RESENHA | "Peter Pan Escarlate" de Geraldine McCaughrean

Foto: Acervo Pessoal - Parágrafo Cult
Editora: Salamandra  |  Páginas: 344  |  Ano: 2006  |  Gênero: Fantasia

Sinopse: Algo vai mal na Terra do Nunca. Os sonhos estão vazando - sonhos estranhamente reais, de piratas, sereias, pinturas indígenas de guerra e crocodilos. Para Wendy e os Meninos Perdidos, é um sinal claro de que Peter Pan precisa de ajuda. Portanto, está na hora  de fazer o impensável: voar para a Terra do Nunca outra vez. Mas, na Terra do Nunca, tudo está mudado - e os perigos que eles encontram estão muito além do que poderiam imaginar. 

Já falei aqui antes sobre a minha enorme paixão pela história do Peter Pan. Ele sempre povoou meu imaginário desde quando era uma criança. Toda aquela ideia de poder voar junto das fadas, nunca crescer e viver muitas aventuras na Terra do Nunca me deixavam encantada a ponto de sonhar acordada.

Foi feito pelo Hospital Infantil de Great Ormond Street - que detém os direitos da obra de original - um concurso para escolher a melhor sequência para o livro de J.M. Barrie e este foi o vencedor. Portando, logo que soube desse livro já corri para comprar. Eu devia ter uns onze ou doze anos na época que o adquiri.

Aqui, a história contada se passa vinte anos após os acontecimentos do primeiro livro. O trio que voou com Pan para a Terra do Nunca antes, agora está adulto, assim como os Meninos Perdidos. Eles tem suas próprias famílias e profissões, deixaram a infância para trás. Mas algo estranho têm acontecido com os antigos habitantes daquela terra tão mágica: sonhos estranhos tem perturbado seu sono. Sonhos sobre uma Terra do Nunca diferente. Sonhos tão reais que quando acordam, algum objeto que antes estava apenas em sua mente, agora está ali ao seu lado. 

Há algo de errado acontecendo na Terra do Nunca e eles precisam voltar para lá para descobrir mas isso se torna difícil quando já não se é mais criança. 

Gente, eu vou ser sincera: Eu não gostei tanto do livro como pensei que gostaria mas é uma boa história, porém, ele não chega aos pés do original de Barrie. Não falo isso por ter me fechado para novas histórias com o personagem nem nada do tipo. Não mesmo. É mais porque a trama não me prendeu tanto quanto a anterior.

Aqui, temos Wendy e João junto dos Meninos Perdidos que vieram morar com eles ao fim do primeiro livro. Miguel, infelizmente, já não está mais com eles graças a guerra. Os seus sonhos  estavam mais reais do que nunca e, para variar, estavam vazando. Eles precisam descobrir o que está causando isso porém apenas crianças conseguem entrar na Terra do Nunca e eles além de adultos, em sua maioria já possuem até filhos. Se quiserem resolver esse mistério, primeiro precisam voltar a ser crianças.

Quando finalmente conseguem chegar lá, após seguirem a segunda estrela a direita e irem reto até o amanhecer, o que encontram não é mais o lugar mágico de suas memórias. E Peter, bom, esse está bem diferente. Até um pouco maluco, para ser sincera, de uma forma diferente do que ele era.

Devido a vida curta das fadas, Sininho já não está mais presente. Em seu lugar temos o Pirilampo, um elfo - no livro, a versão masculina das fadas - com cabelos vermelhos e respostas na ponta da língua. 

Também temos Novello, um homem estranho que tem vagado pela Terra do Nunca vestido uma roupa de farrapos que lembra mais vários novelos de lã.

Vou dizer que me estressei muito com Peter aqui nesse livro. Desde o primeiro, sabemos o quanto o personagem é orgulhoso até o fim mas aqui seu orgulho fica ainda maior e ele vai se tornando um personagem bem detestável. Ele havia ficado sozinho ali por todos esses anos mas esse não é o real motivo dessa mudança. Na aventura para descobrirem o que aconteceu na Terra do Nunca onde muita coisa havia sido destruída, vamos descobrindo alguns segredos escondidos e entendendo o motivo de Peter estar assim.

A autora conseguiu resgatar muita coisa presente no livro original, como o nascimento das fadas e até um pouco da beleza de ser criança. Ficamos sabendo até sobre a origem do grande vilão do livro um, o Capitão Gancho. Sem contar a forma como ela desenvolveu o verdadeiro vilão da história, com tudo muito bem interligado. Foi a melhor coisa do livro todo, ao meu ver.

Novamente digo, é um bom livro se você o ler sem muita expectativa, não o comparando com o primeiro. Eu, infelizmente, fui muito empolgada já que o mesmo é a única sequência oficial de Peter Pan e acho que por conta de toda essa expectativa é que a minha experiência com a obra não foi melhor. Mas para quem é fã como eu, é uma leitura bem válida.

Como já o li tem bastante tempo, não tenho trechinhos da obra marcados para deixar junto da resenha. 

Nota: 3,5 / 5,0

Postar um comentário

45 Comentários

  1. Oi, Larissa como vai? Eu não li essa versão do livro de Peterpan. Li o primeiro e gostei da experiência de leitura que a obra me proporcionou, talvez você tenha se decepcionado um pouco com este aí devido a sua expectativa lá nas alturas, normalmente quando a expectativa está alta, a probabilidade de a frustração e até mesmo a decepção com o livro torna-se bem elevada de acontecer. De qualquer modo, pelo menos o livro não é de todo ruim, existem partes boas não é verdade? Gostei da sua resenha, como sempre bem elaborada. Abraco!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gosto do Peter Pan, mas só tenho visto em filmes, nunca li nada! Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  3. Oi Lari!
    Eu conheço bem pouco do Peter Pan. Nem as animações eu assisti direito, mas gosto da premissa. A ideia desse livro parecia interessante, contudo, expectativa é uma bosta. Vira e mexe eu me deparo com a mesma sensação de que fui com muita sede ao pote e poderia ter sido mais feliz se não tivesse KKKK. Uma pena que a leitura não foi tão boa, mas pelo menos você revisitou muita coisa do original ai.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Larissa!
    Pela descrição não seria um livro que facilmente leria e fico triste que você não tenha gostado e que certa forma a tenha decepcionado... Foi como eu agora com a saga da Estelle Maskame 🤨
    A próxima leitura correrá melhor! Boas leituras 📚
    Beijinhos


    Http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Hey Larissa! Tudo bem?
    Essa coisa de criar expectativas com uma leitura é boa e é ruim ao mesmo tempo. Como pode, né?
    Bom, pensa pelo lado positivo: pelo menos vc conheceu um novo livro e agregou um pouco mais de coisas ao seu conhecimento.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
  6. Eu também adoro Peter Pan, mas não conhecia esse livro. Bem bacana a resenha, mas uma pena não ser tão bom.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  7. Desconhecia totalmente este livro.

    Sobre o Hospital Infantil mencionado, salvo engano, o livro de J.M. Barrie seria o único caso de não cessão de direitos ao domínio público, após transcurso de tempo, por força de lei. Aprovaram lei específica quanto a ele para, assim, manter o hospital.

    Se o livro foi "bom", já valeu a lida.

    Para mim, a sequência definitiva de Peter Pan sempre será o filme Hook de Spielberg.

    Te recomendo, devido à paixão pela obra, a HQ A Batida do Tempo: https://bloguedoneofito.blogspot.com/2019/08/terror-e-encanto-em-dylan-dog.html

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Larissa,
    Peter Pan sem Sininho? Ai que tristeza! Entendo que a vida das fadas seja curta, mas não sei se seria a mesma coisa...
    Acho que gosto mais da Sininho do que do Peter, rs.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lari!
    Nunca fui muito fã da história do Peter Pan. Sempre achei estranho esse lance de não querer crescer e tudo mais kkkk Por hora, eu passo a dica.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Oi! A história eu só conheço pela animação e pelas adaptações, nunca li a obra original. Eu tenho curiosidade, mas por hora não é uma história que esteja na minha lista de próximas leituras. Boa semana.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Olá Lari
    Ouuummm puxa poderia ter sido um excelente epílogo já que a premissa é boa, pena que não funcionou pra você.
    Como você disse talvez seja responsabilidade das altas expectativas.
    Quando amoooooo uma obra fico dividida entre querer uma continuação ou permanecer encantada 😄😄
    Aaaaaahhhhh deve ser estranho não ter a Sininho fazendo arte, mas fiquei curiosa com o Pirilampo.
    Levo a indicação, mas vou seguir seu conselho e não ir com tantas expectativas.
    Resenha como sempre mara.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi
    eu conheço a história por conta dos filmes/animação, mas nunca li o livro preciso realizar a leitura algum dia, achei legal a ideia de darem uma continuidade a história, parece ser interessante, pena que não te agradou tanto e o peter re estressou.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Gostei da resenha Larissa. Ainda não li Peter Pan, mas entendo bem essa frustração no que concerne a continuações. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Lari, tudo bem?
    Sempre fico receosa com continuações escritas por autores diferentes do original. Afinal, por mais dedicação que aquela pessoa tenha, ela não tem a mente e a intenção do verdadeiro autor, né? Fico ressabiada.
    Que pena que essa experiência não tenha sido tão legal pra você. Senti o mesmo lendo HP e a Criança Amaldiçoada (e isso que a própria JK se envolveu no projeto!). É realmente frustrante...
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha. Acredita que nunca li peter pan? Só via o filme.
    Vou procurar os dois para ler.
    Beijos
    www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oie.Tudo bem?
    Eu ainda não li o livro original que deu origem ao "Peter Pan", mas ouvi falar que ele é bem irritante. E o faro dele estar mais irritante ainda nesse livro me preocupa hehe.
    Ai,deve ser meio estranho Peter Pan sem sininho:/

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Legal terem feito um concurso para a continuação do livro, e a premissa da história é muito boa, uma pena que não tenha suprido suas expectativas. Quando possível lerei esse livro, pois gosto de enredos que se amarram bem do começo ao fim.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  19. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Também sou apaixonada pelo Peter Pan e com certeza essa leitura me chamou muito a atenção! Porém, ao mesmo tempo, fico com receio de me decepcionar, assim como você...
    Bjão

    Olá...
    Adorei sua resenha!
    Fiquei com muita vontade de ler esse livro, os fatores que compõe o enredo parece tornar a leitura sublime... Gostei bastante de seus comentários!
    Dica anotada!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Olá, Larissa.
    Acredita que eu nunca li nenhuma versão da história? Eu já assisti milhares del, mas ler nunca. Eu gosto de releituras e continuações de histórias clássicas. Mas só quando mantêm a personalidade dos personagens. Se não eu me decepciono facilmente. Não sei se é um livro que eu leria.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  21. Oi Lari,
    Fiquei meio emotiva sabendo que minha fav Sininho morreu haha
    Eu só conheço pelas adaptações mesmo. Mas esses dias peguei o e-book pelo AmazonClassics, espero conseguir ler futuramente.
    Não conhecia essa releitura, mas achei bacana a ideia em torno todo lançamento, apesar das ressalvas.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  22. Puxa uma pena não ter se apegado tanto a ele, nunca li a história mesmo de Peter Pan mas tenho mega curiosidade.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Larissa, eu gosto muito da obra original, mas sempre tive problemas com Peter Pan, é um personagem com atitudes bem questionáveis mesmo rsrsr Adorei sua resenha honesta, caso eu leia vou alinhar minhas expectativas!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  24. Também gosto da história do Peter Pan, achei interessante o livro
    Charme-se

    ResponderExcluir
  25. Ah, eu também sempre amei a história do Peter Pan, tanto que já pensei até em tatuar algo sobre de tanto que me identifico com o Peter ♥
    Mas nossa eu não sabia dessa continuação, achei bem interessante e meio sombria talvez...
    E como assim não tem mais a Sininho? Aaaah não gostei haha :(

    http://heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oii, quem não é apaixonada pela Terra do Nunca, Peter Pan e Wendy? haha mas acredito que mesmo tento alguns pontos negativos, vou amar essa obra.
    Acredita que eu não a conhecia ainda? Sua resenha está maravilhosa, as minhas nem chegam aos seus pés rsrs'
    Beijos ^-^
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  27. Nem sempre recontagem dá certo, achei a capa e a sinopse bacana, mas a história deveria ter sido bem mais desenvolvida, li poucos livros que tinham base em contos de fadas e que deram certo.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  28. Eu lembro que fiquei um tanto chocada com a real personalidade do peter pan e sininho quando li a obra original, anos atrás, mas gostei muito da história, teria gostado muito de ter tido mais contato com esse universo quando era criança.
    É uma responsabilidade enorme escrever uma continuação para uma história clássica como essa e imagino que apesar de tudo, é realmente difícil superar as nossas expectativas...
    Não conhecia o livro.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  29. Oi Larissa,

    Eu também adoro Peter Pan e confesso que nem sabia desse concurso e do livro escolhido.
    Vou querer conferir a obra, mas não vou com grandes espectativas, quem sabe assim eu me surpreendo né?

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. ah eu adoro fantasia e tbm gosto mt da história do Peter ja fiquei super curiosa com essa leitura!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  31. Interessante seus pontos sobre a leitura. Eu tenho esse livro aqui mas ainda não consegui ler acredita?! Espero conseguir ano que vem.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  32. Não conhecia o livro,mais achei interessante a resenha.
    Uma pena que o mesmo não atendeu as suas expectativas.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Oi, Larissa!
    Uma pena que o livro tenha decepcionado, ás vezes colocamos tantas expectativas que a leitura acaba não sendo o que esperávamos.

    Beijos
    Construindo Estante || Instagram

    ResponderExcluir
  34. Oi Larissa.
    Eu li o primeiro livro faz tempo, mas lembro que gostei de todo o enredo e da aventura, mas te confesso que não é uma leitura habitual e por isso não sei se leria este, ainda mais com tudo que você pontuou na resenha.
    Uma pena que o livro não conseguiu atender suas expectativas.
    Bjus

    ResponderExcluir
  35. Preciso ler sobre Peter Pan.
    Não lembro de nada.
    Só da imagem dele e de Sininho.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  36. Fiquei bem empolgada quando vi que era uma continuação oficial da história, uma pena ela não ser tão boa..

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  37. Oi Larissa, tudo bem?
    Já li o livro com a história original e fiquei um tanto curiosa para ler esse livro, principalmente quando no finalzinho da resenha você falou sobre 'a origem do grande vilão do livro um'. Adoro quando o livro se propõe a explicar a origem de algo na história e se isso ficou bom, quero já ler.

    Até mais;
    Mente Hipercriativa (Blog) || Mente Hipercriativa (Fanpage)

    ResponderExcluir
  38. Gente, Peter Pan tem uma sequência oficial?! Como eu nunca soube disso?! Mas imaginei que teria que ler sem muita expectativa mesmo, ainda mais se tratando de um livro infantil. Li Peter Pan oficialmente depois de adulta e, por mais que continue gostando da história, não achei ela tão legal quanto achava quando criança... Talvez o mesmo aconteça com esse livro. Vida que segue... rs
    Bjks!

    Mundinho da Hanna | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  39. Olá, tudo bem por aí?

    Eu iniciei a resenha acreditando que se tratava de um livro e tanto, mas pela sua descrição, vi que Peter também me deixaria muito enraivado haha. Parece uma premissa muito boa, mas, no fim, não agrada muito, infelizmente.

    Abraços!
    Acampamento da Leitura

    ResponderExcluir
  40. Oi, Lari!
    Acho muito corajoso criar um universo em cima de um clássico. As chances de dar errado é bem grande. Achei muito interessante como você apresenta os prós e os contras disso.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  41. Estou com uma edição bem antiga de Peter Pan aqui em casa, mas ainda não consegui ler. Adorei saber que tem uma continuação dessa história que ainda encanta gerações. Uma pena ele não ter suprido as expectativas, espero ter a oportunidade de ler em breve!

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  42. Oi, flor!!!
    Gostei da sua resenha sincera!
    Pra ser bem franca, eu nem conheço a história original do Peter Pan, me julgue rs
    Uma pena que a experiência não foi 100% pra você!

    Beijinhos 😗
    Thay - Sankas Books

    ResponderExcluir