RESENHA | "O LABIRINTO DO FAUNO" de Guillermo Del Toro e Cornelia Funke

Editora: Intrínseca |  Páginas: 320  |  Ano: 2019  |  Gênero: Fantasia
Sinopse: Na década de 1940, diante da brutalidade de seu cotidiano na Espanha fascista, Ofélia, uma menina de treze anos cujos melhores amigos são os livros é conduzida a um universo mágico, que extrapola os limites entre sonho e realidade, beleza e horror. Nesta edição, Cornelia Funke tece em palavras a inesquecível obra-prima de Guillermo del Toro. A narrativa de Ofélia é intercalada com ilustrações e contos de fadas  inéditos, baseados em elementos-chave de O Labirinto do Fauno. Uma ode ao poder das histórias, seja em imagens ou palavras, e a sua capacidade de transformar a realidade a nossa volta.

Apesar do filme da obra, que foi lançada em dezembro de 2006, ser bastante popular, até hoje eu não o assisti. Não vejo muitos filmes ou séries, esse hábito começou começou a crescer em mim recentemente e só agora que tenho visto bastante filmes. Por conta disso, apesar de todas as belas imagens que eu via, nunca me interessei realmente para sentar desfrutar da obra cinematográfica tão elogiada. Porém, há pouco tempo atrás eu estava em uma livraria do shopping e me deparei com o livro do filme. Como eu tinha curiosidade mas nunca havia assistido, vi ali uma chance de conhecer o universo de Del Toro do jeitinho que eu gosto, que é lendo.

Descobrir os segredos dos adultos significa descobrir como entender o mundo deles...e aprender a sobreviver nele.

Meu irmão me perguntou o que eu queria de Natal e foi esse livro que pedi. Devorei o mesmo em uma tarde e só posso dizer que até agora estou encantada. Não tenho como comparar com o filme já que ainda não o vi - pretendo o fazer antes do Ano Novo, prometo - mas sei que aqui no livro, o universo do filme é até mesmo expandido, com alguns contos sobre coisas simples e até mesmo "insignificantes" para o leitor. 

Os livros podem ensiná-la tanto sobre este mundo e outros lugares distantes, sobre animais e plantas, sobre as estrelas! Podiam ser janelas e portas, asas de papel para ajudá-la a voar para bem longe. Talvez a mãe tenha esquecido como era voar. Ou talvez nunca tenha aprendido.

Aqui temos Ofélia, uma garota sensível e com uma mente rica graças aos muitos livros que lê. Ainda abalada pela morte do pai na guerra, de quem era bem próxima, ela está tentando se adaptar a nova vida e a sua nova casa em um antigo moinho. Só se passara um ano da morte do pai, mas sua mãe já estava próxima de dar a luz de um novo filho com o seu novo marido, o capitão Ernesto Vidal, um homem de quem Ofélia não gosta porém que tenta aceitar para agradar a mãe. 

Às vezes os objetos que tanto estimamos revelam mais sobre nós mesmos do que as pessoas que amamos. 

O amor mata de várias maneiras.

Seu novo padrasto é um homem mau, assustador e controlador. Ela o chama de Lobo, como aos vilões dos Contos de Fada que sempre amou, já que os livros são seus melhores amigos. Lobo não parece realmente gostar de sua mãe, apesar da mulher, Carmem, ser muito bonita. Ele parece se importar apenas com o seu filho. Filho esse que, na opinião de Ofélia, está adoecendo a sua mãe. 
Próximo ao moinho onde mora, há um labirinto que desde o início chamara a atenção de Ofélia porém Mercedes, uma das mulheres que trabalha na casa e alguém que cria um enorme laço maternal com a garota com o passar da história, dissera para ela para não entrar ali porque era perigoso, afinal poderia se perder. E ela obedece, claro. Ao menos até uma Fada aparecer em seu quarto a mando de um Fauno e a levar até lá, onde descobre ser a princesa de um Reino Subterrâneo, a Princesa Moanna. 

Só os livros abordavam todas as coisas sobre as quais os adultos não queriam conversar: Vida. Morte. O Bem e o Mal. E tudo mais que tinha alguma importância na vida.

Porém, para que possa voltar para o seu antigo reino, o Fauno lhe diz que terá que cumprir três tarefas para se provar: a primeira é pegar uma chave que está dentro do estômago de um sapo grotesco e guloso, a segunda é pegar um punhal que está em posse do Homem Pálido, uma figura assustadora com os olhos nas palmas das mãos e a terceira que é derramar sangue de um inocente. 
É claro que as coisas não são fáceis para Ofélia já que a história se passa em uma Espanha fascista, onde seu padrasto é um capitão cruel , sem contar que a garota é apenas uma criança. Paralelamente temos o núcleo dos rebeldes escondidos na floresta e seus ataques contra as tropas de Vidal, assim como Mercedes os ajudando como uma espiã.

Quanta maldade. Era o que ela mais via naquele lugar. Às vezes se perguntava se a crueldade já tinha coberto o próprio coração, feito mofo.

A história é muito bem escrita, com uma delicadeza de aquecer o coração do leitor. Cornelia Funke soube trazer magia para a história com uma sensibilidade mais do que necessária ali. Sou uma leitora muito sensível. Palavras me tocam o coração e eu sou do tipo que choro lendo, fico nervosa, rio. E foi o que me peguei fazendo aqui. Quando finalizei a história, precisei de um momento para absorver a obra que acabara de ler.

Escolher a liberdade tem um preço alto.

Às vezes até os médicos são transformados em açougueiros pelas trevas do mundo. 

Todo o trabalho em volta da obra também ficou maravilhoso. A capa é dura, tendo o nome do livro e dos autores, além de alguns pequenos elementos envernizados. As ilustrações também são lindas e muito bem feitas, tendo tudo a ver com a história. A lateral das páginas é azul e para marcar a leitura, temos uma fita de cetim preta. Tudo em ótima qualidade.

Os piores medos estão sempre abaixo de nós, escondidos, abalando as estruturas que queríamos que fossem firmes e seguras.

Cada início de capítulo tem uma página decorada e antes de vários contos do livro, temos uma bela ilustração da história. Sim, há vários contos espalhados que expandem um pouco o universo do filme. É interessante de ler e bem simples, ajudando a enriquecer a história.

Gotas de chuva também eram lágrimas. O mundo inteiro estava chorando.

Foi um dos melhores livros que li esse ano. A minha edição ficou cheia de post-its de tanto que marquei alguns trechos e me deixou bem ansiosa para assistir ao filme, me encantou totalmente. Agora quero ler A Forma da Água já que amo o filme. O mesmo me lembrou muito um clássico antigo chamado O Monstro da Lagoa Negra e o livro já está na minha lista tem tempo. 

Nota: 5,0 / 5,0


O amor é uma armadilha muito eficiente, e a verdade mais cruel sobre a guerra é que ela o torna um risco mortal.

Você já leu esse livro ou viu o filme? Me conta o que achou. Ainda estou apaixonada pela figura do Fauno.

Postar um comentário

15 Comentários

  1. Adoro este filme. Não li o livro mas acho positivo tudo que possa expandir um universo ficcional. E percebo que ao menos a Intrínseca está melhorando o acabamento de suas publicações. Abç

    ResponderExcluir
  2. Oieee, tudo bem?
    Menina do céu! Eu me dei esse livro de presente de natal <3
    Amei o filme e to mega curiosa pra ler, essa edição tá perfeita, zero defeitos!
    Adorei sua resenha e um feliz ano novo <3
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não li.
    Nem sabia que tinha livro.
    Conheço o filme.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  4. O filme é ótimo. Vale a pena conferir.

    Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Larissa, tudo bem?
    Esta edição está belíssima e já está na minha lista. Eu já assisti ao filme algumas vezes e sempre me surpreendo com algum detalhe que tinha me passado despercebido antes. Gostei muito da sua resenha e fiquei satisfeita de saber de todo o cuidado da editora com esta edição.
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Oi Lari!
    Nossa maravilhosa essa edicao do livro. So conheço o filme e curto bastante mas ainda nao li, embora queira. E uma trama bem crua mas muito boa.


    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ouvi falar muito deste livro e tenho interesse em ler, já coloquei na lista de leitura para 2020.

    Feliz ano novo, celli | Yeah, Dream High!

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Eu amo tudo que Del Toro faz.
    Fauno e A Forma da Água estão muito no meu top de favs, sou apaixonada. Me sinto doida pq geral prefere A Colina Escarlate, e eu não curto muito. Kkkk

    Eu sempre fico com pé atrás com esses livros baseados em roteiro, mas fiquei louca por esse. A edição parece estar de primeira e apaixonante.

    Ah, e A Forma da Água foi inspirado sim no Monstro da Lagoa Negra, e tb num livro antigão chamado O Anfíbio.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  9. Olá Lari!!!!!
    Assisti o filme, mas não li o livro.
    Estou impactada com sua mara resenha.
    Também sou dessas que "vive" a narrativa, assim como vc choro, me emociono, rio, faço amizade com os personagens e sinto saudades deles quando a leitura termina rsrs
    Essa pegada Del Toro com Cornelia Funke deve ter ficado pura magia :)
    (Coração de tinta da Cornelia é um dos meus livros/filme favoritos da vida ❤❤)
    Excelente resenha Lari, o livro vai para o topo da minha wishlist.

    Excelente 2020 pra você com muita saúde, paz, amor, felicidades e sucesso.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie,
    Feliz Ano Novo!
    Eu ainda não li, nem assisti ao filme, mas sou apaixonada por essa edição, rs.
    Combinei com a Ana do blog Somos Visíveis e Infinitos que depois que ela ler, vamos conversar se a obra faz ou não meu estilo...
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Gente que história incrível, eu tô perdida kkkk acho que eu não sabia do filme e nem do livro, mas com certeza quero ler esse livro o mais rápido possível, e quantas frases incríveis, será que tem como fazer um post só sobre os quotes dele? Nem sabia que a Forma da Água tinha livro kkkk Mas agora me interessei também.
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  12. Olá, Larissa.
    Eu assisti o filme e assim que apareceu uma promoção eu comprei o livro. A edição está incrível e agora lendo sua resenha fiquei mais animada para ler ele.

    Feliz Ano Novo!
    Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Eu á sou o contrário de você, não curto ler mas amo filmes e séries, principalmente filmes ♥ tanto que estudo isso e quero trabalhar com isso.
    O Labirinto do Fauno é muito bom, na verdade os filmes do Guillermo del Toro são bem interessantes num geral, ele tem um estilo bem único.
    Feliz Ano Novo, que 2020 seja incrível para todos nós! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu amo taaaanto essa obra que nem sei explicar o quanto!

    ___________

    - Conhece meu cantinho? Te encontro lá, hein?

    Blog Meu Baú de Estrelas
    Meu Canal no Youtube
    Instagram
    Twitter
    Blog Bilhetes de Busan

    ResponderExcluir