Você possui uma rotina de leitura?

Foto: Acervo Pessoal | @paragrafocult

Percebi há pouco tempo que não possuo uma rotina fixa de leitura. Às vezes leio muito, algo como um livro ou mais por dia por vários dias a fio mas há momentos em que passo semanas sem conseguir me concentrar na leitura de um único e pequeno capítulo, como se a minha mente estivesse muito agitada ou exausta demais para se concentrar e focar. Fico inquieta e poucos minutos depois, acabo desistindo e indo fazer alguma outra coisa para me ocupar. 

Por muito tempo, pensei que era importante manter uma rotina, lendo ao menos um capítulo por dia ou seria "menos leitora" mas aprendi que sou péssima com rotinas e nunca consigo manter essa estabilidade desejada por um longo período. Isso me incomodava, claro, já que eu me cobrava muito. Todavia, com o tempo, percebi que não adianta se forçar a algo, não importa o que esse "algo" seja. Parece que quanto mais forçamos e insistimos, mais nos afastamos daquilo que inicialmente queríamos nos aproximar.

Então desencanei e depois de um tempo, encontrei um jeito de encaixar a leitura na minha vida de uma forma mais tranquila, sem que me atrapalhe em outras áreas como o estudo e o trabalho, o que não foi muito fácil, já que faço dois cursos e trabalho em tempo intregral. O que costumo fazer agora é colocar pequenos marcadores a cada 50 páginas do livro que pretendo ler e quando sinto vontade, tento ao menos ler até alcançar a página marcada. Nem sempre funciona mas notei que tenho conseguido ler mais agora do que estava anteriormente mas se não consigo alcançar a página sinalizada, também não fico incomodada com isso e vida que segue. 

Infelizmente nos cobramos muito e acabamos esquecendo de aproveitar algo que deveria ser um hobby, um hábito prazeroso. Não digo que devemos ignorar totalmente metas e algo do tipo mas é bom não se exceder e nem ficar mal por não conseguir manter as leituras como antes, assim como eu fiquei ao começar a trabalhar e estudar. Contudo, acredito que cada um conhece bem como funciona seu corpo e sua mente para saber o que é melhor pra si. 

Eu me encontrei nessas páginas marcadas e leitura despreocupada em conjunto com as leituras das faculdades e tá tudo bem pra mim. 


Mas e você, possui uma rotina de leitura? 

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Olá Larissa, tudo bem?
    Adorei seu texto, acho tão válido esse tema. Eu já me cobrei e me instituí uma rotina de leitura mas nunca durou muito pois me sentia muito cobrada, o que percebi que fez o prazer de ler sumir um pouco.

    Beijo!
    https://muitoamorpelaspaginas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gosto de ler um pouco antes de dormir: livros, quadrinhos, blogues etc. É um hábito. Não uma rotina de leitura. Achei seu método interessante, o das 50 páginas. Mas eu não faria isso comigo. Já tenho muitos compromissos e metas do dia a dia para tornar a leitura uma espécie de obrigação.
    Ótimo POST.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi Larissa, tudo bem? Depois de vários anos inconsistentes posso finalmente dizer que tenho uma rotina de leitura. Por muito tempo eu passei me torturando para ler (sendo escritora, não podia deixar de fazer isso), mas ler sem prazer é tão ruim que a gente não absorve nada. Como sou mais metódica, passei a ler em vários horários até ver o que funcionava melhor, e na pausa depois do almoço percebi que rendia bem. Nem sempre a mesma quantidades de páginas, mas todo dia um pouquinho. Estou chocada como minhas leituras estão rendendo.

    Espero que continuemos lendo bastante!

    Até breve;
    Te espero nos meus blogs!
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir