RESENHA | "SE EU FICAR" de Gayle Forman

Foto: Acervo Pessoal - Parágrafo Cult
Editora: Novo Conceito  |  Páginas: 224  |  Ano: 2014  |  Gênero: Romance, Drama
Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais - mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar a sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente - e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas: se ela irá ficar.

Pensei muito antes de trazer essa resenha. Li o livro na época do meu antigo - e falecido - blog, o Vitamina de Pimenta (sim, eu não era muito criativa com nomes) havia o ganhado para resenhar da editora Novo Conceito mas não me lembro se cheguei a fazer isso no outro blog então como foi uma leitura que eu havia apreciado, não vi motivos para não trazê-la aqui para vocês. 
Me lembro que o livro foi lançado mais ou menos na mesma época do lançamento do filme de mesmo nome. Havia visto o trailer e como tinha o livro em casa e vi que não era uma leitura longa, decidi pegá-lo para ler para poder assistir ao filme depois. 

Às vezes você faz as escolhas na vida e às vezes as escolhas fazem você.

A leitura foi bem rápida. Em uma tarde eu já o tinha terminado. Se eu ficar é um livro dramático e com um tema pesado porém escrito de uma forma mais leve. Nele, temos Mia, uma jovem comum. Ela tem sonhos e dilemas de uma adolescente normal, está no segundo ano e em seu colégio o apreço pelas artes no geral é algo bem estimulado. 
Em um dia repleto de neve, todos são liberados de seus eventuais compromissos. Mia e a sua família saem para um passeio juntos e o inesperado acontece: um grave acidente de carro que leva seus pais instantaneamente mas que deixa Mia e seu irmão mais novo, Teddy em estado grave. É um livro que traz muita reflexão, afinal, logo após o acidente ela passa a ver tudo o que está acontecendo como uma terceira pessoa, uma espectadora. Vê seu corpo ser tirado do que restou do carro em que estava, seu irmão Teddy em estado grave de saúde, seus pais mortos, seus amigos no hospital, tudo. Ela pode apenas observar, sem interferir em nada. 

Percebo que morrer é fácil. Viver que é difícil. 

A dor é imensa mas ela percebe que sua própria vida está em suas mãos e que cabe a ela decidir entre partir para onde quer que seja a "pós-vida" ou ficar e encarar de frente as dores da perda. Não parece haver nada que a faça pensar em ficar já que tudo parece ter perdido a importância após o fatídico acidente. 
Porém ao ver todos os esforços médicos, toda a preocupação das pessoas que a amavam ali no hospital ávidos por notícias, Mia passa a se questionar se "partir" é realmente a melhor opção. Temos muitos flashbacks de Mia, principalmente com o seu namorado Adam, que sinceramente, foi maravilhoso estando ao lado dela durante todo o tempo no hospital. Ele por si só teve um grande impacto na decisão final dela. 

Eu não estou certa de que esse é o mundo em que eu pertenço. Eu não tenho certeza de que eu quero acordar.

O que gostei nos flashbacks é que não foi mostrado apenas os momentos maravilhosos do casal e sim alguns momentos até mesmo complicados. Os dois são diferentes mas compartilham da paixão pela música e isso é bem bonito de se ver porque mostra como eles se complementam, sem cair naquele clichê de "opostos que se atraem" que para mim não cola em nada. Principalmente porque o livro não foca apenas nessa decisão importante de partir ou ficar, como também mostra outros problemas dos jovens no final da adolescência, sobre enfrentar a vida adulta e sobre ser maduro. 

O primeiro amor deixa marcas para a vida inteira

É um livro rápido e apaixonante, um pouco dramático e com a leitura bem fluída já que é narrado em primeira pessoa pela protagonista, então é como se você lesse seus pensamentos. Indico para quem gosta de se emocionar mas que odeia melodramas exagerados, porque o livro foge desse padrão. Apesar de que achei que nas partes de romance ele se alongou um pouco. Porém não sou tão fã de romances então talvez seja por isso que não me agradei muito dessas partes mais "profundas". Quanto ao público, achei que ele tem uma pegada mais jovem porém agradará todos os públicos que gostem do gênero. 
O livro tem uma continuação chamada Para onde ela foi, que eu sinceramente achei que saiu bastante da premissa do primeiro, já que foca mais em Adam e sobre todo o impacto do acidente de Mia em sua vida após o ocorrido.

Nota: 3,5/5,0

Postar um comentário

26 Comentários

  1. Olá!! Gostei muito, eu não li o livro mas vi o filme há pouco tempo na televisão e gostei muito <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Oi, Larissa como vai? Uau que resenha bem feita. Eu gosto de ler drama, principalmente como esse que você resenhou. Não li esse livro, mas certamente é uma leitura que me agradaria.Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá :)
    Já vi o filme mas nunca li o livro. Estou mega curiosa para a oportunidade :)
    Beijinhos



    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Finalmente vc falou de algum filme e livro que eu li e assisti kkkkkkk. Já estava me sentindo péssimo por não ler as obras que vc compartilhava.
    Eu curti muito a leitura na época que li, o filme faltou alguns detalhes como de costume né? Mas, é uma história muito fofa.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Larissa!
    Confesso que até achei estranho entrar no seu blog e encontrar um livro desse gênero resenhado aqui hahaha sempre venho esperando fantasia ou terror, então gostei disso hahaha Eu li e assisti o filme. Não gostei da leitura, achei bem chatinho para ser sincera, mas até que gostei do filme. Nenhum dos dois ganhou destaque pra mim.
    Que bom que foi diferente com você e gostou da leitura!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  6. Este tipo de história misturando amor com tragédia ou doença se tornou um subgênero cinematográfico, quase sempre sendo adaptação de algum livro como este que vc comenta.

    Como vejo muito coisa, já conferi alguns com esta temática, mas está longe de ser o estilo que eu gosto.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. O livro não li, mas vi o filme num fim de semana à tarde e até que gostei! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  8. Olá, Larissa.
    Eu li esse livro depois que passou aquela euforia por causa do filme e acabei até que gostando, mesmo fugindo do gênero que gosto de ler. E achei a continuação meio desnecessária.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. olá...
    Bateu até uma nostalgia agora, já faz uns quatro anos que li esse livro e ainda guardo boas recordações. É uma pena você não ter gostado tanto assim... Eu, como uma boa chorona, me emocionei demais e chorei litros com esse livro.
    Adorei conhecer seus pontos de vista <3
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Larissa, eu também tenho vários livros que li há tempos, porém só agora estou criando coragem para resenhar. Sei como é, ainda mais quando nossa experiência não é como imaginamos. Eu confesso que nunca li esse livro, embora tenha curiosidade. Ao contrário de você, sou chegada num romance, então talvez a visão que eu tenha seja diferente, vamos ver, rsrs.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna | Instagram

    ResponderExcluir
  11. Oi Lari, tudo bem?
    Lembro que na época esse livro foi mesmo muito comentado. Eu queria muito ver o filme por conta disso, inclusive.
    No fim, nem assisti ao filme, nem li o livro rs.
    Acho que a vibe acabou "passando" pra mim, sabe? Acabei perdendo o interesse. Mas vou tentar assistir o filme quando puder, pelo menos pra entrar em contato com a história.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  12. Apesar de conhecer o livro, eu vi somente o filme e na época gostei, mas meus gostos mudaram muito e acho que se eu lesse hoje já não causaria as mesmas sensações. Acho bem ruim quando algum autor lança uma continuação e foge totalmente da originalidade da história e se torna algo arrastado só pra encher linguiça.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela resenha Larissa! Já li Se Eu Ficar e amei o livro! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Larissa.
    Eu lembro de ver o filme de Se Eu Ficar e não ter gostado tanto. Apesar de serem estéticas diferentes, costumo usar o filme como parâmetros para leituras. Se eu gostar o suficiente do filme eu leio o livro.
    Ainda não pretendo ler este, mas gostei bastante da sua resenha sobre. Sinto que talvez um dia ele me pegue de jeito.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  15. Já tinha visto a capa desse livro e tava achando que tinha lido, mas não li. Interessante, mas não sei se leria.

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  16. Parece ser uma história muito bonita, mas não curto dramas, então não tenho vontade de ler o livro e nem de assistir ao filme.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  17. Oi Larissa, tudo bem?
    Já vi tanto esse livro quando ouvi falar do filme, mas nunca peguei para conferir a história. Não gosto muito de livros ou filmes que mexam com minhas emoções assim, mas como você disse o livro foge do clichê "melodrama exagerado", pode ser que eu dê uma chance para ele, pois fiquei curiosa para saber como termina a história.

    Até mais;
    |Mente Hipercriativa (Blog) | Mente Hipercriativa (Fanpage)|

    ResponderExcluir
  18. Eu nunca li o livro mas já assisti o filme e me envolvi com a história.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Larissa,
    Eu li nessa época também e lembro que curti. A continuação até hoje não comentei.
    Eu acho que tem um quê importante mesmo, principalmente a questão da saúde mental e como nossa mente se prepara para o luto. Já tinha ouvido falar e muito no livro, mas não sabia dos spoilers. Fiquei chocada com o início.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  20. Oi Larissa,
    Eu já li o livro e vi o filme, mas para mim, confesso que faltou emoção...
    Nem fiquei com vontade de ler a continuação.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi Lari!
    Eu confesso que esperava mais tambem dessa leitura. Eu imaginei que ficaria bem mais tocado mas da metade pro final era so drama romantico e eu nao consegui gostar do casal em si. E ainda me veio aquela continuacao. Tinha tudo pra ser sofrido e bonito mas nao e.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. oi .
    Eu li esse livro á algum tempo ,mas não gostei muito dele.Eu nem sei te dizer qual foi o motivo ,mas parece que faltou alguma coisa para a leitura fluir para mim.Talvez eu tenha lido na epoca errada.

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  23. Oi Larissa,
    Li esse livro na época do filme e lembro que até gostei da história, apesar de não ser uma das minhas favoritas do gênero.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  24. Oi Larissa, vi essa resenha por aqui e quis logo ler, este livro foi de grande baque para mim, ele tem elementos que amo numa boa narrativa e tem música clássica, adoro demais! Foi um livro que mexeu comigo e o filme só complementou! Eu não li a continuação e não pretendo ler!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  25. Oi Larissa, tudo bem?
    Eu também recebi este livro em parceria com a Novo Conceito e lembro de ter gostado da leitura. Também gostei do filme mas ainda não senti vontade de ler a continuação. Ótima resenha.
    Bjus

    ResponderExcluir