MÚSICAS BRASILEIRAS INSPIRADAS EM LIVROS

Foto: Larissa | @ParagrafoCult
Os livros são uma maravilhosa e inesgotável fonte de inspiração para as diversas formas de se expressar a arte, como a música, por exemplo. Isso não seria diferente para os cantores e compositores brasileiros que criaram músicas maravilhosas inspiradas em obras literárias bem famosas. Trouxe algumas bem interessantes no post de hoje:

🎧 MONTE CASTELO – Legião Urbana
📖 Livro: "Os Lusíadas" do autor Luís de Camões
A música tem citações do soneto 11, o famoso “Amor é fogo que arde sem se ver”. Também há referências bíblicas na canção do capítulo 13 do livro de Coríntios, "ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos anjos."

🎧 GENI E O ZEPPELIN – Chico Buarque
📖 Livro: "Bola de Sebo" de Guy de Maupassant
Tanto a música quanto a história da travesti Geni do musical do cantor chamado "Ópera do Malandro" são inspirados no conto presente no livro de Guy de Maupassant. A diferença é que no livro a personagem é uma prostituta e já na canção de Chico, uma travesti mas as duas passam pela mesma situação de serem julgadas por uma sociedade hipócrita e descartadas logo após sua utilidade.

🎧 BUSCA VIDA – Paralamas do Sucesso
📖 Livro: "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry
A música fala sobre as viagens do Pequeno Príncipe através dos planetas em sua busca pelo amor e felicidade. A canção também fala sobre a busca por satisfação pessoal.

🎧 ADMIRÁVEL GADO NOVO – Zé Ramalho
📖 Livro: "Admirável Mundo Novo" de Aldous Huxley
Fala sobre a exploração do trabalhador como um preço para o progresso, o que tem muito a ver com a obra de Huxley. Outra canção brasileira inspirada no mesmo livro é Admirável Chip Novo da cantora Pitty que fala sobre o ser humano se tornar uma máquina devido a manipulação de suas escolhas e ideias. 

🎧 CAÇADOR DE MIM – Milton Nascimento
📖 Livro: "O Apanhador no Campo de Centeio" de J. D. Salinger
Tanto o livro quanto a música trazem reflexões de um jovem tentando se encontrar e se adaptar no momento de transição entre infância e vida adulta.

🎧 AMOR, I LOVE YOU – Marisa Monte
📖 Livro: "O Primo Basílio" de Eça de Queiroz
A personagem Luisa, leitora ávida e extremamente romântica serviu de inspiração para a canção.

Conheciam as canções e as obras literárias que as inspiraram? Eu conhecia todas as músicas mas não fazia ideia de várias das inspirações. 

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Oi, Larissa. Como vai? Que interessante estas músicas serem inspiradas em obras literárias. Eu desconhecia este fato. Conheço todas essas músicas e a que eu mais gosto é Busca Vida do Paralamas do Sucesso, e saber que a música foi inspirada no livro O Pequeno Príncipe só faz eu gostar ainda mais dela. Muito legal o post, gostei bastante. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Que post mais interessante! Legião Urbana também tem outra música inspirada em livro que é A MONTANHA MÁGICA, livro de mesmo nome, só que agora esqueci o nome do autor.
    A do Zé Ramalho eu já sabia agora as demais foram novidade pra mim.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Lari

    Amei a postagem, muito interessante. Aliás, só musicão, né? Eu conhecia todas também, mas apenas a primeira e a última eu sabia que tinham esta inspiração!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Larissa. Tudo bem?
    Eu não sabia que Caçador de Mim era inspirado em O Apanhador no Campo de Centeio. Achei esse post maravilhoso!

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  5. Conhecia algumas, principalmente Legião urbana que amo e escuto sempre. Acho tão bacana saber que tem alguma coisa relacionada com as histórias de alguns livros, já fiquei com vontade de ler uns desses livros.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Aiii, que tudo! Tem coisa melhor que misturar música e livro? Eu não sabia das histórias dessas músicas. Vou procurar a do pequeno príncipe pra ouvir!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante do artigo, muito bom mesmo! Estou amando ler seus artigos e compartilhar com os amigos!


    Meu Blog: Como funciona o Bet69?

    ResponderExcluir
  8. Lista bacana. Adorei esta postagem. Falo sério. Já conheço todas as canções de longas datas e sabia das inspirações. Mesmo assim, claro, é sempre bom divulgar. E isso também indica algo: a boa música está morrendo. Ou melhor: acabou. Nem bons compositores do passado fazem mais algo que preste. Não consigo me encantar com o novo, e olha que algumas pessoas "novas" que me rodeiam vivem me apresentando algumas novidades.

    ResponderExcluir