RESENHA | "O CHAMADO DE CTHULHU E OUTROS CONTOS” de H.P. Lovecraft


Sinopse: O conto que dá o nome à coletânea é um dos grandes clássicos do horror do século XX. O livro reúne ainda outros seis textos escritos o longo da vida do autor, desde a sua estréia com Dagon até pouco antes de sua morte. Contém o inédito A Música de Erich Zann, considerado pelo próprio Lovecraft um dos seus melhores escritos. No apêndice, o leitor encontrará ainda a carta do escritor ao amigo R.Michael em que fala sobre sua personalidade e sua vida. Em um artigo em que discute o método que empregava na criação de seus contos.

Já deu para perceber pela postagem anterior que finalmente ler uma obra de H.P. Lovecraft mexeu muito comigo. Ainda não havia tido a oportunidade de viajar por entre seus contos e quando finalmente o fiz, pude perceber e entender o motivo de seu grande sucesso por entre os amantes do horror. Comprei um box com 3 livros da Editora Chronos e vou resenhar um por um aqui no blog. Os contos do livro não são do tipo repleto de sangue, fantasmas e psicopatas. Não! Lovecraft tababalhou apenas com monstros e criaturas extraordinárias, do tipo que não se pode nem ao menos medir o tamanho de sua força ou conseguir pronunciar os seus nomes da forma correta. Por isso, não fique bravo se já tentou pronunciar a palavra Cthulhu, o nome de seu monstro mais famoso, e não conseguiu. Ele é impronunciável para os humanos, é mais do que normal não conseguirmos dizê-lo da forma correta. 

As criaturas sempre estiveram ali, esperando o momento para saírem de onde quer que estiverem e não teriam nenhuma dificuldade de dominar a raça humana caso desejassem. Os personagens que têm o infortúnio de conhecê-los, são levados lentamente a loucura e é esse o terror presente em grande parte dos contos do livro. É ver o terror tomando conta dos personagens, seus medos, o desejo de ter continuado na ignorância total, saber o quão insignificante é a raça humana. 
O livro é bem simples de ler. E a cada conto, há uma ilustração incrível.

Os contos do livro são: 

 * O Chamado de Cthulhu: Sem sombra de dúvidas, o conto mais famoso do autor. Ele é dividido em três capítulos e é o mais longo do livro. Você sente a tensão em cada página, sente o medo do narrador a cada descoberta, a ambientação e o mistério. É uma leitura fácil, viciante e que te prende, que foi escrito sem pressa e detalhadamente, sem ser cansativo. Te prende demais e me fez entender finalmente o motivo de todo o seu sucesso. Sem contar que os detalhes e a forma como o monstro Cthulhu é apresentado foi incrível, afinal, a maior parte do terror ali não é o monstro em si mas a reação dos personagens para com ele. O medo que toma conta de todos pouco a pouco. É uma leitura obrigatória para os fãs do terror. 

* A Música de Erich Zann: Esse foi de longe o conto que mais me prendeu do livro inteiro. Me deixou bem curiosa e me fez ler desesperada para saber o final, mesmo tendo apenas dez páginas. O conto começa com um rapaz procurando uma casa na Rue D'Ausei. Ele diz sobre o quanto procura o lugar de todas as formas possíveis e que é como se nunca houvesse existido tal. Se não fosse o fato de ele já ter morado lá, até mesmo o próprio acreditaria nisso, que nunca existira. Então, ele começa a nos contar sobre o tempo que morou lá. A rua era um lugar digno de filmes do Tim Burton: escura, poucas pessoas e prédios feios e curvados. Ao encontrar quarto em um local como um pequeno hotel praticamente vazio, ouve uma melodia que nunca escutara antes vindo de um dos quartos. O dono do local fala que a música é de Erich Zann, um cara mudo, estranho e nem um pouco sociável. O interesse do narrador pelo músico aumenta a cada dia que passa, a cada nota ouvida, porém o homem parece odiar qualquer proximidade que o jovem tenta. Quando o velho músico finalmente cede um pouco e eles se aproximam mais, o jovem finalmente descobre o segredo das melodias que ouve o homem tocar. 

* Dagon: Na minha opinião, esse conto se assemelha muito ao Cthulhu. Não apenas em narrativa como também na forma de descrevê-lo em si apesar da escrita ser mais simples. Um homem, sobrevivente da Grande Guerra se vê perdido em uma ilha estranha e resolve explorar o local grotesco e esquisito. A narrativa maravilhosa de Lovecraft nos põe na mente do personagem, sabendo cada sensação e pensamento do mesmo, entendendo o seu medo, curiosidade e desejo de sobreviver ao se ver ali, perdido.

* Os Gatos de Ulthar: Um casal de idosos é famoso em sua região por matar todos os gatos que entram em sua propriedade. Os dois são tão assustadores que a cidade, ao invés de confrontá-los por conta de sua crueldade, apenas tentam prender seus bichanos em casa e ficam tristes quando eles escapam para a casa dos velhos. Porém um dia, um grupo de ciganos passa pelo local e o amado gatinho preto, única lembrança dos pais de um garotinho órfão do grupo, desaparece. Ao saber do terrível destino do seu querido animal, lança uma maldição para que o casal tenha o que merece. De todos os contos do livro, esse é o mais curto e o que menos me prendeu. Acho que justamente por ser tão curto, não tive aquele apego todo pela história, porém é um bom conto, apenas o mais fraco do livro. 

* A Verdade sobre o falecido Arthur Jermyn e sua família: Uma família estranha com uma história estranha, onde a linhagem está quase acabando, seus entes sempre tendo um fim trágico ou estranho. O conto já começa nos dizendo que Arthur Jermyn havia se matado. Jogara óleo em seu corpo e se incediara. Depois disso, a história vai nos mostrando desde o início o que levou o rapaz a tal atitude. O jovem decide entender mais sobre a história esquisita de sua família, estudá-la. Ele parece ser o único "normal" de toda a sua estranha linhagem, repleta de bizarrices e tragédias. Quanto mais fundo ele adentra na história de sua árvore genealógica, mais percebe que não sabia de nada e que talvez fosse melhor não saber. Essa história é estranha e bizarra. Não acho que vá agradar a todos porém vale a leitura, afinal, você fica tentando entender o que levou um rapaz aparentemente tão brilhante a tal ato extremo. O que o assustara tanto? 

* A Casa Abandonada: O último conto do livro é sobre uma casa que por anos trouxe a desgraça a todos os que moravam nela. Sugando a sua sanidade e saúde, ela conseguiu levar as pessoas que moravam ali à loucura. Após ela passar por gerações, alguém finalmente decide colocá-la a venda, afinal, está sendo devorada pelo tempo, com mofo e cogumelos que parecem brilhar estranhamente no escuro. Até que antes de a venda ser concluída, um homem e seu tio decidem passar a noite ali no porão da casa para investigar e se necessário, brigar e por um fim no que quer que rondasse a casa. O que os dois não esperavam era que a casa não iria deixar que descansassem em paz aquela noite. Esse conto também é ótimo. O único do livro com o tema de assombrações em si. A narrativa é um pouco mais corrida, na minha opinião, principalmente nas cenas do porão para combinar com o desespero e o medo. Não foi o meu preferido do livro porém não deixa de ser ótimo. 


Nota: ★


Foi muito difícil de me segurar para não contar tudo nessa resenha para vocês porque todos os contos foram ótimos. Já leram algo de Lovecraft?

Postar um comentário

19 Comentários

  1. Oi, Larissa! Não conhecia nem o autor, acredita? Mas achei super interessante! Principalmente por não envolver sangue, psicopatas e outras coisas que me deixariam totalmente perturbada durante a leitura.
    Acho que tentaria a sorte e ler alguma coisa dele :)
    Amei a resenha ♥

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  2. Oi Larissa
    Eu não entendo a fascinação pelos livros do Lovecraft, acho que por que não tenho o menor gosto para o gênero, ele é tipo um King para mim - não me apetece e nem me causa curiosidade. Mas é ótimo que você tenha gostado do autor, é sempre bom quando nos arriscamos e dá certo.
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Larissa!

    Ainda não li nada de Lovecraft, mas tenho um pouco de vontade de conhecer sua escrita.
    Fiquei curiosa com os contos.

    Beijos
    Construindo Estante || Promoção de aniversário do blog

    ResponderExcluir
  4. Oi, Larissa como vai? Vim retribuir a visita e comentário que realizaste em meu blog. Que resenha maravilhosa, adorei. H.P.Lovecraft esse escritor é um dos meus favoritos da vida, em se tratando do gênero terror é sem sombra de dúvidas o que eu mais admiro. Eu já li todos esses contos presentes nessa coletânea que por sinal é espetacular. Leia outras obras do autor, você irá amá-las. Um forte abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha, ainda não li nada do autor e os contos me chamaram bastante atenção
    Vou procurar depois
    Beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa não conhecia !! mais parece ser bacana .. bjos
    www.mundodasfashion.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Larissa, tudo bem? Eu li esses contos em outras edições e adorei. Lovecraft às vezes não é fácil, mas é perturbador na medida certa!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não tive espírito forte para encarar esses contos hehehe. Não iria conseguir dormir a noite eu acho, sou muito medrosa hehehe

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Larissa!
    Já ouvi falar do autor e seus contos, mas não é o gênero que eu leio. Na verdade, eu morro de medo, então acabo deixando o terror bem longe de mim haha mas que bom que você gostou!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  10. Nuncas li Lovecraft, mas agora fiquei com muita vontade pois esses contos aprecem incríveis!

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  11. Oi
    que bom que gostou dos contos e da escrita do autor, nunca tinha visto resenhas ou escutado comentar do autor e do livro, esse não faz muito meu estilo, mas o que importa é que gostou.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Larissa,
    Ainda não li nada dessa série, mas vejo que tem pessoas que a adoram, né?
    Sinceramente, não sei se faz meu estilo, vou ter que arriscar, rs.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, Larissa.
    Apesar de já ter visto muitos elogios ao autor, eu nunca li nada dele. E agora lendo seus comentários sobre os contos, fiquei morrendo de vontade de ler. Já anotei aqui para comprar algo dele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Super amei, já quero!

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Larissa,
    Já um baita ranço desse casal que mata os gatinhos.
    Eu ganhei um e-book da Amazon, dele, torcendo pra ter esses contos por lá, pelo que vi tem o mais famosinho. Amo o gênero, mas sempre enrolo pra ler algo dele.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  16. Não conheço os livros e acho que nunca ouvi falar no autor, Larissa.

    ResponderExcluir
  17. Oi Larissa,
    Quero muito ler esse conto do Lovecraft. Provavelmente eu iria adorar, li apenas uns poucos contos dele e gostei bastante da escrita. Sua resenha ficou excelente e me deu uma vontade louca de ler agora mesmo haha.

    bjo
    https://www.imersaoliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Interessante este artigo que acabei de ler neste blog, gostei salvei até em meus favoritos no navegador.
    WhatsApp do Globo Esporte

    ResponderExcluir
  19. Totalmente fora da minha área de leitura. Meu best tem esse polvo verde da capa tatuado na perna. Acho meio bizarro, mas tão interessante... Tenho vontade de dar uma chance pro autor, mas não sei...

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir