Hábitos curiosos de escritores famosos

Foto: Pixabay
Quando lemos um livro, poucas vezes paramos para imaginar sobre todo o processo pelo qual ele passou até chegar ali. Não falo apenas sobre a revisão e montagem da editora como também o processo de escrita até ele estar completo. Como leitora, tenho vários hábitos e manias durante a leitura, como fazer caras e bocas referentes as expressões dos personagens no momento ou preferir ler deitada do que sentada. É algo comum das pessoas ter uma mania para certas coisas cotidianas. Por conta disso, quando encontrei esses hábitos peculiares de escritores famosos pela internet, imaginei que fossem gostar, afinal, alguns deles são bem, digamos que, estranhos. É como aquela famosa frase: "De perto ninguém é normal." hahah

  • Escrever em pé ou deitado? Eis a questão. 
Victor Hugo, autor de Os Miseráveis escrevia apenas de pé, encostado em uma mesa. Já Marcel Proust (Em Busca do Tempo Perdido), Truman Capote (A Sangue Frio e Bonequinha de Luxo) e George Orwell (1984 e A Revolução dos Bichos) só conseguiam escrever deitados. 

  • Peladão? 
Alexandre Dumas, autor de clássicos como Os Três Mosqueteiros, O Conde de Monte Cristo e O Homem da Máscara de Ferro tinha uma técnica para que não saísse de casa até que terminasse de escrever um livro: ele entregava as suas roupas para um criado, que só tinha permissão de lhe devolver as peças quando concluísse o livro. Se Alexandre quisesse sair de casa antes, teria que ser nu. 

  • Pink Floyd
Douglas Adams, o autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias adorava ouvir música enquanto escrevia. Shine On You Crazy Diamond do Pink Floyd tocou sem parar enquanto escrevia a série que é seu maior sucesso até os dias de hoje. O autor, que era amigo pessoal de David Gilmour, o vocalista do Pink Floyd, batizou o último álbum de estúdio da banda de The Division Bell

  • Esperança? 
Pablo Neruda, famoso poeta chileno, escrevia apenas com tinta verde. O verde simbolizava a sua fé, portanto, ele se recusava a usar de qualquer outra cor. Ele até mesmo chegava a deixar uma obra inacabada se não tivesse a cor disponível para uso. 

  • Tudo a mão
Graciliano Ramos, autor do livro Vidas Secas, escreveu todos os seus livros à mão. Esse era o seu hábito matinal. 

  • Venenosa
Agatha Christe, antes de se tornar grande Rainha do Crime através de suas muitas obras, trabalhou em uma farmácia onde preparava remédios e venenos. Esse trabalho lhe deu muito conhecimento que posteriormente ajudou na escrita de suas obras de mistério. Esse não é bem um hábito ou mania mas uma curiosidade bem bacana.

Hoje quando lemos as famosas histórias de George R. R. Martin, o autor da aclamada série Game Of Thrones, não imaginamos que ele é um grande fã de histórias em quadrinhos. Quando se sente sem inspiração para escrever, o mesmo recorre a sua coleção de centenas de exemplares de HQs afim de encontrar inspiração e espairecer a mente. 

  • Escrita e Malhação
Dan Brown, autor de obras famosas como O Código da Vinci e Anjos e Demônios tem como hábito acordar às 4 horas da manhã para malhar e às 5 horas começa a escrever. De hora em hora, o autor faz uma pausa recheada de flexões, alongamentos e abdominais. Segundo ele, os exercícios ajudam a manter "o sangue e as ideias em movimento". Saudável, não? 


Mas e vocês, tem algum hábito peculiar de leitura ou escrita? Ou conhecem algum autor que não citei acima que tenha um hábito pra lá de estranho? Me conta!! 

Postar um comentário

15 Comentários

  1. Adorei o post foi super interessante!
    Eu não sabia que os escritores tinham assim tantas coisas peculiares! Adorei aha <3

    pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Larissa como vai? Que legal saber mais desses escritores famosíssimos e seus hábitos pra lá de estranhos. Os mais estranhos pra mim são escrever em pé, e outro escrever deitado. Não consigo me imaginar em uma situação como essa. Eu tenho uma certa mania. Os livros que eu escrevi, o fiz a caneta. Eu acho preferível ter esse hábito, não digo estranho, mas não deixa de ser diferente, visto que hoje em dia praticamente todos digitam em uma tecla de computador ou aparelho celular. Uso o método corriqueiro de usar aparelho celular, ou até mesmo computador, se possível para escrever minhas matérias para o blog, mas para escrever livro ou contos eu os escrevo de caneta. Um abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ola
    Excelente materia
    Voce como sempre trazendo algo no novo para o blog por isso eu o ache bem diversificado autentico
    Parabens por isso
    Quanto a mim nao tenho habitos para ler

    ResponderExcluir
  4. eu lia mais na época da faculdade. Agatha Christe e Dan Brown não saía das minhas mãos.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  5. Muuitoooo interessante hahaha!
    E realmente de perto ninguém é normal, todo mundo até os escritores tem manias estranhas e peculiares haha!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ah, então eu acompanho muitos sites de notícia de música internacional então acabo sabendo das novidades e conhecendo novas bandas :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Interessante, muito interessante saber desses hábitos.
    Escrever em pé? Muito diferente.

    Eu escrevo sentada (risos).
    Tenho procurado escrever com mais frequência para não perder o hábito da escrita.
    E eu gosto de escrever.
    Sempre fui uma médica de letra legível.
    Com o tempo e o uso do computador a gente vai modificando a letra.
    Por isso, sempre que posso, escrevo de caneta.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  8. Oi Lari, tudo bem?
    Adorei essas curiosidades, mesmo as mais pitorescas.
    Queria ter a disposição do Dan Brown, sério hahaha! Me fazer malhar é uma briga, imagina às 4h da manhã! Muita dedicação.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  9. Pensar que alguém escreve deitado é estranho, já pelado, achei bem normal e libertador, ótimo pra não protelar, haha. Quanto a fazer exercícios físicos enquanto escreve, esse sim eu achei esquisito, acho que tem hora pra tudo, mas não dá pra criticar o cara, ele é considerado um ótimo autor.
    Quando gosto muito de um livro eu sempre caço curiosidades sobre ele e o(a) autor(a), por isso gostei muito do seu post.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥ | Instagram - Vem interagir no Insta tbm!

    ResponderExcluir
  10. Amei esse estilo de post, não imaginava que as pessoas tinham esses hábitos estranhos na hora de escrever, mas depois de ler o post percebi que tenho muita mania de escrever sentada apenas. Se eu deitar, já era, não sai nada, rs. ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, Larissa.
    Achei a postagem super interessante. Só conhecia a mania do Alexandre Dumas. Essa de escrever deitado viu hehe. Não sei se tenho algum hábito de leitura porque sempre que tenho um tempinho estou lendo hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Eu não sabia de nenhum desses hábitos e achei bem interessante.
    É bem legal ver o processo criativo das pessoas
    Beijos
    http://www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oie Larissa.
    Eu acho que deve ser meio desconfortável escrever deitado. Meio que sentado na cama ,eu imagino ,mas deitado?
    Cada louca com sua mania .
    E não acredito que o Alexandre Dumas escrevia pelado ,meu queixo caiu quando li..
    Dos mencionados do post eu só sabia o da Agatha Christie.

    Amei o post
    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  14. Com certeza os habitos que mais me chocaram foram escrever à MÃO, escrever em PÉ, e escrever PELADO kkkkkkkkkk, isso nem passa pela cabeça dos leitores!!! Adorei o Douglas Adams, se eu fosse escrever um livro, também seria ao som de Pink Floyd.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  15. Oi
    hábitos bem estranhos esses, nunca tinha escutado falar de um desses, bem informativo o poste, mas gente como conseguiam escrever em pé tem dia que fico morrendo por ficar muito tempo em pé.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir