RESENHA | "PRINCE OF THORNS" de Mark Lawrence

Editora: DarkSide Books | Gênero: Literatura Fantástica | Páginas: 360
Sinopse: Ainda criança, o príncipe Honório Jorg Ancrath testemunhou o assassinato da Rainha Mãe e de seu irmão caçula, William. Jorg não conseguiu defender sua família e nem fugir do horror. Jogado à própria sorte em um arbusto de roseira-brava, ele permaneceu imobilizado pelos espinhos que rasgavam profundamente a sua pele, e sua alma. O Príncipe dos Espinhos se vê, então, obrigado a amadurecer para saciar o seu desejo de vingança e poder. Vagando pelas estradas do Império Destruído, Jorg Ancrath lidera uma irmandade de assassinos, e sua única intenção é vencer o jogo. O jogo que os espinhos lhe ensinaram.

Eu já fiz um post falando sobre o que estava achando da leitura do livro até a página 100 bem aqui. Até aquele determinado momento, por mais que eu estivesse envolvida na leitura, ainda não tinha me apegado tanto ao personagem Jorg e entendido os seus objetivos.  

Eu a inda a vislumbrava, vislumbres sobre a escuridão aveludada. "Lucifer falava assim. O orgulho o exilou do Paraíso, ainda que se sentasse a direita de Deus." Sua voz começou a sumir até se tornar menos que um suspiro. No final, o orgulho é o único mal, a origem de todos os pecados."

Pois bem, agora que finalizei, tenho que admitir que o personagem me cativara um pouco mais. O livro conta a trajetória de vingança de Jorg, um rapaz de catorze anos que é líder de um grupo de assassinos e saqueadores que ganham a vida assim, invadindo lugares, saqueando, estuprando algumas mulheres. Sua mãe e seu irmão caçula foram mortos na sua frente enquanto estava preso em um arbusto de roseira-brava e essa memória o persegue desde então. Ele se sente de certa forma culpado por não ter se desenvencilhado do arbusto e ido defendê-la mesmo que nós, leitores, saibamos que um garoto de dez anos nada poderia fazer contra os homens que ali estavam. 

"Memórias são coisas perigosas. Você pode revirá-las até conhecer cada cantinho delas mas ainda sim, acaba entrando em alguma aresta e se cortando." Olhei para dentro da minha própria escuridão. Eu sabia o que significava estar aprisionado e vigiar a destruição. 

No começo da leitura eu não conseguia me acostumar com a ideia de um garoto de catorze anos fazendo tudo o que ele fazia. É algo surreal, afinal, Jorg está muito além da sua idade. É extremamente inteligente, engenhoso e o ódio e sentimento de vingança que ele guarda dentro de si são enormes, muitas vezes quase o cegando. Juntando isso com o fato de ele ser muito arrogante (talvez por ele ser um príncipe, mesmo que não esteja vivendo como um) fiquei com um pouco de dificuldade de gostar dele a princípio.

"Levarei meus irmão também." Eu o olhei nos olhos. Nenhuma alteração no inverno, nenhuma alteração em ouvir a palavra "irmão". A franqueza em mim queria falar sobre Will. "Vou para Gelleth. Eu lhe darei o Castelo Vermelho. Eu lhe darei a cabeça de Lorde Gellethar. E você me entregará o pagão."E você me chamará de "filho".

Prince Of Thorns não tem exatamente um vilão e um mocinho. Jorg é um assassino frio, cruel, muitas vezes matando ou desejando matar quem lhe contraria e com pouca empatia e sentimento de piedade. O que faz com que você não o odeie é porque no fundo entendemos o motivo de todo esse ódio: ele quer vingança. Não só do mandante do crime como de seu pai também, afinal, o pai ao invés de retaliar, fazer algo contra os assassinos de sua mãe, ele apenas fez um acordo comercial com o inimigo, abafando e esquecendo o caso. 

Após ser resgatado do arbusto, Jorg foge do castelo e passa a viver com os assassinos na estrada, virando seu líder com o passar do tempo. Após quatro anos, Jorg finalmente decide voltar ao castelo e por em prática a sua vingança. O que não vai ser uma tarefa fácil afinal o rei se casou novamente e junto da sua nova rainha, está a espera de um filho que caso Jorg continue desaparecido, será o novo rei. 

O ódio vai mantê-lo vivo onde o amor falhou.

O Rei em nenhum momento teve minha simpatia. Desde o começo já vemos como é um, cara ridiculamente calculista. É nítido o quanto ele e Jorg são parecidos. Em todo o livro, é o único personagem que realmente consegue intimidar Jorg e deixá-lo com aquela vontade secreta de agradá-lo, de vê-lo o chamar de "filho". 

Em nenhum momento Jorg se permite ser o adolescente que é. É sempre sério, focado e duro consigo e com todos. Em alguns raros momentos seus sentimentos vêm a tona mas o mesmo logo volta a escondê-los, se tornando uma pessoa que não vê problema algum em sacrificar um amigo, colega ou qualquer outra pessoa para conseguir o que deseja. 

Sou conhecido por ser contraditório. Quando algo me empurra, eu empurro de volta. Até quando fui eu quem me empurrou, em primeiro lugar. 

No começo vemos apenas Jorg na estrada com seus companheiros mas quando ele volta ao Castelo de Ancrath, encontra seu pai e parte para o Castelo Vermelho o livro dá uma guinada enorme e fica ainda melhor. Temos alguns elementos fantasiosos como bruxos, fantasmas, monstros. Algo que amo em livros de fantasia. O que torna Prince Of Thorns diferente dos outros do gênero que li é essa dualidade dele, por ser um personagem que não é aquele mocinho perfeito e pelo livro não ser tão leve quanto O Senhor dos Anéis, por exemplo. Na verdade, Jorg muitas vezes parece mais um vilão do que um mocinho.

Não entendi porque Lundist julgava necessário mentir para mim. Sabia que meu pai não perderia tempo comigo enquanto estivesse prestes a morrer. Sabia que ele me veria quando me ver lhe fosse útil. "Diga-me, tutor. A vingança é uma ciência ou uma arte?"

A narrativa do livro é em primeira pessoa pelo próprio Jorg, o que torna mais fácil essa aproximação com o personagem que nos permite saber melhor o que sente, tudo com um toque de humor negro. Entre alguns capítulos, temos umas cenas de flashback de quatro anos antes, mostrando não apenas o dia do assassinato de sua mãe e seu irmão, como o processo de quando ele acordou após o resgate e sua fuga com os assassinos. A capa do livro é dura e a arte da capa é maravilhosa, já o final do livro é satisfatório e deixa a gente com muita vontade de pegar o próximo e já emendar a leitura.

Postar um comentário

22 Comentários

  1. Oi, Larissa como vai? Como sempre uma resenha de nos deixar a par dos acontecimentos do livro. Achei muito interessante essa obra, apesar de eu ainda não ter lido. De qualquer modo me parece ser uma leitura bastante prazerosa, principalmente para os leitores adeptos do gênero. Adorei, abraços!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. A DarkSide Books tem livros ótimos né??
    Sempre vejo livros deles e sempre fico com vontade de ler :)
    Gostei desse também!!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu não conhecia esse livro mas me interessei muito pela sua resenha
    A Darkside sempre trás edições maravilhosas né
    Beijos
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Larissa! Tudo bom?
    Eu PRECISO reler esse livro e terminar a trilogia logo. Lembro que quando li me apaixonei na narrativa e na ambientação do autor, e em como os personagens eram tão interessantes. E as edições!!!!!!!! DS arrasando sempre.
    Adorei a resenha.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  5. O protagonista desse livro é contraditório, mesmo que ele tenha passado por algo trágico na infância, ele se tornou o líder de um grupo de criminosos. Pelo que entendi, Jorg busca vingança, mas age exatamente como as mesmas pessoas que mataram sua mãe e irmão. Realmente, não há mocinho e vilão bem definido nesse livro. Por isso acho que ele pode ser uma boa leitura, sem dúvida deve causar uma divisão de sentimentos no leitor.
    Gostei da sua resenha, como sempre, bem escrita!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  6. Olá, Larissa!
    Confesso não ser fã de fantasia mas tenho já um na estante para dar uma novidade. Conhece o Intocável de Tahereh Mafi? Parece-me que tem uma mensagem semelhante a este.
    Beijinhos



    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adorei a resenha!
    Tenho vontade de me jogar mais em fantasias, quero tentar fazer isso nos próximos anos!
    Esse me parece bem interessante, adoro tramas de vingança e personagens mais vilões q qualquer outra coisa, hahah
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, Larissa.
    Até ver sua postagem de Até a página 100 eu nem lembrava mais que tina ele aqui na estante hehe. Não sei quando vou ler, mas sua resenha me deu muita vontade de conhecer o protagonista.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oi, Larissa!
    Desde a sua postagem de primeiras impressões, eu estava doida para saber sua opinião final. Gostei bastante da premissa e achei o personagem bem interessante. Já deixei anotado para as próximas leituras.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  10. Não é meu estilo de leitura, Larissa.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  11. Não é meu estilo preferido, mas pela sua resenha parece ser um livro muito legal
    Beijos
    http://www.opsquerida.com.br
    https://www.instagram.com/siteopsquerida/

    ResponderExcluir
  12. Que bom que gostou do final. Amo personagens que não são nem mocinho nem vilão.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro as edições da Darkside, mas ainda não li esse. o universo parece muito bom e os personagens bem desenvolvidos! Dica anotada!

    Bjs, Mi
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  14. Que interessante!
    Mesmo ele sendo tão jovem, já tem que enfrentar tantas coisas
    Ainda fico com um pé atrás por ser Darkside, mas esse título eu já tinha ouvido falar e pela sua resenha, parece valer a pena

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  15. Eu ainda não li esse livro da Darkside porque ele nunca me chamou a atenção, mas desde que você falou dele por aqui fiquei interessada. Parece ser muito bom.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  16. Oi, Larissa!
    é chocante ver um garoto dessa idade com essas características do Jorg. Fiquei mais curiosa ainda para conhecer essa história.

    Beijos
    Construindo Estante || Instagram

    ResponderExcluir
  17. Oi Lari, tudo bem?
    Achei super interessante essa dualidade do personagem. Deve ser difícil gostar de alguém que comete tantas atrocidades mas, ao mesmo tempo, a história de origem dele é bem sofrida.
    A história parece realmente muito boa e a capa sempre me chama a atenção quando a vejo.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  18. Ótima resenha! A narrativa parece ser bem legal.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  19. Oi
    que bom que curtiu e a leitura e o protagonista te agradou um pouco mais, faz anos que li esse livro, lembro que gostava da história apesar de ter umas partes fortes na minha visão, até hoje não li o último.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Jorg é um personagem que adoro e adorei acompanhar a trajetória dele nesses livros.

    Beijo
    Imersão Literária

    ResponderExcluir