Os 10 livros mais polêmicos da história

Lolita (1997)
Muitos livros são lançados por ano e vez ou outra algum acaba se destacando, seja pela qualidade do conteúdo quanto pelo tema abordado. Muitas vezes acontece até mesmo de um livro ser mais polêmico por assunto no qual ele se desenvolve em determinado momento da história do que pela própria história em si. Durante os anos, alguns livros se destacaram mais do que outros devido ao furor que causaram na época - e que em alguns casos, continuam causando até hoje. Portanto, trago para vocês hoje uma lista com os 10 livros mais polêmicos já lançados. 


10) Deus, um delírio (2006)
Autor: Richard Dawkins
O autor não só expõe vários argumentos tentando provar a inexistência de Deus, como acusa várias religiões de terem cometido atrocidades durante o decorrer da história. O livro ainda levanta muitos debates entre ateus e religiosos até os dias de hoje.

9) Versos Satânicos (1989)
Autor: Salman Rushdie
O livro conta a história de dois muçulmanos que sobreviveram ao atentado de uma bomba em um avião. Após a queda, um deles desenvolve chifres, cascos e um rabo, já o outro, cria uma auréola e sonha em conhecer o profeta Mahound (termo perjorativo para Maomé). A controvérsia foi tanta, que uma recompensa foi oferecida para quem entregasse a cabeça do autor que teve de viver no anonimato. 

8) Lolita (1955)
Autor: Vladmir Nabokov
Sem dúvidas um do mais conhecido da lista, o livro foi rejeitado por muitas editoras. O romance é narrado por Humbert Humbert, um homem de meia idade que se apaixona por Lolita, uma jovem de 12 anos. Através da narrativa do personagem, percebemos que ele tem a total noção de que esse prazer que sente por garotas atingindo a puberdade é errado e o mesmo joga essa culpa em um acontecimento da sua juventude. 

7) Madame Bovary (1857)
Autor: Gustave Flaubert
Devido ao padrão da época de lançamento, o comportamento de Madame Bovary, que comete adultério e possui um consumismo desenfreado que ocasiona em dívidas. O final, trágico e moralista, como previsto. O furor foi tanto que o autor foi julgado por ofender a moral e religião da época. 

6) A Interpretação dos Sonhos (1900)
Autor: Sigmund Freud
Causou polêmica não só por muitas teorias que diziam que os sonhos eram inteligíveis, como também por conta das interpretações sexuais que causaram um furor ainda maior em cima da obra que inspirou o Surrealismo.

5) Os 120 dias de Sodoma (1785)
Autor: Marquês de Sade
Para quem gosta de leituras realmente perturbadoras, esse é a pedida certa. Ele conta a história de quatro homens libertinos que resolvem experimentar a definitiva gratificação sexual através de inúmeras orgias. Então eles se trancam em um castelo com um harém de mais de 40 vítimas, em sua maioria adolescentes e quatro cafetinas. O livro contém escatologia, incesto, tortura, orgia e assassinato. Pois é. 

4) Acerca do infinito, do Universo e dos Mundos (1584)
Autor: Giordano Bruno 
O livro se baseia na teoria de que a Terra não é o centro do Universo e sim que o Universo é infinito  e que o mesmo possuía um número infinito de mundos, todos heliocêntricos, ou seja, com um Sol no centro. O autor foi executado como herege pela Igreja.

3) A Origem das Espécies (1859)
Autor: Charles Darwin
O livro apresenta a teoria da evolução, tendo causado polêmica ao afirmar que o homem era uma forma evoluída dos macacos, o que contradizia o Antigo Testamento da Bíblia.

2) Minha Luta (1925/1926)
Autor: Adolf Hitler
Escrito na prisão, o livro apresenta as ideias racistas e antissemitas de Hitler. Em suas páginas, ele persuadia ao alemães a combaterem os judeus, já que segundo ele, os mesmos queriam dominar o mundo. 

1) Bíblia (ano indeterminado)
Autor: Vários
Dúvidas sobre autoria, veracidade dos fatos, datas e idiomas são argumentos sempre levantados por céticos ao longo dos anos. Trechos como O Pecado Origina, A Criação do Mundo e o Apocalipse sempre são motivos de discussão e polêmica até os dias de hoje.


De todos esses, li apenas Lolita que vale o seu lugar nessa lista. Mas e vocês, já leram algum livro dessa listinha ou conhecem algum que acham que deveria estar aqui?

Postar um comentário

26 Comentários

  1. Amei o post e fiquei surpresa com a bíblia estar na lista, mas faz sentido, pra quem não acredita. Não li nenhum, mas Lolita li várias partes e realmente merece estar aí.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  2. Oi! Entre os livros citados eu li Lolita e acho um bom livro, que ótimo que foi publicado. Os demais eu não tenho interesse em ler. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oi Lari,
    Adorei a lista e suas observações.
    Dizer que ainda não li nenhum, apesar da vontade por vários.
    Lolita e Madame Bovary, bem provável que eu pegue em breve.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  4. Olá :)
    Fiquei fascinada com o teu top 10 dos livros mais "populares". Confesso que, no entanto, ainda não li nenhum pelo que… Não posso comentar sobre isso!
    Mas por exemplo… A Lolita gostaria de ler!
    Beijinho



    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Larissa como vai? Muito interessante o seu post. Desses livros da lista eu li apenas "Lolita". E pra mim merece estar nessa lista. Eu também assisti ao filme de " Lolita", apesar de eu particularmente preferir o livro ao invés do filme, devo confessar que, o longa metragem tem sim o seu valor. Adorei, abraços!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante esse post...
    Realmente tem livros e filmes também que 'chocam' até hoje, acho que é algo muito cultural na maiorida das vezes.
    Nossa quero muito ver o filme Lolita, até hoje ainda não assisti.
    E nossa certeza que a Bíblia é um livros mais polêmicos e curiosos até hoje.

    https://www.heyimwiththeband.com.br

    ResponderExcluir
  7. Você escolheu uns livros realmente bem marcantes. Desses eu li a Bíblia (sou cristã), 'A origem das espécies' eu tenho, mas nunca li, sempre acho que não vou ter paciência para a linguagem rebuscada. E queria muito ler 'Deus, um delírio', mas não comprei ele. Acabei comprando 'Gene egoísta', do mesmo autor, que é tão polêmico quanto.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
  8. Oi, Larissa!
    Shame on me, não li nenhum dos livros da sua listinha haha Não gosto de nada que mexa com religião, porque tenho minhas próprias crenças e concordo com você da Bíblia estar em primeiro lugar. Lolita é um que já ouvi muitas pessoas comentando, mas nunca tive muita curiosidade pra tentar a leitura. Quem sabe um dia?
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  9. De todos mencionados, o único que fiz algumas leituras de curiosidade foi a Bíblia, algumas histórias mudaram minha visão e foi sensacional.
    As outras leituras eu não li.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  10. De todos que você colocou eu tenho muita vontade de ler Madame Bovary, escutei diversos comentários que o livro é ótimo mas, não tive a oportunidade de tirar as minhas próprias conclusões.
    Espero ler em breve.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o tópico do post. Preciso até conhecer alguns livros desses.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Dessa lista só li e tenho: Lolita e Madame Bovary.

    Anotei esse "O que terá acontecido com Baby Jane" e vou tentar encontrar.
    Tenho o Oldflix que tem muitos filmes antigos.
    Quem sabe acho.
    Katherine Hepburn faleceu com mais de 90 anos.

    ResponderExcluir
  13. Eu já tinha visto essa lista e, fora a Bíblia, nunca li nenhum dos outros
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  14. Menina, acredita que ainda não conhecia esses livros! Alguns parecem bem interessantes.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  15. Nossa não conhecia, só a Biblia mesmo, porém sempre bom saber.
    Beijinhos ;*

    Blog Menina Caprichosa | Canal Youtube | Facebook | Insta

    ResponderExcluir
  16. Oi, Larissa!

    Não conheço nenhum dos livros citados, mas nossa, esse do Hitler deve ser impactante

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Olá, Larissa.
    Fora a Bíblia só conhecia Lolita, mas ainda não li. Não sei se quero ler porque esse tema acho que ia mexer muito comigo. Sempre vejo comentários polêmicos sobre ele mesmo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  18. Oi Lari,
    Gostei muito do seu post, eu nunca tinha parado para pesquisar sobre livros polêmicos, também acho bem adequado Lolita e Deus, Um Delírio estarem nessa lista. Eles tem um enredo bem pesado e muito denso.

    bjo
    https://www.imersaoliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Não li nenhum desses livros dessa lista, mas alguns deles estão na minha lista para leituras futuras. Adorei saber que são polêmicos.

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  20. Oi
    não li nenhum desses e foram poucos que já ouvi falar claro que a Biblia, A Origem das Espécies e Lolita.
    Achei legal a ideia do poste.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Já ouvi falar de alguns, mas só tenho lido a Bíblia mesmo :) Fiquei passada que um autor já foi morto pelo seu livro.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  22. Oi Larissa, eu amei o tema do top, e é bem engraçado que hoje a gente lendo Madame Bovary não acha nada de escandaloso rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  23. Oi Lari!
    Eu ja tinha visto falar muito sobre Lolita mas nunca li. Sinceramente sao obras bem complicadas e dependem da interpretacao de quem le. Eu por exemplo li Madame Bovary e apesar de polemico, me parece muito bom em relacao as descontruções que ele apresenta. O problema e ler e se manter conservador.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Da lista eu tenho Lolita mas não quero ler, então ele mora de enfeite na minha estante faz uns anos. E Minha Luta eu li e achei interessante (não achei palavra melhor), tem que ler lembrando que o cara é um psicopata e com a cabeça aberta. Até hoje muita gente é influenciada por este livro. Aah eu li a Bíblia inteira também algumas vezes. E alguns ai eu passaria bem longe.

    Um beijo,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  25. Oi Larissa!
    Adorei a lista.
    Dela li e gostei muito de Madame Bovary, recomendo!
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  26. Olá
    Eu tenho muita vontade de ler Lolita, mas não sei se tenho estômago pra isso. Vi o filme de Madame Bovary porque provavelmente nunca vou conseguir ler o livro que tenho aqui há uns dez anos.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir