunca consigo burlar o método da procrastinação.
    Mas fiquei animada com as dicas.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  3. Oi Ley!
    Os conselhos são muito bons, de fato. Só não sei se me agrada muito. O King tem falado umas merdinhas na rede que é complicado agora defender ele KKKKKKKKK.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Dicas maravilhosas vindo de um autor incrível

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  5. Vindo de um ator incrível, todos esses conselhos são extremamente válidos! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Gente quantas dicas maravilhosas. Amei.
    Beijos.
    www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir
  7. Esse livro de King (o qual não li) vendeu bastante.

    Gostei dos conselhos, especialmente sobre o advérbio (rs).

    São lições valiosas. Mas, penso, além da disciplina, o cara precisa ter o dom da coisa. O tal do "talento". A "inclinação".

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. É sempre bom ouvir os conselhos de quem sabe...

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  9. Meu sonho ter essa produtividade na escrita igual o Stephen King, que homem!!!
    Adorei o post e vou guardar esses conselhos com carinho (preciso) <3

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Larissa!
    Esse livro do Stephen King é um livro que nunca foi lançado cá em Portugal e, estou desesperadamente que o seja. Já ouvi falar muito bem dele que leu em Inglês.
    Mas sim… Stephen King é um senhor :)
    Beijinhos



    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei os conselhos. Agora que descobri que gosto de escrever, vou tentar seguir alguns desses que você listou.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  12. Olá Lari
    Bate aqui \/ também sou kingniana de carteirinha.
    Esse livro ainda não li, masss certamente esse seu post pode ser considerado de utilidade pública para quem escreve/pretende escrever.
    As dicas são excelentes.
    Confesso que sou apaixonada por leitura, mas escrever nunca foi meu forte. Tive até medo de não conseguir passar em redação 😜😜
    Gratidão por compartilhar.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. ah eu tbm adoro o king e essas são dicas maravilhosas pra quem escreve

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  14. Oi
    já vi comentarem do livro do autor sobre escrita, gostei dos conselhos, pelo que percebi toda pessoa que quer começar a escrever deveria ler esses conselhos e o livro.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Lari

    A dica treze deveria ser de conhecimento geral da nação. O que tem do workshop de escrita por aí não está no gibi, e todos os olhos da cara!
    E eu sempre tento pensar como na primeira dica quando pego o rascunho do meu livro. Às vezes fico naquela de "será que vão gostar" quando na verdade quem tem que gostar inicialmente sou eu!
    Adorei a postagem.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Realmente são dicas valiosas para quem deseja adentrar nesse universo da escrita. Até então li apenas um livro do King, mas pretendo conferir outras de suas obras.

    Beijos
    Construindo Estante || Instagram

    ResponderExcluir
  17. Uau, que legal, adorei as dicas. Já vou usar alguns conselhos para escrever os posts do blog também hehehe

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Lari, tudo bem?
    Adorei as dicas, achei bem inspiradoras.
    Quando adolescente eu amava escrever, especialmente fanfics, mas hoje perdi um pouco desse jeito pra ficção. Queria retomar. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  19. Amei esses conselhos, quero que pelo menos 2 entrem an minja cabeça na hora de escrever rs
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  20. São dicas valiosas mesmo, e que valem para muitas ocasiões inclusive, não apenas para ser escritor. Amei! =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  21. Oi Larissa, tudo bem?
    AMO o livro 'Sobre a escrita'. Essa dica de 'evite ao máximo os advérbios' já se tornou regra pra mim e deixou minhas histórias bem mais expositivas e menos explicativas. O texto fica mais dinâmico e flui bem melhor.
    Todas as dicas dessa lista são válidas e o livro se tornou meu preferido e de cabeceira para sempre! Acho que todos que querem se aventurar no mundo da escrita precisam ler!

    Até mais;
    Mente Hipercriativa & Universo Invisível

    ResponderExcluir
  22. Dicas valiosas, principalmente sobre a leitura! Quem quer escrever, precisa ler.
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Olá...
    Eu adorei essas dicas do King! Sério, algumas pretendo até legar comigo, pois, realmente mexeram comigo, principalmente a dica de número dois!
    Amei o seu post e vou até salvar aqui nos favoritos para ler mais vezes <3
    Bjão e parabéns pelo post!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Bem interessante os conselhos dele.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. King não decepciona né, os conselhos dele com certeza são fantásticos e eu seguiria a risca se um dia fosse escrever kk.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  26. Amei as dicas, eu amo escrever me faz tão bem.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  27. Muito interessante mesmo essas dicas!! Vou aderi-las ♥ ♥ ♥
    Também fiquei com vontade de comprar o livro hhaha

    Deetz Blog

    ResponderExcluir