RESENHA | "DO INFERNO" de Alan Moore e Eddie Campbell

Foto: Parágrafo Cult
Editora: Veneta - Gênero: Horror, Crimes - Páginas: 592 - Ano: 2014
Sinopse: Escrito pelo mestre dos quadrinhos Alan Moore, autor de HQs de sucesso como Watchmen e V de Vingança e iluistrado por Eddie Campbell, Do Inferno traz para os quadrinhos a história de Jack, O Estripador, o misterioso serial-killer que assassinava prostitutas e espalhou horror pela Londres do fim do século 19. Uma investigação sobre a brutalidade humana com uma densa trama policial, tendo como pano de fundo a era vitoriana. A partir de um extenso levantamento biográfico e e inúmeras visitas a Whitechapel, o bairro londrino onde os crimes ocorreram, Alan Moore baseia a narrativa na hipótese de que os assassinatos fizeram parte de uma conspiração para acobertar o nascimento de um herdeiro ilegítimo do trono britânico. O livro traz as notas originais de Moore indicando as passagens romanceadas e o que foi fruto efetivamente de pesquisa. Publicada na Inglaterra originalmente em fascículos, a obra foi compilada em um volume único. Do Inferno foi aclamada como uma das mais importantes graphic novels já produzidas. Esteve na lista de best-sellers do The New York Times, recebeu todos os principais prêmios do mundo dos quadrinhos, elogios entusiásticos de toda a imprensa e foi adaptado para o cinema em 2001, com Johnny Depp no papel principal. 

Primeira resenha de uma graphic novel aqui no blog, gente! Pensei muito se traria isso aqui para vocês porque não sabia muito bem se iriam gostar mas como é algo que não leio com frequência, acho que não tem problema. haha
Peguei essa hq emprestada com um amigo que é dono de um sebo aqui perto de casa. Como tenho o hábito de ler bem rápido, achei que em um ou no máximo dois dias já teria terminado a leitura mas que engano. É impossível ler essa graphic novel correndo. Muita informação é despejada na gente pelas páginas, muitos personagens são apresentados e apenas correr a leitura resultaria em conteúdo perdido. 
Esse foi o meu terceiro contato com o trabalho do Alan Moore. O primeiro havia sido com A Piada Mortal (hq que conta a sua versão para o surgimento do Coringa do Batman) e o segundo com Watchmen (hq e o filme, ambos maravilhosos). Assisti também ao filme V de Vingança que é inspirado em um de seus quadrinhos publicados, mas não li a novel do mesmo. AINDA. 
Me lembro de ter amado e ficado fascinada pela leitura, porém mesmo dois anos depois, nunca mais havia lido nada do autor mas uma coisa havia ficado bem clara para mim: Ele adorava inserir críticas sociais e ao sistema de uma forma que se você for colocar tudo no papel, irá facilmente conseguir traçar um paralelo com a realidade do momento.
Em Do Inferno, Alan Moore nos leva para a Londres do século 19. Nela, somos apresentados a vários personagens: primeiro dois homens já de certa idade conversando sobre um fato passado que marcara totalmente a vida deles quando mais jovens, depois a um jovem ambicioso chamado William Gull que tem a oportunidade de virar médico e por fim a um rapaz que se encanta por uma jovem, engatando então um romance com ela.

Foto: Parágrafo Cult
Logo no começo já sabemos quem é o assassino e as suas motivações então a história não é sobre descobrir o culpado ou suas intenções. Não, é bem mais além disso. Na verdade foge de apenas um rótulo de trama no estilo "gato e rato". Quando a rainha descobre que há um bastardo da família real à solta e que um grupo de prostitutas está tentando conseguir dinheiro com a informação através de chantagem, ela chama seu confidente para resolver a situação. 
Vale dizer que por se passar no fim da Era Vitoriana, apesar de toda a prosperidade devido a expansão do império e da Revolução Industrial a desigualdade social era muito grande, principalmente envolvendo mulheres. Tanto que as principais vítimas do assassino tem todo um pano de fundo. Não eram apenas prostitutas. Tinham uma vida antes mas que por alguns acontecimentos infelizes, acabaram ali. 
William Gull, o assassino, é mostrado como um homem muito inteligente, um médico habilidoso, maçom importante, próximo da rainha e com uma mente completamente doentia e fria. Para ele, apenas "resolver o problema" como a rainha pedira não era o suficiente. Então o homem monta todo um plano recheado de esoterismo, maçonaria e teorias mirabolantes de sua mente para executar as jovens. Um adendo: William Gull realmente existiu (pode "googlar"), assim como muitos personagens da história. 
Paralelamente é mostrado a reação da imprensa com relação aos acontecimentos. A super-exposição da mídia e suas consequências, o desespero por pautas chamativas que atrapalhavam as investigações, a ambição das pessoas e tudo o que tornou Jack, O Estripador, quem ele é hoje em dia: uma lenda, o primeiro grande serial-killer e que nunca foi capturado.
Moore nos mostra aqui o ser humano como ele é, em toda a sua ambição e cinismo, sem medo e receio de prejudicar o próximo para o seu bem-estar. O autor pegou fatos  reais e misturou com fatos  ficcionais para criar a grande teia de acontecimentos que é Do Inferno

Foto: Parágrafo Cult
Definitivamente não é uma HQ para crianças porque contém cenas de sexo fortes e de extrema violência, afinal, toda a trama central gira em torno de Jack e seus cruéis assassinatos.As ilustrações são bem diferentes de todas as hqs que já li, tendo um estilo mais rabiscado, trash. Demorou para eu  me acostumar mas gostei bastante. Combina com o estilo visceral da trama. As cenas de assassinato são bem explicitas, na verdade uma se destaca mas todas tem uma narrativa muito bem feita. Não é uma história de terror, eu diria que é mais para o horror porque te causa repulsa mas não medo. 
O mais bacana é que algumas mensagens nos são passadas de forma implícita que talvez de primeira você não perceba ou apenas não entenda, ao menos não até ler as anotações de Moore. Como uma cena em que William em êxtase com o assassinato que está cometendo e do nada se vê dentro de um prédio executivo em pleno século 21. Sim, e tem todo um significado simbólico por trás disso. A história traz muitas mensagens nas entrelinhas e cita muitos personagens famosos e reais durante suas páginas, como o Homem-Elefante, Oscar Wilde (meu amor maior <3), Aleister Crowley, Hitler... Dá para ver o quão profunda foi a pesquisa do autor para poder conceber essa novel, todo o cuidado dado durante o processo que durou em torno de dez anos. 
A hq tem uma adaptação de 2001 com Johnny Depp no papel principal. Não costumo ver as adaptações das obras que leio mas vi críticas bem negativas a ela, o que não é nenhuma novidade já que adaptações de livros e comics costumam decepcionar a nós, fãs-leitores. 
Essa edição que li foi lançada como volume único pela Editora Veneta em 2014 mas a história foi lançada de forma seriada entre 1989 e 1996. O nome Do Inferno faz referência a uma das cartas recebidas pela polícia, supostamente escritas pelo serial-killer, Jack, O Estripador
Enfim, não acho que uma pessoa que nunca leu hq vá gostar de embarcar nessa leitura de primeira porque é realmente uma história bem densa porém é uma leitura muito boa, bem escrita e de imensa qualidade. Alan Moore é sem dúvidas um excelente autor e sua parceria com Eddie Campbell não poderia ter se saído melhor. Tenho que reclamar apenas da contagem de páginas que se reinicia a cada novo capítulo. ODIEI isso. 

Já conheciam Alan Moore e seus trabalhos como autor? Gostaram da primeira resenha de uma hq aqui no blog?

Postar um comentário

25 Comentários

  1. Oi, Larissa como vai? Que resenha formidável! Eu li Alan Moore já faz bastante tempo, inclusive tenho de voltar a lê-lo. Essa hq aí não li, mas sua resenha despertou meu interesse por completo. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Larissa.
    A premissa desse livro me lembrou o filme A Favorita por algum motivo. Acredito que tenha sido sua menção à era vitoriana bem como o jogo de poder entre os personagens.
    Enfim, também não sou dada a ler esse tipo de obra, mas os segredos, o horror e as motivações dos personagens me despertam a vontade.
    Adorei a resenha.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  3. Oi, Larissa!
    Nunca li uma graphic novel. A premissa dessa é bem interessando, mas como você mesma falou, não seria a mais indicada para adentrar nesse universo. Vou deixar a dica anotada para um outro momento.

    Beijos
    Construindo Estante || Instagram

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Acredita que nunca li um graphic novel? Mas, acho essas edições tão lindas que já estou louca para comprar algum!
    Achei a história bem interessante e vou anotar aqui nos desejados pra comprar mais tarde ;)
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi! Menina, eu também não leio graphic novel, até porque eu nem tenho também KKK Mas eu acho super legal o tipo de leitura, é um formato bem diferente. Pelo fato de não gostar de livros de terror e horror, acho que seria a melhor forma de entrar no gênero. Já quero!
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Larissa!
    Normalmente não leio BD, mas acho o género muito descontraído e fluente. A capa e toda a história, confesso que assusta um pouco e, é essa a essência do terror.
    Beijinhos



    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Larissa, que capa espetacular, né? Muito bacana quando se encontra uma HQ que leva mais tempo para ler, eu gosto muito e Alan Moore é realmente excepcional. Gostando ou não das histórias dele, se tem uma coisa que ninguém pode discordar é que são muito marcantes, inesquecíveis. Esta parece assim e me parece interessante o detalhe que você indicou, a mistura de fatos reais com ficção. Sempre dá um tom ainda mais assustador. Por se passar na era vitoriana, me interessou, eu já havia visto a capa mas não tinha ainda parado para ler uma resenha, mesmo sendo HQ de 2014. Adorei sua resenha, pode fazer mais de graphic novels! Abraço, Leitora Viciada

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia, mas já fiquei muito interessada. Eu tenho amado ler HQ's, ainda mais se forem de terror e crime. Já quero muito comprar para ler.

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  9. Oie! Só li A Piada Mortal e adorei. Não sou muito de hqs e graphic novels mas essa me chamou atenção tanto pela capa quanto os desenhos, e parece incrível! Com certeza vou ler um dia mesmo não sendo fã de terror/ suspense e etc
    Beijos

    L de Saturno

    ResponderExcluir
  10. Para mais sobre os temas desse ótimo gibi, recomendo o romance A Voz do Fogo.

    link 1: https://bloguedoneofito.blogspot.com/2017/02/do-inferno-alan-moore-e-eddie-campbell.html
    Link 2: https://bloguedoneofito.blogspot.com/2017/02/a-voz-do-fogo-romance-de-alan-moore.html

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Oi Larissa,
    Eu preciso ler mais HQs.
    Gosto da proposta, só que ao me deparar com as ilustrações, eu acabo travando e pegando um livro escrito por completo...
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá, Larissa.
    Eu não sou muito de ler HQs e estranhei a quantidade de páginas porque as que eu sempre vejo são curtas hehe. Como não sou acostumada acho que me sentiria desconfortável, mas para quem gosta deve ser um prato cheio.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Oi
    não sou muito de ler hq's e nem histórias desse gênero, mas é bom fugir da zona de conforte e ler algo diferente, pelo que foi relatado parece ser uma história pesada.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Good authors deserve legitimate book reviews like this.
    Leland West Insurance

    ResponderExcluir
  15. Aaaaaa você não tem noção do quanto eu estou louca por essa hq!! Sua resenha me animou muito haha. Alan Moore é um escritor magnífico!!

    Beijo
    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  16. Oi, Larissa!
    Sendo do Alan Moore eu já sei que não vai ser uma história para crianças. Eu adoro Watchmen, o outro trabalho dele, então com certeza vou gostar desse.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. Participe!

    ResponderExcluir
  17. Oi Larissa.
    Eu não tive nenhum contato com esse autor.
    Assisti metade do filme "V de vingança" ,acho que esse foi o único contato .
    Achei bem interessante a trama da graphic .

    Eu acho que não teria contato com essa graphic porque fico bem perturbada com cena detalhada de assassinatos.Não é comigo


    Amei a resenha
    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  18. Oi Lari!
    Adoro HQ's e ainda não conhecia essa. Fiquei bem interessada para ler e conhecer mais da história do Jack. Fiquei empolgada ao saber que a escrita é de imensa qualidade, espero gostar bastante.
    Beijos
    FLeituras

    ResponderExcluir
  19. confesso que nao sou mt fã de quadrinhos,mas as vezes algumas me deixam bem curiosa como essa que tem os assassinatos

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  20. Gostei da resenha Larissa. Nunca li uma HQ, mas pretendo começar por O Corvo e Entrevista com o Vampiro. Alan Moore já me foi muito bem recomendado e a sua crítica a respeito só salienta isso. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Larissa,

    Achei bacana seu ponto de vista sobre a HQ.
    Confesso que o estilo da história não é algo que eu leio muito, por isso talvez eu não leria nesse momento.
    Mas para quem curte e já é acostumado a ler achoque seria uma excelente dica!

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  22. Oi, Larissa!
    Nunca li um Graphic Novel, acho haha Apesar de não gostar de coisas de terror, acho que leria esse. Gostei que fala do Jack, O Estripador, porque adoro essas histórias de seriais killers e ainda mais de um que nunca foi encontrado. Vou procurar saber mais sobre ele!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  23. Oi, flor!!!
    Não leio muitas HQ's...
    Gostei da premissa dessa!

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  24. Oi Lari, tudo bem?
    Li um pedacinho de V de Vingança, mas não cheguei a terminar.
    Achei a trama dessa graphic novel bem pesada, mas também instigante. O autor parece trabalhar várias faces podres do ser humano.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  25. Eu tenho essa HQ aqui em casa já tem um tempo, mas ainda não tinha me animado tanto assim para ler, acho que seria uma boa agora que estamos chegando na época de Halloween haha!
    Mas, já tinha ouvido falar que ela está pro horror do que pro terror mesmo!
    Um beijo,
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir