Personagens literários inspirados em pessoas reais

em quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Foto: Pixabay
A inspiração pode vir de muitos lugares, inclusive de onde a gente menos espera. Isso, claro, não seria diferente para muitos autores. Eles conseguiram se inspirar em fatos aleatórios ou marcantes, até mesmo em pessoas reais. Algumas que passaram por suas vidas e outras que tiveram algum papel importante ao longo da história, por isso, trouxe uma pequena lista com alguns personagens literários bem famosos que foram inspirados em pessoas reais. Usei fotos reais das inspirações (com exceção de Vlad porque dele só temos pinturas) e das adaptações dos personagens de forma que consigam ligar quem é quem. haha

1. Vlad Tepes - Drácula ("Drácula" de Bram Stoker)

Vlad III ficou conhecido pela sua crueldade em batalha, tendo levado a alcunha de O Empalador pelo costume de mandar empalar seus inimigos. Era integrante da ordem religiosa chamada de Ordem do Dragão e por conta disso, adotou o sobrenome de Draculea (filho do dragão), o que inspirou ao autor Bram Stoker na criação de sua obra mais famosa, Drácula.

2. Clint Eastwood - Roland Deschain ("A Torre Negra" de Stephen King)

A série "Torre Negra" é uma das maiores obras do autor Stephen King. Nela, temos O Pistoleiro, chamado de Roland que, segundo o próprio autor, é inspirado por Clint Eastwood, principalmente no filme "Pistoleiro sem Nome". 

3. Manuel Blanco Romasanta - Jean-Baptiste Grenouille ("O Perfume" de Patrick Süskind)

A inspiração para a criação do assassino Jean-Baptiste Grenouille do livro Perfume, que inclusive tem resenha aqui no blog, foi o serial-killer espanhol chamado Manuel Blanco Romasanta. Manuel afirmava sofrer de um tipo de licantropia e que seus crimes foram cometidos quando o mesmo estava transformado em um lobisomem. 

4. Florence Sally Horner - Lolita ("Lolita" de Vladimir Nabokov)

Sally tinha apenas 12 anos quando um pedófilo chamado de Frank LaSalle a sequestrou por 21 meses. Frank e Sally viajaram por vários estados até finalmente serem pegos após um hóspede do hotel onde estavam, suspeitar da atitude do homem e das feições tristes da garota que o acompanhava. O caso inspirou o autor na criação da controversa obra Lolita.

5. John Nettleship - Severus Snape ("Harry Potter" de J.K. Rowling)

John Nettleship era um professor de Química da Wyedean School e que teve a autora J.K. Rowling como aluna. Isso ajudou para que o antigo professor se transformasse na inspiração para um de seus personagens mais queridos.

6. John Gray - Dorian Gray ("O Retrato de Dorian Gray" de Oscar Wilde)

Dorian Gray foi o personagem mais famoso do autor Oscar Wilde. Conhecido pela sua beleza, o jovem chamava a atenção de  todos por onde passava, na obra famosa. O que muitos não sabem é que o jovem Dorian foi inspirado em alguém real do círculo de Oscar Wilde, um rapaz chamado John Gray, um poeta, inteligente e muito belo. Muita gente fala que John teve um romance com o autor - que chegou a ser preso por ser homossexual - mas não se tem certeza. 

Gente, dei uma sumida esses dias porque além da correria do dia-a-dia que se intensificou, ainda tive que extrair um siso que resolveu inflamar. É o que dizem: siso só serve para trazer problema. Mas espero que de agora em diante eu consiga ser mais frequente nas postagens do blog, como antes. 

18 comentários , comente também!

  1. Oi, Larissa como vai? Adorei o post com as inspirações. Destes aí eu li Lolita e a Torre Negra, li também Drácula. Todos eu gostei de ler. Melhoras com o siso inflamado, um abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oie.Amo posts assim.Eu sempre gosto de saber das curiosidades por trás da história.

    Não sabia que Dracula e Lolita foram baseados em pessoas reais.Chocada!

    A Anne de "Anne de Green Gables" também foi inspirada em uma pessoa real. Eu agora não lembro direito.
    A história surgiu quando um casal da vizinhança da autora adotou um menino e por engano veio uma menina. Mas acho que a aparência da personagem foi baseada em uma outra pessoa do convívio da autora...ou era da menina mesmo.Tem até foto na Wikipédia da menina que inspirou.

    Eu li o post é fiquei lembrando disso hehe

    Amei o post

    BEIJOS
    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  3. Também sei que o "siso" só serve para dar problema.
    Nasci só com 3 (deveriam ser 4)e para ser admitida no serviço público, fui obrigas a extraí-los.

    Não sabia que Lolita tinha existido. Aprendi.

    E Dorian Gray é muito provável que seja verdade.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  4. Oi! Exceto pelo Dracula, eu não sabia dos demais personagens, fiquei surpresa com Lolita. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi Larissa,
    Eu só sabia do Drácula, agora Dorian Grey e Lolita foram surpresas para mim!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Larissa.
    Adorei a postagem. Eu só sabia sobre o primeiro. Não tinha nem ideia de que o King tinha se inspirado no Clint para seu personagem. Que legal.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu amei esse tipo de post!
    Não conhecia e nem tinha ideia
    e não é que alguns ficaram até que parecido com seus originais?? kkkk
    Adorei, Lari!
    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  8. Oi Larissa, tudo bem?
    Adorei a postagem! Acho que conhecia, ou pelo menos já tinha ouvido falar, de todos os personagens da lista, mas nem sonhava que alguns foram inspirados em pessoas reais (Vlad e Snape eu já tinha ouvido falar).
    Você falou de siso, sei bem o que é isso. Quando eu estava para tira o aparelho corri para tirar eles antes que atrapalhassem alguma coisa. Foi uma decisão boa? Foi. Mas é um transtorno que eu nem gosto de lembra... Ah, é!

    Até mais;
    |Mente Hipercriativa (Blog) | Mente Hipercriativa (Fanpage)|

    ResponderExcluir
  9. Oi Larissa!

    Com exceção do Snape e do Dorian Gray os outros personagens que eu já conhecia o fato deles terem sido inspirados em pessoas reais. Acho incrível como alguns autores conseguem transformar acontecimentos e pessoas sombrias em histórias que atravessam séculos.


    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  10. Oi Larissa, tudo bem? Eu amo Drácula, acho um personagem tão incrível e não sabia da história do Snape!! Adorei a postagem!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Olá...
    Amei demais o seu post! Adoro ler livros que são baseados em pessoas/histórias reais, então, pode ter certeza que já anotando tudo aqui pra ler depois!
    Não sabia que Lolita e o Snape eram inspirado em pessoas reais ;)
    Bjão

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Lari!
    Surpreso que o Snape foi inspirado realmente em um professor. Da lista eu so sabia do Dorian Gray. Muito masss quando a ficção casa com a realidade.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Amei seu post, Lari. Confesso que sempre que uma história é baseada em fatos reais ou se inspira em pessoas reais, ela me atrai muito mais. Nunca que iria imaginar que o Snape foi inspirado em um professor! :O ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  14. Adorei esses personalidades/pessoas que influenciaram em inspirar histórias. Não sabia dessas curiosidades...

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  15. Acho estranho que Vlad tenha virado Drácula na ficção, um vampiro. Na minha concepção ele poderia te inspirado um personagem violente e guerreiro, porém, humano. Acho que isso se dá por que não gosto de vampiros, haha.
    Saber que Lolita foi baseada em uma história real deixa a obra ainda mais controvérsia né não?!

    Amei esse post, aliás gosto muito do seu blog, inclusive dos posts sobre curiosidades <3
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    PS. também tô precisando extrair o siso, hahaha.

    ResponderExcluir
  16. Oiii Larissa

    Gente, adorei esse post, não tinha nem idéia de que o Snake fosse inspirado num professor real, que bacana conhecer mais disso. Triste mesmo a inspiração da Lolita. Nunca gostei da trama de Lolita, e agora sabendo que é inspirado num caso tão triste me deixa ainda mais pé atrás com relação á este clássico.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  17. Ótimas curiosidades. Tirando Vlad Tepes, eu desconhecia os demais casos. Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Once you are hooked onto these, it is awfully difficult to leave the book aside and get back to the real world.

    https://angel.co/child-actor-la

    ResponderExcluir