Qual é a diferença entre TERROR e HORROR?

Foto: Larissa | @paragrafocult

É bem comum encontrarmos por aí as palavras Terror e Horror sendo utilizadas para descrever o medo, como se ambas fossem sinônimos e dividissem o mesmo significado. Todavia, por mais que seja um tipo comum de pensamento, não é bem assim. 


Os dois realmente são similares, principalmente por serem relacionados ao macabro que tanto comento por aqui, porém são gêneros diferentes. 


Como já disse uma vez a autora Ann Radcliffe em seu ensaio On Supernatural in Poetry


"Terror e horror são tão opostos que o primeiro expande a alma, e desperta as faculdades a um grau elevado de vida. O outro as contrai, congela e quase as aniquila. "


(RADCLIFFE,1826, pp. 145-152)


Resumidamente falando, o terror é algo geralmente relacionado aquele sentimento de medo, a sensação de que tem algo ali no escuro te observando e que pode te atacar a qualquer momento. O pavor é uma das maiores características do terror em si e é basicamente o que sentimos quando estamos lendo um livro do gênero ou assistindo a algum filme que nos deixa suando frio de expectativa, com o coração acelerado enquanto roemos as unhas de nervosismo. 


Já o horror é mais relacionado ao nojo, repugnância ou ao choque, nos deixando sem reação e congelados de medo. Como, por exemplo, ao lermos uma cena de algo visualmente horrendo e assustador, nojento, é aquele choque repentino e o terror é o estado de alerta devido ao medo da possibilidade de nos depararmos com algo desconhecido.

Foto: Larissa | @paragrafocult

Acredito que muito da confusão entre os dois se deve porque frequentemente se misturam durante obras dos gêneros. O terror pode causar horror e o horror pode causar terror. Autores famosos que costumam transitar bastante os gêneros de forma maestral e que eu gosto muito são: o Stephen King, César Bravo e o Clive Barker


E esse último consegue fazer isso, na minha opinião, melhor do que ninguém. A sua obra Hellraiser é um perfeito exemplo de horror, com cenas desconfortáveis que beiram ao nojento, junto dos Cenobitas sádicos e torturas constantes. Outro exemplo de diferença clara entre os gêneros está presente em Frankenstein da autora Mary Shelley no personagem de Victor. Quando ele vê a sua Criatura com vida, sente uma grande repulsa e horror da criação de aparência grotescamente mórbida. Depois, quando a mesma começa a perseguí-lo em busca de vingança, Victor sente medo da possibilidade dela o encontrar.


O que acho mais bacana é que apesar de serem diferentes, os dois se misturam e isso torna até difícil de indicar obras separadamente mas vou tentar deixar algumas dicas para vocês:



Horror


Terror


Terror e Horror

  • Frankenstein - Mary Shelley
  • O Iluminado - Stephen King
  • VHS e DVD - César Bravo

Fonte: Artrianon e Editora Wish


Você já sabia a diferença entre Terror e Horror? Quais as suas obras do gênero favoritas?

Postar um comentário

21 Comentários

  1. Nunca tinha pensado nas diferenças. Talvez porque não leia o estilo... mas agora pensando, acho que prefiro o terror do que o horror hehehehe

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que saber a diferença me interessou justamente pq eu leio muito os gêneros :P

      Excluir
  2. Que maravilha encontrar este blogue ativo. Estou adicionando novamente à minha lista. Belo texto. Deveras, essas distinções são comuns e se fazem, às vezes, necessárias. Abraços, garota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de ter distinguido, admito que muitas vezes os dois gêneros se misturam bastante. Raramente leio algo onde há apenas um deles sendo trabalhado.
      E obrigada, espero te ver aqui mais vezes :D
      Abração!

      Excluir
  3. Não sabia a diferença e achei bastante interessante. No caso gosto dos dois gêneros.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito de saber a diferença, realmente desconhecia os conceitos. De modo geral, posso dizer que nem terror nem horror são gêneros que eu gosto.

    ResponderExcluir
  5. Não sabia qual a diferença entre os dois até porque confesso que não gosto muito de livros desses géneros, mas foi bom e curioso saber distinguir.
    Grata!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E qual é o seu gênero favorito? Admito que eu amo terror e horror

      Excluir
  6. Oie!
    Não sabia, acho que li pouquissimas obras assim, confesso.
    Os romances sempre dominam minha estante, kkkkk.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha uma estante dominada por romances também mas fui mudando, não sei nem o motivo. Agora eu raramente leio romances românticos mais atuais mas queria voltar pq alguns tem a trama bem interessante, principalmente quando envolvem fantasia

      Excluir
  7. Eu já tinha ouvido falar na diferença e é realmente uma linha muito tênue entre os dois. Mas sempre achei que Allan Poe fosse horror e não terror, rs.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que se misturam na maior parte do tempo. Eu sempre considerei Poe como terror mas ele facilmente pode ir pro horror também rs

      Excluir
  8. Oi Lari, tudo bem?
    Assim como a Hanna, já tinha ouvido falar na diferença, mas não tinha na ponta da língua a explicação pros dois. Acho que eu tenho uma tolerância maior ao horror do que ao terror. O terror me deixa ansiosa, com medo mesmo, e o horror nem sempre. Não são gêneros que costumo procurar ou me identificar.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, estou bem e vc??
      Eu fico mais ansiosa com o terror mas ainda prefiro ele. Filmes gráficos demais me deixam ansiosa mas ainda sim, não consigo parar de assistir kkkkk

      Excluir
  9. Oi!
    Consigo diferenciar mais ou menos o horror do terror, a forma que consegui é o fato de eu conseguir assistir filmes de horror, mas terror não.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Geralmente as pessoas conseguem lidar melhor com o terror do que o grafismo que comumente está presente no horror.
      Interessante! rs

      Excluir
  10. Adorei as diferenciações dos gêneros. Uma verdadeira aula!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  11. Olá! Eu sei que me segue, acredito que também estou te seguindo. Obrigadão, fico feliz que lembrou de mim. ♥

    ResponderExcluir