RESENHA | "A MALDIÇÃO" de Stephen King

Sinopse: Advogado bem sucedido e feliz ao lado da esposa e filha, Bill Halleck desfrutava dos prazeres de uma vida sem grandes preocupações. Até o dia em que uma velha cigana se pôs em seu caminho. Ele não conseguiu pisar no freio a tempo. Não conseguiu deter o carro e nem as artimanhas do destino e, ao mesmo tempo em que as rodas esmagavam a senhora, sua vida começava a ser destruída. Não, não foi a implacável justiça americana que pôs fim a seus dias felizes. Na verdade, o júri foi muito compreensivo com o bom amigo, e ele não precisou pagar com a sua liberdade pela vida da cigana. Mas, na saída do tribunal, assustou-se com o rosto carcomido de um velho, seus olhos profundos e, ouviu de seus lábios gretados uma única frase: mais magro. A partir deste dia, mergulha em um pesadelo. Seus 111kg começam a diminuir vertiginosamente. De acordo com os médicos, não há nada de errado com seu organismo que justifique sua perda súbita de peso. Bill Halleck está desaparecendo e se não conseguir deter o processo, em pouco tempo não será mais do que um feixe de ossos. Começa assim uma busca implacável em que Halleck reúne um pouco do que lhe resta de forças e sai a caça de Taduz Lemke. Ele sabe que somente o velho será capaz de mudar seu destino - encontrá-lo é questão de vida ou morte. Abandonado pela esposa e amigos que duvidam de sua sanidade, conta apenas com suas poucas forças e com a ajuda de Richard Ginelle, um gângster perigoso, mas amigo fiel, que se dispõe a tudo para salvá-lo: 111, 98, 71 - Bill tem pouco tempo. Os ponteiros da balança não o deixam se esquecer disso.

O autor Stephen King é uma máquina de escrever livros e isso não é novidade para nenhum leitor que conhece as suas obras. Conhecido como o maior autor com obras já adaptadas, com toda certeza você já se deparou com algum filme inspirado nele sem nem ao menos saber.
Li poucos livros dele ainda. Se for comparar ao tanto de coisa que ele publica desde os anos 70, quase que anualmente ele lançou ao menos um livro ou dois. Então coloquei na minha cabeça que leria todos os seus livros. Todos mesmo. Comecei com essa doideira na semana passada e esse foi o primeiro que li depois desse desafio que lancei para mim mesma (mas não é o primeiro livro dele que li na vida).

O medo se impôs novamente, esgueirando-se como fumaça através de seus vazios - agora pareciam existir muitos vazios nele. Entretanto, a raiva ainda estava presente. 

O livro A Maldição foi lançado originalmente como A Maldição do Cigano. Você o encontra em sebos edições antigas com esse nome e foi lançado originalmente sob o pseudônimo do autor, o Richard Bachman, uma face do autor que possui uma crueza ainda maior em suas obras, uma aura mais pesada e psicológica.
A história gira em torno de Bill/William Halleck, um advogado bem sucedido e consideravelmente acima do peso que vive uma vida pacata e normal com sua esposa Heidi e Linda, sua filha de 14 anos. Sua vida era tranquila e o relacionamento com a esposa também, exceto talvez por reclamações raras dela sobre seu peso, estando preocupada com a sua saúde já que o mesmo comia muito e se cuidava pouco, já tendo sido alertado antes pelo seu médico.
O personagem Bill no começo do livro é completamente neutro. Não é ruim porém não inspira muita simpatia. Ama sua família e é cercado de amigos ricos que não parecem se importar muito com os limites entre certo e errado, coisas das quais ele finge não ver.

- Devia suspender seja qual for a greve de fome que esteja fazendo, sr. Halleck - disse, sem se virar. - Em muitos sentidos, o mundo nada mais é do que um monte de bosta. Mas também pode ser muito bonito.

Um dia, ao voltar para casa após uma saída, sua esposa decide tentar algo mais "quente" para apimentar o relacionamento. Como sempre fora uma mulher mais comportada e nunca tentara nada de diferente fora do quarto, Bill foi pego de surpresa enquanto dirigia, o que o fez perder completamente o foco na estrada, onde uma velha cigana atravessava calma e despreocupadamente sem se importar de olhar para os lados.

E é aí que a história realmente começa. 

A cigana morre com o acidente e Bill, que deveria pagar pelo crime é absolvido pelo juiz que é um  velho amigo. O policial que investigou o caso também ajudou para que isso acontecesse já que não pediu teste do bafômetro nem nada do tipo, afinal, era apenas uma cigana indesejada. E o livro deixa bem claro o quanto os ciganos são indesejados nas cidades quando chegam.
Quando está saindo do tribunal, um velho cigano com o que parece um câncer corroendo a ponta de seu nariz - marido da velha que falecera, talvez? Bill não sabe - para na sua frente e toca seu rosto de forma suave, dizendo apenas duas palavras: "Mais magro"...
Essas palavras apesar de o assustarem, logo são esquecidas e a vida segue. Até os números da balança começarem a diminuir drasticamente. Não demora para que perceba que o velho cigano lhe jogara uma maldição, o condenando a perder peso e ir definhando assim até a morte.

Você fica por ali, pensando que dessa vez, apenas dessa vez, haverá um pouco de justiça... um instante de justiça, como indenização por sua vida de merda. 

O livro vai todo em um ritmo constante. Não achei que teve momentos encalhados e a escrita é bem característica do autor, onde vez ou outra o mesmo para para descrever um fato sem importância de forma mais detalhada sem deixar o tédio tomar conta. Adoro isso em sua escrita. Ele divaga em meio a acontecimentos tensos, deixando o clima mais pesado ainda.
O que mais me prendeu com toda certeza foi a clara mudança do personagem Bill no decorrer do livro. Vemos um cara tranquilo que amava a esposa se tornar um homem obcecado por sobreviver e que começa a nutrir ódio pela mulher, já que achava que a culpa era dela, afinal, ele não havia pedido para ela tentar fazer o que fez. Na verdade, ele começa a culpar não só a esposa, como também a cigana que atravessou para a morte ou até mesmo a sua família que deixara uma mulher tão velha vagar sozinha à noite. Nunca assumiu totalmente a culpa no que fez, achando assim, sua sentença injusta.

"Mais magro", sussurra o velho cigano de nariz carcomido para William Halleck quando ele e sua esposa Heidi saem do tribunal. Apenas estas duas únicas palavras, carregadas pela doçura enjoativa do hálito dele. "Mais magro." E antes que Halleck possa recuar, o velho cigano estica o braço e acaricia-lhe a face com um dedo retorcido. 

Os personagens não são muito aprofundados mas isso não atrapalha a história, até porque não era necessário que soubéssemos de todos os detalhes da vida deles. Vemos que tanto Heidi quanto Linda amam Bill, o que faz a esposa tomar decisões precipitadas. Um personagem que amei foi o Ginelli, o único que acreditou em Bill e o ajudou na sua saga para encontrar os ciganos. Acho que por ter gostado do personagem que era um completo louco de princípios polidos e duvidosos, senti falta de um pouco mais de aprofundamento na história do mesmo. Só dele mesmo. 
O final é surpreendente de uma forma muito boa. É bem ao estilo King e me deixou parada por um momento digerindo sobre o que realmente tinha acabado de ler. Foi um livro que devorei em pouquíssimo tempo e com toda a certeza o meu preferido do autor até agora.
Existe uma adaptação do livro do ano de 1996 mas ainda não assisti então não posso dizer se é tão boa quanto ou se é fiel a obra original. Vou assistir e venho contar para vocês.

Já conheciam o autor ou alguma de suas muitas obras?

Postar um comentário

38 Comentários

  1. Olá, querida :)
    Ainda não li nada do Sr. Stephen… No entanto, tenho um na estante que disseram-me ser muito "soft", o "Bem-vindos a Joyland". Estou a guardá-lo para o mês de outubro por ser o mês do "terror" para estrear-me ;)
    Mas este pareceu-me ser uma ótima opção também… Vou pesquisar :)
    Beijinhos



    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Larissa como vai? Em geral as obras do senhor King são excelentíssimas, tanto é que existem várias e várias adaptações de seus muitos livros para se transformarem em filmes. Eu já li algumas obras do Stephen King, mas esse que você resenhou eu ainda não li. Sua resenha despertou meu interesse no livro. Abraços!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Larissa! Acho o Stephen um gênio! Já li um livro dele uma vez, que ainda não terminei confesso haha, e gostei bastante!
    Esse em questão eu não conhecia, mas já posso prever que é cheio de reviravoltas, né? Um conto que eu li dele usava mais o terror psicológico do que sobrenatural. Esse parece seguir mais a linha do sobrenatural mesmo.
    Gostei muito da resenha ♥

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  4. O Stephen King é muitooo incrível e talentoso na sua temática né?
    Meu filme no caso prefiro dele é Christine, acho dahora hehe!
    Ainda não conhecia essa história, mas é bem intrigante. Curti!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  5. li bastante stephen king na adolescencia e agora faz anos que nao pego nd do autor, bacana conhecer esse livro pela sua resenha

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Stephen King is one of my favorite author. I really love their books.

    New Post - http://www.exclusivebeautydiary.com/2019/08/irestore-hair-growth-system-essential_19.html

    ResponderExcluir
  7. Minha irmã também começou a ler as obras de SK e a primeira leitura que ela fez foi de IT A Coisa, ela leu aquele livro gigante em cerca de uma semana :O Mas é que os livros do autor seguem uma leitura bem fluída mesmo né?!
    Gostei da premissa desse livro, além de uma boa história parece que ele nos traz uma reflexão sobre culpa e carma.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  8. Ameei essa sinopse! Ainda não conhecia o autor, eu acho. Haha
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Larissa!

    Não conhecia esse livro do Stephen King. Fiquei super curiosa com a premissa.
    Adorei a resenha.

    Beijos
    Construindo Estante || Promoção de aniversário do blog

    ResponderExcluir
  10. Larissa, tenho uns poucos livros de Stephen King e agora nem sei lhe dizer quais.
    Foram livros que comprei faz muitos anos em Bancas de Revistas.
    Quando meu filhos eram crianças, Banca de Revista era um local de visita nossa, semanalmente.
    Sua resenha me deixou curiosa, viu?
    Vou anotar.
    No momento estou lendo 3 livros de uma só vez.
    Como não tenho esse hábito de ler mais de 1, estou enrolada.

    O nome de minha irmã é Suiane.
    A personagem do filme "Suplício de uma saudade" se escrevia Suyane.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá, Larissa.
    Acho que ele não lança muitos livros novo não, é que as editoras ficam relançando os antigos. Eu estou lendo It: A Coisa e estou passando tanta raiva com ele que vou ter que ficar um tempo longe dele hehe. Mas já li vários dele, esse ainda não.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde os anos 70 ele tem lançado uma média de quase dois livros por ano. Aí junta com os relançamentos da editora e parecem bem mais do que já são kkk

      Excluir
  12. Oi, Larissa!
    Eu não tenho o costume de ler livros do King, porque não consigo ler absolutamente nada que tenho o mínimo de terror. Pra ser sincera, eu só li um livro dele até hoje hahaha Porém, a premissa parece ser interessante e gostei bastante da sua resenha.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  13. Nunca li nada do Stephen King, mas é um autor que quero muito ler. Gostei da resenha que fez sobre esse livro, ainda não conhecia ele.

    https://www.biigthais.com

    Beijpps ;*

    ResponderExcluir
  14. Oi, Larissa!
    Não sabia que havia sido lançado primeiramente com um sinônimo e muito menos da adaptação.
    Ultimamente ando me decepcionando com o King, mas quem sabe não dou uma chance
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  15. Oi Larissa, tudo bem?
    Mesmo não achando a trama "uau", sua resenha me deixou bem curiosa pra conferir. Essa transformação (e hipocrisia) de Bill me instigaram, mesmo eu não sendo fã das obras do King.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  16. Oi Larissa.
    Espero, em um futuro próximo ter a oportunidade de ler mais obras de King. Li duas, uma me agradou bastante e outra não. Não sei se gostaria desse, já o que eu mais gosto são personagens e suas marcas. Mas gostei dos temas abordados, então quem sabe não leia em um futuro próximo.
    Ah e boa sorte com seu projeto.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  17. Nunca li nada do King, mas tenho curiosidade de conhecer sua escrita.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, Larissa.
    Adorei sua resenha, li poucos livros do King, e não conhecia esse ainda. Ele parece ser uma leitura ótima, já quero ler.

    bjo
    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  19. Oi Larissa,

    Eu nunca li nada do King, mas tem alguns livros dele na minha lista de leitura, só não sei quando vou ler rs.
    Que bom que gostou da obra,quem sabe eu não me aventuro futuramente nela!

    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  20. Dele li apenas Jogo Perigoso [adorei], mas assisti alguns filmes adaptados de livros deles e exceto um, amei todos. A Maldição acaba de entrar na lista de livros quer quero ler. E um autor que li todos os livros foi o Sidney Sheldon, meu favorito!

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  21. Que resenha sensacional! Fiquei super curiosa pra caçar mais obras do autor. Geralmente fico desesperada quando os personagens não são bem aprofundados, mas amei a sua visão sobre esse ponto. Já quero!

    semquases.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Larissa,
    Eu amooo o King. Acho que a escrita dele fala tão bem comigo. Tem coisas mínimas que ele escreve, que me faz ficar rindo que nem uma doida, conversando e tals kkkkk.
    Esse livro ainda não li, e já to sedenta pra conhecer e vou pesquisar sobre a adaptação. A premissa me lembrou um pouco Arrasta-me Para o Inferno, que adoro, hehe.

    Esse ano to lendo bastante dele. Já li O Cemitério, agora It e tem mais na fila.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  23. Oi Lari!
    Nunca li nada do King e muito provavelmente nao lerei. Sou medroso e os livros desse homi sao tudo perturbados Kkkkk assustador demais pra mim.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Oi Larissa!
    Boa sorte aí na empreitada de ler tds os livros do autor! Queria fazer isso tbm com os da Agatha Christie, hahah
    Eu nunca li nada do King, mas pretendo um dia! Só fico meio perdida de por onde começar...
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog

    ResponderExcluir
  25. Oi Larissa,
    Confesso que desanimo com o autor só pelo fato dele ser enrolado com a narrativa.
    Vejo muita gente comentando sobre isso e sei que vou ficar ainda pior porque não é uma temática fácil para mim.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Oi Larissa!
    Realmente esse autor é uma máquina de escrever livros, mas até hoje não li um livro do autor, pretendo ler pelo menos um ainda esse ano, quem sabe não será esse? Amei a resenha!

    www.paginadaleitura.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Larissa.
    Eu nunca li nada do Stephen King, porque sou medrosa e não leio terror, ou livros com esta carga mais pesada. Mas sei o quanto ele é admirado e o quanto os leitores do gênero o adoram.
    Bjus

    ResponderExcluir
  28. Oi Larissa, não faz muito tempo que eu perdi o medo de ler King e esse já está na minha listinha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  29. Oi, Larissa

    Ele tem tanto livro escrito que vira e mexe me deparo com um que eu não conhecia, como é o caso desse.
    Achei o enredo bem parecido com o do filme Arraste-me Para o Inferno, claramente houve uma inspiração.
    Confesso que ri da maldição de emagrecer até definhar! Hhahaha

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  30. Oi, Larissa!

    Já quero ler! Adoro esse tipo de história. Fiquei querendo saber o final!

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  31. Oi! Eu li vários livros dele e gosto muito do autor, mas este aqui foi um dos poucos que não atingiu minhas expectativas. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  32. Oiee!
    EU só li dois livros do Stephen KIng até hoje, mas fico meio assim pq minha ultima experiencia nao foi tao positiva. Ainda tenho Joyland para ler aqui e estou desapegando de alguns HEHEHEHE
    Apesar de ter ficado bom depois e ter valido a pena, eu fico com esse pezinho atrás, sabe? rsrs
    mas ta valendo a leitura, fico feliz que tenha valido <3
    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer


    ResponderExcluir
  33. P.S.:Saudades Vitamina de Pimenta, mas amei Paragrafo Cult também <3
    e a continuação do texto virá em um dos CHALLENGES, MUHAHAHAHAHAHA rsrsrs

    obrigada <3

    ResponderExcluir
  34. Oi
    tenho curiosidade com a escrita dele, mas são livros que não curto muito o gênero, mas que bom que gostou de mais essa história do autor.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Gostei da sinopse do livro, é bem a narrativa que gosto.
    Nunca li nada desse autor e olha q ele é super bem aclamado né?
    Bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  36. Que adoro esse livro. Está entre os meus preferidos.
    Beijos,
    www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir
  37. Tentei ver a adaptação para o cinema, a qual achei sofrível. Mas creio que a trama deve ter rendido um bom romance.
    Como vc disse, King é uma máquina de escrever livros e é bom nisso.
    Estou planejando ler muito King mais à frente. Só ando desanimado com as edições da Suma, preciso de fontes generosas e bom espaçamento. Minha visão decaiu bastante com os anos.
    Acho que apelarei para o meio digital novamente.
    Não sei bem qual a plataforma. Mas realmente necessito voltar a ler King.
    Abraços!

    ResponderExcluir