3 motivos para ler + 1 para fugir de Trem-Bala

Foto: Acervo Pessoal | @paragrafocult
 

  • Título Original: Maria Beetle
  • Editora: Intrínseca
  • Autor: Kotaro Isaka
  • Páginas: 464
  • Primeira publicação: 2010
  • Ano da edição: 2022
  • Gênero: Ficção, Ação, Suspense
  • Tradução: André Czarnobai


Um dos últimos livros que me prendeu do início ao fim foi Trem-Bala. Tinha ficado bem curiosa com a leitura quando assisti ao trailer do estrelado filme de mesmo nome. Sei que muitas vezes os filmes que adaptam obras literárias acabam alterando demais a premissa do livro, ainda sim permaneci curiosa até finalmente conseguir lê-lo. No geral, não me decepcionei. Foi uma leitura que me prendeu totalmente e que não pude largar até chegar na última página. Pensando nisso, nada melhor do que trazer alguns motivos para ler esse ótimo livro e um para fugir. Espero que gostem.


Foto: Acervo Pessoal | @paragrafocult

MOTIVOS PARA LER


PERSONAGENS

Não tinha como começar com outro motivo se não esse. Os personagens de Trem-Bala são todos de moral mais do que duvidosa, além de muito engraçados e com características bastante peculiares. A narrativa transita entre cada um deles, sendo divertida e rápida. Sem contar que vários ass4s!n0s em um trem-bala com objetivos diversos que acabam se encontrando é mais do que confusão e violência na certa. Cada um deles é tão único que em muitos momentos, conseguem até mesmo nos fazer torcer por eles. Alguns, inclusive, são um baita de um plot-twist.

PASSADO E PRESENTE

A narrativa além de passear entre os personagens principais, busca trazer de forma aprofundada o passado e o presente de cada um, onde eles estão a bordo do trem-bala Shinkansen, que vai de Tóquio até Morioka. Muitos dos passageiros perigosos estão interligados por um emaranhado de situações letais. Ninguém ali é "flor que se cheire" mas isso não impede que fiquemos presos no desenrolar da trama cheia de reviravoltas.

LIMÃO E TANGERINA

Tenho que colocar os dois em um só tópico, afinal, os dois ass4ss!n0s m0rt4is se completam ridiculamente. Enquanto Tangerina é culto, calculista e inteligente, Limão tem um intelecto que é na maior parte do tempo bem infantil, sendo um grande fã de Thomas e Seus Amigos e usando os personagens do desenho infantil para fazer conexões com acontecimentos e pessoas que cruzam seu caminho. Apesar de por dentro eles serem tão diferentes, por fora os dois possuem a aparência bem similar, o que faz com que muitos achem que são irmãos. 

A dupla é de longe a melhor parte do livro. São divertidos mesmo em momentos sérios e apesar de serem tremendamente perigosos, conseguem nos cativar e fazer rir até em situações perigosas. Outro personagem que vale a menção é o Nanao ou Joaninha, como é conhecido no ramo em que trabalha. O cara é um ass4ss!n0 de aluguel extremamente azarado mas ao mesmo tempo muito sortudo, já que sempre consegue encontrar uma saída para os problemas que surgem, ou seja, todos, afinal, segundo ele mesmo fala, tudo o que poderia dar errado para ele, sempre acontece. Seu jeito meio desacreditado com relação ao próprio sucesso de sua missão me tirou algumas boas risadas.

Foto: Acervo Pessoal | @paragrafocult

MOTIVO PARA FUGIR


PRÍNCIPE

Acredito que já tenha comentado em alguma postagem daqui que eu costumo detestar personagens adolescentes por geralmente serem extremamente irritantes e insuportáveis, como é o caso do Príncipe aqui na trama.

Satoshi, mais conhecido como Príncipe, aparentemente é só um garoto de 14 anos com aparência pequena e delicada como a de uma garota. No entanto, ele é na verdade um ps1c0p4ta sádico que se acha o detentor de todo o conhecimento sobre a psiqué das pessoas. Ele usa de sua aparência frágil, pequena e infantil para manipular seus alvos e sair impune de seus cr1m3s. A premissa do personagem seria narrativamente incrível acho que o autor pecou um pouco nas partes da narrativa referentes a ele, o que deixou algumas partes da trama que envolvia ele e o Kimura, o pai de uma das vítimas do garoto em busca de vingança, bem arrastadas. 

Acredito que ele se prolongou demais em querer mostrar para o leitor o quão perigoso o Príncipe era mesmo aparentando fragilidade mas acho que não era necessário passar tanto tempo da trama nisso, já que logo de início podemos notar que o garoto apesar de extremamente inteligente, cruel e manipulador, é um ps1c0pat4 insuportável de ego inflado que se acha intocável, sortudo e superior a todos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
___


Gosta de livros de ação? Já leu alguma obra literária asiática?

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Oi Larissa, eu gosto de obras de ação sim, apesar de preferir quando essa ação é para desvendar algum mistério o que parece estar presente nessa obra. Gostei dos motivos apresentados, e mesmo o contra não me fez perder a vontade de conhecer a história. Apesar de não gostar muito de personagens adolescentes, o fato de eu já estar ciente da sua presença ameniza a rejeição. Acho que ainda não li nenhuma obra literária asiática.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com
    https://universo-invisivel.blogspot.com

    ResponderExcluir