Ler é perigoso?


RÁPIDO! FECHE ESTE ARTIGO! CORRA PARA LONGE!

Ler é perigoso. Abre a sua mente, te ensina a pensar e debater. Te obriga a deixar de viver na escuridão da ignorância e a não permitir que suas opiniões e decisões sejam moldadas por terceiros. 
Ler é perigoso, pois te mostra a realidade do que o rodeia. 
É como um gatilho que após ser ativado, faz a sua mente se expandir a ponto de não ser mais possível fazer com que ela retorne ao pequeno tamanho original. Como uma mágica irreversível e que traz muitas consequências.
É algo que nos leva a loucura e ao mais vasto campo de emoções. As palavras e seus significados são alimentos para a mente e para a alma. 
Ler é realmente um perigo! 
Uma criança que lê se torna capaz de criar inúmeras realidades fantasiosas, aprende a questionar e a não ser submissa. Aprende a ser livre e a usar da imaginação.
QUE PERIGO!
A leitura deveria ser um crime. Onde já se viu, questionar e pensar por si só? Onde já se viu, ser capaz de tomar as próprias decisões?
Esse hábito traz consigo consequências demais. Talvez fosse melhor se os leitores se limitassem a rótulos e manuais de aparelhos eletrônicos. Nada de livros e história. Filosofia então, jamais!
Ler torna as pessoas infelizes. Tira a venda da ignorância dos olhos delas e as jogam no mundo. Cria pequenos seres pensantes em um mundo controlado por gigantes que querem limitar seu conhecimento.
Conhecimento é poder. É ler. Perigo!

Ler devia ser proibido. - Guiomar de Grammont

Gente, é só uma reflexão. Não estou falando que ler realmente deveria ser proibido ou julgando quem não gosta ou não tem o hábito da leitura. Muito menos estou dizendo que as pessoas não deveriam ler. É um texto reflexivo e sarcástico. Eu não acho que deveria explicar isso porém estou o fazendo porque percebi que muita gente não o interpretou da forma como deveria. Ler realmente era considerado perigoso e ainda é. Vemos isso ao longo da história quando em ditaduras o que era lido pelas pessoas tinha que passar por um "radar" do governo, livros eram queimados e quem era opositor, castigado. Essa é a reflexão do texto. Ler nos torna inteligentes e pensantes e isso não é perigoso para nós. Jamais! Porém é para quem deseja manipular a massa, afinal, quando a gente lê, adquirimos conhecimentos e aprendemos a pensar por nós mesmos, nos tornamos fortes e consequentemente fica mais difícil de nos manipular e de tomar as nossas decisões por nós. Enfim, quem achou que eu estava mandando as pessoas pararem de ler, respire fundo e agora que expliquei, releia com calma no coração, rs <3

Postar um comentário

35 Comentários

  1. Meu Deus que pensamentos este! É por pessoas assim que o mundo Nao avança!
    Obrigada pelo post <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena que tenha interpretado o texto da forma errada, não compreendendo o sarcasmo que coloquei ali e consequentemente não enxergando a real mensagem que quis passar. O mundo não avança sem conhecimento.

      Abraço.

      Excluir
  2. Sem dúvida que conhecimento é poder, por isso nos países em que se vive em ditadura não querem que as pessoas andem na escola! Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  3. Oi, Larissa como vai? Quanta ignorância, não! Se ler é perigoso, então imagine o planeta Terra sem que nós, os seres humanos não lessémos? Imaginou? Pois é! É através da leitura que a humanidade adquire conhecimento, e conhecimento, pelo menos para este que vos escreve não tem preço. Eu não consigo sequer imaginar a humanidade sem poder ter a escolha da leitura, se assim o desejar é claro, visto que no meu ponto de vista absolutamente nada deve ser forçado, se a pessoa não gosta de ler tudo bem é um direito dela, mas assim como existem pessoas que não gostam, existem outras que gostam e assim deveria ser uma sociedade respeitosa com o direito do outro. Mas cada um tem uma opinião não é mesmo. O post que você trouxe certamente causará uma certa polêmica. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A leitura pode e é vista como perigosa porque através dela o conhecimento é levado as pessoas. E pessoas com conhecimento são mais difíceis de manipular. A gente vê sobre isso em livros como Fahrenheit 451 e até na história como na 2a guerra onde livros eram queimados e o que era ensinado em escolas era manipulado. O texto tinha um tom sarcástico que pelo visto muita gente não entendeu,o que é uma pena. Mas eu não estava julgando quem não gosta de ler. Porém sim, uma sociedade sem leitura seria terrivelmente pior já que ficaria a mercê de terceiros.

      Excluir
  4. Uau, que reflexão! Texto super útil. O conhecimento é tudo!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Atualmente, estenderia essa colocação a qualquer forma de assimilação de conhecimento, como áudio e vídeo, por exemplo.

    Lembremo-nos dos romances distópicos. O primeiro passo dos Estados gigantes é destruir obras religiosas e tradicionais.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Que texto lindo! É isso, ler é perigoso demais, a educação é perigosa demais para aqueles que tem como objetivo manipular a população para fazer o que bem entende.

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  7. Ler é extremamente perigoso, tão perigoso que o ato de ler teu post já me deixa extremamente perigosa. Imagina só se eu começar a entender o que acontece no meu país? Por isso que concordo que ler é PERIGOSÍSSIMO.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  8. Oi, Larissa!
    Enquanto li seu texto, só conseguia pensar em alguns governos. População que não lê é população sem informação. População sem informação é população cega. Muito mais fácil de manipular. Ler nos faz pensar e pessoas pensantes são extremamente perigosas, né? hahaha Adorei!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  9. texto maravilhoso, com certeza leitura nos leva ao pensamento crítico e conhecimento, oq pode ser mt perigoso para governantes que preferem a população burra e cega

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  10. Oi,Lari

    Jura que você teve que editar seu texto para vir explicar as entrelinhas do mesmo? Eu ia até me prolongar, mas na sua explicação você já falou tudo o que eu ia falar.
    E para aqueles que não compreenderam, cadê a interpretação de texto e o conhecimento de mundo? Seria cômico se não fosse trágico.
    Postei e saí correndo! HAHAHAHHAHAHAHA

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  11. Olá...
    Você quase me matou de susto com esse título kkk...
    Achei o seu texto simplesmente MARAVILHOSO, concordo com tudo que você disse e até salvei aqui nos favoritos para ler novamente mais tarde.
    Não existe jeito melhor para abrir a mente do que um livro... Eles com certeza são nossos professores!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá...
    Você quase me matou de susto com esse título kkk...
    Amei o seu texto, concordo com todas as suas palavras e até salvei aqui nos favoritos pra ler mais tarde...
    Não existe jeito melhor para abrir nossas mentes do que um bom livro, sem dúvida, eles são ótimos professores.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Não vivo sem ler.
    Minha preocupação é grande de morrer e deixar meus livros.
    Falei com meu marceneiro Rosinaldo para vê se pode fazer um caixão com uma gaveta embaixo.
    O ruim é que ele não quer ouvir essa minha ideia.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  14. Oi Lari, tudo bem?
    Sinto muito que possam ter interpretado seu texto mal.
    Mas eu amei a provocação, amei o sarcasmo. Ler realmente é um perigo: abre nossas mentes, nos ensina, nos faz ver além do nosso umbigo e realidade, cria empatia, provoca e questiona. Pra muitos, que desejam massas amorfas, não tem perigo maior.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  15. Existe algum próximo de uma expressão popular que diz que o "ignorante sofre menos, por conhecer apenas o pequeno mundo em que vive".

    A leitura abre a mente, portas, caminhos e também leva ao inconformismo e ao conflito, que por sinal são fatores que fazem o mundo avançar. O inconformado tende a procurar um caminho para mudar o que não o está agradando.

    Abraço

    ResponderExcluir
  16. Gostei mesmo muito da reflexão, obrigada!!

    Beijinho

    www.keke.pt

    ResponderExcluir
  17. Oi Larissa, tudo bem?
    Nossa, em nenhum momento eu acharia que você está incentivando as pessoas a pararem de ler. Mesmo antes da sua explicação. Acho que pode ter gente ficando mal acostumada com postagens onde o autor escrever *sarcasmo* em alguma parte do texto para deixar claro que pensa exatamente o contrário e está fazendo uma crítica. Muito bom o texto. Ótima reflexão!

    Até mais;
    |Mente Hipercriativa (Blog) | Mente Hipercriativa (Fanpage)|

    ResponderExcluir
  18. Eu amei o texto e desde o início entendi sua posição. Ler é tão importante, mas realmente é perigoso: porque quem lê tem o conhecimento nas mãos, e isso é um perigo para governos que querem controlar os cidadãos.

    Eu já tenho três postagens sobre leitores digitais no blog, mas vou fazer uma mais atualizada (agora já tem mais de dois anos que uso).

    Se quiser ler, aqui estão os links:

    https://www.biigthais.com/2017/08/leitores-digitais-um-pouco-sobre-eles.html
    https://www.biigthais.com/2017/08/5-vantagens-dos-leitores-digitais.html
    https://www.biigthais.com/2017/08/o-meu-leitor-digital.html

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  19. Ai amiga, to rindo muito do primeiro comentário, na moral... por isso que ler é perigoso
    Adorei o texto e super concordo com tudo. Conhecimento é poder e os poderosos não querem que tenhamos isso
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  20. Oi, Larissa!
    Que texto, hem?! Parabéns por conseguir se expressar tão bem. Uma pena que você tenham interpretado mal a ponto de você ter que se explicar o sacarmos implícito nas palavras.

    Beijos
    Construindo Estante || Instagram

    ResponderExcluir
  21. Oi Larissa,

    Ainda estou chocada que teve pessoas que não estenderam o sarcasmo e ironia no seu texto.
    E isso não acontece só ai, as pessoas hoje em dia só batem o olho e não param para ler e interpretar o que está escrito. Vejo muitos comentários assim, o que é uma pena.
    Lendo seu texto só me lembrou de algumas distopias que li e como em muitos lugares essa situação é bem real infelizmente.

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  22. Adorei sua reflexão, hoje em dia a leitura deveria ser mais incentivada e no entanto ainda não é.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  23. Amei o texto. Ler realmente é muito perigoso .
    Eu não acredito que teve pessoas que não entendeu o sacarsmo do texto ,mas não devia ter ficado surpresa ,tenho mania de ler comentários nos posts DO Facebook e é impressionante o quanto as pessoas hoje em dia não sabem interpretar um texto que acaba sendo muita vezes consequência da falta do hábito de ler.
    Amei o texto,fiquei lembrando de "Fahrnheit 451 "
    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  24. Realmente, perigoso para pessoas de mente vazia! <3 Niceness Beauty

    ResponderExcluir
  25. Nosso pais demora a evoluir por causa disso. Quase ninguém lê.
    Quando mais pessoas lerem, buscarem conhecimento, se abrirão para um novo mundo.
    Adorei o texto. Muito verdadeiro. Tem muita gente que não quer que as pessoas leiam e busquem conhecimento, e isso tudo por causa do que você falou.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi Larissa.
    Que ótimo texto! Nos faz pensar e refletir. Texto muito atual, ainda mais para este momento que estamos vivendo.
    Beijokas
    Doces Letras

    ResponderExcluir
  27. De cara eu já entendi seu post, é estranho as pessoas não perceberam o sarcasmo...
    Ler é realmente perigoso, nos faz pensar por nos mesmo e isso assusta as pessoas, talvez por isso algumas delas não entenderam de fato seu texto, que inclusive eu achei ótimo!!
    Eu gostaria muito de ter mais o hábito da leitura, mas sou meio preguiçosa pra isso haha :/

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi Larissa.
    Realmente ler é perigoso.
    A ideia de usar o sarcasmo para fazer o post foi genial. Sempre gosto desses motes que nos dão uma ideia da particularidade das coisas, principalmente da literatura como perigosa ao ser alçada das percepções culturais do mundo.
    Amei o artigo.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  29. Oi Lari, o pior é que deve ter gente que pensa assim menina, e isso é muito triste!
    Eu amo ler, e os lugares que conheço, as personalidades infinitas, romance, história!

    Adorei seu artigo!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  30. Pelo título eu já entendi que o texto era uma crítica, e aliás, uma crítica bem escrita.
    Tudo o que abre a nossa mente e nos torna pensante, seres que não podem e não querem ser manipulados, é perigoso! Mas é perigoso para aqueles que querem manipular, para quem lê e adquire conhecimento, é liberdade.
    Amei seu texto, e quem não entendeu, faltou interpretação, ou não leu todo o post, pois no meu blog acontece muito disso, a pessoa lê só o primeiro parágrafo do texto e comenta qualquer coisa achando que tá arrasando, mas mal sabe a vergonha que na verdade está passando, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥ | Instagram - Vem interagir no Insta tbm!

    ResponderExcluir
  31. Olá, Larissa.
    Adorei a postagem. Ler é muito perigoso mesmo, até por isso que se formos olhar a História muitos governos proibiram os livros. Vide nossa bienal nesse ano. Eu estou lendo um livro onde é dito uma frase: Ler faz a gente pensar. E é isso que querem impedir. É uma pena que pessoas que se dizem leitoras não entenderam sua ironia no texto (li os comentários acima).

    Prefácio

    ResponderExcluir
  32. Oi Larissa,
    Acho que seu comentário existe, exatamente porque tem gente que não lê, rs.
    O mundo precisa ler mais para questionar certos assuntos e finalmente, termos condições de melhorar nosso mundo.
    Beijo
    https://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. Olá Larissa!
    É realmente por essa ideia que as pessoas tornam-se cada vez mais incultas e até... Estúpidas!
    Beijinhos


    Http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir