LIVROS QUE NÃO PODEM FALTAR NA ESTANTE DE CADA TIPO DE LEITOR

Foto: Larissa - @paragrafocult
 A leitura é um hábito enriquecedor que só traz benefícios, acho que todo mundo sabe disso. Não apenas por nos fazer crescer intelectualmente, nos auxiliando durante o nosso desenvolvimento intelectual como também por nos transportar para outros mundos e por nos permitir viver outras vidas de acordo com a leitura que está sendo feita ou com o gosto do leitor.

E há obras para diversos gostos. Sou uma leitora que ama romances góticos com um toque sobrenatural para deixar tudo ainda melhor mas quando adolescente eu era uma leitora bem romântica, daquelas que ama histórias de amores impossíveis. Também tive uma fase onde era viciada em livros de fantasia e aventura, principalmente na minha pré-adolescência quando tive uma fase fã de Harry Potter, Percy Jackson, Senhor dos Aneis e por aí vai. Fui cheia de fases e ainda sou. 

Mas como podem notar, há gostos e estilos diferentes até mesmo na leitura. Por isso, junto com o Atelier Clássico, trouxe esse post para descontrair um pouco. 

Já aviso que esse post é apenas a parte 1 e está de acordo com a minha opinião mas se gostarem, trarei mais para vocês:

LEITOR FANTÁSTICO
Foi extremamente difícil escolher apenas três livros que eu considero indispensáveis para o leitor de fantasia então resolvi colocar alguns dos que eu mais gosto apesar de que, vale a menção honrosa para livros como: Harry Potter, As Crônicas de Nárnia, Alice no País das Maravilhas, Peter Pan, a série A Torre Negra e praticamente todos os livros do Neil Gaiman que li. Acho que o gênero de fantasia, mesmo não sendo atualmente o meu favorito, é um dos mais amados e conhecidos pelos leitores.


LEITOR GÓTICO
Atualmente tenho me enquadrado nessa categoria de leitora. Sempre gostei de livros do gênero mas nos últimos anos eles se tornaram os meus favoritos. Amo a ambientação e todo aquele clima de mistério que costuma permear as páginas de tais obras. Queria colocar muitos outros aqui mas achei melhor manter esses três acima como indispensáveis, porém, também indico: Drácula, A Volta do Parafuso, O Silêncio da Casa Fria, Carmilla e, claro, Entrevista com o Vampiro


LEITOR CORAJOSO
Ok, acho que me enquadro nessa categoria também já que o gênero de terror é um dos meus queridinhos desde a infância. São muitos os livros que poderiam estar aqui, claro, mas separei os que mais mexeram com o meu psicológico durante a leitura ao ponto de me deixar assustada mesmo sendo uma leitora de terror bem calejada. 
Vale a menção honrosa para: O Iluminado, O Cemitério e IT- A Coisa do Stephen King, CandymanO Silêncio dos Inocentes e Nosferatu. As obras de Lovecraft e Edgar Alan Poe também estão mais do que indicadas porém são tantas maravilhosas que não consigo escolher apenas algumas poucas para citar aqui. 


A loja parceira do blog, Atelier Clássico, deixa uma dica bem legal aqui para quem quer decorar o seu cantinho de leitura ou até mesmo a sua casa toda bem ao estilo dos livros clássicos que enchem a nossa estante. Os estilos são dos mais variados e vão desde o estilô vintage e retrô, até o industrial, minimalista, rústico, dentre vários outros. Eu, como amante de obras antigas e literatura gótica, acabo sempre babando pelos móveis de estilo clássico e provençal da loja, como nessa proltrona maravilhosa e nesse carrinho de chá. Já me imagino na enorme sala da minha casa antiga, sentada nessa poltrona e lendo uma obra de Oscar Wilde enquanto tomo um chá antes de ir dormir. *-*
Qual tipo de leitor você é e quais livros indicaria?

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Que dicas maravilhosas!!! Tenho alguns desses e concordo muito. Adorei a dica do Ateliê, já conhecia e sempre me surpreendo com a qualidade.

    Beijooos

    ResponderExcluir
  2. Larissa, suas fotografias são incríveis.

    ResponderExcluir