5 SÍNDROMES COM NOMES DE PERSONAGENS LITERÁRIOS


Até pouco tempo atrás, eu não tinha percebido que algumas características de personagens literários se tornaram essenciais para nomear certas doenças reais e achei isso extremamente curioso. Por conta disso, imaginei que gostariam de saber algumas síndromes com nomes de conhecidos personagens literários:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1. SÍNDROME DE DORIAN GRAY
Quando o paciente é muito preocupado com a sua aparência e tem dificuldade de aceitar o envelhecimento natural do corpo humano.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2. SÍNDROME DE OTELO
É quando o paciente sente um ciúme doentio, sempre achando que seu parceiro está o traindo mesmo sem ter provas, o que em muitos casos pode ser perigoso.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
3. SÍNDROME DE MOGLI
São pessoas que tiveram cuidados negligenciados de adultos e que também sofreram abusos, por isso acabam encontrando o conforto na companhia de cachorros, ou até lobos
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
4. SÍNDROME DE POLLYANNA
Consiste no excesso de sentimentos otimistas, quando ela sempre enxerga o lado positivo de tudo, se lembrando sempre dos momentos bons mais do que dos ruins.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
5. SÍNDROME DE RAPUNZEL
Há uma condição médica extremamente rara em que a pessoa não consegue parar de arrancar os próprios cabelos e pelos, chamada de tricofagia. No caso dessa síndrome, além de arrancar, ela tem a necessidade de também engolir os fios.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Existem várias outras doenças e síndromes com nomes vindos da literatura. Conhecia alguma delas ou alguma outra que não citei? 

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Oi, Larissa. Como vai? Interessante o post, sem dúvida a síndrome mais bizarra é a da Rapunzel. Você já imaginou a si mesma arrancando os seus cabelos e engolindo-os, é bizarro demais! Gostei do post, eu desconhecia a maioria dessas síndromes. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Sobre a tricofagia, pessoas cometidas pela síndrome formam tricobezoares no estômago. São bolas nojentas de pelos, vendidas a preços elevados! Mundinho sujo, hein?

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Eu já havia ouvido falar sobre algumas delas mas nunca parei para pensar na comparação. Foi bom ler sobre.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir