5 AUTORES QUE TODO FÃ DE LITERATURA GÓTICA PRECISA CONHECER


Sempre falo por aqui sobre esse gênero que é praticamente o dono do meu coração. É um gênero amplo e incrivelmente rico em detalhes que sempre me deixa maravilhada durante a leitura. Como falo bastante sobre por aqui, vim trazer uma dica de 6 autores mas deixando de lado os meus xodós que estou sempre falando
sobre, como Oscar Wilde e Mary Shelley já que seus nomes estão presentes em muitos dos meus posts. 



Edgar Allan Poe



Um dos escritores mais famosos de todos os tempos, ele continua até os dias de hoje influenciando outros autores através de suas obras. Com um jeito único de escrita, além de muita melancolia e mistério, as obras de Poe causam impactos nos leitores até os dias de hoje.

Dica de leitura: Contos "O Gato Preto" e "O Corvo", suas obras mais famosas e "A Queda da Casa Usher".


Quote da obra "A Queda da Casa Usher"

Durante todo aquele triste, escuro e silencioso dia outonal, com o céu encoberto por nuvens baixas e opressivas, estive percorrendo sozinho, a cavalo, uma região rural singularmente deserta, até que enfim avistei, com as primeiras sombras da noite, a melancólica Casa de Usher. Não sei por que, mas, assim que entrevi a construção, um sentimento de intolerável tristeza apoderou-se de meu espírito. Digo intolerável porque essa impressão não era suavizada por qualquer sensação meio prazenteira, porque poética, com que a mente geralmente recebe até mesmo as mais sombrias imagens naturais de desolação e de terror.

 


Horace Walpole


O autor é considerado por muitos como o responsável por criar o gênero literário de romances góticos com a publicação da sua obra "O Castelo de Otranto". Através dela, tornou-se comum a união do mistério e terror em ambientes medievais, com esqueletos, calabouços e etc.


Dica de leitura: O Castelo de Otranto.


Quote de "O Castelo de Otranto"

Este é um mundo mau; não tenho motivos para deixá-lo com remorso.



Ann Radicliff


A autora é considerada uma das pioneiras do romance gótico, graças a sua forma de descrever os elementos sobrenaturais nas suas histórias, o que ajudou a tornar as obras do gênero mais conhecidas.


Dica de leitura: Os mistérios de Udolpho.


Quote de "Os mistérios de Udolpho"

Ele nunca desdenhou aqueles que eram miseráveis com a pobreza e o infortúnio; às vezes, ele desprezava pessoas que, com tantas oportunidades de felicidade, tornaram-se miseráveis pela vaidade, ignorância e crueldade.



Álvares de Azevedo


Responsável por introduzir na literatura brasileira, alguns elementos dos romances góticos, como vampirismo, morte e o amor. Apesar da morte precoce, o autor deixou obras que valem a pena a leitura.

Dica de leitura: A noite na taverna.


Quote de "Noite na Taverna"

Morrer! é a cessação de todos os sonhos, de todas as palpitações do peito, de todas as esperanças! É estar peito a peito com nossos antigos amores e não senti-los!


Mary Stewart

Conhecida autora do gênero e a mais recente da lista (tendo nascido no ano de 1916 e falecido em 2014), teve sucesso em trazer para os romances góticos um toque mais feminino que ajudou no clima de mistério e romance. Sem contar que justamente por ser a mais recente da lista, é nítida a sua influência e escrita um pouco mais modernas.


Dica de leitura:
Merlin: A Caverna de Cristal.


Quote de "Merlin: A Caverna de Cristal"

Quando um homem é sábio, gentil e bondoso, parece que todos os outros erguem a mão contra ele.


Já conhecia algum dos autores citados?

Se você, assim como eu, é um fã do gênero, me conta: qual é a sua obra/autor favorito? Adoro conversar sobre isso! *-*


Estou sempre aqui nos posts indicando a incrível loja parceira do blog, a Atelier Clássico, que sempre me deixa babando pelos móveis do seu catálogo, já que toda vez que entro, me sinto transportada para dentro das obras de época que tanto amo. Inclusive, tem ótimos móveis de luxo para cantinhos de leitura nos mais variados estilos, assim como para toda a casa. As opções vão desde móveis minimalistas e vintages, até mesmo o estilo Luis XV, rústico e industrial.


Sou uma fã bem babona de obras clássicas e medievais, do tipo que me fazem viajar enquanto leio sem ao menos sair do lugar, então me apaixono sempre que olho o catálogo da loja.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Álvares de Azevedo me surpreendeu quando eu era adolescente e o conheci. Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que os escritos dele são uma ótima surpresa.
      Ah, não consegui comentar no seu blog, o comentário não enviava.

      Excluir
  2. Não sou fã de literatura gótica e acabei de confirmar isso, só li Allan Poe (hahah)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confirmou? Poxa kkkk
      Eu to sempre panfletando literatura gótica, é um dos meus gêneros favoritos.

      Excluir