5 Livros sobre censura literária

A Menina que Roubava Livros - Filme (2013)
Até os dias de hoje, vez ou outra vemos casos de livros que são censurados. Alguns por motivos bobos, outros por razões políticas e religiosas e por aí vai. Durante o tema de censura literária já vem sendo abordado na própria literatura, mesmo que às vezes a gente nem mesmo perceba tal coisa. 
Portanto, hoje trago uma pequena listinha com alguns clássicos que falam sobre o tema. Prepara a caneta porque sei que vai ficar interessado (a) pela leitura de ao menos algum deles. 

1. A Menina Que Roubava Livros (2005) de Markus Zusak é um livro tocante. Ambientado em plena Segunda Guerra Mundial, mostra um pouco da censura literária e dos montes de livros queimados a mando dos nazistas através dos olhos de Liesel Meminger.

2. Fahrenheit 451 (1953) de Ray Bradbury é um clássico da distopia onde livros são considerados ilegais. Chega ao ponto de existirem bombeiros apenas para queimarem obras literárias. É sem dúvida alguma um clássico literário, afinal, ninguém merece ser punido apenas por ler.

3. 1984 (1949) de George Orwell. Wiston Smith tem a tarefa de auxiliar positivamente no regime Grande Irmão falsificando documentos públicos e literários de forma que o governo esteja sempre correto, criando uma imagem positiva para o mesmo. 

4. Admirável Mundo Novo (1932) de Aldous Huxley. Clássico muito lembrado pela produção industrial de seres humanos, pelo controle através do hedonismo e excesso de informação porém se esquece o fato de que em sua base, assim como na utopia de Platão, os poetas (literatura) também foram dispensados. 

5. Incidente em Antares (1971) de Érico Veríssimo. Romance de uma terra polarizada onde os livros sofrem ataques como as ameaças a publicação do Prof. Terra sobre a cidade. Dentre outras denúncias, o clássico "obra de comunista" como razão para levar a obra à fogueira.


Me diga, já leu algum desses clássicos? O que pensa sobre 'censura literária'?

Postar um comentário

29 Comentários

  1. Amei suas indicações, ainda não conhecia esses livros, mas fiquei curiosa para me aprofundar mais nessa temática! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Larissa tudo bem? Que post interessantíssimo esse. Sobre censura literária este que vos escreve repudia todo e qualquer tipo de censura, inclusive a literária. Todo indivíduo tem o direito de poder escolher ler ou assistir sobre qualquer assunto, mesmo que discorde ou não se associe algum tipo de interesse, deve-se respeitar e qualquer coisa. Sobre esses clássicos eu já li todos eles, inclusive essa obra Fahrenheit 451 é um livro muitíssimo bom por sinal, se você não o leu, aconselho-te a lê-lo, acredito que gostarás da experiência da leitura. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi Larissa.
    Dos livros citados só li Fahrenheit 451. A censura literária é algo que abomino completamente, e que infelizmente vivi de perto nesta última Bienal Internacional do Livro. Espero que momentos assim, nunca mais ocorram.
    Ótimo post.
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Da lista eu só li A Menina que Roubava Livros e é uma das obras favoritas, vou procurar o Fahrenheit 451 porque sou fã de distopias ♥

    Um beijo,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  5. Adorei a listinha Larissa!
    A menina que roubava livros eu adoro d+!
    Os livros do Bradbury, Orwell e Huxley são clássicos q eu PRECISO MUITO ler!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Só conheço o primeiro e foi porque vi o filme e adorei! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  7. Não li nenhum desses livros, mas conheço todos de nome. Sou completamente contra a censura de livros.

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  8. 1984 e Admirável Mundo Novo são essenciais, aliás, à distopia, mas nos alertando que os medos, ali, sempre estão nos rondando: defesa do Estado gigante que a tudo controla, coletivismo se sobrepondo às liberdades individuais, estímulo à eugenia (clínicas de aborto e fecundação controlada), pessoas com nomes de líderes revolucionários (Lenina, Bernard etc.), atentados à religião (o herói de Huxley, por exemplo, é um cristão num mundo ateu, conhecedor de Shakespeare e erudição)... Um dia, o globalismo nos levará a isso, enfim. O fundo do poço é o limite. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Oi Lari,
    Eu morro de vontade de ler todos eles!
    E espero algum dia ter todos na minha estante. Asssuta muito como bate com a atualidade.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  10. Amei a lista, sou doida para ler os do Aldous.
    Censura é uma coisa tão sem sentido, se você não quer ler algo é só não ler. Não inventar de tirar o poder de escolha dos outros
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi
    desses eu só li a menina que roubava livro que inclusive é um dos meus livros preferidos, tenho vontade de ler Fahrenheit 451.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Larissa,
    Ainda não li nenhum livro citado, mas gosto bastante do filme da 'A Menina que Roubava Livros'.
    Acho que se fosse para escolher, começaria por ele.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Larissa.
    Eu sempre gostei de temas mais fortes dentro da Literatura, principalmente relacionados ao totalitarismo. Mesmo assim quase não li livros do gênero. Por isso que amei a lista. Fora A Menina Que Roubava Livros que já li, amei as indicações.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  14. Oi, Larissa! Acho esse um tema importantíssimo de ser abordado e cada vez mais discutido.
    Eu amo Fahrenheit 451, é uma das minhas distopias favoritas ♥ Comecei a ler Admirável Mundo Novo no início do ano, mas achei muito pesado :P 1984 eu cheguei a começar também, mas nunca terminei.
    A Menina Que Roubava Livros ficou tão hypado que cheguei a evitá-lo, mas espero poder lê-lo um dia.

    Bom fim de semana :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  15. Adorei as indicações!
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Larissa!
    Não li nenhum livro da sua lista, mas A Menina que Roubada Livros ganha o coração de todo leitor que o lê, né? Eu tenho o livro em casa, mas ainda não senti que era hora de lê-lo.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  17. Eu acho que tudo o que envolve cultura nunca deveria ser censurado, afinal, nós temos o livre arbítrio como cidadãos, somos nós que deveríamos decidir pessoalmente que tipo de cultura teremos acesso ou não. Não é mesmo?
    A Menina que Roubava Livros está na minha futura lista de leituras, em pensar que livros foram mesmo queimados na vida real né... Aff!
    E Incidente em Antares eu baixei de graça, também quero logo ler.
    Gostei muito da sua lista!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  18. Olá, Larissa.
    Acho um absurdo censura literária. Até porque o livro só pega na mão para ler quem quer. Eu já li os dois primeiros citados. A Menina que roubava livros é um dos meus livros favoritos. Já Fahrenheit 451 eu não gostei muito.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  19. Oiii Larissa

    Incidente em Antares eu tive que ler na época do colégio, mas lembro nadinha da trama.
    A menina que roubava livros é lindo, tocante e super bem escrito, gosto muito desse livro.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  20. Oie .Tudo bem ?

    Eu não sabia que "A menina que roubava livros 'falava sobre censura.
    Eu li apenas "Fahrnheit 451".
    Amei o post.

    Beijos


    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  21. Amo a menina q roubava livros, é um livro emocionante e triste ao mesmo tempo. https://annelims.blogspot.com/2019/09/beneficios-do-cha-de-boldo.html

    ResponderExcluir
  22. Já li Admirável Mundo Novo, livro excelente!

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  23. MEU DEUS! Que lista importante em meio a tudo o que estamos vivendo no cenário político e social. Quero compartilhar para o mundo! Fiquei apaixonada! Obrigada!

    semquases.com

    ResponderExcluir
  24. Nesses momentos em que vivemos, seu post passa a ser extremamente necessário. Ainda não tinha pensado em pesquisar sobre o assunto e sobre livros que o abordavam. Já li A Menina que roubava livros e é realmente um livro tocante no contexto em que foi escrito. Os outros eu conhecia, menos o último. Estou querendo incluir nas próximas leituras Farhenheit 451.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  25. Olá, Larissa!
    Da tua lista só li ainda A Rapariga que roubava livros de Markus Zusak e, sim, para mim, foi uma tortura ver todos aqueles livros a serem desperdiçados!
    Por isso, partilho o mesmo sentimento! <3
    Beijinhos

    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Não sabia que esses livros tinham sofrido críticas.
    Li todos faz muito, muito tempo mesmo(será que entendi?)e nem gostei.
    Quando meus filhos eram pequenos, as Bancas de Revistas vendiam livros maravilhosos.
    Comprei em Banca de Revistas, certamente.
    O de Érico Veríssimo devo ter comprado em Sebos.

    ResponderExcluir
  27. Amo A menina que roubava livros. Os números 2, 3 e 4 tenho muita vontade de ler. Não conhecia o 5, mas curti.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir