LIVROS QUE COMPREI PELA CAPA (E QUE TALVEZ TENHA ME ARREPENDIDO)

Foto: Pixabay
Acho que todo bom leitor já se pegou passeando por entre os livros de um sebo ou qualquer outra loja com uma prateleira de livros e se pegou apaixonado por um exemplar apenas por conta da arte na capa. Às vezes, quando o dinheiro sobra, dá até para comprar e saciar a curiosidade já que normalmente as sinopses não entregam muito da história. Eu não costumo fazer muito isso. Na maioria das vezes, quando compro uma obra, eu já pesquisei sobre e sei no mínimo a história porém não o nego que já fiz algumas compras por impulso, apenas por olhar a capa e pensar comigo mesma: "Meu deus, que coisa linda! Quero ler!". Vez ou outra, ceder a esse impulso acaba dando certo mas nem sempre temos um final feliz. Pensando nisso, trouxe para vocês 11 livros que eu comprei por completo impulso por ter gostado muito da capa. Já vou logo dizendo que nem todos eu gostei da obra. A maioria deles eu adquiri quando tinha entre 14 e 18 anos, época que eu comprava muito livro apenas pela capa. 


1. "PREDESTINADA" de Silvia Brena e Iginio Straffi
Eu fui uma adolescente muito fã de livros com um tema mais místico porém lotado de romance e toda a melosidade que a minha idade permitia. Também gostava muito de animes graças a um namorico que tive e por isso quando vi esse livro em uma livraria do shopping daqui da cidade, já o quis na hora. Me lembro de ter enchido o saco da minha mãe que depois de ficar sem paciência comigo, comprou. A maioria dos livros dessa lista eu consegui quando adolescente porque quando me apaixonava pela capa, ficava muito doida para ler o conteúdo e por isso quebrei muito a cara nessa idade com relação a leituras. Essa mesma se provou uma leitura bem chata e decepcionante. Um livro com a arte bem bonita mas com o conteúdo extremamente maçante e non-sense até para quem gosta de leituras mais superficiais. Teve um mistério que não deu muito certo e um casal bem chato. Fiquei sabendo que tem uma sequência lançada mas não me animei muito para ler.

2. "FALLEN" de Lauren Kate
A capa de todos os livros dessa série são a coisa mais linda. Amo todo aquele ar gótico presente nelas, a textura, tudo. Porém eu lembro de ter achado tudo muito parado. O casal havia me conquistado no início mas depois todos aqueles problemas para conseguirem finalmente se amar foram me cansando. Comprei os primeiros três ou quatro livros até o meu interesse sumir e eu começar a ir atrás de outras obras. Tenho vontade de terminar de comprá-los para poder voltar a ler mas com tanto livro bom por aí, acabo adiando.



3. "A MALDIÇÃO DO TIGRE" de Colleen Houck
Não tinha nada nessa capa extravagante que não me chamasse a atenção: as cores metálicas, os detalhes bem naquele estilo indiano, toda a vibe da história e aquele enorme tigre branco na frente. Acho que foi ele o grande culpado por eu comprar a obra já que tigres sempre foram meus animais preferidos da vida (tenho até um tatuado na perna, olha o amor) e vê-lo ali, na capa de um livro como se fosse um personagem me deixou eufórica. Comprei, gostei e esse foi meu primeiro contato com a autora que costumo correr das obras. Não me lembro mais tão bem da história hoje mas recordo bem de torcer para o irmão do tigre branco, o  Kishan (acertei o nome?). Acho que por conta da minha idade mesmo quando o comprei, sendo mais novinha e querendo ler o mundo ao mesmo tempo (não que isso tenha mudado nos dias de hoje), acabei deixando a leitura dos livros de lado e não findei a série até hoje. Mas essa sim é uma das que pretendo finalizar porque recordo de ter gostado muito da leitura. Só espero que a série tenha sido concluída e de forma agradável. Quem leu tudo, me conta aí se vale a pena.

4. "CREPÚSCULO" de Stephenie Meyer
Esse livro não foi bem um caso que vi e amei. Eu estava lendo o jornal de domingo e fui na parte de lançamentos da semana. Havia uma enorme foto da capa ao lado de uma ilustração de um vampiro tradicional bem no estilo do Drácula, sugando o pescoço de uma jovem bem bonita vestida com roupas da Era Vitoriana. O título da reportagem era algo como "Romance sensual entre vampiro e humana conquista as prateleiras". Aí sim, a junção desse todo me conquistou. Até porque essa capa é realmente bem bonita. Amei tanto a série quando tinha meus 14 anos que fui ver todos os lançamentos no cinema na estréia, tinha pôster e tudo. Hoje em dia, como adulta, vejo os problemas relacionados ao próprio relacionamento de Bella e Edward, porém não consigo não lembrar da série com um carinho enorme até hoje, tanto que ainda tenho as obras, acho que porque marcou uma das melhores épocas da minha vida, a adolescência.

5."O ORFANATO DA SRTA PEREGRINE PARA CRIANÇAS PECULIARES" de Ransom Riggs
Esse livro me deixou completamente apaixonada pela capa parecendo ter saído de um velho baú de antiguidades. As imagens em seu interior só me deixaram ainda mais interessada e curiosa por um livro que era tão diferente do que eu normalmente lia. A edição que eu tinha parecia gasta e amassada com o tempo, tinha muitas fotos bizarras e uma mensagem de Tim Burtom bem antes do filme da obra ser lançado. Adquiri o livro e li. Gostei? Sim. Mas eu vou ser sincera que esperava bem mais da história. Nem vou comentar nada sobre a adaptação também porque fui ver no cinema e saí de lá com tanto sono que nem sei como não dormi no meio da sessão. Amei todo o visual do filme mas só isso que salvou, sendo sincera.

6. "SUSSURRO" de Becca Fitzpatrick
Gostei muito da capa e da ideia de um romance com um anjo caído. Muito mesmo. Sem contar que havia lido Fallen um pouco antes e não tinha gostado tanto então me joguei nesse esperando que fosse me tirar daquele limbo que ficamos após uma leitura que nos decepciona. Foi um livro bom, bem bacana e que na minha idade, tinha me agradado. Não sei se hoje, quase dez anos depois, o livro me agradaria. Li esse e muitos outros do mesmo estilo na época porque na onda de Crepúsculo, foram lançados e relançados vários romances entre alguma jovem e um ser sobrenatural. Até hoje, o livro que li nessa época e desse estilo que mais gostei foram os da série A Mediadora da Meg Cabot.


7. "BELO DESASTRE" de Jamie McGuire
Ainda hoje eu acho a capa desse livro a coisa mais linda. Com o fundo cinza e a borboleta presa no pote de vidro, lembro que tinha me passado uma ideia de romance um pouco trágico, ainda mais com o nome. Fiquei bem curiosa e comprei achando que seria isso, um romance mais melancólico. Nem ao menos conhecia direito o gênero e fiquei surpresa ao ver que era bem diferente do que eu esperava. Gostei muito da obra na época, tendo me apaixonado por Travis Maddox, mas hoje acho o romance de Abby e Travis o próprio Chernobyl, do tipo que nasce um olho no meio da nossa testa antes de chegarmos a metade do livro. O personagem era abusivo, queria controlar a Abby e a sufocava horrores, além de, claro, sua dependência extrema por ela. Minha opinião.

8. "VENENO" de Sarah Pinborough
Na verdade, toda a Saga Encantadas possui artes de capas maravilhosas. Eu amei  comprei o primeiro livro mas eu tinha um blog há alguns anos chamado Vitamina de Pimenta e ganhei as sequências em parceria na época. Gostei bastante da pegada diferente com as princesas, ainda mais porque amo contos de fadas, principalmente com esse ar mais adulto, já que os que conhecemos tem toda aquela aura de pureza.




9. "CINDER" de Marissa Meyer
Mais um livro que foi comprado por conta da ligação com contos de fada. Porém até hoje eu não terminei essa leitura e já me defendo que não foi culpa minha. Meu livro foi roubado por alguma alma maldosa e acabou que nunca mais tive outro e também acabei me esquecendo de comprar de novo. Sei que hoje em dia há outros livros, como uma série mas não sei se a série é boa e se foi toda lançada por aqui. Me digam, por favorrrr. Quero saber se vale a pena retornar.




10.  "O SUBSTITUTO" de Brenna Yovanoff
Gente. Esse carrinho de bebê com esses objetos pontiagudos pendurados, esse lugar abandonado e sombrio e a capa metalizada me conquistaram na hora. Comprei sem nem ler sinopse nem nada e acabou que era um livro para o público jovem. Lembro de ter me agradado bastante com a leitura mas sendo bem sincera, não me recordo de nada do enredo. Emprestei esse meu exemplar e me devolveram ele todo amassado e enrugado. Acho que a pessoa pegou chuva com ele. Só a perdoei porque ganhei toda a série de livros de Harry Potter de presente. haha


11. "LOURAS ZUMBIS" de Brian James
Esse livro é bem bizarro. Adorei muito a capa com esse nome na frente e essa boneca loira assustadora. Sempre tive um certo medinho de bonecas e senti que talvez fosse gostar da leitura. E gostei, até. É um livro mais corrido, do tipo que conseguimos ler em um dia ou dois, com o tema bem adolescente mesmo e que é até divertido em alguns momentos, porém sem aquele aprofundamento todo, quase como um filme adolescente dos anos 90 com um toque sombrio, sabe?



Vocês já leram algum desses livros? Me digam: qual livro comprou apenas pela capa? Valeu a pena? E ah, se quiserem resenha de algum deles aqui, é só dizer aí nos comentários. <3

Postar um comentário

23 Comentários

  1. Oi, Larissa como vai? Eu já li quase todos desses de sua lista e confesso à você que todos os que eu li não são lá grande coisa, muito embora não seja ruim, pelo contrário existem alguns bastante interessantes. A Maldição do Tigre eu gostei muito da leitura que fiz desse livro, contudo o Orfanato da Srta Peregrine para Crianças Peculiares achei fraquinho, muita badalação nesse livro que ao meu ver não é coisa alguma, principalmente se você ler a premissa do livro, espera um desenrolar coerente da livro, mas a estória é bem diferente do que é apresentada em um primeiro momento, mas a obra não é de todo ruim, tem suas qualidades é verdade. Jogos Vorazes eu comprei pela capa linda e me arrependi amargamente, tive de doá-lo para não ter de presenciar aquele livro em minha estante. Esse Louras Zumbis eu não li, se você puder trazer a resenha dele para nós eu ficaria contente, fiquei curioso e tenho certeza de que é um livro que vale a pena ser lido. Adorei o post, criativo. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Larissa.
    Eu sinceramente eu adoro As Crônicas Lunares, pois são livros que realmente valem a pena em termos de criatividade e gradatividade. Acho fantástico a maneira com o qual a autora consegue unir as histórias e usar dos elementos dela.
    Sobre A Saga do Tigre, Crepúsculo, Belo Desastre e Fallen, eu quase fico com diabetes. Isso claro sem contar os romances abusivos de metade dos citados.
    Adorei o post.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  3. Oi, Larissa!
    Meu Deus, vários livros que eu amo e você odiou, SOCORRO hahahahaha
    Eu amei os livros da Maya Fox e fico chateada até hoje que o último não foi lançado por aqui. Aliás, até meu pai gostava desses livros hahaha A forma como a autora inseriu a sequência fibonacci foi tudo pra mim. Fallen, Sussurro, Crepúsculo e Belo Desastre foram meus amores conforme crescia e apesar de hoje olhar de uma forma diferente para cada um deles, ainda sei que tenho um carinho por cada um. Já Veneno eu não gostei e acabei abandonando a série logo no primeiro.
    Mas me vi muito nesse post, pois eu normalmente só compro livro pela capa hahaha Na maioria das vezes me dou bem, mas tem alguns que não dá nem pra ler hahaha
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  4. Há um ditado português que diz que não devemos julgar um livro pela capa :)
    A saga crepúsculo é dos meus favoritos.

    Beijinho no coração
    danielasilva-oficial.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  5. Olá, Larissa.
    Eu já cansei de comprar livros pela capa hehe. Principalmente quando começou a serem lançados os livros da DarkSide. Eram lindos já as histórias... Dos que você citou eu comprei Sussurro e Fallen e A Maldição Do Tigre pela capa. São livros que li e na época gostei, já hoje não gostaria. Agora Cinder eu recomendo que leia porque é uma série que eu amei hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oiii Larissa


    Nossa, combinamos em vários. Crepusculo comprei pela capa e pelo hype da época, outro que me arrependi e que nem lil até hoje foi A Hospedeira, da mesma autora.
    Fallen é outra série que tb me conquistou pela capa, mas caramba, pelo que ouvi dizer o melhor da série é só a capa...haha, mesmo assim essa ainda pretendo ler, só pra ver se é ruinzinha mesmo ou se vai me surpreender justamente por eu pensar que é ruim....rsrs

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Lari,
    Meu Deus, esse primeiro. Nem conhecia. Antigamente eu fazia isso, e foi assim que comprei Sussurro. Na época foi um queridinho. Reli tempo atrás, gostei e muito, mas de uma forma nostálgica. Tenho as continuações tb, mas tenho receio de ler, geral fala mal delas.

    Daí comprei Fallen por ter anjo tb e pela capa, mas até hj não li. Kkkkk

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  8. A ideia do post é muito bacana. Também li algum desses e me arrependi depois , mas ainda bem que não comprei. Normalmente eu compro pela capa sim, mas acontece pouco de eu não gostar dos que compro. Mas é bem ruim quando isso acontece. Mas quando a Hush Hush eu comprei porque adorei a história e mesmo que tenha lido a uns 3000 anos atrás, ainda hoje adoro. Normalmente livros que li na adolescência aind ainda me agradam porque sinto que eles ajudaram a me construir.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  9. Eu tbm sou controlada e geralmente compro livros que eu já li resenhas e estão na minha lista, mas é claro... ás vezes acontece de eu comprar um livro pela capa, mas é raro por que 97% dos livros que leio são e-books.
    Ouvi falar bem de A Predestinada, agora estou tendo uma segunda opinião lendo seu post.
    Também acho linda essa capa de O Orfanato da Srta. Peregrine, li o livro e eu também gostei, e super concordo com vc, a única coisa bacana do filme é o visual.
    Cinder faz parte da série Crônicas Lunares. Eu sempre leio resenhas positivas sobre os livros da série, então, ela está na minha lista para leituras futuras *-* Assim como eu coloquei também Louras Zumbis, gostei do livro para uma ressaca literária, e eu tbm detesto bonecas, tenho medo, haha.
    Amei seu post, conheci alguns novos títulos.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  10. Isso é natural. As capas são a embalagem do livro. Não há como ninguém nunca ter caído numa cilada assim.

    Sobre: "porém não consigo não lembrar da série com um carinho enorme até hoje"

    Acho que é como vc mesma disse: foi uma série de obras importante numa dada fase de sua vida. Hoje, vc não gosta tanto. Mas guarde com carinho tudo isso. Faz parte de seu acervo afetivo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Amei o post, Lari. Eu sou daquele tipo de pessoa que só compra livros pela capa, hahahahahaha. Por sorte, eu sempre acerto. Adorei ver os livros que você comprou pela capa e quais te surpreendeu! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Larissa, tudo bem?
    Dessa sua lista sou apaixonada, mas nunca li os livros 2,6,7,8 e 10. Muito bom ler um pouco da sua opinião sobre os mesmos para decidir se compro ou não caso os encontre.
    Já li Crepúsculo e O Orfanato da Srta. Peregrine. Concordo com sua opinião sobre os dois.
    Não sou muito de comprar livros pela capa, se não tiver uma sinopse satisfatória, pesquiso na internet antes de adquirir. Mas as capas que mais gosto na minha estante são: O Lado Mais Sombrio (A.G. Howard) - a trilogia inteira é linda, A Evolução de Calpúrnia Tate (Jacqueline Kelly), minha mais recente aquisição, Adormecida (Anna Sheehan) e Ecos da Morte (Kimberly Derting) - os dois primeiros livros dos 4 da série tem capas lindas, e os últimos 2 Nunca encontrei para comprar... :(

    Até mais;
    |Mente Hipercriativa (Blog) | Mente Hipercriativa (Fanpage)|

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?
    De todos que você listou, eu só caí em tentação pelo Fallen...me arrependi, mas olha que li a série quase toda. Horrível. Hoje em dia não faço mais isso, aliás..só não compro por causa da capa se não for do meu estilo literário, pq ainda compro se corresponder com meus gostos, assim de primeira...hahaha

    beijos
    5 O'clock tea

    ResponderExcluir
  14. Tem vários livros que me conquistam pela capa, mas antes de comprar, sempre dou uma olhadinha na sinopse para ver se é meu estilo...

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oie,
    A grande maioria dos livros eu compro se a capa é bonita, rs.
    Desses já li Belo Desastre, Fallen e Crepúsculo.
    Tenho aqui Cinder, mas ainda não o li.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Não lembro de ter comprado algum só pela capa.
    Certamente "Cartas extraordinárias" e "Cartas brasileiras" comprei pela capa.
    Mas porque sou louca por Memórias, Biografias, Cartas, Diário.
    Aí independe de capas.

    Das capas que vc mostra e que são mesmo bonitas, eu compraria aquela do salto alto.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  17. Hey Larissa! Tudo bem?
    Adorei seu post, e acredita que 80% da sua lista tá na minha wishlist? kkkk
    Eu também tenho alguns que comprei pela capa que acabei me arrependendo, mas isso é normal, e quando acontece eu troco no skoob ou livra livros ou sorteio.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
  18. Oi! Já cai na armadilha da capa bonita e no fim a leitura foi uma decepção. Quanto a Cinder, a coleção está completa aqui no Brasil e os livros são todos maravilhosos. Pode investir sem medo.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  19. Como tenho um pouco mais de idade, algumas vezes passei por algo semelhante nos anos oitenta e noventa quando a forma mais simples de ver um filme era utilizando as locadoras (vhs e depois dvd).

    Antes da internet, as informações sobre a maioria dos filmes eram poucas e nem sempre sabíamos que estávamos alugando algum filme de qualidade ruim, mesmo com bons nomes no elenco ou com uma sinopse interessante. Acabava fazendo parte da diversão a possibilidade do filme ser ruim.

    Abraço e uma boa semana.

    ResponderExcluir
  20. ah quem nunca acabou comprando um livro pela capa né? hehe infelizmente nem sempre é aquilo que esperamos...

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  21. hahhaha bem isso mesmo, tenho alguns desses livros também, bem nossa cara de adolescente né!! djhsdjhs Quem sabe mercado livre não da uma ajudinha né.

    Tree Colors

    ResponderExcluir
  22. Olá. Digamos que noventa pot cento desses livros que você não gostou eu amooo. Sou muito assim de comprar pela capa e acabar me arrependendo, mas quem nunca né?!
    Beijos.
    www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir
  23. Tem infinitos livros que eu morro de vontade de ler, mas também tenho medo de não gostar da leitura, porque tem tempo que li. Acho que faz parte do crescimento. As capas são lindas mesmo. Eu já comprei livros pela capa, mas foram boas leituras.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir